As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Leticia 26/10/2023

Sensacional
O livro é um relato de vida vivida no Vietnã. Que país sofrido, que povo persistente. Gosto desse estilo de leitura pois aprendo muito sobre novas culturas e sobre a história da nação.
Valeu muito a pena, recomendo demais.

Fernanda1492 26/10/2023

@rascunhosdeleitora
Um livro forte, intenso. Uma leitura que é preciso ter muita coragem pra fazer. Muitas dores, sofrimento, mas muito necessário conhecer tudo isso. Gostei bastante.

Michelle 26/10/2023

As Montanhas Cantam
Esse livro me deixou muito emocionada, reflexiva, muitas vezes foi preciso fazer uma pausa na leitura?
Conta a trajetória de uma família sobre vários acontecimentos no Vietnã, entre eles a Guerra e o movimento de reforma agrária que foi muito mal conduzido.
Podemos acompanhar a narrativa tanto pela ótica da autora, quanto por sua avó que lhe conta sua história.
Durante minha leitura pensava o tempo todo como é importante manter a esperança e desenvolver a resiliência mesmo diante de tantos acontecimentos terríveis. Muitos traumas, decepções, reconstruções, ressignificação de tanta dor para essa família.
Recomendo muito essa leitura!

Rafa.Barros 26/10/2023

Resistência
Meu primeiro romance vietnamita e eu amei. Que escrita linda, que história de triste e emocionante. Quantas perdas esse povo passou. A dor, a fome, a guerra, a impossibilidade de ter seus próprios bens, a incerteza do amanhã.

Fui cativada pelos personagens, por suas histórias, por sua perseverança em conseguir seguir a vida mesmo diante de tantas tragédias.

Lindíssimo. Recomendo muito.

Gabrielle 25/10/2023

Essa leitura foi um pouco dolorosa, acho que em cada capítulo que eu lia eu parava e chorava porque dói, acho incrível como a leitura pode proporcionar isso.

O livro se concentra em duas personagens, uma menina e sua avó durante a guerra do Vietnã, porém temos os relatos da avó sobre o contexto histórico do Vietnã antes da guerra, é absurdamente triste.

Acho que como muitos (pelo que eu li nas resenhas) eu não tive contato com a história do Vietnã, e só tenho a agradecer por ser brasileira e não viver em um país marcado pela guerra. A guerra é cruel, e ler como os personagens sofrem mediante ao impacto causado durante e depois da guerra e mesmo assim conseguem manter a esperança é incrível.

Obs: sou muito ruim de geografia e não sabia que a Cochinchina existia

@ruthlunang 24/10/2023

As montanhas cantam
Meio complicado avaliar esse livro.

Como a própria autora menciona nos agradecimentos, essa história foi escrita baseada nos acontecimentos da família e de conhecidos dela.

E que história sofrida, viu? E não tinha como ser diferente, já que tudo o que aconteceu foi em decorrência da guerra do Vietnã. Vi alguns comentários sobre o livro, dando nota baixa a ele, por se tratar de um livro anti-comunista.

Acho que as pessoas estão ligadas demais a ideologias políticas e se esquecem que são seres humanos que tomam decisões que podem ou não ter consequências negativas na vida das pessoas. Qualquer que seja o sistema político de um país, coisas ruins podem acontecer porque as pessoas podem ser grandes imbecis, e não é o fato de ser comunista ou capitalista que vai mudar isso.

Mas tenho que assumir que, de fato, nesse livro, a autora tentou passar um pano gigante no papel dos Estados Unidos na guerra. Sim, pelo que ela escreveu o governo comunista foi horrível no Vietnã. Mas os EUA foram bonzinhos? Claro que não. Mas a todo tempo ela induz o leitor a pensar que eles estavam ali como salvadores. Pelo menos foi essa a sensação que eu tive durante boa parte da leitura.

Enfim, a história é bem comovente e eu gostei bastante das personagens. De todo modo, a leitura vale super a pena pra gente conhecer pelo menos um pouquinho do que aconteceu durante esse período tão triste do Vietnã.

Thais.Costa 24/10/2023

As montanhas cantam
Um livro que nos traz mto sofrimento. Uma escrita magnífica e envolvente. Apesar de tda tragédia relatada por Huong uma criança que está vivendo tempos na Guerra do Vietnã, a história é mto envolvente e nos prende do começo ao fim. Um livro mto rico em fatos históricos, traz a Grande Fome, Reforma agrária, a Invasão dos Franceses e Japoneses no Vietnã e a Guerra que durou 20 ANOS gente. É mto triste saber q isso aconteceu realmente e q ainda hj temos lugares do mundo matando tantas famílias. Dói mto essa leitura, ainda mais por sabermos da realidade.
Um livrão temos aqui.

