As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

heynathsantos 06/01/2024

Sem dúvida uma das melhoras leituras se 2023, um livro que te fazer imergir totalmente na história e despertar diversas emoções durante a leitura. Raiva, tristeza, alegria...todo sentimento que você imaginar eu senti lendo esse livro.

Bruna 05/01/2024

Um soco no estômago
Essa história é um soco em nosso estômago, nós que em muitos momentos reclamamos de coisas tão pequenas, tão fúteis... Essa história nos faz enxergar que o mundo fora da nossa bolha é perverso. O sofrimento desse povo, dessa família... Meu Deus, como doeu ler esse livro. Mas é um livro extremamente necessário.

Thaiza.Vianna 31/12/2023

Uma lição sobre o Vietnã
Vemos com mais frequência livros de guerra, ou consequências dela, narrados por partes ativas, como soldados e guerrilheiros em campo. Mas nesse livro acompanharemos como fica a vida de crianças, idosos, inocentes... os civis que são obrigados a se esconder, tentando sobreviver com toda escassez, caos e também das bombas.
É um choque de realidade, lembrando de sermos gratos por não estarmos passando por momentos de guerra no Brasil, e se solidarizar com os países que passam por essa tragédia nesse instante.
Como é narrado por personagens de avó e neta, passamos por gerações e décadas de acontecimentos reais que ocorreram no Vietnã, trazendo muito aprendizado histórico que esse povo já sofreu, como a invasão do Japão, a reforma agrária, a grande fome, a guerra do Vietnã e as consequências da divisão do país por diferentes visões políticas.
Os personagens são muito reais, mostrando com clareza os traumas deixados após anos de sofrimento, as confusões e os conflitos que abalaram famílias que foram obrigados à lutar por sua cultura e as tristezas de muitas não encontrarem mais seus entes que foram pra batalha.
Lindamente escrito por uma vietnamita, que utilizou também sábios provérbios locais pra que a experiência ficasse ainda mais imersiva.
"De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras."

Debora.Oliveira 30/12/2023

Amo a seleção da Tag!
Me emocionei e aprendi muito com esse livro! Nunca tinha lido nada sobre a guerra do Vietnã e esse livro me surpreendeu demais!

Me arrancou diversas lágrimas! Uma leitura necessário para conhecermos sobre o contexto histórico!

?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.?

cesa 28/12/2023

As Montanhas Cantam
As Montanhas Cantam é um livro que se passa no Vietnã durante o século XX, retratando os diversos momentos históricos, desde a Reforma Agrária e a ocupação Francesa e Japonesa até o pós-guerra da guerra do Vietnã. Ao meu ver, o livro adotou uma postura bem neutra em relação a política da região, mostrando sempre os dois lados da moeda e acredito que isso seja importante para o pensamento crítico em relação aos fatos históricos. É um livro MUITO trágico e tem partes BEM pesadas mas acredito que foi necessário para abrirmos nossos olhos em relação às guerras que acontecem hj em dia e o quão prejudicial elas são pra todos em volta. Acredito que o livro foi bem fluído e tudo conseguiu se conectar no final.A árvore genealógica no começo do livro é crucial para não se perder com os nomes das personagens. Gostei bastante de como foi abordada a cultura vietamita e em como a autora utilizou os provérbios locais para dar essa imersão no livro, inclusive é de um provérbio que vem o nome do próprio livro. Gostei muito do final e, será que vem aí visitar Hanói algum dia?

Bittencourt 27/12/2023

As Montanhas Cantam
História tocante, mas que esconde sutilmente (às vezes nem tanto) uma baita propaganda anti-comunista.

Victor Vale 27/12/2023

Acostumado com a retórica propagandista americana, fui surpreendido por um Vietnã repleto de pérolas de sabedoria e paciência, algo para se trazer para a vida. De uma história recente repleta de invasões e barbaridades, que, mesmo que criando monstros, não destruiu o altruísmo e o senso de comunidade entre o povo que se chamam de irmão e irmã, tios e avós entre si. Os foram construídos nessa forja do sofrimento, renúncia e perdas, sem perder o senso de família e o norteamento dado pelo caráter e respeito aos ancestrais, principalmente a avó Diéu Lan, espinha dorsal da família e da história.

