Fome azul

Fome azul Viola Di Grado

Resenhas - Fome Azul

1 | 2 | 3 | 4

thegoldrush 11/01/2024

"O amor não é uma coisa humana. Os peixes amam o mar através das guelras, um amor tão tirânico que bastam alguns momentos de ausência do mar para matá-los. Os morcegos têm rostos desagradáveis porque seus corpos sentem tanto amor pelo escuro a ponto de serem distorcidos por ele. As medusas rapidamente se dissolvem ao sol, sob um calor que elas sequer sabiam que desejavam. As formigas se movem em filas pela paixão desesperada por uma migalha. Os gatos deixam pequenas mordidas nos nossos tornozelos, nos amando com um amor que só pode ser percebido quando sobreposto à dor."

melita 30/12/2022

melhor leitura de 2022
Em todos os aspectos de amor, luto, paixão, auto-estima e vida foram retratados com tanto sentimento e com tanta cultura, que esta leitura se tornou o livro mais emocionante e significativo desse ano.
A descrição impecável e indireta dos sentimentos passados e dos sentimentos expressos com a personalidade oriental vivida com pressa pela personagem durante essa nossa passagem pelo romance degenerativo e autodestrutivo com Xu.
A depressão e o desprezo são tão pessoais e tão plural que se tornam o grande diferir de um livro lindo como esse.

cecAlia158 06/09/2023

Humilhante
?Se tomar duas, você se sente protegida mesmo se estiver sentada no carona de um assassino que dirige a trezentos quilômetros por hora. Xu é a minha assassina a trezentos quilômetros por hora. É ela quem me põe em perigo e me faz esquecer o sonho banal que une todos os humanos: estar em paz, em segurança, estar em paz e em segurança.?

- Duas garotas traumatizadas em Xangai, que têm experiências diferentes mas que estão machucadas do mesmo jeito, uma pior do que a outra. Ler esse livro traz dor física, mental e te faz refletir sobre sua mente, sobre a mente humana. Te faz questionar todo modo de amar, incluindo o que você usa. É doentio e ao mesmo tempo reconfortante.
Cada capítulo tem o nome de um órgão, infiltrando todo o seu corpo com cada palavra que está escrita ali.

O amor não é algo humano.

kaoprust 31/01/2024

Fome Azul
Viseral e poético. Ainda não sou capaz de definir melhor essa leitura além destas duas palavras.

O livro tem uma ambientação tremenda, mas também uma descrição breve dos momentos entre Xu e Ruben. Em diversos momentos eu apenas lia devaneios poéticos e descritivos, em outras eu absorvia uma relação abusiva reflexo da dor do luto. Para mim, faltou um maior detalhamento dos momentos entre as duas, além da visceralidade nas relação física entre elas. Enquanto estavam fora de casa, andando por Xangai e, aparentemente, se divertindo, lia mais descrições da cidade do que do andamento da relação, mas acho que isso foi proposital.
Me assusta o fato de que mesmo achando uma escrita pouco detalhista sobre o ?casal?, ainda sim me fez entender e sentir cada faísca de abuso e dependência existente entre elas. O final em aberto me fez pensar realmente qual seria a melhor sugestão para a continuação (ou não) dessa relação.

É um livro confuso, estranho e, em alguns momentos, assustador.

jacksgf 19/01/2024

EU QUERIA TER ESCRITO ISSO
SIMPLESMENTE UAU! Uma leitura que trata sobre o luto, solidão, medo, desejo e amor como ponto de partida. Cada capítulo desse livro é iniciado por uma parte do corpo humano e sou impactada logo de início com esse diferencial. A história é sobre uma professora que se muda de Roma para Xangai, para dar aulas de Italiano após a perda do irmão. Nessa mudança, a protagonista conhece a misteriosa Xu, começando uma história de entrega, desejo, paixão, prazer e MUITA dor.
Xangai é como o remédio para a dor dela, um alívio momentâneo e ter conhecido Xu, trazendo um amor veloz e furioso e deixar ser invadida por novos sentimentos.
Como deixar de sentir culpa? Sentir o amor na sua forma mais crua? Em uma passagem do capítulo chamado "Rostos", a protagonista descreve que o amor não acaba com a morte e a morte não acaba com o amor. A dor torna a pessoa rude, a faz sentir o tempo todo aquilo que desejaria não estar sentindo.
Esse livro é como se tivessem duas partes, uma que trata da dor do luto, outra que trata sobre a estranheza em amar alguém complicado, como se fosse tipo um erro. Muitos sentimentos são descritos na história, como a solidão, que se faz presente como se fosse perigosa, a felicidade, como se ela não a merecesse, o sexo, como algo novo sendo descoberto, a ódio, como o centro do seu corpo e o amor, sendo não correspondido com uma carga energética surpreendente.O final me deixou mexida, mas fecha a história de maneira bastante satisfatória, com uma evolução bastante interessante das protagonistas!!

