Longe do ninho

Longe do ninho Daniela Arbex

Resenhas - Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do flamengo de se tornarem ídolos no seu pais do futebol

SraBarcelos 12/05/2024

Muito triste
Um livro triste por se tratar de sonhos, por se tratar de vidas perdidas... Mães enlutadas por seus filhos e o sonho deles...

Manú 26/05/2024

Sonhos perdidos
A tragédia no ninho do urubu.
A autora conta a história de cada menino vítima do incêndio no CT do Flamengo.
10 garotos entre 14 e 17 anos morreram, sonhos interrompidos de maneira trágica.

rique. 22/03/2024

O livro me destruiu de várias formas, mas só assim para podem sentir pelo menos um pouquinho na pele o que os familiares desses meninos passaram, e que a autora conseguiu destaca toda a negligência ocorrida.

? Construir a memória coletiva do Brasil é um caminho para busca pela justiça. ?

Junior.LOpes 20/03/2024

Um registro para nunca esquecer
Na minha opinião, essa é a maior tragédia da história do futebol brasileiro, maior até do que a da Chapecoense e não to falando pela quantidade de mortos e sim pelo completo descaso de toda a sociedade, me choca como o caso do Ninho não tem repercussão da mídia e como tentam encobrir ou desvincular a imagem do clube quando se fala dessa tragédia.

Por isso mesmo resolvi ler essa história e me deparo com a mesma impressão que a Daniela Arbex, ela conta no final do livro que não sabe nem o nome dos garotos e isso se deve pela proteção da grande mídia ao clube, que não é atual, vi alguns comentários dizendo que faltou profundidade, concordo mas relevo pois tudo o que vemos no livro é informação pública que já poderia ter tido repercussão na mídia e não tem.

É uma leitura muito pesada, em muitos momentos não consegui continuar e acho que tem que ser assim mesmo, temos que sentir o impacto que foi essa tragédia e não ser cúmplice como parte do poder público, a mídia e até torcedores tem agido para não sujar a imagem do clube, vale lembrar que a diretoria que abandonou e fez pouco caso das famílias das vítimas se reelegeu em 2021 sem nenhuma resistência de torcedores ou mídia.

E que esse livro sirva como documento de um dos clubes mais nefastos do mundo, que acumula atitudes antiéticas visando beneficio próprio que imaginaríamos que mudaria depois dessa tragédia e tem só se intensificado, acho até que faltou um pouco dessas contundência no livro, a tragédia só aconteceu pelo DNA de ganância do clube, eles foram o clube que furou as restrições de distanciamento para treinar antes de todo mundo na pandemia, eles tiveram ajuda do governo para quebrar contrato de TV que resultou numa perda enorme de receita de vários clubes de menores investimento, eles com ajuda do poder público dificultam o uso do lendário Maracanã para times que estão fazendo história como o Nova Iguaçu nesse ano (2024).

Daria pra escrever outro livro só pra enumerar como essa instituição tem atuado para reinar sob cinzas, mesmo que tenha que destruir tudo a sua volta para poder ter vantagem e esse livro é uma forma de contar pro mundo como o descaso, a paixão e a proteção podem custar vidas e que nunca mais se repita uma tragédia dessa.

Janaina.Granado 08/03/2024

Triste
A escrita da Daniela é cativante e necessária, mas a história é muito sofrida, eu chorava a cada página lida, impossível não se comover com a história de vida desses meninos que tiveram a vida interrompida tão precocemente, só Deus pra aliviar o sofrimento dos familiares que ficaram

eduardo.holgado 04/03/2024

Daniela Arbex, mais uma vez nos conduz através das histórias das vítimas e suas famílias , os sonhos interrompidos, por uma tragédia, a dor de todos, e o descaso de quem devia acolher e cuidar.

