Longe do ninho

Longe do ninho Daniela Arbex

Resenhas - Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do flamengo de se tornarem ídolos no seu pais do futebol

Leitor esquizofrênico 21/02/2024

Mãe, a senhora está certa, mas é o Flamengo, né?
Dez jovens cujo sonho foi consumido pela irresponsabilidade de dirigentes gananciosos - essa é a triste realidade retratada no livro sobre o trágico incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, escrito com maestria incomparável por Daniela. Ao folhearmos suas páginas, somos transportados para a perspectiva das famílias que sofrem e testemunhamos o sacrifício de seus filhos em busca do sonho de se tornarem astros do futebol e proporcionarem uma vida digna aos seus entes queridos. A leitura é rica em humanidade, crueldade e realismo, revelando os bastidores da jornada dos jogadores antes da fama ser alcançada.

Lidi 13/02/2024

Tocante , triste , real e não pode ser esquecido
A realidade de jovens que sonhavam em proporcionar um futuro melhor a suas famílias e a eles, o desejo dos 10 eram esse, dar um futuro melhor para a família.
Infelizmente esse sonho foi interrompido, mas poderia ter sido evitado diante da série de problemas que o lugar apresentava.
Dor de pais e mães que deixaram seu bem mais precioso aos cuidados do maior clube de futebol do RJ, e receberam os mesmo sem vida.
Daniela arbex não erra nunca, leitura clara, necessária e tocante como sempre.

Jackie 07/03/2024

Um livro impactante. Relato de um crime cometido pelo maior time de futebol do país.
Daniela Arbex, como sempre certeira em sua forma de escrever.

Stela Marçal 03/03/2024

Longe do Ninho
Mais um da Daniela Arbex! Nunca decepciona!
Sempre me perguntei o motivo pelo qual a autora escolhe temas tão doloridos para escrever, e a resposta veio no último capítulo deste livro:

"... não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre a omissão que causam tragédias, para que elas não se repitam."

Luciana 10/02/2024

Não senti a Daniela tão aguda na investigação nesse livro, tem uma abordagem maior nas vida das famílias e vítimas, antes e após o acidente.
Não deixa de ser uma grande contribuição para memória coletiva como de costume.

babilelivros 13/02/2024

Eu digo ?rainha do jornalismo literário brasileiro? e vocês dizem: ?Daniela Arbex!?.

Eu sou jornalista e sou apaixonada por esse tipo de jornalismo, portanto, sou suspeita pra opinar, mas não posso deixar de fazê-lo. Já li quatro livros da Daniela e acho que esse fica pau a pau com o Todo dia a mesma noite, que conta a história da Boate Kiss e é meu preferido dela.

E o porquê disso é justamente um motivo que, talvez, não agrade a todos: a escrita é mais simples, ficou mais fluido. Eu lembro de ler Holocausto Brasileiro e Arrastados e ficar um pouco perdida nas descrições de documentos e trâmites legais, que são importantíssimos, porém eu acho que as histórias das vítimas e famílias são mais ainda porque é a partir delas que a gente passa a entender a dimensão da tragédia. Quando os números ganham nomes, rostos, histórias e identidades, é quando a gente começa a sentir um pouco da dor e da indignação ? sentimentos necessários pra gente não sucumbir ao esquecimento.

Eu sempre marco meus livros com frases que eu gosto e construções textuais que eu acho interessantes, então meu exemplar está cheio de post-it vermelho e preto (pra combinar) porque eu acho muito bonito como a Daniela une o literário com o investigativo; objetividade com sensibilidade. Eu vou lendo, me encantando e aprendendo; sempre pensando que quero ser assim, jornalisticamente falando, quando eu crescer.