Letícia.Felix 24/12/2023

Um livro histórico, que retrata vários acontecimentos históricos do Vietnam e que te faz sofrer e admirar o povo desse país! É muito doido pensar tudo que a população do vietnam já teve que passar ao longo desses anos.

Andy Silva 23/12/2023

As histórias das grandes guerras, na maioria das vezes são sempre contadas, pelo ponto de vista dos vencedores. Mas e quanto aos inocentes, aos civis? E as mães, crianças, etc? O quanto a guerra afeta essas pessoas? Essa é a história de uma família que por gerações, sobreviveu ao horror que a guerra e suas faíscas, causaram nestas pessoas. É uma história muito forte, que em detalhes traz o pior lado q o ser humano pode aflorar, mas o quanto ele também pode ser guerreiro.

Eu gostei muito de tudo que li, apesar de ler por partes para digerir tudo que foi escrito. Na maioria das vezes, chorei com o que tava lendo, e dificilmente tenho essa reação tão aflorada quanto. Apesar dos pesares, as narradoras (avó e neta), contam suas histórias com dor, mas nunca deixando de lutar por um lugar melhor no mundo. Que surpresa boa (e um pouco triste, diga-se de passagem) para encerrar o ano.

Li em um comentário que esse era o tipo de livro que se pudéssemos esquecer, só pra ler tudo como se a fosse a primeira vez, esqueceria. E eu concordo, é um livro que gera muitas emoções. Recomendo demais!

Kidakika 23/12/2023

Livro mais triste que já li na vida
Este livro, junto de Herdeiras do Mar foram os mais difíceis que já li na vida. Ambos os títulos enviados pela Tag tratam de guerras e de suas consequências e como vidas são destruídas em meio aos conflitos. Demorei para finalizar a leitura em decorrência do quão triste e pesada é a história mas ajudou a conhecer muito sobre a história do Vietnã, a qual não sabia quase nada. A leitura não foi difícil apenas pelo tema abordado, tive dificuldade com os nomes e o ritmo da história também, o qual alterna entre passado e presente e pontos de vista diferentes. No entanto fico feliz por ter persistido e finalizado a leitura.

Jacob.Almada 18/12/2023

Luz para as perspectivas
Uma história linda que simplesmente me deu uma perspectiva inesperada sobre o Vietnã e toda sua historicidade, tem momentos leves, momentos pesados, faz a gente rir e se emocionar, a guerra é muito bem explorada na perspectiva dos civis, e em especial a abordagem da reforma agrária provoca indignação e desconforto necessários, super recomendado.

Porcuxa 17/12/2023

Um dos livros mais dolorosos que já li.
Inspirado na histórias de sua própria família, a autora conseguiu criar uma trama muito emocionante. As Montanhas Cantam acompanha a saga de uma família vietnamita que sofre com as consequências de guerras e conflitos no país, e como essas feridas perpassam gerações. Ainda assim, apenas de ser um livro muito forte e violento - afinal é ambientado num período de guerra - também é muito lindo pela resiliência e a forma que essa família sempre tenta encontrar um caminho de volta ao outro, ao amor e às suas raízes.

Gosto muito de ficção histórica, pois reflete vivências reais. Neste livro, temos uma linha do tempo bem abrangente da história do Vietnã: a Invasão do Japão, a Grande Fome, a Reforma Agrária e a Guerra do Vietnã. É muito interessante ler o outro lado da história. Além disso, nos aproximamos de uma cultura diferente e isso é sempre mágico de alguma forma.

Ler esse livro foi uma experiência! É um livro muito pesado, partes que podem trazer muitos gatilhos também, pois a guerra fere não só quem está lutando, mas quem também quem aguarda o retorno dos amados familiares, que quando voltam não são mais os mesmos.

Por fim, é muito lindo conhecer um pouco a cultura, a natureza e as tradições do país pelos olhos da escritora que também tenta trazer a beleza do lugar e de seu povo, afinal "o Vietnã não é apenas guerra."

Bianca 17/12/2023

Conhecendo o Vietnã
Ficção histórica belíssima, com momentos de agarrar o livro e outros de abandonar a leitura no meio. Muito bom.