O amor não morreu

O amor não morreu Ashley Poston

Resenhas - O Amor Não Morreu

Inae 30/09/2023

"O amor não morreu" ?
Um livro emocionante sobre luto!
Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada e eu gostei.

No começo o livro me prendeu muito mas com o passar da história achei que foi ficando um pouco enrolado. Gostei muito de acompanhar a Florence voltando a acreditar no amor e todo o enredo em volta do romance dela com o Benji. Além das reflexões sobre e o luto e a família.

Gostei do plot e do desenvolvimento da história mas pelas resenhas e pela nota alta eu esperava mais. Não é um livro ruim mas também não é extraordinário.

resenhasdajulia 10/11/2022

Se Florence Day não fosse ghostwriter de uma famosa autora de romances, o fato de não acreditar mais no amor não seria um problema.

Mas desde que seu namoro terminou, ela não sabe mais como finalizar o próximo livro. E tudo piora quando Ben, seu novo editor, não aceita estender o prazo.

Quando Florence recebe a notícia que seu pai faleceu, ela precisa retornar à sua cidade natal, para ajudar a família no funeral.

E, parado na porta da frente da funerária, ela encontra Ben, que agora é um fantasma, e o assunto inacabado que ainda o prende na Terra fará com que ela duvide de tudo o que sabia sobre o amor.

Li esse livro sem muitas explicativas e fui surpreendida! Adorei a escrita da autora, e a leitura fluiu bem!

Rosangela Max 01/11/2023

Nada demais.
Não tenho muito o que falar sobre este livro. É uma história de romance mediana para baixo que tem como pontos altos envolver fantasmas e ter como ambiente uma funerária.
Não é uma história de todo ruim, mas também está longe de ser considerada especial. Achei forçada em muitos momentos.
Recomendo a leitura para quem gosta de romance clichê em ambientes diversificados.
Vinicius39 01/11/2023minha estante
parece que os romances hoje em dia são tudo a mesma coisa né?! tudo igual,tudo usando a mesma base e os mesmos cliches,eu amava ler romances,mas hj em dia já não está me agradando mais

Rosangela Max 01/11/2023minha estante
Realmente, poucos destes novos romances tem me agradado. ?

-Koraline 13/01/2024

#MLV2024 - Família Aurora - Sortear um livro da estante
Me interessei por esse livro depois de tanta plafetagem do GF, e achei tão divertido quando ele falou que seria. A história tem situações bem divertidas, os personagens são legais, e adorei tudo, menos o romance. Desculpa, mas eu não consegui engolir que o casal tenha se apaixonado com poucas interações, e todas elas sem a menor química. Adorei tudo no livro, mas o amor do casal foi a única coisa que não me convenceu.

Aione 26/06/2023

O amor não morreu, de Ashley Poston e traduzido por Ana Rodrigues e Laura Pohl, reúne características que tornaram a leitura extremamente apaixonante em minha experiência: uma comédia romântica com excelente humor e referências literárias que não deixa de lado a sensibilidade e um toque sobrenatural.

"A ideia de fazer parte do mundo editorial era muito romântica até que você se descobrisse no mundo editorial. Então, se tornava apenas outro tipo de inferno corporativo."
página 14

Florence é leitora e escritora de romances, mas não obteve sucesso com seu único livro publicado. Há alguns anos, ela trabalha como ghostwriter de uma das autoras do gênero mais renomadas, mas desde que passou por uma grande desilusão amorosa, não consegue terminar o último romance que foi paga para escrever. No mesmo dia que tem uma reunião frustrante com seu editor, Florence recebe a notícia de que seu pai morreu, e acaba precisando voltar para a cidade onde nasceu — e que há anos não visitava. Então, enquanto lida com o luto e os fantasmas do passado, é surpreendida pela visita de um fantasma inesperado: a alma de seu editor aparece para ela, indicando ter, com Florence, assuntos inacabados em vida…

Narrado em primeira pessoa por Florence, O amor não morreu me conquistou desde os primeiros parágrafos por conta da narrativa leve e divertida, que me manteve presa a uma gostosa leitura do início ao fim. A autora constrói ótimos diálogos, tem um excelente humor — presente desde a premissa, considerando-se que temos uma ghostwriter capaz de ver fantasmas — e, ao mesmo tempo, escreve passagens belíssimas, de extrema sensibilidade. Foram diversas as marcações que fiz de citações.