Saah 13/02/2024

Mais um ótimo livro da Daniela Arbex
Os livros da Daniela Arbex são muito intensos, pesados, tristes e bem escritos. Esse não poderia ser diferente. Traz a visão da tragédia do ninho na visão das famílias, das vítimas e do caso em geral. Só não dei nota 5 porque senti falta de alguns detalhes e explicações e em algumas partes fiquei confusa, mas é um super livro que vale a pena a leitura e relembra um caso muito triste que não deve ser esquecido

Moony 28/02/2024

Longe do Ninho
O livro "Longe do Ninho", lançado a pouco tempo, trás a história do incêndio do centro de treinamento do Flamengo, em 2019.

Com o objetivo de fazer com quem essa tragédia e os meninos não sejam esquecidos, Daniela Arbex escreve a trajetória de cada uma das vítimas: "Nossos 10". O livro inicia com os garotos retornando ao CT do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, após as férias. Esse início causa uma grande tristeza, pois o leitor acompanha os últimos momentos dos garotos com a família e os amigos, felizes por voltarem e continuar seu sonho. E é com muito pesar e, ao mesmo tempo, muito cuidado (afinal, é um tema difícil de trabalhar) que Daniela narra os acontecimentos, o início do incêndio, a luta pela sobrevivência, o descaso por parte do Flamengo, a luta pela justiça e a luta dos pais e dos sobreviventes para continuar a vida.

Me embrulhou o estômago constatar que um dos maiores time de futebol do Brasil, um dos mais ricos, não se preocupavam com os jovens que estavam sob sua responsabilidade: desde o alojamento, que era "ilegal", até a ridícula indenização que o Flamengo pagou aos familiares das vítimas. É de assustar como algo feito para o bem como o futebol foi transformado em forma de ganhar dinheiro (por parte dos clubes) como a autora deixa a transparecer quando relata que o Flamengo não se importava para a educação dos jovens e como o futebol, de forma geral, exige muito de crianças ainda em formação. É assustador!

"Longe do Ninho" veio para constatar que essas tragédias que poderiam ser evitadas (Daniela apresenta muito bem esses fatos quando apresenta as diversas notificações que o clube recebeu para mudanças no CT e nada fez) vão continuar acontecendo enquanto houver autoridades que nada fazem, que só aplicam uma multa de 800 reais e pronto. Mais uma tragédia anunciada e mais uma impunidade nesse país.

Todos precisar ler "Longe do Ninho" da Daniela Arbex. Você pode encontrá-lo no site da editora e na Amazon, nos formatos físico e digital.

Beatriz3345 11/04/2024

Agraço a Daniela Arbex por mais uma vez dar visibilidade e voz aqueles que apenas precisam que uma pessoa os escute e entenda seus anseios. Pouco sabia do caso do Flamengo (era bem nova na época) e não imaginava o impacto que tal coisa poderia acometer tantas famílias e tantas pessoas.

Gosto como a Daniela sempre busca entender o lado daqueles que sofreram e sofrem diante acontecimentos lastimáveis. Normalmente focamos só na ideia da vítima e esquecemos por trás a uma família sofrendo e com o coração vazio, sem nada para confortá-los. E são essas que dão a voz e as lembranças daqueles que não devem nunca ser esquecidos, principalmente quando tragédias (em maioria ocasionadas pelo humano, proposital ou não) acontecem

Me emocionei muito com o livro e com os relatos, jovens com menos de 18 anos que não puderam nem mesmo ter uma mínima noção do que é a vida de fato e que tinham sonhos. Uma parte que me tocou muito foi o relato de uma mãe cujo o filho desejava lhe dar uma casa com o seu salário do Flamengo. E ele conseguiu, mas foi através da indenização de sua morte.

Acho que a única coisa que me incomodou bemmmm minimamente com a leitura foi os desvios de pensamento, mudando de um assunto para o outro e descrevendo outras coisas, dando um desencontro com o que estava sendo falado antes. Mas nada muito tenebroso, só o meu TDAH que fica meio perdido nessas horas.

