A Diversidade

A Diversidade Mario Sergio Cortella




Resenhas - A Diversidade


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Karina 23/06/2023

Muito bom
"Nessa hora, vale lembrar que não existe liberdade individual. A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, mas sim, quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre da fome, ninguém é livre; se alguma pessoa não for livre da discriminação, ninguém é livre; se qualquer um ou qualquer uma não for livre do preconceito, ninguém é livre.

É a liberdade e o comprometimento expresso de modo direto e belamente resumido pelo inestimável Saint-Exupéry (1900-1944): *Cada pessoa é responsável por todas* !"
Pedro 23/06/2023minha estante
Essa mensagem é muito bonita, mas é irreal. Nós não somos responsáveis pelos outros, apenas pelos nossos dependentes.
Que poder nós temos pelas escolhas alheias? Tudo que nós podemos fazer é o nosso melhor com as pessoas ao nosso redor. Nem todo mundo possui bons valores morais, infelizmente.
A salvação não é coletiva, é individual.


Karina 17/07/2023minha estante
Eu entendo seu ponto, mas não podemos subestimar o quanto nossas próprias atitudes influenciam o grupo ao nosso redor, sabe? Não somos responsáveis pelas escolhas dos outros, mas somos seres sociais, se nossas atitudes não são aceitas por outros de nosso grupo tendemos a não repeti-las. Há pessoas, por exemplo, que dizem-se livres de preconceito mas ficam inertes quando presenciam algo, ou num grupo de amigos acabam rindo de piadas que constrangem outras pessoas, acabamos fazendo parte daquilo que não concordamos porque não nos atinge. Claro que não é viável que a gente se sobrecarregue com os problemas do mundo, mas dentro do nosso alcance, com pequenos atos no dia a dia, podemos tentar fazer nossa parte para tornar o mundo melhor para todos.




day 28/02/2023

Um dos melhores livros dele .
?Nessa hora, vale lembrar que não existe liberdade individual. A minha liberdade não acaba quando começa a do outro, mas sim, quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre da fome, ninguém é livre; se alguma pessoa não for livre da discriminação, ninguém é livre; se qualquer um ou qualquer uma não for livre do preconceito, ninguém é livre. É a liberdade e o comprometimento expresso de modo direto e belamente resumido pelo inestimável Saint-Exupéry (1900-1944): ?Cada pessoa é responsável por todas?!?
Esse livro é um tapa na cara da sociedade racista , sexista , xenófoba que vivemos .
Cortella nós da uma lição de civilidade e humanismo .
Um dos melhores livros que li dele .
comentários(0)comente



Re Vitorino 31/12/2022

Ah, o Cortella
Sempre fico encatada como o autor consegue aproximar o público às reflexões que se propõe. É uma sensação de sentar para ouví-lo em algo que fica a divagação despretensiosa e a instrução premeditada pois passa de uma experiência pessoal à análise estruturada. Sempre uma excelente experiência.
comentários(0)comente



Naiara 17/12/2022

Uma das muitas coisas que adoro nos livros de filosofos brasileiros é o ir direto ao ponto, de forma rapida, precisa e que toma pouco tempo de quem quer uma visao boa e rapida sobre o assunto...
Nesta obra foi colocado varios pontos que mesmo pensando muito no assunto nos ultimos dias, eu nao tinha reparado, como o preconceito bom e o preconceito ruim..
Ao julgar algo bom sem nem pensar tambem é algo que nao é bom e o Cortela consegue nos expliclar bem o motivo..

Algo que gostei muito foi que ele usou algumas limitaçoes que teve ao longo como professor para dar exemplos do que fazia de errado, achei isso algo genial porque muitas vezes so julgamos o que os outros nos fazem, o que os outros fazem com os outros, mas nao paramos para ser mais criticos com nos mesmos, no onde estamos na piramide da sociedade e como entendendos o que acontece a nossa volta..
Hoje consigo entender bem melhor alguns tipos de preconceito e sei bem qual a diferença do "quero pra mim" e do "eu nao quero, mas nao é preconceito, é questao de gosto"..

Acho extremamente necessario o conversar sobre, estremamente necessario nos concientizar que o diferente tambem faz parte e que a ostilidade prejudica quem sofre, quem faz por limitar sua visao de uma causa social tao ampla e a humanidade em si que acaba deixando pessoas maravilhosas destruidas por julgamentos que sao capazes de destruir vidas..

No final so posso contar com uma coisa, com a minha escolha de evoluir e tentar diminuir e analisar como sou com todos, assim nao perco oportunidades de conviver com pessoas maravilhosas por uma crença limitante e mesquinha..

vamos falar sobre, policiar sim, mas acima de tudo estender a mao e entender tambem, porque julgar é facil, compreender e dar forças é o que ainda esta em falta..