"Eu costumava descrever o luto como algo oco, uma enorme caverna vazia.
Só que eu estava errada.
O luto era o oposto. Era carregado, pesado e asfixiante, porque não era a ausência de tudo o que você perdeu — era o ápice de todas as coisas, o amor, a felicidade, os momentos difíceis, espremidos com força como uma bola enrolada de tricô."
página 137

Também, as personagens são cativantes e bem construídas. Florence sofre muito com seu passado, seja o vivido enquanto crescia na cidade natal, seja o mais recente, pelas tantas decepções que experimentou. A protagonista perdeu a crença no amor e duvida de tudo ligado a si mesma: não se acha uma boa escritora, por exemplo, e o fato de seus maiores sucessos serem assinados pelo nome de outra mulher apenas reforça suas inseguranças. Dessa maneira, a trajetória de Florence é bastante bonita e inspiradora, permeada também pela relação que ela tem com a família — um retrato que também adorei na história — e com a que ela desenvolve com Ben, seu editor. Aliás, o romance é daqueles de causar suspiros e apertos no peito, uma vez que passamos o tempo todo nos perguntando como ele pode dar certo, já que Ben é um fantasma. Não demorei a perceber o segredo da narrativa, mas isso não tirou em nada o impacto que a resolução da história me causou.

Sendo O amor não morreu um livro sobre livros, conta com excelentes e atuais referências literárias — o que causa um gostinho bom extra à leitura — e que Ashley Poston soube incluir na narrativa, aparecendo sempre de forma muito natural, sobretudo em diálogos. Também, o livro proporciona uma defesa ao gênero das histórias de amor, pontuando o quanto ainda existe de preconceito em relação a outros gêneros, mais valorizados. Como apaixonada por romances, esse certamente foi um ponto mais do que positivo em minha leitura.

"Porque histórias de fantasmas são histórias de amor sobre o aqui e o além, sobre o agora e o quando, sobre lampejos de felicidade e momentos que continuam a ressoar muito depois do tempo das pessoas da Terra. São histórias que nos ensinam que o amor nunca é uma questão de tempo, mas de momento."
página 368

Em linhas gerais, finalizei a leitura de O amor não morreu completamente apaixonada. Me envolvi com as personagens, me encantei pela escrita de Ashley Poston e adorei tudo o que encontrei no livro. O toque sobrenatural acontece na medida exata para ser apenas um detalhe na história, e a autora acerta na mescla de humor e sensibilidade e acerta na abordagem do luto. Leitura mais do que indicada a fãs de romances em geral, e a quem curtiu o filme E se fosse verdade, estrelado por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2023/06/26/resenha-o-amor-nao-morreu-ashley-poston/

Vênus_Alice 26/04/2023

O amor não morreu
Uma história que tem tudo para entrar na categoria dos clássicos mas tem um quê a mais, a protagonista consegui comunicar com fantasmas, eles aparecem para ela.
O livro conta a história dela, uma jovem escritora com bloqueio na escrita após um término, e ela ainda por cima, precisa entregar um romance e o seu redator, um homem singular, não estende o prazo.
Mas ocorre mais tragédias do que ela imagina na vida dela em 1 ou 2 dias, mas toda essa situação podem ser bem benéfica a ela.
O enredo todo é pautado numa tenção e expectativas, o que me desanimou foi um pouco a previsibilidade, um certo tipo de repetição na história e o final muito corrido, dando um sensação não natural de um percurso romântico.

