As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Gabriel1994 09/12/2023

As Montanhas Cantam
Muito bom o enredo e tudo mais na história. Sua escrita é um pouco diferente, o que pode causar um leve desconforto de início, mas é muito bom depois que você se acostuma. Parece que é só tragédia, porém, com o decorrer do livro você compreendo sua real mensagem.
Para mim diz bastante sobre a família e sua pluralidade.

Dani 07/12/2023

As montanhas cantam
Foi um livro de leitura mto fácil, uma história triste, retrata as barbáries e feridas profundas deixadas e causadas pela guerra, ganância, pelo próprio ser humano. E ao mesmo tempo, a empatia, amor e força.
Um lindo livro, de uma história triste que não deixa de ser, também, linda.

Lizandra24 03/12/2023

Foda, isso aqui é a elite
Já nas primeiras páginas me arrancou muito lágrimas. É uma história forte e marcante que te leva ao extremo. Te faz sentir ódio e a dar dos personagens, tem lições importantíssimas. E o que posso dizer é que todo mundo deveria ler ele pelo menos uma vez na vida.

deborattins 29/11/2023

Que livro impactante
Gostei demais da conta, tag inéditos com gostinho de curadoria. O livro é intenso, é através da narrativa das personagens principais e dos diálogos e cartas dos familiares que entendemos o quanto a guerra dilacera vidas independente de qual lado esteja.

Marcelly.Orcai 29/11/2023

Livro maravilhoso!
Com certeza um dos melhores livros lido esse ano.
Foi meu primeiro contato real com a Guerra do Vietnã, já que lembro bem superficialmente de ter visto na escola.
Uma história de superação, sobrevivência e amor. Um livro envolvente, doloroso e cultural e que me trouxe reflexões profundas.

Lisa 28/11/2023

A sinceridade da voz de uma nação silenciada
No volume II, Tomo III, 2°parte de Guerra e Paz, Tolstoi diz que "A guerra não é uma amabilidade, e sim a coisa mais cruel da vida, e é preciso entender isso e não brincar de guerra. É preciso levar a sério e com rigor essa terrível necessidade... senão a guerra acaba sendo esse entretenimento predileto de pessoas ociosas e levianas... O objetivo da guerra é o assassinato, os instrumentos da guerra são a espionagem, a traição e o seu encorajamento, o extermínio dos habitantes, a pilhagem dos seus bens ou roubo para o abastecimento do exército, a fraude e a mentira, chamadas de astúcias militares;" Tolstoi se refere as guerras de 1812, as invasões napoleônicas a Rússia, entretanto é assim que nos sentimos ao ler este livro.

Em 1858, as tropas de Napoleão realizam a primeira invasão, em 1887 a França impõe sua colonização e cria o que se convencionou a ser chamado de Indochina francesa (atual território do Laos, Camboja e Vietnã), assim permanecendo por todo o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial, vindo a dividir esse domínio com o Império Japonês em 1940.

?As montanhas cantam? está longe de ser o meu primeiro contato com a história do Vietnã, mas foi sim, o primeiro em que essa história me foi contada pela voz de quem viveu e padeceu dos horrores da Guerra. Iniciando em meados de 1920, com o nascimento da avó da protagonista, a história de seu país e de suas inúmeras ocupações é narrada, com todos os horrores de guerra que foram tão esmerosamente varridos para baixo dos panos pelas grandes nações. Afinal, a história é com frequência reescrita por aqueles que detém o poder.

Embora sistematicamente dominado, o Vietnã nunca deixou de lutar. Em 1941 nasce o Viet Minh, liga pela sua independência. Os vietnamitas sobreviveram a Grande Fome em 1944, episódio em que mais de 2 milhões de pessoas inocentes foram mortas através das maiores atrocidades de guerra já cometidas na história, pelas mãos dos japoneses, que hoje se recusam a reconhecer e responder por seus crimes, que hoje reescrevem sua história como apenas vítimas do bombardeio estadunidense. Nguyen deixa escorrer de cada linha o sofrimento e terror dessas vidas perdidas. Em 1945, Ho Chi Minh declara o fim da Indochina, em 1954 a conferência de Genebra repetindo a solução salomônica coreana, reparte o Vietnã em Norte e Sul e dá-se inicio a uma nova era de terror. Em 1973, o EUA após vasta atividade bélica se retira finalmente, em 1975 termina oficialmente a longa Guerra do Vietnã, deixando para trás um país quebrado.

Desse modo, enquanto país independente e unificado o Vietnã tem somente 45 anos. Séculos de exploração e colonizações por, citando o Tolstoi no começo, entretenimento de pessoas levianas e ociosas. Ho Chi Minh foi um ditador comunista, responsável pela Reforma Agrária e a perseguição e morte de milhares de vietnamitas inocentes, entretanto, foi também, o homem que até o fim se prostou de pé, fiel ao seu sonho de tornar seu país livre e independente de toda dominação, a muito custo e sem viver para ver esse dia, o conseguiu. Há muita coragem e força na história desse país, é provavelmente a história que mais admiro e a que mais me dói.

Nguyen Phan Quê Mai fez justiça a história de seu povo em uma narrativa dolorida e pura, do local de quem ja viu ?mortes e violência o suficiente para saber que só há uma maneira de falar sobre guerras: com sinceridade. Somente assim podemos aprender sobre a verdade.? E conseguiu, infelizmente a história se repete, as mesmas figuras do tabuleiro permanecem hoje em recusa a aprender.
Fabio 28/11/2023minha estante
Uau, que resenha impecavél!
Parabéns Lisa!?

