Longe do ninho

Longe do ninho Daniela Arbex




Resenhas - Longe do ninho: Uma investigação do incêndio que deu fim ao sonho de dez jovens promessas do flamengo de se tornarem ídolos no seu pais do futebol


42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Anaju Bell 12/03/2024

Carta para Daniela
Terminei durante a madrugada e mais uma vez não tenho palavras.

Obrigada por eternizar mais 26 histórias em suas páginas. Obrigada pela pesquisa e dedicação, por manter a memória brasileira!

Sou apaixonada por futebol e acredito que por isso, esse foi o livro que mais me tocou e me fez chorar por cada sonho não concretizado.

Parabéns por mais essa obra, Daniela. É um prazer ser sua leitora
comentários(0)comente



Bruna 10/03/2024

Irresponsabilidade
Sim. Era uma tragédia anunciada, e infelizmente não é a primeira, eles sabiam das condições daquele lugar, mas não fizeram nada. Mas fica a pergunta será que alguém aprendeu alguma coisa com essa tragédia
comentários(0)comente



Cris 20/03/2024

Um livro forte e impactante, mas muito necessário.

Daniela novamente contando uma tragédia com uma escrita tão humana e sensível, nos faz conhecer as vítimas, torcer angustiados para que nada tenha acontecido com essas crianças que agora simpatizamos com os sonhos e a história, e nos emocionamos, junto com os pais, ao descobrir que infelizmente 10 histórias foram interrompidas de uma forma brutal, por uma sucessão de erros que teriam evitado a tragédia.
comentários(0)comente



Retalhos e Prefácios 22/03/2024

Nunca chorei tanto...
Nunca chorei tanto durante uma leitura! Já chorei em vários desfechos de livros, mas, nesse eu chorei durante ele TODO.

Foi triste demais reviver esse trágico episódio que vai ficar marcado pra sempre na história do Flamengo.

Como sempre, Daniela fez um brilhante trabalho na remontagem da história, trazendo fatos minuciosos do dia do incêndio, o que ocorreu pós tragédia e, também, nos aproximando dos meninos do Ninho e suas famílias.

Forte, pesado, triste e necessário!
comentários(0)comente



Ana Caturelli 06/04/2024

Tragédia no Ninho
Longe do ninho é um relato extremamente forte, humano e sensível sobre a morte de meninos que estavam muito distantes de casa e da proteção de seus pais. A obra reverencia a memória dos que se foram e o esforço dos atletas que sobreviveram. Apesar do trauma e do sofrimento que enfrentaram, eles encontraram no valor da amizade a coragem de que precisavam para seguir rolando a bola por si e pelos irmãos de ideal, aos quais passaram a chamar de "Nossos 10". Com informações exclusivas, este livro-reportagem é peça fundamental para a compreensão do caso. Mais do que isso: é uma voz potente contra o esquecimento que nega a história.
comentários(0)comente



Bárbara 23/02/2024

Para nunca esquecer
Mais uma vez, Daniela Arbex reforça a importância de não deixarmos o passado para trás. Apesar de muitos defenderem que ?o que passou, passo?, determinadas histórias devem permanecer vivas no presente e no futuro. Esquecer seria um desrespeito com as vítimas e suas famílias.
comentários(0)comente



Maria.Batagin 14/02/2024

Muito bom
Como definir um livro reportagem dessa escritora? cada livro uma denúncia que nos faz pensar até onde o dinheiro pode comprar o silêncio de vidas perdidas.
A impunidade de fatos lamentáveis como a morte desses meninos com sonhos a serem conquistados e sendo negligenciado por pessoas que enxergam cifras ao invés de pessoas.
Valeu demais a leitura como sempre.
comentários(0)comente



maria897 12/04/2024

Que livro bom. que livro pesado. que livro cheio de significados. para mim, todas as pessoas interessadas em futebol deveriam ler esse livro. entender que é muito mais que um incêndio, era um futuro, era a vida de dez meninos em jogo. é escancarado quem são os culpados e mesmo assim nada foi feito até hoje.
comentários(0)comente



