A Confissão de Agatha

A Confissão de Agatha Louisa May Alcott

Resenhas - A Confissão de Agatha

Dri 17/11/2023

Um conto bem curto da mesma autora de Mulherzinhas. Parece tratar de temas sobrenaturais, mas trata de assuntos bem realistas: ciúme, inveja, egoísmo, paixão. E aquela lição de moral característica das histórias da autora. Muito bem escrito, vale a leitura.

Paulo 26/12/2023

Às vezes não nos damos conta de o quanto o tom de uma história é importante para identificá-la. Se existe um tom leve na narrativa, geralmente a narrativa vai beirar para um romance ou algo mais bem humorado, isso se o autor não trocar o tom. Se for mais pesado, já sabemos que será uma história repleta de tragédias. É o velho conceito do teatro grego que dá origem à comédia e à tragédia. Desde o começo, Louisa May Alcott dá um tom meio sombrio e melancólico à história. Apesar de esta ser uma narrativa que tende a ser mais voltada para o romance de casamento. Contudo, esse tom diferente dado por Alcott vai se sobressair mais a partir da segunda metade da narrativa e levar o leitor para uma ação que não esperávamos que a personagem fizesse. Alcott nos traz uma personagem virtuosa que cede aos seus instintos sombrios e isso provoca a virada narrativa que vemos ao final. Mas, em nenhum momento o tom da história nos enganou. É só que ele fornece a identificação da mesma.

Agatha é apaixonada por Philip. Sendo uma garota desprivilegiada e sem recursos financeiros que ofereçam um casamento atraente, ela aposta na devoção de seus sentimentos para conquistar o amor daquele que preenche seu coração. A protagonista sabe que Philip é sua única esperança para uma vida feliz. Só que sua amiga Clara tem tudo o que ela não tem: dinheiro, casas, beleza. E Clara adora ser desejada pelos homens. Quando ela percebe que Philip está atraído por seus olhares indiscretos e sua atenção descompromissada, Clara passa a jogar seu charme para o homem da vida de Agatha. E lentamente Clara vai avançando em suas investidas até cativar, apenas por capricho, Philip. É então que se inicia um terrível jogo de sedução que vai partir em mil pedaços o coração da protagonista. E alguns sentimentos bem sombrios irão se apossar de seu coração. Será que Agatha cederá à tentação? Ou pode ela manter sua serenidade e sua virtude?

A narrativa de Alcott é bem voltada para esse jogo que acontece entre Clara e Agatha. Clara é favorecida por sua beleza e capacidade de conquistar os homens ao seu redor. Ela não se faz de rogada para usar de mentiras e fofocas para tirar Philip do alcance de Agatha. Quando o rapaz se afasta da casa de Agatha, Clara vai usar de estratégias bem sujas e ousadas para manter a atenção do rapaz. Por outro lado, Agatha tenta manter o seu estilo virtuoso. Ela sabe que é uma batalha perdida bater de frente com sua rival. Usar sua honestidade e seu coração puro vai ser a única forma de ela equilibrar a disputa. Mas, pouco a pouco ela vai sendo derrotada pelo jogo sujo da amiga. E é quando aquele soprinho de maldade no ouvido vai começando a ficar cada vez mais alto. A tentação de prejudicar sua rival é avassaladora e a cada nova maldade de Clara, Agatha vai perdendo seus pudores. Alcott vai tratar da questão da pureza do coração e o quanto nos arrependemos quando causamos o mal ao próximo. E esse causar o mal pode aparecer de diversas formas: através da pura raiva, da inveja ou até da omissão. O período em que Alcott escreve temos uma definição entre bem e mal na literatura que era bastante maniqueísta. Fruto de uma sociedade mais conservadora e voltada para a moral e a família. Nos dias de hoje enxergamos as coisas sob tons de cinza. Por isso que uma personagem como Agatha pode ser considerada como tola pelos leitores. Se formos buscar no fundo de nossos corações, quantos de nós não teríamos feito o mesmo que Agatha?

Com um estilo narrativo que me fez pensar imediatamente em O Coração Delator, de Edgar Allan Poe, A Confissão de Agatha é uma narrativa bastante curiosa vinda da autora de Mulherzinhas. Não imaginava que Alcott conseguiria escrever uma história tão sombria e cheia de nuances. Criar uma personagem como Agatha, que luta contra seus demônios interiores. Ao final, não achei a história genial, mas certamente me interessou bastante. É uma outra forma de enxergar a obra da autora. Só que não curti o final, mas isso não é algo que prejudique a fruição da história. É mais porque fiquei triste pela protagonista que não merecia o que se sucedeu com ela. Diante de tudo o que Clara fez com ela, parece que foi Agatha quem realmente pagou por tudo.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Taci.Souza 17/12/2023

Em poucas páginas, Louisa May Alcott, nos apresenta uma história rápida, sombria e envolvente. Uma trama marcada por inteira, ciúme, vingança e arrependimento, com personagens complexos e construídos explorando diferentes aspectos da natureza humana.

A autora de Mulherzinhas, mostra um lado pouco conhecido de sua escrita, e brinda o leitor com uma narrativa de suspense gótico, mostrando que oeu talento ultrapassa os limites da atmosfera leve de sua obra mais conhecida. Culminando em uma experiência satisfatória para qualquer leitor fã do gênero e da aurora.

Juliane.Teixeixa 19/12/2023

Eu amei! Era só um livro completo desse conto e tava ótimo. Que amiga filha da mãe e que namorado pior ainda (não que ela tenha sido muito boa no final também).

