As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

@mari.mdeiros 31/01/2024

??
Um livro muito tocante. Um tema muito difícil, abordado de uma forma exemplar, você fica imerso na história, se conecta com os personagens. Torce e sofre junto com eles.

Thariny Sousa 31/01/2024

Acho que foi um dos livros que mais demorei pra terminar. Não por ser de um entendimento difícil, mas creio que o tema em si, é de uma realidade muito distante da minha. Mas também, muito necessária de ser abordada. Como é pertinente ver como as guerras e os conflitos são contados pela visão não-americanizada dos envolvidos, e como é importante não deixar que suas vozes nunca se calem!

Mara.Lusiane 27/01/2024

O ponto mais alto da montanha
A história é narrada por duas personagens, vó e neta, relatando de forma dura, a história sofrida do povo do Vietnã. Conhece-se a realidade, mas se torce por um final feliz em cada momento de angústia. Mulheres fortes e resilientes, personagens feridos pela guerra...mas com um final de paz...onde tudo o que foi vivido pode perpassar por seus ancestrais.

Joshua Amaral 24/01/2024

Maravilhoso!
Um romance com perdas, muitas doloridas, perdão, reencontros, culpas, mas também tem amor.
Lendo, vemos o que a guerra faz com as pessoas, transformando vidas. Esse livro ambientado no Vietnã me tirou do prumo e me fez chorar várias vezes. Leiam!

Karen Picanço 23/01/2024

Sobre guerras
Quanta tristeza pode existir em uma história? Esse é um livro que conta um monte dela, e faz pensar sobre querer e tentar viver em paz.

Cris 23/01/2024

As montanhas cantam.
Um romance histórico permeado em vários conflitos armados que abateram sobre o Vietnã durante vários e vários anos.
O livro é narrado por Huong e sua avó, sendo a segunda a grande protagonista.
Um ponto de vista de quem estava vivendo a guerra na pele e sobreviveu a vários momentos de terror, com vários filhos de diferentes idades, a avó de Huong, carinhosamente apelidade goiaba, teve que lutar pela sobrevivência e enxergar a felicidade nas pequenas conquistas.

Mayra Fongaro 21/01/2024

Outras culturas
Aprendi muito com esse livro, e achei muito interessante estar dentro de outro mundo e cultura. Livro de leitura rápida e fácil e me prendeu muito.

Carol2638 17/01/2024

O lado da história dos civis vietnamitas no contexto guerra
Que livro lindo! Não é spoiler, não se preocupem kkkk mas é a primeira vez que vejo qualquer informação relacionada as guerras do vietnã (que, na minha ignorância, só existia a que aconteceu entre os EUA x Vietnã) através dos vietnamitas. Um livro tocante, emocionante, diferente de tudo que já li sobre guerras. É nítido que a autora teve um trabalho árduo para pesquisar e relacionar contextos históricos, (possíveis historias reais? Quem sabe) com o ambiente os quais os personagens estavam inseridos.
Recomendo quem está afim de uma leitura densa e ao mesmo tempo que te fisga ate o fim. Vc quer saber cada história que a vovó de Huong conta para sua neta. Um espírito de pertencimento e ancestralidade muito forte neste livro. Eu amei!
Obs: É um livro que falará de muitas coisas de guerras , então, recomendo que olhem na internet quais gatilhos esse livro possui. Na minha opinião, não são pesados, mas cada pessoa sabe o que pode suportar e ta td certo! Boa leitura!

deborahalmeidac 17/01/2024

Desgraçou minha cabeça
Fiquei muito abalada. Confesso que tive certa dificuldade com os nomes e provérbios, mas nada que atrapalhasse a leitura. Que história envolvente, cheia de camadas. Não tenho tanto contato com produções culturais do Vietnã. Acaba que o foco sempre vai pro ?lado? dos Estados Unidos, né? Mas quero ler mais livros vietnamitas. Amei muito!

Carol :D 14/01/2024

As Montanhas Cantam
O livro é ótimo e ensina muito sobre a história do Vietna sobre ângulos que não estamos habituados. Em contrapartida é difícil ler a história de tão pesada, sofrida e dolorosa.

maahcamargo 12/01/2024

As montanhas cantam é uma linda narrativa em 1 pessoa que altera as narradoras nos permitindo uma visão profunda sobre o passado e o presente da família de Hùong. A história deles é profundamente triste e permeada de muitas perdas, mas também ensina muito sobre gentileza, humildade, perdão e esperança. A autora escreve muito bem e a narrativa é impecável! O livro é realmente bem pesado e consegue tocar todos os grandes acontecimentos e elementos que de alguma forma envolveram a história do Vietnam dos anos 1940 a 1980. Eu amei o livro apesar da dificuldade de engolir certas partes pesadas da história.

Priscilla154 11/01/2024

Não sei como demorei tanto pra ler
Simplesmente apaixonante. Apesar de ser uma história muito triste, que por muitas vezes me levou as lágrimas e me fez pensar o quanto nossa vida hoje é fácil. Tbm me passou uma mensagem de perseverança, confiança em quem amamos e o quanto devemos agradecer pelas pequenas alegrias.

Lucy 11/01/2024

Lindo livro que recomendo fortemente. Além da possibilidade de conhecer um pouco da história do Vietnam, através da história dos personagens, o livro é rico em amor, coragem, laços de família e perdão.

Neusa Priotto 09/01/2024

Uma leitura forte. As vezes angustiante. Há tempos não sentia uma aflição e tristeza ao ler, mas, ao mesmo tempo não conseguia parar de ler e admirar essa mulher forte e guerreira com uma alma tão iluminada.
Tristeza, admiração e força definem este livro.