lana!¡ 10/03/2023

O amor não morreu, e ainda bem
No início o livro não estava me prendendo apesar de que eu estava gostando da história mas teve vezes que eu achei que tudo estava andando em um grande círculo, parecia que a narrativa não andava para frente, sempre ficava na mesma questão do começo e confesso também que eu comecei esse livro mais pelo romance, quer dizer, eu pensei que teria um romance de se lembrar bastante depois do final, foi o caso? não, mas eu gostei mesmo assim

O desenvolvimento do romance entre a Florence e o Benji foi bem raso, mas eu dei estrelas pois qualquer romance pra mim já está valendo (carência falando mais alto, oh fase)

Achei o livro bom, mas não excelente ou maravilhoso, pelo menos não foi para mim mas não vou falar que não vale a pena pois vale, talvez em uma leitura da tarde alguém goste bastante, quem sabe.

Queria Estar Lendo 27/02/2023

Resenha: O Amor Não Morreu
O Amor Não Morreu é o título mais recente da Ashley Poston a chegar aqui no Brasil. Lançado pela Editora Intrínseca, a mesma que também publicou Geekerela da autora, esse romance adulto fala sobre luto, família e amor da maneira mais linda possível.

A trama é narrada por Florence. Filha dos donos de uma funerária muito consagrada em sua cidade natal, Florence é uma escritora com problemas. Está no fim do prazo e não tem um manuscrito para entregar ao novo editor. Não apenas isso, mas ela é uma ghostwriter em segredo - ou seja, o prazo é do livro de outra pessoa, uma consagrada autora de romances chamada Ann Nichols.

O problema é que Florence não consegue terminar esse livro porque não acredita mais no amor. Depois de uma terrível desilusão amorosa, ela decidiu que o amor está morto. E como escrever um romance com final feliz quando isso é tudo em que acredita?

Ao conhecer o novo editor - um homem sério e atraente chamado Ben - Florence acredita que está ferrada, porque seu prazo acabou e todos vão descobrir que fracassou com Ann Nichols. O universo, no entanto, reserva algumas reviravoltas para ela.

A primeira é que seu pai morre. A segunda é que Florence precisa voltar para a cidade da qual fugiu, anos atrás, para ficar com a família e preparar um funeral meticulosamente orquestrado pelo próprio pai - com detalhes que vão colocar sua vida de cabeça para baixo. E o terceiro é que um fantasma a encontra lá: Ben, que aparentemente morreu assim que Florence deixou a cidade.

Porque, ah, Florence consegue ver os mortos. Ela tem esse estranho dom, assim como seu pai tinha também, o que só pode significar uma coisa: Ben tem algum assunto não resolvido no mundo. E é Florence que vai ter que ajudá-lo a descobrir o que é.

O Amor Não Morreu tem simplesmente todas as melhores coisas que uma comédia romântica de qualidade precisa. Sabe aquele tipo de história que você assiste e assiste e assiste e não quer que acabe, porque é perfeita? É esse livro.

Ashley Poston sabe como escrever personagens queridos e carismáticos - já vi isso muito bem em Entre Feras & Flores, e em Geekerela. Aqui não é diferente. Florence, Ben, a família da Florence, os amigos, os adversários; é todo mundo muito real. É um livro muito real. Porque, apesar de lidar com fantasmas, lida com temas do dia a dia.

A sensibilidade com que a história fala sobre luto me pegou de jeito. É um livro tão doce, tão gentil com a dor e a saudade. É uma história que sabe o que está falando, sabe para onde está conduzindo seus personagens. Assim como acontece na vida, cada um deles lida com o luto à sua maneira; e ainda que Florence seja o ponto principal, todos os outros são essenciais também.

Eu amei a família dela. A mãe é tão querida, os irmãos são a representação perfeita de irmãos - te enchem o saco e você os ama incondicionalmente. Até mesmo o pai, que a gente só conhece brevemente, é uma presença constante.

"Tudo que morre nunca vai embora de verdade. Tudo fica, nos pequenos detalhes."

E essa é a beleza de O Amor Não Morreu. Ele mostra como aqueles que se vão nunca nos deixam realmente. Que a ausência existe, mas que estão nos detalhes que ficaram. Nas lembranças que construíram. No amor que deixaram.