A escrita é intensa e precisa ter coração e pulso firme para ler toda a história, mas é um livro totalmente necessário pelo respeito, pelo luto, pela justiça de 10 crianças perdidas

Mel 11/03/2024

#Nãoesquecemos
Daniela, mais uma vez, trouxe voz a quem não tinha. Lembro-me de em 2019 ter visto brevemente sobre este caso, mas desde então não vi mais falarem sobre. Este é um daqueles livros que você engole de tão fluida que é a leitura. Você chora, se emociona e se enfurece com tamanho descaso que foi tratada esta tragédia pelo time. Não há palavras que consigam descrever com maestria o que este livro fez em meu coração.
Apenas posso dizer que ter ido pessoalmente na estreia do livro e ver alguns familiares lá cantando o hino que homenageia os 10 jogadores mexeu muito comigo. Que estas famílias tenham paz e consigam ter uma vida alegre e feliz, mesmo com esta perda irreparável.

Paula.Alves 06/03/2024

Pesado, porém necessário
O livro é intenso, como todos os outros da escritora.
Em vários momentos me coloquei no lugar dos atletas e das famílias.
10 famílias que tiveram vidas ceifadas tão precocemente e que até hoje sofrem...

jess 15/02/2024

"O modo neoliberal de compreender e de atuar no mundo passa necessariamente por decisões que autorizam a morte"

Daniela Arbex tem um jeito mágico de dar voz à quem sempre foi negado. Longe do ninho é sufocante. Durante toda a leitura percebemos quantas chances houveram dessa tragédia ser evitada. No fim, ficamos com aquele gostinho amargo na boca de injustiça. Que esses pais encontrem paz, que esses meninos recebam justiça e que a diretoria do clube pague pro resto da vida.

"Em uma tragédia, os primeiros sentenciados são as famílias."

Pedro 02/03/2024

Como sempre, os livros da Daniela Arbex são muito tocantes. A autora honra a memória das vítimas neste belissimo memorial. Para que nunca mais aconteça!

Juju 11/02/2024

#Nuncaesqueceremos
Brasil, o país do futebol. Dentre tantos títulos que nos são concedidos devido à vasta riqueza de nossa cultura, eu acredito que este seja o mais popular e ouso dizer até o mais preciso. Quantos meninos não sonham desde crianças, no seio de seus lares pobres e oprimidos, tornarem-se ídolos do esporte e por consequência proporcionar melhores condições de vida às suas famílias? Através do futebol eles enxergam não apenas o sustento, mas a oportunidade de um futuro promissor, brilhante e feliz fazendo exatamente aquilo que mais amam no mundo. Porém, o sonho vem com um preço e exige sacrifícios árduos desde a tenra idade, muitos desses meninos necessitam então voar para longe do ninho, para longe de seu núcleo permeado por amor e cuidados. Para buscarem a chance de suas vidas, eles precisam galgar o próprio caminho há quilômetros de distância, sozinhos e despreparados. Crianças e adolescentes que abrem mão de sua infância colorida para sonharem como adultos. Assim eram os 10 garotos que perderam tragicamente suas vidas em um incêndio no Ninho do Urubu.
Na madrugada de 8 de fevereiro de 2019, as instalações do Centro de Treinamento George Helal- popularmente conhecido como o CT do Ninho do Urubu - pertencente ao Clube de Regatas Flamengo, pegaram fogo. O incêndio iniciou-se devido a uma pane elétrica em um dos ares-condicionados dos alojamentos compostos por contêineres, precisamente o do quarto 6. Rapidamente o fogo se alastrou, tomando conta de toda a estrutura. Dos 24 garotos integrantes dos times de base do Flamengo que dormiam no local naquela noite, 16 conseguiram escapar com vida. Outros 10 não tiveram a mesma sorte. O que se seguiu foi uma grande comoção midiática e nacional, conforme os nomes dos atletas falecidos eram divulgados em jornais de todo o país. As investigações realizadas pelos peritos, no entanto, revelariam uma série de irregularidades que teriam sido apontadas inúmeras vezes ao clube, que escolheu se abster de quaisquer responsabilidades. Tal como em outros casos como a da Boate Kiss, a justiça deixou de ser feita adequadamente e conforme os anos se passam os nomes dos garotos e suas histórias caem cada vez mais no esquecimento. Mas afinal quem eram eles? Em Longe do Ninho, temos a oportunidade de conhecer mais de perto a trajetória de vida - e infelizmente de morte - desses grandes e talentosos sonhadores que tiveram seus sonhos interrompidos por uma tragédia que poderia ter sido evitada. Porém, muito além da morte, essa também é uma narrativa sobre esperança, superação e sobre futuro. Nunca nos esqueceremos, para que não se repita.

