As Montanhas Cantam

As Montanhas Cantam Nguyên Phan Quê Mai

Resenhas - As montanhas cantam

Renata.Mieko 08/09/2023

Que livro lindo e igualmente devastador.
É muito importante saber todos os pontos de vista das histórias e meu deus, quanto sofrimento os vietnamita tiveram que enfrentar.

Juliana1818 09/09/2023

Avassalador
Eu estou arrebatada por esse livro. Disseram que ele é avassalador, e realmente é. O livro trás um Vietnã arrasado pela guerra, pela reforma agrária, mas também trás uma cultura desconhecida por mim e totalmente envolvente.
A história é passada da avó para a neta e mostra essa linda relação entre elas. Me fez viajar e querer conhecer o Vietnã, me fez lembrar e agarrar a minha história com a minha avó, que apesar de diferente, tem o mesmo tom amoroso e de cuidado.
Que lindeza de livro! Um livro para ser lido devagar, com muitas pausas e reflexões.

Delma 10/09/2023

Que povo sofrido?
?Os desafios enfrentados pelo povo vietnamita ao longo da história são tão altos quanto as mais altas montanhas??

Marta 12/09/2023

“Se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras.”
Atrevo-me a começar essa resenha escrevendo que esse foi com certeza um dos livros mais tristes que li na minha vida, em alguns momentos cheguei a pensar em abandonar a leitura, mas a vontade de ver as coisas mudarem para melhor me fez prosseguir. É muito difícil uma história que fala de guerras e fome ser uma leitura feliz e o pior saber que embora seja um livro de ficção aquilo tudo realmente aconteceu com um povo, povo esse inclusive que conheci em uma de minhas viagens de voluntariado, mas não é um livro somente sobre guerra é também sobre perdão, solidariedade, pertencimento e reconciliação. No livro acompanhamos as vivências de quatro gerações da família Trân, que foi muito próspera, em eventos históricos que marcaram o país asiático no último século. O livro é narrado majoritariamente por Hu’o’ng, apelidada de Goiaba por sua avó Diêu Lan. A matriarca é a figura central na história e tem parte em vários capítulos. Entre idas e vindas durante o século, as datas iniciais dos capítulos ajudam na localização e no contexto histórico. A riqueza dos detalhes vem das experiências da autora, que nasceu em 1973 no norte do Vietña, comandado pelo governo comunista. O estranho é que a maioria de nós efetivamente desconhece o que aconteceu no Vietña, só temos conhecimento da famosa guerra do Vietña mostrada pelos filmes americanos, mas o Vietña passou muitas coisas tais como: domínio colonial francês, ascensão do nacionalismo, invasão japonesa, grande fome, primeira guerra da Indochina, divisão do país e a guerra do Vietña, por tudo isso dá para imaginar o tanto de sofrimento de seu povo. Embora o livro seja bem triste, recomendo sua leitura firmemente principalmente para quem gosta de dramas históricos, literatura asiática e tramas familiares.

Jose 13/09/2023

Um livro sobre sofrimento e perdão
Esse é um livro que conta a história de sofrimentos e pequenas alegrias de uma família em meio ao caos das guerras no Vietnã. Com personagens incríveis, muito bem construídos, uma pesquisa incrível sobre o ocorrido na guerra, com muitas tristezas e quase nenhuma reviravolta.

Super recomendo esse livro, vale a pena cada palavra lida.

Andrea170 20/09/2023

Leve e profundo
?Se eu tivesse um desejo, não iria querer nada extravagante, apenas um dia normal, em que todos pudéssemos estar juntos como uma família, um dia em que poderíamos apenas cozinhar, comer, conversar e rir. Imaginei quantas pessoas ao redor do mundo estavam tendo um dia normal e não sabiam como isso era sagrado e especial.?

Luiza 15/09/2023

As montanhas cantam
Eu poderia fazer um resumo deste livro, mas algumas partes são mais sensacionais que um simples resumo:

?O mundo só estará em paz se todos largarem as armas?.

?Agora sei que o amor verdadeiro é raro e, uma vez que o encontramos, não podemos deixá-lo ir embora?.

?De alguma forma, tinha certeza de que, se as pessoas estivessem dispostas a ler umas às outras e ver a luz de outras culturas, não haveria guerras?.

?As vidas humanas era curtas e frágeis. O tempo e as doenças nos consumiam, como chamas queimando esses pedaços de madeira. Mas não importa quanto tempo vivêssemos, pouco ou muito. Importava mais quanta luz conseguíamos lançar sobre aqueles que amamos e quantas pessoas tocamos com compaixão?.

May 16/09/2023

"Filha, você é o sangue quente em meu coração "
Se tornou um dos meus livros favoritos.
Avassalador, triste e esperançoso, a força da esperança de uma avó em reunir a sua familia e a inocência de uma criança/adolescente sobre os horrores da guerra.
Terminei muito emocionada e pronta pra pesquisar mais sobre o Vietnã.
Livro incrível, agradeço a Tag por nos apresentar.

Kah Diniz 17/09/2023

Pra quem gosta de livro ?de época?, super recomendo. História triste e comovente sobre as lutas do povo vietnamita.

vicdliz 18/09/2023

É uma história muito interessante, forte e emocionante! Baseada em fatos reais, algumas coisas na escrita me incomodaram um pouco, em alguns momentos achei um pouco enrolado, mas foi uma leitura boa, pude absorver coisas muito intrigantes e essenciais!

agostiniaziul 19/09/2023

Um livro sobre perseverança e perdão
Eu demorei um pouco para engajar na leitura, mas assim que comecei a me sentir tocada pelo livro, não consegui parar de ler. Termino minha leitura chorando bastante, bem emocionada.

Esse livro apareceu para mim em um bom momento, me fez refletir muito sobre a perseverança, a vontade de viver e a capacidade de suportar o insuportável e fazer muito do nada.

Não romantizo o sofrimento vivido de forma alguma, a guerra é um absurdo injustificável, mas ler como essa família se reestruturou e se reinventou, se apegando a esperança porque essa era a única opção, mexeu muito comigo.

Foi uma leitura intensa e que com certeza ficará na minha memória.

Renata @paraquemgostadelivros 19/09/2023

O livro conta a história de uma família que sofreu com as guerras e conflitos no Vietnã. A história vai sendo contada por uma jovem que vê seus pais e tios indo lutar na guerra e por sua avó, que vai contando tudo o que enfrentou em épocas passadas com os conflitos internos, desde a perda de familiares até a separação dos filhos.