As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

deborahalmeidac 17/01/2024

Desgraçou minha cabeça
Fiquei muito abalada. Confesso que tive certa dificuldade com os nomes e provérbios, mas nada que atrapalhasse a leitura. Que história envolvente, cheia de camadas. Não tenho tanto contato com produções culturais do Vietnã. Acaba que o foco sempre vai pro ?lado? dos Estados Unidos, né? Mas quero ler mais livros vietnamitas. Amei muito!

Carol :D 14/01/2024

As Montanhas Cantam
O livro é ótimo e ensina muito sobre a história do Vietna sobre ângulos que não estamos habituados. Em contrapartida é difícil ler a história de tão pesada, sofrida e dolorosa.

maahcamargo 12/01/2024

As montanhas cantam é uma linda narrativa em 1 pessoa que altera as narradoras nos permitindo uma visão profunda sobre o passado e o presente da família de Hùong. A história deles é profundamente triste e permeada de muitas perdas, mas também ensina muito sobre gentileza, humildade, perdão e esperança. A autora escreve muito bem e a narrativa é impecável! O livro é realmente bem pesado e consegue tocar todos os grandes acontecimentos e elementos que de alguma forma envolveram a história do Vietnam dos anos 1940 a 1980. Eu amei o livro apesar da dificuldade de engolir certas partes pesadas da história.

Priscilla154 11/01/2024

Não sei como demorei tanto pra ler
Simplesmente apaixonante. Apesar de ser uma história muito triste, que por muitas vezes me levou as lágrimas e me fez pensar o quanto nossa vida hoje é fácil. Tbm me passou uma mensagem de perseverança, confiança em quem amamos e o quanto devemos agradecer pelas pequenas alegrias.

Lucy 11/01/2024

Lindo livro que recomendo fortemente. Além da possibilidade de conhecer um pouco da história do Vietnam, através da história dos personagens, o livro é rico em amor, coragem, laços de família e perdão.

Neusa Priotto 09/01/2024

Uma leitura forte. As vezes angustiante. Há tempos não sentia uma aflição e tristeza ao ler, mas, ao mesmo tempo não conseguia parar de ler e admirar essa mulher forte e guerreira com uma alma tão iluminada.
Tristeza, admiração e força definem este livro.

heynathsantos 06/01/2024

Sem dúvida uma das melhoras leituras se 2023, um livro que te fazer imergir totalmente na história e despertar diversas emoções durante a leitura. Raiva, tristeza, alegria...todo sentimento que você imaginar eu senti lendo esse livro.

Bruna 05/01/2024

Um soco no estômago
Essa história é um soco em nosso estômago, nós que em muitos momentos reclamamos de coisas tão pequenas, tão fúteis... Essa história nos faz enxergar que o mundo fora da nossa bolha é perverso. O sofrimento desse povo, dessa família... Meu Deus, como doeu ler esse livro. Mas é um livro extremamente necessário.

Thaiza.Vianna 31/12/2023

Uma lição sobre o Vietnã
Vemos com mais frequência livros de guerra, ou consequências dela, narrados por partes ativas, como soldados e guerrilheiros em campo. Mas nesse livro acompanharemos como fica a vida de crianças, idosos, inocentes... os civis que são obrigados a se esconder, tentando sobreviver com toda escassez, caos e também das bombas.
É um choque de realidade, lembrando de sermos gratos por não estarmos passando por momentos de guerra no Brasil, e se solidarizar com os países que passam por essa tragédia nesse instante.
Como é narrado por personagens de avó e neta, passamos por gerações e décadas de acontecimentos reais que ocorreram no Vietnã, trazendo muito aprendizado histórico que esse povo já sofreu, como a invasão do Japão, a reforma agrária, a grande fome, a guerra do Vietnã e as consequências da divisão do país por diferentes visões políticas.
Os personagens são muito reais, mostrando com clareza os traumas deixados após anos de sofrimento, as confusões e os conflitos que abalaram famílias que foram obrigados à lutar por sua cultura e as tristezas de muitas não encontrarem mais seus entes que foram pra batalha.
Lindamente escrito por uma vietnamita, que utilizou também sábios provérbios locais pra que a experiência ficasse ainda mais imersiva.
"De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras."

Debora.Oliveira 30/12/2023

Amo a seleção da Tag!
Me emocionei e aprendi muito com esse livro! Nunca tinha lido nada sobre a guerra do Vietnã e esse livro me surpreendeu demais!

Me arrancou diversas lágrimas! Uma leitura necessário para conhecermos sobre o contexto histórico!

?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.?

cesa 28/12/2023

As Montanhas Cantam
As Montanhas Cantam é um livro que se passa no Vietnã durante o século XX, retratando os diversos momentos históricos, desde a Reforma Agrária e a ocupação Francesa e Japonesa até o pós-guerra da guerra do Vietnã. Ao meu ver, o livro adotou uma postura bem neutra em relação a política da região, mostrando sempre os dois lados da moeda e acredito que isso seja importante para o pensamento crítico em relação aos fatos históricos. É um livro MUITO trágico e tem partes BEM pesadas mas acredito que foi necessário para abrirmos nossos olhos em relação às guerras que acontecem hj em dia e o quão prejudicial elas são pra todos em volta. Acredito que o livro foi bem fluído e tudo conseguiu se conectar no final.A árvore genealógica no começo do livro é crucial para não se perder com os nomes das personagens. Gostei bastante de como foi abordada a cultura vietamita e em como a autora utilizou os provérbios locais para dar essa imersão no livro, inclusive é de um provérbio que vem o nome do próprio livro. Gostei muito do final e, será que vem aí visitar Hanói algum dia?

Bittencourt 27/12/2023

As Montanhas Cantam
História tocante, mas que esconde sutilmente (às vezes nem tanto) uma baita propaganda anti-comunista.

Victor Vale 27/12/2023

Acostumado com a retórica propagandista americana, fui surpreendido por um Vietnã repleto de pérolas de sabedoria e paciência, algo para se trazer para a vida. De uma história recente repleta de invasões e barbaridades, que, mesmo que criando monstros, não destruiu o altruísmo e o senso de comunidade entre o povo que se chamam de irmão e irmã, tios e avós entre si. Os foram construídos nessa forja do sofrimento, renúncia e perdas, sem perder o senso de família e o norteamento dado pelo caráter e respeito aos ancestrais, principalmente a avó Diéu Lan, espinha dorsal da família e da história.