Colapso

Colapso Roberto Denser

Resenhas - Colapso

Lu Oliveira 30/03/2024

Do que você seria capaz na luta por sobrevivência?

Em um Brasil pós-apocalíptico, em que a vida se tornou cada vez mais escassa e distorcida, pode significar a diferença entre ser considerado "amigo ou comida".

Colapso foi uma experiência de leitura SENSACIONAL, que me causou de pesadelo a enjoo, e um riso nervoso no final.

A escrita do Roberto Denser é muito fluida, visual, imersiva... ressaltando o tanto de reflexão social que as narrativas de Terror Nacional carregam (o que tem muito me agradado em narrativas do gênero).

Apesar de ter sofrido a cada violência, terminei a leitura apegada àquele mundo.
Como é que pode?

Colapsei e recomendo!

Claudia Cordeiro 09/05/2024

Que pena que acabou
Escrita ágil, fluida, envolvente. Violento? Sim, mas como diz o próprio autor no Posfácio, olha à nossa volta, qta violência e nem estamos nas circunstâncias trágicas ambientais que este livro descreve! Mto boa a imaginação do autor criando esta distopia. Personagens que ficarão na memória mto tempo depois que a leitura acabar. Nota 5!

ana :) 19/05/2024

Gente. ?
Um EXCELENTE livro mas definitivamente é pra quem tem estômago forte. Muitas cenas de violência (de todos os tipos), porém, ambientadas em um cenário apocalíptico, são assustadoramente realistas. Um chamado para o futuro e um livro que nos questiona enquanto humanidade.

? esse livro pode te deixar meio lelé da cuca.

Amandinha 29/05/2024

Prometeu muito, entregou pouquissimo no final
E um livro de horror, em que se trata de temas MUITO sensíveis, até para aqueles que têm estômago forte como eu, precisa parar para respirar e digerir os acontecimentos.
A história é boa, a escrita fluida e detalhada, entrega as informações de forma clara e concisa.
Porém, as perguntas exploradas durante a história não são respondidas no final.

O que foi o marco zero? Muitas ideias misturadas mas nada coerente.
Como realmente está o Amazonas?

Li saboroso cadaver e lá tem explicações mais coerentes em um livro com 1/5 do tamanho.
Fora que o livro não tem um final, parece que o escrito cansou de escrever e encerrou o livro.

Quero respostas.

Sei lá, li avaliações boas, o livro é da darkside, distopia nacional, de horror, tudo parecia comprometer de forma fantástica para o livro ser 5 estrelas e favoritado, mas infelizmente não saiu como o esperado.
Uma pena.

Ana Elsa 11/02/2024

Distopia chocante
Gostei do livro, apesar de tudo. A história é pesada, grotesca e precisa de estômago forte pra ler. O autor escreve muito bem, construindo pequenas histórias que irão convergir no final. Com o pensamento sempre perpetuando a nossa mente: o que ocasionou tudo isso?

Daniel1145 05/01/2024

Brutal
Uma distopia para quem tem estômago. Violência em todos os sentidos da palavra, para mostrar se em um possível futuro do nosso planeta, existirá ainda alguma coisa para nós definir como humanos.
Difícil achar certos e errados em um mundo onde todo senso de moralidade desapareceu e somente sobrevive quem for mais rápido. Exatamente por isso que o leitor somente começa a se afeiçoar por algum lado da história somente no final, pois todos realizam algo desumano em algum momento.
Leitura para quem tem estômago.

Priscilla154 29/05/2024

Visceral, Indigesto mas totalmente capaz de se tornar real.
Colapso mexe com sua cabeça, seu moralismo, brinca com seu humor e noção, certo? Errado? Justificável?
O livro te apresenta a vários grupos de pessoas e aprofunda mais a história de alguns e também de outros indivíduos.
Uma distopia maravilhosa, escrita por um autor brasileiro que não deixa a desejar em nada.
Eu amei cada capítulo.
Os capítulos são curtos, o que torna a leitura fluida.
Terminei o livro aos prantos com o posfácio.

Mari 15/06/2024

Creio que Colapso abrirá portas para a ficção brasileira! Quando o peguei na Livraria, sem ler o nome do autor, não percebi ser um livro brasileiro. Folheando as páginas, ao ver os nomes dos personagens e locais, me enchi de orgulho. Um livro brasileiro, atual, em uma editora enorme, produzido de forma linda, que chama a atenção e numa das principais prateleiras da livraria!

Colapso trabalha o pior e o melhor de seus personagens, mostrando a verdadeira natureza humana em toda sua possibilidade de horror e beleza, nos fazendo, aos poucos, ama-los, odiá-los e ter sentimentos conflitantes. Roberto, o autor, constrói personagens complexos e multifacedados como Diana, nos fazendo entender sua história e suas atitudes, mas com um misto de emoções, sem saber se a defendemos ou não. A construção do mundo é natural: Aos poucos vamos compreendendo onde estamos, o que aconteceu e o estado atual do Brasil.

É um livro incrível que deveria estar na lista de leitura de todo brasileiro.