Onde vivem as monstras

Onde vivem as monstras Aoko Matsuda

Resenhas - Onde vivem as monstras

Pedro 20/02/2024

Um universo interessante de se adentrar
Logo após o primeiro conto, percebi que a expectativa que tinha para o conteúdo do livro estava totalmente equivocada. Entretanto, foi para melhor. A maneira como a coletânea trata cada história de forma individual, mas consegue pintar todo um novo universo em que cada conto contribui com uma nova cor para a obra final, faz com que a experiência tenha sido extremamente prazerosa.

Após a leitura dos contos, é apresentado um novo capítulo com todos os folclores, rakugos e kabukis que inspiraram as histórias do livro. Ver estas origens e perceber como a autora se baseou em clássicos japoneses para retratar questões que afligem a sociedade como um todo, mas principalmente as mulheres, faz com que esta coletânea ganhe um brilho ainda maior aos meus olhos.

Em suma, este livro foi uma grata surpresa que me apresentou um universo que gostei de explorar.

iammoremylrds 16/05/2024

Uma obra bem interessante, trazendo diversos contos sob um viés bem feminista, ressignificando a figura da mulher perante a sociedade, trazendo versões mais modernas do folclore, falando bastante das consequências do patriarcado!

Gabriela 08/01/2024

Eu fiquei apaixonada pelo livro! É super divertido de ler, soltei boas risadas ao mesmo tempo que fiquei emocionada, de ver alguns contos de uma perspectiva bem feminista. Achei bem legal os contos serem inspirados em folclore japonês! Muito diferente de tudo que já li. Os personagens fantasmas viram uns queridos, e é uma surpresa revê-los de um conto pra outro. Deu dó de terminar o livro, já quero lê-lo novamente.

Manu 08/01/2024

Eu recomendaria que você não pesquisasse nada sobre o livro antes de lê-lo.
Dei ?????????? pq amei o fato de ser zero previsível, de - apesar dos contos serem breves - não deixam o sentimento de incompletude, amei também o fato de que as histórias meio que se complementam.

Nossa, amei muito! Vale demais a leitura! Fiquei tão imersa que li em menos de 24h!
Meire 17/02/2024minha estante
Opa! Parece interessante! Até marquei o nome do livro aqui na minha listinha!

Valcomlivros 23/04/2024

Surpreendeu
Demorei para ler mais por minha culpa do que por culpa do livro em si.

O livro aborda lendas voltadas para a pegada feminista japonesa. Conta com humor e boas críticas sem perder a boa ambientação e os bons diálogos que nos fazem refletir.

O livro é curtinho e é ótimo para quem procura uma leitura diferente mas muito proveitosa.

domi_slender 23/05/2024

Leitura leve
É um livro bom para passar o tempo, ainda mais se não quer dedicar muitas horas na leitura por dia, já que com contos curtos podemos ler alguns em uns 10 min.
Também é um ótimo livro para se conhecer melhor a cultura japonesa e as variações das histórias míticas.

Gabi1509 22/01/2024

VIVA AS MONSTRAS
Eu simplesmente amei. Um livro de contos sobre lendas, assombrações e encostos japoneses numa perspectiva feminista. Tem como não gostar?

Melhores contos: Hina-Chan: sobre uma mulher que encontra um crânio num lago, leva pra casa e toda noite a dona do crânio aparece e elas se tornam namoradas

Zelotipia: uma aparente briga de casal com direito a destruição da casa toda por culpa do ciúme.

Do Que Ela é Capaz: uma fantasma que faz serviço de babá sem ao menos ser solicitada. Uma querida.

Se Divertindo: a esposa, o marido e a esposa do marido. É sobre isso.

rain 28/04/2024

Onde vivem as monstras
O livro pode ser um pouco confuso pra quem não está ainda acostumado com a literatura da ásia no seu geral, porém as histórias são bem conectadas e ao final tem uma explicação de cada conto. O que achei ruim foi infelizmente o livro físico ter o miolo muito duro e eu tinha que forçar ele pra ler sem o livro fechar.

Alinde 20/04/2024

O livro é composto por contos que mesclam folclore japonês com cotidiano contemporâneo. Alguns personagens se repetem, fazendo uma costura entre os contos bem leve mas também bem presente.
O ponto negativo é que em alguns momentos as críticas são explicadas ao leitor, deixando alguns trechos mais panfletos do que literatura. Mas não compromete a qualidade da obra em geral, seria uma a reler daqui a uns anos.
E a edição brasileira tem um anexo bem interessante: resumos dos contos do folclore japonês que inspiraram o livro.

Bruna Rafaela 13/02/2024

Não é meu estilo de leitura
Terceira leitura de fevereiro concluída! Achei peculiar, mas muito maçante! Talvez não seja meu estilo de leitura, ou só não estava no momento adequado para esse livro, mas não gostei!

ellentavaresp_ 29/03/2024

Amei, conjunto de tudo que gosto e estava procurando: folclore japonês, contos, leitura leve mas com mensagem

Thami 24/03/2024

Excelente oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e folclore japonês que é riquíssimo. As histórias são escritas com leveza ainda que os temas sejam por diversas vezes pesados.

Lai ( : 11/03/2024

"Onde Vivem as Monstras", da autora Aoko Maisuda, é um conjunto de contos encantador que nos leva a uma jornada através dos recantos mágicos da imaginação. As páginas são portais que se abrem para um mundo onde a curiosidade e a ternura são as forças que guiam. Com uma prosa leve, Matsuda cria um universo onde as monstras se tornam amigas (às vezes até mais que isso).

Lara 01/02/2024

Sensacional e quentinho no coração
Excelente coletânea de contos. todos usam de pano de fundo alguma lenda da cultura japonesa, mas não chegam a ser releituras. adorei que muitos deles se passam no mesmo universo e até combinam personagens, deixa o texto leve e um enredo curioso. meus contos preferidos foram ?a pessoa amada? e ?o que arde é o coração?.