Florence tem um desenvolvimento excelente em sua jornada como escritora, como filha órfã, e como mulher se apaixonando por um fantasma. Porque, é claro, tem romance. É um slow burn delícia, e é desesperador porque O BEN ESTÁ MORTO! COMO PODE?

Eu gosto de como a autora deu pequenas dicas de coisas que estavam acontecendo, e de como é óbvio que uma coisa maior estava acontecendo, mas a Florence está num ponto tão sufocante da vida que não consegue ver o que está bem à sua frente. O que contribui num pequeno suspense que a história constrói. Ele é óbvio pra gente, mas não pra protagonista.

O Ben é perfeito. Sensível, com um coração de ouro, bom demais para o mundo. Sabe aquele tipo de mocinho golden retriever? É Benji Andor. Eu amo como ele e a Florence funcionam se completando. Ele calmo, centrado, e ela toda surtada e perdida.

"Tinha me esquecido de como realmente era o som do silêncio."

E eu preciso dizer que esse livro é tão bem escrito e tão vívido que eu já escalei a Chloe Deutch e o Harry Shum Jr. pro casal principal. Meu cérebro funciona nesse ritmo quando a história é perfeita para ser adaptada numa romcom.

O Amor Não Morreu mexe com o seu emocional da melhor maneira. Ele vai te fazer chorar, vai te fazer sorrir, vai te fazer se apaixonar e sentir por cada personagem. É uma história leve e muito bonita sobre o amor, acima de qualquer outra coisa. O amor por quem você é, por quem quer se tornar. O amor pela família, por amigos, por situações. O amor que machuca, e o que ajuda a se erguer.

E é um livro engraçado, tá? Apesar da temática principal ser sobre luto e corações partidos, ele é muito divertido. A Ashley Poston conta essa história com uma irreverência muito natural, porque o humor da Florence é daquele tipo debochado e autodepreciativo que funciona demais quando bem escrito.

"Ben riu, e eu descobri que amava muito o som da risada dele."

A edição da Intrínseca tá bem bonita. A tradução foi feita por Ana Rodrigues e Laura Pohl, e tá ótima. Com uma revisão excelente também!

O Amor Não Morreu foi uma leitura perfeita, sensível e inesquecível. Um novo favorito que eu vou guardar no meu coração.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/02/resenha-o-amor-nao-morreu-ashley-poston.html

Janaina Edwiges 25/10/2023

"Não existe final feliz, existe só... viver feliz."
O amor não morreu é uma comédia romântica que consegue ser leve e engraçada mesmo envolvendo alguns elementos tristes na história. Além disso, quem não ama um livro que fale sobre livros e o universo literário?

Quanto ao plot twist, achei bem previsível, já tinha percebido no início o que possivelmente estaria acontecendo, mas mesmo assim não estragou minha experiência de leitura, que foi bem gostosa e tranquila. Eu costumo ler este tipo de romance sem muitas expectativas, de maneira mais despretensiosa, para me distrair entre leituras mais densas ou dramáticas e creio que isso me ajuda a curtir ainda mais as histórias.

Marina 15/01/2023

Ótimo
O livro começou muito bem fácil de ler, mais no meio tudo perde o ritmo e a história se arrasta por alguns capítulos. A química deles e maravilhosa o que faz tudo valer a pena uma história leve e divertida com um mocinho fofo e apaixonante.

Michele394 08/10/2023

Sinto que já li fanfics melhores
Me arrependo amargamente de ter gastado meu dinheiro com algo assim, o enredo era tonto e não senti uma única emoção além de frustração lendo.

Rainy Girl 17/01/2023

Um romance bem diferente e cheio de clichês e fantasmas. Não é um romance gótico - bem longe disso -, mas a família de Florence definitivamente poderia protagonizar um porque a história de seus pais faria jus à um.