Jess 22/10/2023

Nunca li nada vietnamita, então esse livro foi uma grata surpresa pra mim. Não consegui parar de ler enquanto não terminava, a família Tran passou por muito sofrimento mas perseverou e tentou se manter unida até o final. A força da avó foi tremenda durante os tempos ruins, guerra, fome, despejo.
É uma leitura difícil devido aos nomes e aos dialetos presentes no livro (que eu amei, manteve a essência do livro para quem não conhece), também por ser um livro doloroso e triste. Mas, assim como livros que se tornaram grandes best sellers por tratarem de épocas difíceis, o mesmo deveria acontecer com As Montanhas Cantam.
Essa leitura deveria ser universal.

brusilvah 22/10/2023

Maravilhoso
Não sabia quase nada sobre o Vietnã e aprendi demais lendo esse livro. Até andei pesquisando mais coisas na internet pra complementar minha leitura. A experiência foi extremamente gratificante, por mais dura e triste que tenha sido o drama dos personagens da família Tran. A autora foi extremamente habilidosa ao costurar a trama junto a eventos reais da história do país. O livro parecia ter poucas páginas pra tanta informação, tanta gente, tanta história. Com certeza lerei mais trabalhos da autora e também de outros autores vietnamitas.

Babis Schuina 21/10/2023

Lindo, Emocionalmente
Eu peguei esse livro com medo de ser arrastado ou muito apoiado em melodrama, me surpreendi com uma leitura belíssima, cativante, sensível e emocionante.
A autora constrói muito bem a teia que une presente e passado, a história da família e a história do Vietnã. As personagens são fortes e sensíveis e a cada capítulo eu me importava mais ainda com todos. Fiquei realmente emocionada com a força e resiliência de todos os membros da família e de como a doçura era mantida mesmo diante de todas as atrocidades.
Outra coisa que achei forte no texto é como a vingança e o remorso são encarados e trabalhados, como a esperança e a força é trazida.
Um livro que me emocionou, com uma escrita que te pretende a todos os eventos e no fim ainda fiquei com vontade de visitar o Vietnã. Super recomendo! Um dos melhores da TAG!

Sil 21/10/2023

Denso...
Livro denso e forte.

Romance que fala sobre guerra, perdas, superação, família e amor. Também traz um pouco de conhecimento sobre outras culturas.

Márcia 20/10/2023

Um livro muito denso, apesar da linguagem fluida e poética. O sentimento de culpa dos personagens demostra o quão difícil é lidar com os traumas de uma guerra.

Luli 18/10/2023

Um dos melhores da TAG
Estou assinando a Tag durante esse ano para teste e esse é um dos melhores livros que recebi, a todo momento refletir muito. A escrita é impressionante te cativa demais.

Rayssa Bonissatto @livrosdarayssa 18/10/2023

Leitura obrigatória
"Se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras".

Essa frase presente no livro AS MONTANHAS CANTAM é uma ótima síntese da mensagem desta obra.

Esse livro tira a nós, brasileiros, tão acostumados com a visão norte-americana do Vietnã, a sairmos da zona de conforto, repensarmos e nos desconstruir a respeito de nossas percepções sobre o povo vietnamita.

Esse livro é uma saga familiar em que grandes eventos históricos do século XX impõe mudanças drásticas na família de Diêu Lan. O domínio colonial francês, a ascensão do nacionalismo vietnamita, a invasão japonesa, a grande fome, a primeira guerra da Indochina, a divisão do país em norte e sul, a guerra do Vietnã e as consequências da guerra (com milhões de mortes, sendo 2 a 3 milhões de civis, além do uso intenso de armas químicas como o napalm e o agente laranja - altamente mutagênicos e cancerígenos, que tem reflexos desastrosos ainda nas gerações atuais): todos esses eventos cruzam a vida dos familiares de Diêu Lan e impõe muito sofrimento.

Ao mesmo tempo percebemos que o Vietnã não é apenas guerra. Tem uma rica história e cultura, milenares.

Acho que todos que me acompanham no Instagram sabem que eu adoro um livro sofrido. Mas esse foi demais. Me senti desamparada imaginando Diêu Lan e comovida com sua perseverança e determinação de proteger os seus. Me senti vazia com as ausências. Me senti à espera daqueles que estavam lutando na guerra. Queria abraçar Diêu Lan.

E esse livro reforçou a máxima: a guerra ocorre entre poderosos sentados confortavelmente em suas meses e massacra civis.

AS MONTANHAS CANTAM é de leitura obrigatória (ainda mais nos dias de hoje, com tantas guerras assolando o mundo), falta reconhecer que no outro há luz, há o que agregar. É um grito anti-guerra.

Ina 17/10/2023

A escrita é maravilhosa parecem que as palavras cantam no ouvido, e mesmo assim consegue retratar tanta tristeza e sofrimento, e de como foi a luta da comunidade e de das pessoas que relatam suas histórias e vivência