Carolina2692 04/03/2024

É um livro que você não consegue passar mais de 2 páginas sem chorar. Daniela conta história por trás da tragédia que matou 10 meninos no ninho do urubu. Ela desmistifica o que a mídia quis mostrar, que eles morreram dormindo, quando na verdade morreram lutando pela própria vida e pela vida dos amigos.
A Daniela, como sempre, foi muito cirúrgica e necessária. Tocou em pontos extremamente sensíveis de uma forma respeitosa e que te faz criar alertas.
5 estrelas é muito pouco para a dimensão desse livro.

Philipe 02/03/2024

Longe do ninho
Mais um belo e marcante livro de Daniela Arbex , triste história dos meninos da escola de base do flamengo, livro bem contado e rico em detalhes. Vale a pena a leitura .

Lary 01/03/2024

?Nossos 10?
O que dizer de um livro cuja leitura te permite mergulhar e conhecer os confins da impunidade e da negligência de um Centro de Treinamento para jovens jogadores? O que falar da intensa dor de 10 famílias que viram os sonhos de seus jovens filhos serem dura e dolorosamente interrompidos?
Nem todos estavam dormindo no momento do incêndio, grande parte deles lutou pela vida o máximo que pode?e perderam-na? em meio ao calor e o desespero.
Em muitos momentos, parei pra respirar e chorar? pois os relatos são difíceis, e nesses instantes suspirei e pensei:-Nossa, quanta dor, meu Deus.?
Agora imaginem isso, sendo sentido pelos pais e amigos desses 10 meninos que tinham em sua maioria 14 anos e apenas um sonho comum.
Eis um verdadeiro e triste retrato da ganância e negligência de um Clube que pela sua fama e riqueza deveria ter pensado em uma maneira mais adequada e segura para alojar pessoas.
Vejo sempre sensibilidade com as famílias e com as vítimas, e as investigações dela são dignas de reflexão e reconhecimento. Daniela Arbex, trás uma pauta constante que é indispensável: -A necessidade de nunca esquecer uma tragédia, até que a Justiça tenha sido feita.
Então, fica minha indicação de leitura para que os meninos do ninho e suas famílias tenham a justiça a seu favor e que esse tipo negligência e descaso não mais se repitam.

Elisa.Binelli 21/02/2024

Um livro necessário
Todos os livros da Arbex tratam de temas muito importantes e necessários e ao mesmo tempo extremamente sensíveis e doloridos. Mas a autora, com toda sua humanidade nos guia pelas histórias que muitos preferem fechar os olhos e não ver.

Longe do ninho nos trás a verdadeira história dos jogadores de base do Flamengo que tiveram todos os seus sonhos interrompidos há cinco anos atrás, num incêndio que poderia ter sido facilmente evitado.

As histórias desses garotos me tocaram profundamente e me fizeram refletir sobre o valor da vida, os sonhos, o luto e sobre a impunidade dessa e de outras tantas violências cometidas nesse país.

Giovanna Batalha 13/02/2024

Mais uma tragédia que podia ser evitada e não foi, sabe-se lá por que, já que o clube tinha dinheiro pra isso, mas era mais conveniente só continuar pagando multas a fazer o necessário.
Esse livro é mais um trabalho emocionante da Daniela Arbex, como já disseram aqui, o livro é mais focado nas vítimas do que na investigação da tragédia, mas ainda sim é uma boa - e necessária - leitura.

Ei Maybrick 11/02/2024

Irei direto ao ponto.
A narrativa inicial que explica com pouca profundidade a vida de alguns desses jovens, revela a inocência e um sonho. Não demora muito para que ós acontecimentos sejam descritos, entretanto, por se tratar de uma investigação, senti falta de detalhes.

Me sinto manietada ao tentar falar sobre a narrativa afinal, trata-se de um tragédia real que nem de longe pode ser avaliada, mas como leitora e curiosa sobre os aspectos pre e pós aos acontecimentos fiquei desejosa.

Vale o alerta aos demais leitora, pois se trata de uma leitura sensível.