Material girls

Material girls Kathleen Stock

Resenhas - Material girls

Bruna.Ceccato 08/05/2024

É desesperador saber que é preciso escrever e fundamentar todo um livro para falar o óbvio. Não é atoa que a embalagem de ovo vem escrito "contém ovo".
Admiro a autora que abraçou o assunto e conseguiu mexer num verdadeiro vespeiro. E admiro mais ainda porque ela conseguiu não abraçar nenhum lado da briga, se manteve critica aos dois, ou seja, seria ela a mulher mais detestada do momento?
Não é um livro para se ler rapidamente, mesmo sendo curto, ele é de um conteúdo bem denso. Então, leia um pouco por dia para não se desgastar com o assunto.
Sobre o assunto em si, a autora fundamentou com dados assuntos acerca da famosa ideologia de gênero. Se você é feminista radical, recomendo. Se você é feminista liberal, recomendo também, se você está com muitas dúvidas acerca da sua identidade, esse livro vai te esclarecer muito, pois ela não sucumbe a ideologia de ninguém, e se mantem firme em esclarecer as coisas se mantendo "neutra".
Gostaria muito que ela tivesse reservado uma sessão para explicar como as coisas chegaram nesse ponto, mas ela não aprofunda muito sobre isso. Porém é claro que o assunto que o livro traz é de extrema relevância para as mulheres, e principalmente as discussões que a autora abordou são necessárias.

Larisse.Coimbra 05/05/2024

Corajoso, esclarecedor e necessário.
O livro Material Girls: Por que a realidade importa para o feminismo, da filósofa britânica Kathleen Stock, foi lançado no Brasil em 2023 pela editora Cassandra, sendo a primeira publicação em português que aborda de forma crítica a "teoria da identidade de gênero".

Considero uma leitura atual e relevante, já que autoridades têm tomado decisões importantes, como mudanças nas leis e implementação de políticas públicas, baseadas na suposição de que a teoria da identidade de gênero é verdadeira, afetando a vida de todas as pessoas, não apenas das pessoas transgêneras.

Sem dúvidas, também, é um livro corajoso, pois, defensores dessa teoria frequentemente rejeitam debates. Qualquer crítica ou discordância é vista como cruel e preconceituosa. Entretanto, aceitar cegamente tudo o que os teóricos da identidade de gênero e seus defensores afirmam não parece sábio ou correto. Esse foi um dos motivos que me levaram a ler Material Girls.

Nele, Stock apresenta reflexões conceituais complexas de maneira didática, acessível e sem tabus, estimulando a nossa mente e o pensamento crítico, com excelentes perguntas.

A autora defende o debate, ressaltando que criticar a teoria da identidade de gênero e os movimentos que a adotam como baliza não equivale a criticar moralmente as pessoas que a aderem. Enfatiza que todas as pessoas, especialmente mulheres e homossexuais, grupos diretamente impactados, têm o direito de debater sobre a natureza filosófica e as implicações práticas da teoria da identidade de gênero.

Para mim, ler este livro foi incrivelmente importante e fortalecedor, embora também tenha sido desconfortável lidar com alguns fatos (talvez você compreenda melhor o que quero dizer lendo o livro).

Recomendo para todas as pessoas, adeptas ou não da teoria da identidade de gênero. Para pessoas curiosas que desejam compreender esse atual fenômeno e se posicionar frente a ele de maneira embasada. Recomendo, principalmente, para as mulheres.