As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Drika Bresolin 17/10/2023

Que história que faz parar pra pensar a cada novo capítulo. Intercalando entre passado e presente conhecemos a história da vovó Dieu Lan, uma mulher forte, guerreira que passou por tantas provações e momentos históricos em seu país que eu nem sequer imaginava. Não conhecia muito sobre a história do Vietnã, e com a leitura foi possível conhecer um pouco mais sobre a cultura e tudo que já sofreram.

Leitura necessária e que gostei muito

Tatiana 14/10/2023

A história é bem interessante narrando passagens da vida da protagonista desde jovem até uma idade mais avançada e tendo como pano de fundo o sofrimento e desafios causados pela guerra, impulsionando à protagonista a seguir buscando reunir sua família em busca da felicidade.

Joyce Helena 13/10/2023

Livro anticomunista, de uma autora pequeno-burguesa compradora, que destila mais ódio contra os comunistas do que contra os americanos, responsáveis por uma das maiores violências que a humanidade já assistiu.
Bittencourt 27/12/2023minha estante
Não poderia concordar mais!

Ana Lícia - @livroedelirio 13/10/2023

Até a chegada desse livro, eu nunca tinha lido nada sobre a história do Vietnã. Tudo o que sabia era o básico e superficial que se aprende nas escolas sobre a guerra do Vietnã. Com esse livro, compreendi toda a complexidade da história do país, cercada de conflitos, guerras, invasões estrangeiras e mortes que marcaram gerações.

Huong espera ansiosamente a volta de seus pais que lutaram pela causa revolucionária - também conhecida como Guerra do Vietnã. Enquanto isso, a menina é cuidada pela avó, a matriarca Diêu Lan, uma figura central importante na história, uma vez que ela irá contar a neta toda a sua trajetória, perpassando momentos prósperos de sua família e o declínio devido às mudanças e aos momentos históricos do país.

Lan sobreviveu à ocupação francesa, à invasão japonesa durante a 2º guerra mundial, à grande fome, à reforma agrária, e também à guerra do Vietnã. Além disso, também lutou pela sobrevivência de seus filhos e pela memória de sua família e ancestrais.

“As montanhas cantam” é um livro difícil, pois aborda sobre perdas, mortes, massacres, violências físicas e abusos. Vemos como a guerra do Vietnã marcou a vida dos tios da Huong, inclusive a de sua mãe e pai, e em como as sequelas são sentidas até hoje.

Apesar desses pontos dolorosos, a obra também aborda sobre esperança, solidariedade, perdão, pertencimento, ancestralidade e reconciliação. Mesmo com toda a violência e trajetória da Diêu Lan, consegui sentir toda a sua esperança e força. Ela teve que deixar muita coisa para trás, mas a fé sempre a acompanhou. E, nossa, que ensinamentos ricos pude compreender através dessas páginas!

Aprendi muito. Me emocionei. Chorei. Foi uma oportunidade única de ler sobre o conflito a partir de outro ponto de vista e de entender que as perspectivas não são unilaterais. Como diz na orelha do livro “Guerras costumam ser narradas do ponto de vista dos vencedores. O caso da Guerra do Vietnã, em suas representações mais conhecidas, mostra a loucura dos soldados e uma crise moral dos Estados Unidos. Mas raras são as oportunidades de ler sobre o conflito do ponto de vista das maiores vítimas: civis, em especial crianças e mulheres.”.

Lory 13/10/2023

"A dificuldade dá luz à sabedoria"
Quantas pessoas ao redor do mundo estão tendo um dia normal e não sabem como isso é sagrado e especial?

Esse livro foi extremamente difícil de ler. Não por falta de fluidez ou de envolvimento, mas por pensar que, apesar de ser uma obra de ficção, as pessoas de fato VIVEM isso na realidade. É um soco no estômago a cada página.

A história é contada, revezando entre o presente e o passado de uma família vietnamita, os Tr?n, durante a guerra do Vietnã.

Na trama, Dieu Lan conta sua jornada à sua neta Huong, com quem possui uma conexão de encantar qualquer leitor. O sofrimento retratado ? da forma como é retratado ? te obriga a realmente precisar parar, e refletir, e respirar, e pegar fôlego, antes de continuar.

Ver relatos de guerra pelo ponto de vista das vítimas é sempre uma experiência única! Estudamos sobre eventos históricos nas aulas da escola, mas nunca se assemelha a relatos pessoais, mais intimistas, de quem viveu aquilo na pele.

Os capítulos são bem longuinhos, confesso que prefiro quando são mais curtos, mas, a trama te envolve tanto, que, no fim das contas, isso é um mero detalhe.

Esse livro me tocou profundamente, pois um sonho que sempre tive era o de escrever as histórias da minha própria avó e nunca consegui colocá-lo em prática. E me emociono ao ver essa ligação entre avó e neta que vemos aqui.

Nota 1000 ??

Monique @librioteca 12/10/2023

Uma história emocionante e impactante... [ Melhor leitura de 2023... até aqui! ;) ]
Existem leituras que, de alguma forma, tocam o cerne da gente, e essa foi uma delas. Talvez eu tenha acrescentado automaticamente uma camada emocional à experiência, devido ao novo conflito que estamos presenciando no Oriente Médio, mas a realidade é que essa leitura me emocionou profundamente. Mergulhada nas páginas desse livro senti a história de luta e dor das personagens de forma tão intensa e real que, em várias ocasiões, me encontrei à beira das lágrimas.

Em minha opinião, a autora demonstrou uma destreza única ao montar uma narrativa habilmente alternada entre as vozes de avó e neta, explorando o impacto do passado no presente, e equilibrando a crueldade da guerra com a compaixão da cultura vietnamita. Isso ofereceu uma visão profunda e multifacetada da história do Vietnã, enquanto manteve uma conexão humana poderosa na trama. Pelo amor de Deus, ela teve até a nobre (e difícil) sensibilidade de humanizar o "inimigo", tornando-o corpóreo e até familiar. Uma tarefa desafiadora, com certeza.

Enfim... a experiência com esta história notável e impactante me trouxe muitas reflexões sobre a universalidade da experiência humana, independentemente das circunstâncias políticas e históricas. E é por isso que adoro esse tipo de leitura, aquela que serve como um lembrete poderoso de como a história, as guerras e os conflitos afetam nações, indivíduos e famílias de forma permanente.

Sem dúvida, essa leitura inspiradora merece as 5 estrelas que dei, e estou certa de que "As Montanhas Cantam" é uma forte candidata a ser minha melhor leitura de 2023.

Sabrina 12/10/2023

O Céu tem olhos. Crueldade dispensada, crueldade devolvida!
Essa citação do final do livro ?? o resume de maneira muito acertiva!
O livro fala sobre os sofrimentos de uma família que vive em um país em guerra, mas que nem por isso desiste de tudo, e muito menos guarda mágoas de seus inimigos, muito pelo contrário; tem um coração resiliente, que é retribuído com um cuidado muito terno de Deus.

A história se divide entre a narração do passado e do presente da família, que desde seus primórdios sofre com os conflitos políticos de seu país. A maneira como a Vovó Diêu Lan conta suas histórias pra neta Huong é muito inspirador, pois sempre foi uma mulher muito forte que fez de tudo por sua família, coisas que lhe custou muito decidir, mas que salvaram seus filhos. Um coração totalmente resiliente, que tudo suporta e tudo crê. Crê tanto que Deus cuida dela e de toda sua família.

Conhecer a história de um país em guerra pelos olhos de quem vivenciou a guerra, não tem comparação ao 'conhecer' por livros didáticos e professores. Conheci faces do Vietnã que nunca imaginaria conhecer. O livro mostra como o comunismo é mal e desordeiro. Como a reforma agrária é manipuladora e injusta.
Os sofrimentos narrados neste livro por esta família, remetem muito aos tempos atuais que nosso país está vivenciando. E isto dá muito medo!

Que nós tenhamos o coração resiliente como o da Vovó Diêu Lan que não se deixou abater pelos sofrimentos, que fez de tudo por sua família, nunca reclamou, apenas aguentou tudo aguardando o dia em que Deus honraria suas lágrimas derramas e Ele honrou!
Sem dúvidas recomendo a leitura! ??

Laiza.Mafra 12/10/2023

Impossível não se emocionar com a história da família da vovó Dieu Lan. Uma história triste, escrita de uma forma linda e com muitas lições de vida do começo ao fim.

CinthiaGonçalves 11/10/2023

Insuperável
Sim. Esse é um livro simplesmente in.su.pe.rá.vel!
Como foi difícil terminar esse livro! Não foi uma leitura fluída devido a temática. Cada capítulo possuía um sofrimento diferente.
Mas como foi importante lê-lo! A autora tem uma sensibilidade de escrita incrível, desenvolveu o enredo e os personagens de forma brilhante.
O livro nos traz reflexões sobre a resiliência, a família, o respeito e o perdão. Mas, acima de tudo, a principal reflexão que tive, mediante os últimos acontecimentos mundiais, foi sobre o extremismo, seja ele qual for.
Que esteja do lado A ou do lado B, sua crença não pode, nunca, estar a cima do respeito ao outro, a cima da vida!

anafontenelle 11/10/2023

Pesado, envolvente e poético!
Amei essa leitura, a melhor do ano. No entanto, não foi um livro em que consegui ler de forma rápida. Tem tanto sofrimento que é preciso fazer pausas para absorver todos os acontecimentos.
E, também, adorei os ditados coreanos ao longo do livro, uma preciosidade!

Paola 11/10/2023

Leitura necessária
Como não recordar essa leitura em meio a tudo que estamos vendo nos noticiários ultimamente? A história se repete e se repete... mudam as pessoas, os "motivos", o cenário, mas todas as vezes é algo inaceitável, que infelizmente supera a ficção.
Eu fiquei bem feliz com a oportunidade de ter recebido esse livro com a Tag Inéditos, foi uma leitura difícil mas, repito, necessária.
Foi bem o que chamamos de sair da zona de conforto.
Enfim, eu gosto de ler sem saber muito sobre o que se trata e por isso essa resenha vai ser assim, bem superficial, mas garanto que vão se surpreender.
Super indico.

Madame Marisa 10/10/2023

Devastada...
Olha... que livro trite!
Que livro dilacerante! Visceral!
Demorei o mês inteirinho e um pedaço de outubro pra finalizar a leitura, ia lendo um pouquinho por dia, pra sofrer em pequenas doses.
O livro distrincha a linha do tempo de uma família dilacerada pelos horrores da guerra do Vietnã e como a união dos membros dessa família pode, e consegue ajudá-los a superar suas dores e traumas.
5 estrelas de muita dor e sofrimento.

Luiza.Kaiser 08/10/2023

As montanhas cantam - Nguyen Phan Que Mai
Ficção histórica passada no Vietnã. Conta sobre grandes crises que o país passou, não só a Guerra contra os EUA que a gente comumente conhece..

Huong é uma jovem vietnamita que enfrentou apenas a época da Guerra com os EUA, cuidada pela avó enquanto seus pais e tios lutam na Guerra.

Através de memórias da sua avó, conhecemos grandes desafios que o povo vietnamita enfrentou.. primeiro a Grande Fome, seguindo pela Reforma Agrária que atingiu profundamente a família de Huong, por fim à Guerra contra os EUA.

É triste triste triste ver uma realidade totalmente paralela a nossa.. como o povo sofreu!

Embora tenha muita tristeza, o livro nos trás como a família de Huong lutou e perseverou para sobreviver a todos os obstáculos..

A família foi separada por anos, alguns familiares morreram, outros ficaram com profundos traumas/sequelas e por último tem os que nunca retornaram da guerra? mas o livro nos mostra e nos ensina mto sobre bondade. Bondade e esperança.

Eu amei a leitura! Super fluida e de escrita simples