lesb4ngirly 04/02/2024

Fome azul foi um livro que eu realmente esperava MUITO e me deu muito mais do que eu esperava.
Duas saficas fodidas que entram em um relacionamento abusivo, eu fiquei muito envolvida com todos os detalhes, eu realmente amei muito esse livro.
Ele se encaixa em tudo q eu precisava ler em um certo momento que eu estou passando, simplesmente ÓTIMO

Yasmim187 10/02/2024

Acho que todo mundo que gostou de pessoas normais gostaria desse. Um misto de emoções, toxicidade, antropofagia, falta de comunicação(!!!). É um livro muito estranho, fora do comum e que me trouxe sentimentos desconfortantes e confortantes ao mesmo tempo. Humanos sendo humanos, pela primeira vez, e aprendendo a lidar com isso. É forte, é desafiador, é incrível.

Olivia 06/02/2024

Esse livro é louco, as personagens são doentes, f***** da cabeça, birutas, tóxicas, carentes, necessitadas de terapia, completamente desprovidas de razão. Muito bom!

Maria12029 27/01/2024

O amor não acaba com a morte e a morte não acaba com o amor
Meu primeiro livro de 2024 e ele simplesmente tomou minha cabeça por completo. O livro tem como tema principal o luto, a dor, a tristeza e o amor, sentimentos que todos sentimos em algum momento da vida e que pode vir tranquilo ou nos derrubar como uma avalanche. O livro usa as palavras como se estivesse cuspindo algo indigesto, no caso, a tristeza. O livro emana arte, é tão bem escrito que faz acreditar que os sentimentos podem ser palpáveis, da para sentir o amor e a falta dele em cada parágrafo, da pra sentir a confusão e não saber para onde ir como se na verdade você fosse a protagonista. Pode não ser um livro para todo mundo, mas para mim chegou a ser surreal de bom.

Beatriz1421 19/01/2024

Amor e a falta dele
É um livro que emana arte e expressa muito bem como é o relacionamento tóxico e abusivo das personagens. Eu conseguia ver o amor e a falta dele em todas as páginas que eu lia. É surreal de tão bonito que é ela escrita. Pode não ser um livro para todo mundo, e eu entendo. Mas é mt "uau".

Juliana222 04/03/2023

Não sei como escrever essa resenha porque não sei se entendi muita coisa. Entendo essa história como um relacionamento abusivo, pessoas lutando contra seus traumas, mas a forma como a autora contou isso não me agradou muito. Sei que provavelmente deixei de notar muitas coisas na narrativa, mas por ser um livro mais "poético" não consegui me conectar porque não é muito meu estilo.

Clara 16/01/2024

FOME AZUL, Indigestão e outros incômodos
Não estava preparada pra essa leitura. Literalmente, não li muito sobre o que se tratava.

Gostei, a dor e o sofrimento são muito bem escritos. Quando o sentimento não é escrito, é palpável nas cenas ou pensamentos, sendo indigesto tanto para o autor quanto para a personagem.

Apesar de descontente com o final, cabe a ponderação do que viria adiante e das minhas expectativas solidárias em relação a ??Ruben??. Acredito que o justo é compensar a frustração com a certeza de que todas as ações se inclinavam para um desfecho similar, ou seja, se me iludi em trechos finais, de quem é a culpa? Um livro que me fez sentir a necessidade de ser compreensiva com alguém perdido e, por isso, não consigo avaliar se a falta de esperança é um incômodo ou o indigesto é minha desilusão.

yoko_civ 02/05/2023minha estante
eu aí, mas o pior, que não odeio a xu, mesmo ela só ter feito merda durante o livro TODO

finnlandia 31/05/2023

Livro estranho e bastante interessante.

Seria 5 estrelas se não fossem os diálogos um pouco travados que me fizeram perder a imersão na narrativa várias vezes ao longo da leitura. É um livro relativamente simples na estrutura, mas a escrita da autora é bem interessante, a forma como ela forma algumas referências e alegorias é realmente muito, muito bonita. Alguns trechos desse livro inclusive são bem marcantes e aparentemente em um primeiro contato, me pareceram característicos do estilo da autora. Estilo esse que, na minha opinião, consegue sustentar até o final do texto uma coisa que parece muito ausente nos livros contemporâneos, que é o apreço pela literatura, por escrever um texto bem feito, com parágrafos e ideias que vão se conectando de forma realmente encantadora, apesar do detalhe dos diálogos. Fora isso, as personagens são deliciosamente falhas e bem construídas (considerando que é um livro de 200 páginas). Me julguem, mas em certos momentos até eu me peguei torcendo para a Xu voltar. Confesso que amaria ter uma gostosa me controlando também e sim eu já faço terapia!

Viola di Grado claramente é uma expoente interessante da literatura contemporânea e eu pretendo acompanhar os lançamentos dela e também ler os já lançados!!

1 | 2 | 3 | 4