Ana Karolê || @anakaroline_gc 31/01/2024

"A beleza poderia, por fim, significar mais para ele do que o amor."
Essa é a história de Agatha.
esposa apaixonada, amiga apaixonante, até que, um dia, ela percebe uma troca de olhares entre seu esposo e a miga que abriga em sua casa.
Dor. Estaria ela sendo substituída por uma mulher mais nova, sua grande amiga?

"— Deus perdoe a nós dois. Nossos pecados resultaram em sua própria punição e nunca mais devemos nos encontrar."

eu particularmente me vi muito sentida pela situação de Agatha. Sua pacinecia e decência tocou meu coração. até que cobre dela um posicionamento por essa situação complicada. e Agatha, pra minha alegria ou não, reagiu.

"O orgulho e o ódio foram subjugados pelo meu remorso. Mas meu amor não seria silenciado. O afeto, antes luz e bênção da minha vida, era agora o motivo de minha maior tristeza, algo cruel, muito cruel."

Eu adorei esse conto. A atmosfera que é construída e entregue para o leitor que, em poucas páginas, entrega uma história de amor, traição e tragédia.

"ai, Agatha. torci tanto por ti :'("

#DLL24: de autora falecida

hagabrielah 05/12/2023

"A Confissão de Agatha" de Louisa May Alcott oferece uma fascinante incursão no lado mais sombrio da autora conhecida por "Mulherzinhas". A história, publicada em 1857, revela uma trama eletrizante centrada em Agatha, uma jovem cujo mundo é abalado pela competição e pela perda.
A narrativa captura habilmente a intensidade das emoções de Agatha, enquanto ela se vê confrontada por uma amizade desfeita e um amor em perigo. O enredo mergulha em dilemas morais, sacrifícios e tentações diabólicas, adicionando uma camada intrigante à história. O conflito de Agatha, disposta a fazer qualquer coisa para preservar seu relacionamento, revela um aspecto mais complexo da autora, que transcende as expectativas associadas às suas obras mais conhecidas.
A atmosfera gótica que permeia "A Confissão de Agatha" contribui para uma experiência envolvente, oferecendo aos leitores uma visão única do talento versátil de Louisa May Alcott. Este conto proporciona uma jornada emocionante e sombria, recomendada para aqueles que apreciam histórias que exploram as complexidades do amor, da amizade e das tentações humanas.

Stéphanie 08/12/2023

A Confissão de Agatha
"O afeto, antes luz e bênção da minha vida, era agora o motivo de minha maior tristeza, algo cruel, muito cruel.

Foi o conto mais envolvente que li esse ano.
Agatha é aquele tipo de personagem impossível de não se solidarizar. Senti muita pena pela sua carência e sede de afeto, e raiva do egoísmo gritante daqueles que ela amava. Claro que não posso passar pano para suas escolhas finais perante suas traições, principalmente sua segueiro em achar que apenas sua "amiga" era a culpada. Seu desespero por amor trouxe uma venda para a realidade.
Infelizmente, suas escolhas, feitas sob a influência do ressentimento e a avidez de um amor unilateral, trouxeram apenas culpa e solidão.

MykaaMoon 01/12/2023

Esse com certeza se tornou meu conto favorito da sociedade, eu ainda não tive a oportunidade de ler mulherzinha, mas já li alguns contos da autora e esse em especial foi muito bom. Apesar dos sentimentos envolvido, a narrativa é fluida e final foi ótimo.

Manuella 02/12/2023

?Nenhum pecado ou sacrifício pareciam grandes demais se me trouxessem de volta tudo o que eu havia perdido.?

Um dos melhores contos que eu já li, a dor e o sofrimento da personagem depois de escutar o pensamento intrusivo dela.
E se eu tivesse falado, e se? Com esse conto a inveja a dor de ser traída mostra como as pessoas podem ser levadas a fazer loucuras que nunca imaginaria

_bbrcam 06/12/2023

Um conto bem envolvente!
Achei muito interessante as tratativas nesse livro e gosto da escrita da louisa, então fiquei bem envolvida. muito bom!

@Mihleituras 10/03/2024

Eu simplesmente amei esse conto. Agatha e simplesmente apaixonada por Philip mas ele só quer saber da Clara. O final é surpreendente. "A beleza poderia, por fim, significar mais para ele do que o amor."

Lah 18/11/2023

Confissão
A Confissão de Agatha foi o conto de novembro da Sociedade das Relíquias Literárias. Gostei muito da história! É uma história adulta da Louisa May Alcott e também é uma história bem sombria.
?????

Brigadeiro 07/12/2023

Philip é um bunda mole, clara é uma vaca mesquinha que deveria ter morrido a muito tempo e a agatha coitada, pra mim ela não tá nem muito certa nem muito errada, agatha é a única que ficou "em cima do muro", por assim dizer

MariBrandão 12/12/2023

Não posso negar que é um conto que te pega. Ele parece que vai caminhar para o sobrenatural, mas não. Trata de sentimentos e escolhas.
Senti uma real tristeza em ver Agatha se humilhando tanto diante das atitudes de sua "amiga" e de seu amor, que nada mais era do que um rapaz sem atitude.
Mas ao mesmo tempo que gostei, também não gostei. Acho que leituras de clássicos e contos antigos sempre mexem comigo num ponto comum. A narrativa das mulheres que viviam em função de um amor, de um casamento, que ignoravam seus próprios sentimentos para manter uma relação. Sempre acabo as leituras um pouco revoltada.