Longe do ninho

Longe do ninho Daniela Arbex

Resenhas - Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do flamengo de se tornarem ídolos no seu pais do futebol

lzmalik 04/05/2024

O livro mais triste que eu já li, mas extremamente necessário pra que não se repita e as histórias dos 10 garotos sejam sempre lembradas.

Ayana.Monteiro 29/04/2024

País do futebol

Li esse livro entre chorro e arrepios. Era como se eu estivesse conversando com a família dos meninos, ouvindo sobre os sonhos e eles tanto queria realizar, a alegria de estar em um dos clubes mais populares. Saber de que cada um deles estava se sentindo realizado e nem imaginava o que iria acontecer, foi de cortar meu coração.

A autora conseguiu me deixar tão envolvida com essa história que vai ser difícil esquecer. Então eu acho que ela cumpriu com o seu objetivo, de não deixar que a tragédia que aconteceu no CT do Flamengo seja esquecida.

Acho que todas as pessoas deveriam lê esse livro.

@lendosonhando 22/04/2024

Não foi uma leitura fácil, tanto que demorei 1 mês para finalizar.

São muitos os aspectos da história desses 10 meninos: o sonho de se tornar uma estrela, a vontade de melhorar a vida da família a abnegação dos pais em se afastarem dos filhos ainda jovens e gastar o que tinham e o que não tinham para que esse sonho se realizasse, a impunidade diante do incêndio que poderia ter sido evitado e os sobreviventes que retornaram ao Ninho do Urubu após a tragédia e muitos ainda serem dispensados.

Daniela Arbex faz um trabalho muito competente ao contar os diversos lados dessa tragédia que passa pelos dirigentes do clube de futebol e terminando mas famílias desses jovens que foram marcadas para sempre.

Os capítulos que foram dedicados ao incêndio propriamente dito foram muito difíceis de ler e pelo menos em mim acionou vários gatilhos; portanto tenham cuidado ao ler.

Recomendo demais a leitura para quem gosta de um bom jornalismo investigativo que não esquece de humanizar os protagonistas desse triste acontecimento que abalou um país e uma nação de torcedores.

Melina.Ferrari 16/04/2024

Precificação da vida e a (in)justiça para os pobres
?Um dia minha mãe me perguntou porque trato de temas tão dolorosos em meus livros. Respondi que, na verdade, não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre as omissões que causam tragédias, para que elas não se repitam. Afinal, se uma história não é contada, é como se ela não tivesse existido?.

Que prazer ler (novamente) Daniela Arbex. Empatia, cuidado, justiça e responsabilidade em todos os livros escritos. Longe do Ninho não seria diferente.

Bell 15/04/2024

Mais um espetacular trabalho jornalístico da Daniela Arbex. Como já era esperado, o livro é excelente.
Daniela entrega, com muita sensibilidade e respeito, um relato forte, intenso e avassalador. Neste livro entenderemos todo o desenrolar da tragédia, a negligência que culminou na morte de 10 jovens. Daniela tbm conta a história desses jovens, seus sonhos, os últimos momentos. É muito emocionante, e tbm revoltante.

Daniela mais uma vez acertou em cheio!

maria897 12/04/2024

Que livro bom. que livro pesado. que livro cheio de significados. para mim, todas as pessoas interessadas em futebol deveriam ler esse livro. entender que é muito mais que um incêndio, era um futuro, era a vida de dez meninos em jogo. é escancarado quem são os culpados e mesmo assim nada foi feito até hoje.

Beatriz3345 11/04/2024

Agraço a Daniela Arbex por mais uma vez dar visibilidade e voz aqueles que apenas precisam que uma pessoa os escute e entenda seus anseios. Pouco sabia do caso do Flamengo (era bem nova na época) e não imaginava o impacto que tal coisa poderia acometer tantas famílias e tantas pessoas.

Gosto como a Daniela sempre busca entender o lado daqueles que sofreram e sofrem diante acontecimentos lastimáveis. Normalmente focamos só na ideia da vítima e esquecemos por trás a uma família sofrendo e com o coração vazio, sem nada para confortá-los. E são essas que dão a voz e as lembranças daqueles que não devem nunca ser esquecidos, principalmente quando tragédias (em maioria ocasionadas pelo humano, proposital ou não) acontecem

Me emocionei muito com o livro e com os relatos, jovens com menos de 18 anos que não puderam nem mesmo ter uma mínima noção do que é a vida de fato e que tinham sonhos. Uma parte que me tocou muito foi o relato de uma mãe cujo o filho desejava lhe dar uma casa com o seu salário do Flamengo. E ele conseguiu, mas foi através da indenização de sua morte.

Acho que a única coisa que me incomodou bemmmm minimamente com a leitura foi os desvios de pensamento, mudando de um assunto para o outro e descrevendo outras coisas, dando um desencontro com o que estava sendo falado antes. Mas nada muito tenebroso, só o meu TDAH que fica meio perdido nessas horas.

