Fome azul

Fome azul Viola Di Grado

Resenhas - Fome Azul

1 | 2 | 3 | 4

Lena_linda 19/04/2023

Eu não sabia o nome dela
Minha visão (sem spoiler):
Esse livro tem um relacionamento muito tóxico mas trás reflexões muito boas sobre amor, passado e perdas. Passei raiva, agonia, em geral é uma boa leitura rapids mas aviso, tomem muito cuidado, esse livro tem MUITOS gatilhos sobre compulsão alimentar, perdas, relacionamentos.

Resumo do livro (obviamente com spoiler):

Escolhi esse título para a minha resenha pelo fato de que eu li o livro todo e só com a última frase eu percebi que não sabia o nome da personagem principal.
Fome azul retrata a vida de uma mulher que perdeu seu irmão e agora lida com isso. Ela se muda para a China que era uma das maiores ambições dele. Em resumo, quase tudo que ela passa a fazer é sobre ele, sonhos e vontades dele.
Ela conhece uma mulher numa balada, ela se chama Xu. Elas começam a ter uma relação, se veem constantemente e tudo mais. Porém desde o início você percebe que a relação delas não é nada fácil ou saudável, ambas são pessoas quebradas. Com o tempo as coisas só pioram, mas ao fim elas ce acertam depois de muitas brigas. A personagem principal decide voltar para Roma e viver por ela, percebeu que a relação ali é a China em geral não era para ela, e sim para deu irmão.
Derrepente, Kelly, uma amiga de Xu, liga para a personagem principal, que é chamada de Rúben, que era o nome do irmão dela. Kelly diz para que encontre ela na casa de Xu e ela é encontrada desmaiada e com comprimidos na mão. Já na ambulância Xu acorda e diz "eu te amo" e depois "agora me diz, qual o seu nome?"

LetAcia 27/03/2024

Sempre li coisa esquisita mas desse nível foi diferente ? bom, pelo menos sei coisas históricas sobre a china

yurikrn 06/09/2023

Indiferente...
Eu li esse livro por causa de uma recomendação, passei quase o ano inteiro tentando ler ele e finalmente consegui acabar. O livro é interessante na premissa e a escrita é o encanto do livro, a forma como as coisas são colocadas e descritas me encantou porém o encanto para por aí.

A história é péssima, o romance é pior ainda e a Xu é uma pessoa desinteressante.

Em ? comecei a gostar dele e consegui gostar do final mas é literalmente só isso.

haruurane 28/01/2024

Uau! xangai e as personagens conseguiram entrar em perfeita sincronia, sem que os detalhes deixassem a história massiva.
gostei da questão implícita de perder alguém e perder a si mesmo. a xu me pareceu uma daquelas pessoas que sempre viveu em relações abusivas e por isso reproduziu-as. ainda sim, a cena em que ela chorou não me causou tanta comoção, já que a protagonista se sentiu exatamente da mesma forma por muitas vezes e não recebeu nenhum tipo de conforto. o final foi estranho, apesar de esperar que houvesse uma segunda chance.
acredito que simbolize que, o "amor" ou o que quer que seja aquilo, significa abrir mão de muitas coisas em si mesmo e aceitar não estar sob controle. bem reflexiva e profunda, gostei.

Andressa Klemberg 25/09/2023

Doido demais, adorei
Esse livro é uma loucura com reflexões muito legais. Uma italiana que perdeu o irmão gêmeo decide morar em Xangai e descobre uma vida completamente diferente junto a sua paixão por Xu, uma garota bela e misteriosa. O enredo passa por dependência emocional, luto e relações tóxicas, com uma trajetória bastante original.

Rafaela1911 24/01/2024

É um livro que retrata muito a dor do luto e uma perspectiva interessante sobre o amor. Tudo vira em torno da morte de seu irmão gêmeo, enquanto isso ela tenta inibir a dor enquanto é, de certa forma, machucada.

Leticia2513 22/02/2024

Azul de tristeza
Desde que terminei esse livro, em cada oportunidade que tive de falar a respeito dele, falei. Esse livro é bem melancólico e nos traz muito da depressão da protagonista ao viver a perda do seu irmão gêmeo, a tentativa de viver o que ele não pôde, a experiência horrível de um relacionamento abusivo e como a gente tenta sempre romantizar o maltrato das pessoas conosco. O final me deixou meio encabulada mas achei muito real, acho que é algo que facilmente aconteceria na realidade e é por isso que se torna tão triste. O livro é triste porque a gente poderia passar por esse tipo de coisa SIM, é real e é triste pra 🤬 #$%!& . Achei a escrita magnífica, ele é bem fluído e acho particularmente pequeno então é coisa rápida. Mas depois de ler ele, de vez em quando me pego parada pensando a respeito

elliot5 28/12/2023

Bizarro
O livro é difícil de ler no início, mas logo ele fica mais fluido e te prende muito, mesmo com a escrita sendo difícil de ler. Ele te faz ler até o fim por conta da bizarrice e das descrições grotescas.

O livro te causa desconforto real, ele não é feito apenas para representar um relacionamento tóxico, pq ele não representa nada. O que acontece nele não pode nem ser descrito apenas como um relacionamento ruim, pq envolve tortura psicológica e física, das formas mais criativas e terríveis possíveis.

Apesar disso, o final poderia ter sido melhor desenvolvido, já que haviam várias formas disso acontecer, mas ele vai por um meio inesperado e um pouco decepcionante. Porém, é um bom livro, vale a pena pela experiência de ler, mas o final deixa a desejar.

Dominique.Auler 16/01/2024

Sáficas traumatizadas se estragando. Uma acaba colocando na outra as próprias frustrações a Xu passa pra protagonista o gosto pelo hediondo. Interessante como compara as memórias antigas do irmão que fazia pratos vegetarianos, frescos, com a Xu que nunca prepara nada, só oferece comida pronta ou de restaurante, e sempre cheia das carnes mais internas e vísceras.

Kami34 12/01/2024

Fome Azul
Uma grande parte desse livro é um pouco confusa. no começo era muito confuso, o que fez com que a leitura fosse um pouco arrastada demais, mas depois foi melhorando e a leitura foi fluindo. é um livro bom até, recomendo.

Manú 07/01/2024

"me devore"
Eu nem sequer consigo pensar em palavras como colocar esse livro, os personagens são tão cruéis, bonitos e insignificantes ao mesmo tempo, o cenário te engole, o universo foi tão bem escrito que deixa um mistério incansável, tudo nessa história chega a ser hipnotizante.

angryd0ce 12/03/2024

Incrível de uma forma... intrigante kkk
Me causou muitas reflexões, amo esses romances que mostram formas de amor disfuncionais e obsessivas. Esse livro não tem um vilão, ambas são pessoas profundamente traumatizadas que amam de maneira nada saudável, mas profunda a seu próprio modo.
Uma leitura muito rápida e válida.

1 | 2 | 3 | 4