Florence Day correu para bem longe de sua cidadezinha depois de ficar famosa lá por resolver um assassinato. Ela é uma ghostwriter de uma autora famosa e escreve livros de romance. O problema é para finalizar o último livro já que Florence não acredita mais no amor após o idiota do seu ex arrasar seu coração. Mais é com quase nenhuma determinação que ela vai encontrar seu novo editor - Benji - e pedir por um prazo maior, mas ela não contava com o que aconteceria.

Me surpreendi e me apaixonei por esse livro. A escrita da autora é fluída, a história é interessante e divertida e, os personagens são muito bem construídos e cheios de humor.

madrugueilendo 22/09/2023

O amor - literalmente - não morreu
Apesar de ter lido e esperado algo diferente, achei a história bem original em certos pontos.

acho que o fato de eu não ter gostado tanto da leitura, é muito pela minha expectativa ?errada? sobre a história. sabia que seria uma história com um toque de realismo mágico, mas não sabia que ele seria tão presente no livro, e que o romance em si fosse desenvolvido de uma forma completamente diferente da que eu mesma esperava.

é rápido de ler, escrita leve e personagens carismáticos, mas não consegui me apegar a muitos deles, além de ter esperado mais profundidade da história diversas vezes - mesmo sabendo que seria uma comédia romântica, mas a autora várias e várias vezes deu abertura para falar sobre certos assuntos delicados de forma mais abrangente, até mesmo sobre o luto, já que o pai da própria protagonista faleceu.

não foi um livro pra mim, mas acredito que para quem procura um livro rápido de romance, divertido, leve, e diferente do que vemos por aí, talvez goste da leitura :)

Carol D. Torre 16/09/2023

Eu sou apaixonada por livros que possuem personalidade. Que além de ter um bom romance (como é esse caso) ou um bom enredo, também tem características únicas que criam um aura e uma identidade específica para a sua história.

Eu não classificaria O Amor Não Morreu como uma história sobrenatural apesar de que, sim, ele tem fantasmas. Mas ele tem toda uma essência que é quase como uma mitologia própria, por conta da casa funerária da família, a forma com que todos eles vivem envoltos na morte, todas as peculiaridades da cidade natal da Florence, a lembranças da infância dela, as caminhadas no cemitério. Tudo isso cria algo único, diferente e especial que transcende na escrita da Ashley. Isso foi o que mais me apaixonou nesse livro!

Mas não podemos esquecer do romance! Eu amei como tudo se desenvolveu entre a Florence e o Benji, a amizade e ligação que eles desenvolveram antes de qualquer coisa. Eu achei tudo muito bem construído e muito delicado. Lá estava eu lendo tranquilamente e de repente me vi chorando pelo casal. Acho que não existe elogio melhor do que esse para um romance. É claro que como uma leitora experiente, eu já sabia qual seria o plot final desde da sinopse, mas isso nem de longe tirou a graça ou a emoção de história.

Só que aí está outra característica muito legal desse livro: não é apenas sobre os dois. É linda a construção de toda a relação da Florence com a sua família e, principalmente, com o seu pai. A autora acertou muito em como foi, com pequeno flashback atrás de outro pequeno flashback, desenvolvendo todo o passado dessa família, a relação com os pais e com os irmãos, e abordando tópicos importantíssimos no meio do caminho. A forma como esse livro fala sobre morte de uma forma tão intrínseca com a vida é linda, é de uma delicadeza surpreendente.

Eu já tinha lido um livro da Ashley Poston faz bastante tempo, mas eu amei a escrita dela aqui! Principalmente como ela se alterna bem em divertida, dramática e até mesmo poética em alguns momentos. E amei também as diversas referências que ela faz durante todo o livro à outros autores e ao mundo editorial em si.

Foi um respiro de ar fresco ler O Amor Não Morreu depois de tantos outros romances que li nos últimos tempos, justamente por ter aquele algo a mais. Como uma boa fã da séria A Mediadora, eu amei ler uma nova interpretação de um romance entre uma pessoa e um fantasma (por mais absurdo que isso possa parecer). Virou com certeza um favorito também!
diov 16/09/2023minha estante
Sua resenha ficou tão boa que até me deu vontade de ler