A escrita é intensa e precisa ter coração e pulso firme para ler toda a história, mas é um livro totalmente necessário pelo respeito, pelo luto, pela justiça de 10 crianças perdidas

Ana Caturelli 06/04/2024

Tragédia no Ninho
Longe do ninho é um relato extremamente forte, humano e sensível sobre a morte de meninos que estavam muito distantes de casa e da proteção de seus pais. A obra reverencia a memória dos que se foram e o esforço dos atletas que sobreviveram. Apesar do trauma e do sofrimento que enfrentaram, eles encontraram no valor da amizade a coragem de que precisavam para seguir rolando a bola por si e pelos irmãos de ideal, aos quais passaram a chamar de "Nossos 10". Com informações exclusivas, este livro-reportagem é peça fundamental para a compreensão do caso. Mais do que isso: é uma voz potente contra o esquecimento que nega a história.

rique. 22/03/2024

O livro me destruiu de várias formas, mas só assim para podem sentir pelo menos um pouquinho na pele o que os familiares desses meninos passaram, e que a autora conseguiu destaca toda a negligência ocorrida.

? Construir a memória coletiva do Brasil é um caminho para busca pela justiça. ?

Retalhos e Prefácios 22/03/2024

Nunca chorei tanto...
Nunca chorei tanto durante uma leitura! Já chorei em vários desfechos de livros, mas, nesse eu chorei durante ele TODO.

Foi triste demais reviver esse trágico episódio que vai ficar marcado pra sempre na história do Flamengo.

Como sempre, Daniela fez um brilhante trabalho na remontagem da história, trazendo fatos minuciosos do dia do incêndio, o que ocorreu pós tragédia e, também, nos aproximando dos meninos do Ninho e suas famílias.

Forte, pesado, triste e necessário!

Cris 20/03/2024

Um livro forte e impactante, mas muito necessário.

Daniela novamente contando uma tragédia com uma escrita tão humana e sensível, nos faz conhecer as vítimas, torcer angustiados para que nada tenha acontecido com essas crianças que agora simpatizamos com os sonhos e a história, e nos emocionamos, junto com os pais, ao descobrir que infelizmente 10 histórias foram interrompidas de uma forma brutal, por uma sucessão de erros que teriam evitado a tragédia.

Junior.LOpes 20/03/2024

Um registro para nunca esquecer
Na minha opinião, essa é a maior tragédia da história do futebol brasileiro, maior até do que a da Chapecoense e não to falando pela quantidade de mortos e sim pelo completo descaso de toda a sociedade, me choca como o caso do Ninho não tem repercussão da mídia e como tentam encobrir ou desvincular a imagem do clube quando se fala dessa tragédia.

Por isso mesmo resolvi ler essa história e me deparo com a mesma impressão que a Daniela Arbex, ela conta no final do livro que não sabe nem o nome dos garotos e isso se deve pela proteção da grande mídia ao clube, que não é atual, vi alguns comentários dizendo que faltou profundidade, concordo mas relevo pois tudo o que vemos no livro é informação pública que já poderia ter tido repercussão na mídia e não tem.

É uma leitura muito pesada, em muitos momentos não consegui continuar e acho que tem que ser assim mesmo, temos que sentir o impacto que foi essa tragédia e não ser cúmplice como parte do poder público, a mídia e até torcedores tem agido para não sujar a imagem do clube, vale lembrar que a diretoria que abandonou e fez pouco caso das famílias das vítimas se reelegeu em 2021 sem nenhuma resistência de torcedores ou mídia.

E que esse livro sirva como documento de um dos clubes mais nefastos do mundo, que acumula atitudes antiéticas visando beneficio próprio que imaginaríamos que mudaria depois dessa tragédia e tem só se intensificado, acho até que faltou um pouco dessas contundência no livro, a tragédia só aconteceu pelo DNA de ganância do clube, eles foram o clube que furou as restrições de distanciamento para treinar antes de todo mundo na pandemia, eles tiveram ajuda do governo para quebrar contrato de TV que resultou numa perda enorme de receita de vários clubes de menores investimento, eles com ajuda do poder público dificultam o uso do lendário Maracanã para times que estão fazendo história como o Nova Iguaçu nesse ano (2024).

Daria pra escrever outro livro só pra enumerar como essa instituição tem atuado para reinar sob cinzas, mesmo que tenha que destruir tudo a sua volta para poder ter vantagem e esse livro é uma forma de contar pro mundo como o descaso, a paixão e a proteção podem custar vidas e que nunca mais se repita uma tragédia dessa.

Anaju Bell 12/03/2024

Carta para Daniela
Terminei durante a madrugada e mais uma vez não tenho palavras.

Obrigada por eternizar mais 26 histórias em suas páginas. Obrigada pela pesquisa e dedicação, por manter a memória brasileira!

Sou apaixonada por futebol e acredito que por isso, esse foi o livro que mais me tocou e me fez chorar por cada sonho não concretizado.

Parabéns por mais essa obra, Daniela. É um prazer ser sua leitora

Mel 11/03/2024

#Nãoesquecemos
Daniela, mais uma vez, trouxe voz a quem não tinha. Lembro-me de em 2019 ter visto brevemente sobre este caso, mas desde então não vi mais falarem sobre. Este é um daqueles livros que você engole de tão fluida que é a leitura. Você chora, se emociona e se enfurece com tamanho descaso que foi tratada esta tragédia pelo time. Não há palavras que consigam descrever com maestria o que este livro fez em meu coração.
Apenas posso dizer que ter ido pessoalmente na estreia do livro e ver alguns familiares lá cantando o hino que homenageia os 10 jogadores mexeu muito comigo. Que estas famílias tenham paz e consigam ter uma vida alegre e feliz, mesmo com esta perda irreparável.