Lisa 29/11/2023minha estante
*Aficionada em História alert* hahaha obrigado, Fabio. ??

Carla Aline 27/11/2023

Leitura difícil
Esse livro me prendeu desde o início. Porém por tudo que ele narra, sobre uma guerra, tornou uma leitura difícil.

Eu tive que pausar de tempos em tempos pra tomar fôlego e continuar com a história.

O que mais gostei desse livro foi como ele tratou da guerra, a qual não sabia, de forma crua e nua dos fatos.

Apesar de tudo, gostei bastante desse livro, de conhecer um pouco mais a história da Guerra do Vietnã.

Sara 23/11/2023

Acho que é o primeiro livro vietnamita que leio.
Achei forte e bonito? E triste também? Gostei de conhecer a história dessa família e um pouco sobre a história das guerras no país também!

Priscylla 23/11/2023

Uma leitura muito difícil
Uma história de sobrevivência e extremamente sofrida.
Foi muito bom ler mais sobre o Vietnã, mas a leitura foi muito difícil por causa da crueldade da guerra.

Ana Lívia Mourão 23/11/2023

Obra ganhadora de vários prêmios em 2021, narra a história de 4 gerações de uma família vietnamita enfrentando a ?Grande Fome?, a ?Reforma Agrária? e a ?Guerra do Vietnã?. O livro é narrado pela Goiaba e pela sua avó, com idas e vindas pela história. Doloroso, potente, histórico??o livro é a versão vietnamitas do clássico ?As vinhas da Ira?, abrange tudo, desde essa fome na qual ninguém fora do Vietnã ouviu falar, na década de 1940, até a guerra do Vietnã?. Um livro necessário, que aborda sobre o país e sobre a guerra de uma ótica que não seja americana.

JuliaMarques 23/11/2023

Este livro ja te impacta desde a primeira pagina e só te envolve cada vez mais conforme a narrativa vai correndo. É chocante e triste demais ver, na perspectiva dos civis, como é a vivencia durante a guerra... como é preciso renascer diversas vezes. Toda a história de vida da matriaca é forte e é quase inacreditável como ela sobreviveu tantas tragédias, uma seguida da outra.
O livro não é só feito de calamidades, entretanto. Podemos acompanhar o amor que existe nesta família, conhecer um pouco da cultura vietnamita e nos envolver por completo com cada personagem.
É um livro cativante, tenebroso, envolvente, bonito e muitos outros adjetivos.
É um livro maravilhoso.

Valéria Cristina 21/11/2023

Em uma guerra não há vencedores
A narrativa deste livro não é linear. Em uma vertente, acompanhamos Huong em Hanoi, na década de 1970, durante a Guerra do Vietnã. Em outra, Huong ouve de sua avó Lan os eventos que marcaram sua vida.

Lan é a grande protagonista deste livro maravilhoso. Vemos como, em sua infância e adolescência, sobreviveu à Grande Fome e à invasão japonesa. Mais tarde, acompanhamos como ela também sobreviveu à Reforma Agrária e como, em sua jornada para Hanoi, teve de fazer terríveis escolhas. Lan é uma sobrevivente que colocou o amor pela família e pelos ancestrais como o norte de sua vida.

Criada por essa avó, Huong aprende a viver em uma cidade bombardeada, cheia de perigos e rodeada pelo medo. Depois da guerra, passa a aguardar o retorno daqueles que foram para o campo de batalha. Alguns retornam, mas outros não e mesmo entre aqueles que voltam, nenhum está da mesma forma que foi, seja física ou psicologicamente. A guerra deixou marcas indeléveis.

Este livro esclarece muitos fatos sobre os eventos ocorridos no Vietnã durante o período da guerra, bem como aqueles que ocorreram antes de depois. Vemos todos os efeitos devastadores para a população e percebemos, ao ter contato com essa narrativa, que em uma guerra não há vencedores. Todos são vítimas. Todos perdem.

Nguyễn Phan Quế Mai é um poeta e romancista vietnamita. Ela é autora de doze livros de poesia, ficção e não-ficção em vietnamita e inglês.

Iza 20/11/2023

Que livro lindo! Eu perdi a conta da quantidade de vezes que me emocionei enquanto lia. Achei bonito demais a escolha de contar a história com a narrativa da avó intercalando com o presente. Um dos melhores que li esse ano, facilmente.

Renata 18/11/2023

É muita dor, daquelas que a gente nem consegue mensurar ou sequer imaginar de verdade?

Me faz refletir sobre a guerra e sobre como o ser humano pode ser cruel, impelido pelas circunstâncias (ou não).

E sobre como o ser humano também pode ser resiliente, mais que um saco de pancadas, porque somos capazes de levar muitos socos, cair e levantar, mas também de criar, construir e amar.

Chorei, chorei muito, e não pelas minhas dores (que a identificação muitas vezes pode causar), mas pelas dores dos povos do mundo, que sofrem com os conflitos e as guerras em seus países. Chorei pelas famílias destruídas, pelos corações destroçados. Que Deus as ajude.

arthur_arrais 18/11/2023

Emocionante!
Um livro tão envolvente e bem construído que parece ser impossível que as personagens não sejam reais. De certa forma, o são: as dores, traumas e tragédias que se abateram sobre a família Trån são o retrato da história de um país marcado pelo conflito. Entretanto, pautado em um povo resiliente, esse mesmo país nos mostra que sua história não se resume à guerra, sendo também definido pela sua cultura pujante e pela natureza exuberante! ?As Montanhas Cantam? tocou o meu coração de várias formas e não consigo não ser um apaixonado pela força de Diêu Lan ??