Descolonizando afetos

Resenhas - Descolonizando afetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bevivendo 21/02/2024

Escrita potente e maravilhosa
Acompanho a Geni há alguns anos pelas redes sociais e já amava seus textos. Porém, o livro, minha gente!

Sobre descolonização, não monogamia, amor, concomitância, interdependência, e muitos outros temas que são muito bem interligados.

Os capítulos são curtos e muito bem costurados um no outro, a autora intercala escrita mais teórica com poesia, é um livro muito gostoso de ler.

Recomendo a todas as pessoas, seja alguém que já está familiarizado com os temas propostos ou não. Sacode e aquece o coração/corpo e nos impulsiona às mudanças e a continuar caminhando.
Maxmilliano.Reis 25/02/2024minha estante
Muito boa sua resenha ??

whatsmaryreading 21/02/2024

Único livro que me fez chorar
Uma das leituras mais difíceis até agora. Não por sua escrita, e sim pela sua potência. Até então, o único livro que me fez chorar por, tristemente, me identificar com tantas falas impositivas, restritivas e por tentar exercer a posse sobre o que não detém de um dono.

Mergulhei em perspectivas antes jamais sequer cogitadas e ainda é difícil falar sobre a revolução que esse livro causa em quem lê.

Recomendo a leitura para todos que querem "descolonizar" os seus afetos e expandir suas perspectivas sobre amar.
Maxmilliano.Reis 25/02/2024minha estante
Que forte seu depoimento. E que bom, que ele te ajudou a ultrapassar velhas amarras ??

Aline 05/11/2023

Um abraço de livro.
Neste seu primeiro livro Geni sugere reflexões necessárias sobre essa monogamia cristã e sugere a descolonização dos afetos, pela artesania e pelo reflorestamento e de forma coletiva. Um exercício de desconstruir arquétipos para trilhar novas formas de amar e de conviver em grupo. É dado que não vivemos sós e que precisamos do(s) outro(s) para criar conexões, memórias, repertório. Após uma introdução histórica minuciosa e bem didática, Geni propõe que a gente entenda as estruturas por outras lentes e possa, quem sabe, debater e construir uma nova forma de nos amarmos, sem utopia, entendendo e debatendo as inúmeras dificuldades, mas com esperança e muito respeito por nossos corpos e nossos desejos. Muito humilde e profundamente sábia, ela dá as mãos pro leitor. Obrigada, Geni! Espero que está obra "fure bolhas" e chegue nas mãos de muita gente. Você é necessária. ?

Ludmilla 11/11/2023

Lendo esse livro percebi o quanto nossa percepção acerca de certos conceitos, como a não monogamia, é deturpada. Muitas vezes rejeitamos as ideias por pura e simples ignorância. Buscar novas formas de construir/cultivar/validar nossos afetos pode nos ajudar a viver com mais concretude, saúde mental e aprendizados.

Barbosa Junior 27/11/2023

Maravilhoso, simples, humano, tocante, ou seja: Geni
Me abstenho de avaliar por completo o livro, porque amor não se explica. Só digo que se fosse apenas pelos poemas, a leitura já valia a pena.

Ana Tambara 02/12/2023

Acolhimento pela palavra
"... uma pessoa ser não monogâmica significa simplesmente que ela não terceiriza decisões sobre seu próprio corpo, de maneira que ela pode usar sua liberdade de escola inclusive para não se relacionar sexualmente com ninguém."

Fiquei bastante feliz lendo o livro da Geni, com uma escrita simples, ela conseguiu explicar muito bem os dilemas básicos da nm e a construção da monogamia. Fiquei bastante reflexiva. Um ponto que não gostei, mas nada diz do conteúdo, é a repetição, de que ela voltaria a falar daquele tópico em outro momento, acho que não precisaria disso. Mas é um baita livro, recomendo.

Guilherme.Eisfeld 15/12/2023

Questionamentos importantes sobre as formas de amar
Nomadismo emocional. Este é um dos termos e das práticas apresentadas pela Geni Nuñez, para mostrar algo que acompanha seu povo há centenas, milhares de anos. A monogamia como a dicotomia do bem e do mal, do único, do exclusivo, pregado como uma redenção, mas que condena o diferente. O livro trouxe vários questionamentos e reflexões sobre as diversas formas de amar.

Nat Campos 20/12/2023

Leitura leve
Adorei! Geni escreve de forma leve e introdutória sobre como o processo de colonização e catequização dos povos nativos importou a perspectiva monogâmica às relações e formato de família. Em outra parte do livro descreve mitos e sobre desafios na não monogamia. Leitura rápida e poderosa, que me abriu a cabeça sobre várias questões. Recomendo!

Anna.Beatriz 21/12/2023

Desfez muitas pré-concepções minhas em relação a discussão
Sou apaixonada pela escrita e leveza de Geni, conhecia ela por seus escritos tão lindos online e agora finalmente tive a oportunidade de ler seu livro. Foi lindo e extremamente esclarecedor pra mim, e muitas pré-concepções erradas que eu tinha do que seria cultivar o afeto fora dessa estrutura da monogamia.
Entender essa estrutura para além de uma perspectiva de comportamento individual, mas como algo estrutural, colonial e que vêm carregado de tantas violências, principalmente para as mulheres, me chocou muito. Acordou em mim um desconforto anestesiado.
Sou muito grata por esse livro ter me encontrado.

Cecí 22/12/2023

Pra pensar o brilho e a potência da impermanência
"Aliás, é justamente por isso tudo que estamos falando de vida, de movimento. As flores de plástico podem não mudar de gosto, de cor e de cheiro, mas não são vivas; a gente sim."

Danielle Bambace 25/12/2023

Caminhos possíveis
Um livro repleto de informações essenciais para quem deseja pensar ou viver a não-monogamia em sua plenitude. São situações práticas e reflexivas sobre como é possível reconstruir as relações a partir de uma visão descolonizadora e plural.

Hort 24/06/2024

Geni traz para a discussão dois conceitos que são distorcidos quando se trata do senso comum: poliamor e não monogamia!
Ler esse livro me fez refletir sobre as relações amorosas que venho constituindo ao longo da vida.. Não ter uma relação padrão como centro da própria vida me traz a sensação de liberdade? E é basicamente sobre isso que esse livro se trata! Só leiam!

anaju 26/12/2023

Esse livro é maravilhoso, abriu minha cabeça para diversas coisas.

É um soco no estômago muitas vezes, mas necessário demais.
É difícil ver e admitir que sua visão sobre algumas coisas estava errada, é difícil a mudança, mas extremamente necessária.

Todo mundo deveria ler esse livro.

Martony.Demes 29/12/2023

Esse livro vai transformar você e sua mente acerca de poliamor, múltiplas emoções, amores e afetos compartilhados.

Com uma linguagem bem simples e direta, a autora nos mostra várias vertentes da sociedade preconceituosa e retrógrada e como ela se mantém assim.

Por mais que você não seja adepto desses conceitos, você mudará sua opinião e passará a entender melhor tudo isso!

Mergulhe nesse livro!

Caio790 30/12/2023

Ampliando a discussão anti mono/hetero/colonial Geni dialoga sabiamente com nosso imaginário para (re)pensar relações para além da norma, pontos históricos na perspectiva originária nos permite reconhecer o quanto a monogamina não é sinonimo e nem garantias de afeto. PS: O primeiro e último capítulo foram sensacionais.
Uma das melhores leituras de 2023.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6