Daniela Arbex é a autora mineira de seis livros publicados pela editora Intrínseca. Ela se especializa em contar as histórias verdadeiras e comoventes a respeito de tragédias que abalaram o nosso país, a exemplo do rompimento da barragem de Brumadinho e o Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com um olhar respeitoso, humano e ao mesmo tempo afiado, Daniela tem como objetivo oferecer um panorama geral e completo das circunstâncias que levaram a esses tristes acontecimentos, sem perder de vista a própria humanidade de seus personagens. Longe do Ninho é uma narrativa comovente e crua que nos conta uma história ao mesmo tempo linda e triste. História esta que talvez nem todos tenham prestado atenção ou se preocupado em escutar devidamente, quando essa terrível tragédia ocorreu no Ninho do Urubu.

É muito fácil enxergar as vítimas como números, mas a autora faz questão de dar a todos eles um nome, um passado e atribui-los sobretudo uma bela trajetória de vida. Pablo Henrique, Bernardo, Arthur, Vitor Isaias, Athila, Christian, Rykelmo, Gerson, Samuel e Jorge Eduardo foram adolescentes entre 14 e 16 anos com sonhos, objetivos e muita esperança em seus corações. Ainda novinhos eles decidiram lutar por seus ideais, deixando para trás um lar repleto de afeto a fim de seguirem um caminho incerto e permeado por muitos sacrifícios. Suas famílias confiaram os bens mais preciosos de que dispunham ao Flamengo, abdicando do pouco que possuíam, torcendo para que seus filhos pudessem voar alto. Em troca, receberam-os de volta em caixões. O incêndio ceifou-lhes quase tudo, deixando apenas um rastro de dor e indignação. Até o final de 2023, o processo a respeito do caso encontrava-se em grau de recurso (estacionado). Quase todos os sobreviventes já deixaram o clube e as famílias hoje seguem em frente com suas vidas, para sempre com um buraco em seus peitos ocasionado pela ausência. Enfrentam julgamentos injustos e dedos apontados de forma punitiva, condenando-os por aceitar a parca e estúpida indenização que o Flamengo lhes ofereceu. Nenhum dinheiro será capaz trazer seus filhos de volta e seus rostos permanecem imortalizados através de fotos, memórias, murais e canções que a torcida entoa. Para os que viveram, os 10 serão eternamente fonte de inspiração e combustível para darem o melhor de si, honrando os sonhos daqueles que se foram (13 dos 16 sobreviventes se profissionalizaram). No entanto, ninguém apaga a injustiça, os erros e as consequências da ganância cega que para sempre serão uma mancha nefasta na história do clube e do futebol brasileiro.

O livro é emocionante, eu chorei litros. Não tem muito o que dizer. É uma obra de partir o coração, porém extremamente necessária. Leia. Leia para conhecer a histórias daqueles meninos, para saber seus nomes. Para se emocionar com suas trajetórias, com seus sonhos e com sua felicidade contagiante que era a luz, o sol, o núcleo de suas famílias que os criaram com tanto amor, carinho e afeto. Leia para honrar suas memórias, para não permitir que caiam no esquecimento. Para que todos saibam o que verdadeiramente aconteceu em 8 de fevereiro de 2019, para que isso não se repita.