Torto Arado

Torto Arado Itamar Viera Junior

Resenhas - Torto Arado

Jennifer 06/05/2024

Torto arado
Achei um livro com muita representatividade, e com assuntos bem importantes. A vida das irmãs desde novas acontece várias coisas que chocam, que nos ensinam e nos mostram muito como os "antigos" viviam, e como os nossos ancestrais viviam e sofreram.
Um livro muito importante e cheio de representação dos povos negros.

naluzete 21/04/2024

Eu demorei muito tempo pra terminar, mas acho que foi o ponto mais positivo da leitura.

A breve descrição que eu tinha sobre esse livro era que ele contava sobre duas irmãs que passaram por uma situação catastrófica na infância e acabaram "se tornando uma só". Mas esse livro vai TÃO MAIS ALÉM que isso.

Ele fala, sim, sobre a relação entre irmãs de Bibiana e Belonísia depois do incidente da faca, mas esse livro entra em assuntos que, por mais que o livro se passa há anos atrás, são bastante atuais.

Toda a construção ambiental e do enredo é uma coisa muito histórica (não sei outra expressão melhor pra usar), que eu imagino que tenha REALMENTE acontecido, mesmo que a história não tenha sido baseada em fatos reais.

Todo o enredo envolve muito a questão de pertencimento de um local, sobre o pós escravidão e como as pessoas foram simplesmente abandonadas sem suporte, sobre a presença da religiosidade nas comunidades quilombolas e outros assuntos como violência doméstica, pessoas que moravam nas fazendas e tinham que trabalhar pros donos, mas sem poderem ser donos de uma porção de terra ou até mesmo de ter uma moradia digna.

Simplesmente perfeito.

Eriii_Souza 14/04/2024

Livro com discurso muito forte
Na história das pessoas negras que sobreviveram sob o calor escaldante do sol, da terra seca e descendentes de escravos, a narrativa nos apresenta a religião, a fé, o condicionamento dos mais velhos no não confronto, na busca dos direitos do seu povo, nas tentativas de difamação, nos assassinatos a queima roupa, a fome, a injustiça, a negação a uma moradia digna e tantas outras ilegalidades, desrespeitos e desigualdades.

Sem nenhum favor, ler esse livro é necessário demais para negar-se a essa leitura.

Tai :P 29/03/2024

Que livro é esse?
Acredito que todos devem ler esse livro, essa narrativa te prende do início ao fim. Os personagens vivem conosco ? semelhanças. Ao ler a obra, choramos, nos arrepiamos e sentimos também vontade de entrar no livro e cuidar de alguns personagens. Belíssimas histórias que tocam nossa alma e abre os nossos olhos.

Karol com kah 24/03/2024

Emocionante
Ostumo evitar a maioria das coisas que são hypadas para não me decepcionar, porém este livro e o próprio Itamar, mereceram cada elogio que receberam. E ainda foi pouco.

Ao mesmo tempo que fico triste de não ter lido este livro antes, também fico extremamente feliz e emocionada por ter pego ele na Audible para escutar com a narração de Zezé Motta. Deixou a história ainda mais linda.

Mariana 23/02/2024

Esse livro me conquistou no primeiro capítulo, um mistério envolto numa faca pertencente a Donana, avó das meninas, um objeto que aprece recorrentemente na história até que é contada sua história.
Não tenho palavras prara esse livro, retratando a sociedade renegada, abandonada do pós abolição.

Nanda_li 27/01/2024

Entre idas e vindas
Comecei a leitura assim que a editora me enviou um exemplar do livro. Gostei logo de cara da narrativa mas, talvez por questões pessoais e momento de vida, comecei a achar a escrita enfadonha. Abandonei a leitura. O clube de leitura PROVOCA, escolheu esse livro para o início de 2024. Então, retornei a leitura. O início da retomada foi moroso e enfadonho, mas o enredo começou a trazer novos eventos e a leitura fluiu. Fiquei bem satisfeita por ter concluído a leitura. Jamais saberia o quanto o livro é bom se não fosse até o fim.