Leitura necessaria, rapida, leve e que deveria ser mais difundida.
Max 18/12/2022minha estante
Cortella é ótimo!?




Marcelo 28/08/2022

Adorei!!!!
Livro maravilhoso do professor Cortella. Trata de um assunto difícil (Preconceito), é consegue fazer análises profundas e ao mesmo tempo de fácil entendimento. Abriu meu horizonte para coisas que eu não percebia e que fazem todo sentido.
comentários(0)comente



Leandro 14/08/2022

Entendendo a Diversidade para se tornar alguém melhor
Um livro com explicações simples e claras ao mesmo tempo que poderosas e valiosas sobre a diversidades e seus impactos em quem é vitimado pela mesma. Uma leitura que deveria ser obrigatória nas escolas.
comentários(0)comente



Matheus.Viga 18/06/2022

“Quando o jogo de xadrez acaba, o peão e o rei vão para a mesma caixinha”.
Simples, direto e objetivo do jeito que deve ser!
O subtítulo nunca fez tanto sentido "Aprendendo a ser humano", e por mais óbvio que seja, é sempre bom uma leitura como essa pra reforçar e entender nosso comportamento perante as diversidades desse mundão. O livro me ajudou muito a refletir sobre algumas temáticas que sempre deixava passar despercebida no dia a dia. Além das inúmeras reflexões propositais que o livro trás consigo.
Essa leitura foi de grande valia, e pude aprender ideias e conceitos novos, como biocídio, e outras perspectivas de temas a respeito de cotas e formas de preconceitos.

"Paulo Freire já dizia que o preconceito torna vítima aquele que sofre e o autor também. Porque se o preconceito humilha a vítima, ele diminui a dignidade do opressor".
comentários(0)comente



Vetorea 21/03/2022

Um exemplar expressivo e indispensável
Cortella, trouxe sutil e brilhantemente temas sensíveis que nos tiram da zona de conforto e questionam a cerca do preconceito ainda existente, mesmo que implícito, em nossa sociedade.

Este livro me ajudou muito e foi com toda certeza referenciado em meu TCC, a leitura foi despretensiosa e se tornou mágica. Viajar por uma mente tão incrível e aprender ensinamentos valorosos não tem preço.

Um livro obrigatório, pois reclamante ensina a sermos humanos
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 06/03/2022

36º Livro: Diversidade, Mário Sérgio Cortella

Mais um livro do professor Cortella que eu leio. Nesta obra, o autor busca respaldo em alguns nomes da Filosofia e da literatura para discutir sobre o preconceito, principalmente nos dias de hoje.
Com uma escrita leve, o autor traz importantes reflexões que podem ser destinadas para qualquer pessoa. Mais um bom trabalho, visando a disseminação do pensamento filosófico.
comentários(0)comente



Robs 30/01/2022

Sou fã do Cortella, então muito suspeita pra falar de tudo que ele escreve, mais um livro sensacional
comentários(0)comente



Gerônimo 09/01/2022

Necessário, mas...
É um monólogo simples e didático, como geralmente são as palestras do autor. Não gostei do trecho que discorre sobre o racismo. Odiei a passada de pano pro notório autor racista Monteiro Lobato. Fora isso, o pequeno livro tem o seu valor, em uma época tão retrógrada em ética e direitos humanos.
comentários(0)comente



Micaela Cavalcanti 31/12/2021

Bom
O livro traz boas reflexões, mas não é nada inovador, eu até gostei, é super fácil de ler e traz conteúdos super relevantes, mas pra quem já conhece o assunto parece ser só mais do mesmo.
comentários(0)comente



Suh 15/11/2021

Leitura leve e agradável
O livro aborda um tema delicado e muito discutido, mas a escrita do Cortela deixa tudo mais agradável de ser pensado e lido. Excelente reflexão!
comentários(0)comente



Rafinha 07/07/2021

Necessário.
Esse livro é o primeiro contato que tenho com a escrita do Cortella. E espero ler muitos outros!
O livro vêm abordando um assunto muito necessário que é o preconceito que se faz presente em diversas áreas de nosso dia a dia. Seja em casa, escola, no trabalho e outros.
A escrita é bem fluída e de fácil entendimento. Apesar de abordar um tema "difícil/complexo".

Vale a pena ler.
comentários(0)comente



bartgirl 16/04/2021

Diversidade (?)
O livro começou super bom mas confesso que na metade eu comecei a questionar do porquê eu estava lendo sobre diversidade sob o ponto de vista de um homem branco, classe média e escolado hahaha.

Não me levem a mal, o livro é bom em geral, mas acho que depois dessa preciso pegar autores diversos de verdade pra ler!
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR