Guia para Lésbicas na Escola Católica

Guia para Lésbicas na Escola Católica Sonora Reyes

Resenhas - Guia para Lésbicas na Escola Católica

Let 13/01/2024

Um guia de sobrevivência para lésbicas no armário
Eu amei o formato desse livro justamente por ter essa pegada de diário/guia de sobrevivência, o que dá um toque bem mais humorístico e divertido pra história. Cada nome de capítulo é uma dica de sobrevivência da protagonista e isso se mistura muito bem ao romance que é desenvolvido ao longo das páginas. Um romance BEEM slow burn, já que a Yami não quer sair do armário de forma alguma no novo colégio católico que ela estuda, por causa de traumas do passado. Mas é claro que se aproximar e se apaixonar pela única outra garota lésbica da escola complica demais as coisas!

Eu gostei muito dos personagens e de como eles foram desenvolvidos, principalmente o irmão da Yami. É um livro que aborda muitos temas importantes como identidade (já que a Yami é mexicana e lésbica), imigração, suicidi0, depressa0, saída do armário e etc. Então sim, o romance é trabalhado junto com outros tópicos que dão mais profundidade pra história. E eu adorei como o casal foi trabalhado.

Mas eu também achei que o livro tem alguns defeitos de desenvolvimento. A Yami passa 80% do livro morrendo de medo de sair do armário, mesmo com a Bo deixando claro que é de confiança, e o romance só se arrasta por causa disso. E ai a autora deixa pra juntar o casal literalmente no final do livro, o que eu não curti. Ficou corrido demais. Sem contar que eu achei que alguns desfechos sobre a sexualidade e aceitação dela foram muito utópicos. Isso aconteceria na vida real? Provavelmente não.

Então eu tive mais dificuldade de abraçar o final do livro. Mas, ainda assim, foi uma leitura incrível! Recomendo demais! Principalmente se você é uma lésbica no armário que estuda em colégio religioso.

Kelly.Yoshimura 15/12/2023

Engraçado, descontraído e importante
Amei fazer essa leitura, foi muito descontraído, engraçado, dei muitas risadas. Ao mesmo tempo aborda questões muito importantes.
A personagem principal e seu irmão são de família de mexicanos e já nos mostra como são tratados com preconceito em uma escola com maior parte de pessoas brancas. Aborda assuntos tbm de depressão, e nos ensina muito. É muito legal ler um livro que fala sobre o tempo de cada um querer se assumir quanto a sua sexualidade.

Alessa 26/10/2023

Eu gostaria de ter tido a oportunidade de ler algo assim quando era mais jovem. No entanto, à medida que o tempo avança e se transforma, ler essa história hoje consegue abraçar os momentos passados da minha vida. Ela nos diz, nessa máquina do tempo que é a memória, que não há problema algum em se apaixonar. Todos nós temos o direito de vivenciar os nossos amores e desencontros do tamanho que eles se apresentam, sem que as opressões os tornem maiores do que são, sem o constante medo de errar ou se sentir culpado por isso. Esse livro é extremamente importante e complexo, recomendo demais e gostaria da visibilidade que ele merece. Leiam.

Adriane Beatriz 29/12/2023

Terminando esse livro com depressão.
ai como eu queria ter uma namoradinha pra ser 🤬 #$%!& igual Yami e Bo ????
eu amei

Malu_Cabral 29/12/2023

In lak'ech !
É um livro fantástico, uma verdadeira caixinha de surpresas.
Adorei a escrita da autora e como ela abordou alguns temas também, é bom ler os avisos de gatilhos antes de começar a leitura e só ler se realmente estiver psicologicamente bem para tais assuntos.
Achei super divertido e me conectei muito com a protagonista que é a Yamilet, me vi em diversos posicionamentos e situações que ela presencia ao longo do livro e como é ainda sobre a história de autodescoberta que a Yami tem e como ela lida com isso!
Chorei bastante mas não por ser um livro triste, e sim como da pra se identificar com situações do dia a dia que são recorrentes e não temos tempo o suficiente para absorver certas coisas.
Um livro que eu super recomendo e que acho muito bom para meninas que estão descobrindo sua orientação sexual agora principalmente nessa faixa etária juvenil.

Liv 26/03/2024

Eu gostei muito desse livro, a leitura fluiu bastante e eu consegui me simpatizar muito com a personagem principal. Eu gostei do romance, apesar de não ser o mais desenvolvido mas, convenhamos, muitos não são mesmo. E eu gostei muito de como ê autorie lida com alguns assuntos.

jujuwithbooks0 11/04/2024

In lak'ech
A principal fala do livro é sobre sermos iguais e foi assim que eu me senti com essa leitura.

Em "Guia para Lésbicas na Escola Católica" somos apresentados a uma jovem lésbica que tem a difícil missão de esconder sua sexualidade na nova escola catolicissíma que está prestes a começar.

Sei que já disse algumas vezes sobre alguns livros a frase "queria ter lido isso mais nova" mas esse aqui se encaixa perfeitamente com muitos dos desafios que um jovem LGBT pode enfrentar quando descobre esse detalhe na adolescência e que molda o restante da nossa vida.

Desde dramas familiares à amores me vi muito na jornada da Yami de aceitar as peculiaridades e desafios que vem junto de uma vida fora da norma que ser lésbica proporciona pra gente. Ao mesmo tempo que me vi na personagem principal, o irmão dela (Cesar) e o interesse romântico (Bo) também foram muito importantes nesse processo de construção da narrativa porque eu via muito das minhas vivências e de amigos muito próximos nesses personagens.

Além de tratar com muita sensibilidade a sexualidade, a imigração e saúde mental também são temas que foram muito bem representados ao longo da narrativa. Meu único porém em relação a história foi o final, achei que ficou um pouco corrido e os processos pra mim foram meio atropelados, entendo que é uma obra fictícia, mas em realidade essas pequenas etapas de aceitação levam muito mais tempo.

O processo de compensação por ser diferente do esperado, a angústia de viver com esse segredo, aceitar essa parte de si, a preocupação de viver em um chão completamente inseguro, saber quando contar e como lidar com as reações de outras pessoas sobre esse detalhe que vai conviver com a gente com o potencial de nos levar pra frente ou se tornar uma grande dor.

Enfim, tá tudo aqui e foi tudo muito bem apresentado, me apaixonei pelos personagens e principalmente a Bo que se tornou minha personagem preferida. Recomendo demais, em especial pra quem ainda tá vivendo esse processo.

Lorena 21/01/2024

Tú eres mi otro yo
"Confesso todas as coisas que me fazem sentir culpada. Mas gostar de garotas? Acho que posso fazer as pazes com essa parte de mim."

Não tem como começar essa resenha sem citar essa frase que me marcou tanto. Esse livro não é só para as lésbicas, obviamente, mas você sendo uma lésbica que se escondeu a vida toda vai se identificar como nunca em uma leitura.

Yamilet é uma adolescente lésbica que tem um grande complexo com a sua sexualidade, como qualquer outro adolescente que cresceu em um lar extremamente religioso. E o fato de ir estudar em uma escola católica não ajuda em nada.

O estilo da leitura é realmente um guia, com os títulos dos capítulos sendo mandamentos e eu achei isso muito incrível. Realmente tem uma pegada mais descontraída e permite com que o leitor se conecte mais com a protagonista.

Não posso deixar de citar os personagens secundários, que foram tão bem escritos e desenvolvidos como puderam ser.

A relação de Yamilet com a família também é muito bem escrita e desenvolvida. Gosto muito do fato de Yamilet sempre ver o seu pai como seu herói por ele estar longe há tanto tempo e ser o "carinha legal", enquanto sua mãe sofre com um emprego infernal para bancar a casa sozinha já que o pai era um inútil. Mas tudo muda no final, e eu simplesmente não pude conter as lágrimas ao me ver nesse cenário com a minha própria família.

Esse livro foi um grande tapa na cara para mim. Não teve nenhuma situação que eu não tenha me identificado, exatamente pelo fato de eu também ter sido uma adolescente lésbica no armário. Crescer e olhar tudo isso numa perspectiva diferente e mesmo assim tão igual chega a ser emocionante. Queria que todas as adolescentes que amam meninas pudessem ler isso e se sentirem amadas, e não como se estivessem erradas.

Sthe 25/11/2023

Casal fofinho + misturas étnicas + sarcasmo e família homofóbica!
Amei do início ao fim, a escrita é viciante e divertida, os personagens muito desenvolvidos e eu amei o grupinho de amigos.
É pesado também... Tem várias cenas preconceituosas, mas é bom saber que no fim dá tudo certo.
É ótimo pra quem não aceita, pois se sente incentivado pela coragem de Yumi

tatipimen 26/12/2023

Sessão da tarde, mas gostei
O livro eh sobre a perspectiva de uma adolescente, então eh aquilo né? O que torna mais interessante eh que eh uma adolescente com obrigações de adultas. O livro tem alguns plots interessantes e trata de temas bem sérios. Uma linguagem bem descontraída, mas eh isso? adolescente.

Apesar disso gostei de ler.

SgroiAna 23/01/2024

Fofo
Essa história é uma gracinha. Yami é uma personagem cheia de carisma e que está passando por um momento complicado na vida de todo adolescente queer: se aceitar. Essa história envolve diversos dilemas e questões que, as vezes, não foram muito bem aprofundados. Eu adorei o romance, por mais que seja um super slow burn, e o relacionamento entre a Yami e o Cesar. Foi um história divertida e triste ao mesmo tempo. Só achei que o final foi muito corrido..

thif2 09/04/2024

Si te amo y respeto, me amo y respeto yo :)
Gostei do livro, mas foi um pouco lento pra mim. curti a trajetória da yami, a maneira como ela foi se permitindo a ser como é e a coragem que teve pra isso. gostei também da maneira sútil que foram tratados assuntos importantes. o único problema é que a história não me prendeu muito, e apesar de tudo, achei a reação final da mãe dela muito inesperada e irreal, gostaria que tivesse acontecido de forma gradual e não do nada, como um estalo. o romance é bem slow burn e bonitinho, dá vontade de viver ?

bruna1265 01/03/2024

Guia para lésbicas num colégio católico
Meu deus, por onde começar? eu adorei a fluidez da escrita da autora e a facilidade de transmitir emoções por ela. adorei o trajeto da yami ao longo do livre ate se aceitar completamente e se sentir corajosa. todos nós queremos um pouco da coragem dela.
fiquei de coração quente no final
amo quando os livros me fazem rir ao mesmo tempo que me fazem chorar e este é um deles
recomendo muito.

Sophi 17/03/2024

Lindo demaia
Cara eu nunca chorei lendo um livro mas esse fez meu olho encher de lágrimas, nossa juro muito viciante pqp que livro bom

Kamille.Sinestri 07/01/2024

Alugou um triplex na minha cabeça
Esse livro é maravilhoso, aborda tantos assuntos importantes de uma forma tão precisa. Questões de homofobia e td q pode acontecer por causa dela, além da questão racial, já q Yami e seu irmão são os poucos não brancos da escola Católica.

A narrativa do livro é td em primeira pessoa oq me fez sentir na pele oq a yami sentia, ent eu chorei e ri em mts momentos KKKKKKKKKK