Quarentano II

Quarentano II Roque Valente

Resenhas - Quarentano II

Marcos Nandi 05/02/2024

Introdução: É o segundo volume. Achei melhor (BEM melhor, mas ainda assim não gostei tanto) que o primeiro que achei péssimo. As ilustrações são bonitas. Fiz uma resenha sem spoiler de cada conto e dei uma nota.

1. Medo: Esse conto eu gostei. ATÉ QUE ENFIM UM CONTO REALMENTE BOM. Um conto sobre a paranóia que o medo nos dá. O medo faz isso, nos cega, nos faz não entender direito a situação. Temos um motorista de aplicativo que está com dívidas e uma moça que sai perturbada de uma balada. Um com medo de ser assaltado pela passageira, a outra com medo de ser abusada pelo motorista.
Quase (eu disse quase) em fluxo de consciência.
Nota:5/5

2. Comi um Lâmen: É um conto bem curto. E se passa no futuro, num pós guerra, onde falta tudo menos miojo. É legal por ser um conto com temática esquisita.
Nota:2/5

3. Por quê: Os diálogos ainda são o ponto fraco do autor. Mas nessa coletânea tem melhorado um pouco. Aqui temos um Rio de Janeiro sob ataque (não fica claro de quem) e nesse caos, dois desconhecidos (aparentemente os únicos sobreviventes), debatem o que fazer. E beber uma cerveja enquanto tudo acaba é uma das possibilidades.
Nota: 3/5

4. Segredos: Um ancião machucado é atendido por um jovem. Esse senhor era um sacerdote de uma religião esquecida e que na época, era isolada. Achei chato...
Nota 0/5

5. Nossa pele: É um conto que não sei se é conto. Não tem grande enredo. É uma pessoa tatuando em sua pele, determinada situação que lembrará do seu amado. Mas eu gostei.
Nota: 3/5

6. Ninguém em casa: É uma história bem clichê de uma especialista que vai a um planeta desabitado e tenta entender os porquês disso.
Nota: 2/5

7. Trama perfeita: É um conto com bastante metalinguagem. A Premissa é interessante, mas fica chato. A história de um autor que dá vida a um personagem protagonista. Dei essa nota apenas e tão somente por causa da criatividade, apesar de mal desenvolvido.
Nota:1.5/5

8. Psilocibina: O moço tem sérios problemas com diálogos. Neste conto, é extremamente expositivo e é assim que ficamos sabendo que temos um terço da população em sono profundo por causa de uma meningite causada por um fungo. O legal da história é que temos a visão do próprio fungo, mas o conto é chato e achei confuso e técnico demais.
Nota: 0/5

9. Insignificantes: Mais um conto apocalíptico. Aqui a terra acabou e temos um personagem transformado em humano. Não curto muito este tipo de conto,pois sempre há uma lição de moral bem rasa e óbvia em relação a maldade do ser humano. Dei essa nota, pois gostei de quem "destruiu" a terra.
Nota:1/5

10. Espelhos: Não entendi esse conto. É uma história de término? (tem melhores). É uma história de feminicídio?(tem melhores). Não é uma história complexa, só mal escrita.
Nota:0/5

Roberto.Cassano 05/11/2023

Excelentes histórias
Segundo volume da coleção de contos de Roque Valente, Quarentano II traz um contista de texto afiado, que aponta para direções diversas, incluindo ficção científica. Os textos são curtos, precisos. Roque escreve bem pra caramba. Vou destacar aqui alguns dos contos, como "Medo", que segue um motorista de Uber e os efeitos do nosso pavor uns dos outros. Me lembrou outra ótima história de motoristas de aplicativo, "Seis estrelas", de Thiago Ambrósio Lage, publicado ano passado na Escambanáutica. "Por quê" é uma história apocalíptica, assim como "Ninguém em casa". Esta é outra preciosidade gratuita para assinantes Kindle Unlimited.

site: https://cassano.com.br/2023/10/02/vai-um-conto-ai-dicas-de-leitura/