Juju 11/02/2024

#Nuncaesqueceremos
Brasil, o país do futebol. Dentre tantos títulos que nos são concedidos devido à vasta riqueza de nossa cultura, eu acredito que este seja o mais popular e ouso dizer até o mais preciso. Quantos meninos não sonham desde crianças, no seio de seus lares pobres e oprimidos, tornarem-se ídolos do esporte e por consequência proporcionar melhores condições de vida às suas famílias? Através do futebol eles enxergam não apenas o sustento, mas a oportunidade de um futuro promissor, brilhante e feliz fazendo exatamente aquilo que mais amam no mundo. Porém, o sonho vem com um preço e exige sacrifícios árduos desde a tenra idade, muitos desses meninos necessitam então voar para longe do ninho, para longe de seu núcleo permeado por amor e cuidados. Para buscarem a chance de suas vidas, eles precisam galgar o próprio caminho há quilômetros de distância, sozinhos e despreparados. Crianças e adolescentes que abrem mão de sua infância colorida para sonharem como adultos. Assim eram os 10 garotos que perderam tragicamente suas vidas em um incêndio no Ninho do Urubu.
Na madrugada de 8 de fevereiro de 2019, as instalações do Centro de Treinamento George Helal- popularmente conhecido como o CT do Ninho do Urubu - pertencente ao Clube de Regatas Flamengo, pegaram fogo. O incêndio iniciou-se devido a uma pane elétrica em um dos ares-condicionados dos alojamentos compostos por contêineres, precisamente o do quarto 6. Rapidamente o fogo se alastrou, tomando conta de toda a estrutura. Dos 24 garotos integrantes dos times de base do Flamengo que dormiam no local naquela noite, 16 conseguiram escapar com vida. Outros 10 não tiveram a mesma sorte. O que se seguiu foi uma grande comoção midiática e nacional, conforme os nomes dos atletas falecidos eram divulgados em jornais de todo o país. As investigações realizadas pelos peritos, no entanto, revelariam uma série de irregularidades que teriam sido apontadas inúmeras vezes ao clube, que escolheu se abster de quaisquer responsabilidades. Tal como em outros casos como a da Boate Kiss, a justiça deixou de ser feita adequadamente e conforme os anos se passam os nomes dos garotos e suas histórias caem cada vez mais no esquecimento. Mas afinal quem eram eles? Em Longe do Ninho, temos a oportunidade de conhecer mais de perto a trajetória de vida - e infelizmente de morte - desses grandes e talentosos sonhadores que tiveram seus sonhos interrompidos por uma tragédia que poderia ter sido evitada. Porém, muito além da morte, essa também é uma narrativa sobre esperança, superação e sobre futuro. Nunca nos esqueceremos, para que não se repita.

Daniela Arbex é a autora mineira de seis livros publicados pela editora Intrínseca. Ela se especializa em contar as histórias verdadeiras e comoventes a respeito de tragédias que abalaram o nosso país, a exemplo do rompimento da barragem de Brumadinho e o Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Com um olhar respeitoso, humano e ao mesmo tempo afiado, Daniela tem como objetivo oferecer um panorama geral e completo das circunstâncias que levaram a esses tristes acontecimentos, sem perder de vista a própria humanidade de seus personagens. Longe do Ninho é uma narrativa comovente e crua que nos conta uma história ao mesmo tempo linda e triste. História esta que talvez nem todos tenham prestado atenção ou se preocupado em escutar devidamente, quando essa terrível tragédia ocorreu no Ninho do Urubu.

É muito fácil enxergar as vítimas como números, mas a autora faz questão de dar a todos eles um nome, um passado e atribui-los sobretudo uma bela trajetória de vida. Pablo Henrique, Bernardo, Arthur, Vitor Isaias, Athila, Christian, Rykelmo, Gerson, Samuel e Jorge Eduardo foram adolescentes entre 14 e 16 anos com sonhos, objetivos e muita esperança em seus corações. Ainda novinhos eles decidiram lutar por seus ideais, deixando para trás um lar repleto de afeto a fim de seguirem um caminho incerto e permeado por muitos sacrifícios. Suas famílias confiaram os bens mais preciosos de que dispunham ao Flamengo, abdicando do pouco que possuíam, torcendo para que seus filhos pudessem voar alto. Em troca, receberam-os de volta em caixões. O incêndio ceifou-lhes quase tudo, deixando apenas um rastro de dor e indignação. Até o final de 2023, o processo a respeito do caso encontrava-se em grau de recurso (estacionado). Quase todos os sobreviventes já deixaram o clube e as famílias hoje seguem em frente com suas vidas, para sempre com um buraco em seus peitos ocasionado pela ausência. Enfrentam julgamentos injustos e dedos apontados de forma punitiva, condenando-os por aceitar a parca e estúpida indenização que o Flamengo lhes ofereceu. Nenhum dinheiro será capaz trazer seus filhos de volta e seus rostos permanecem imortalizados através de fotos, memórias, murais e canções que a torcida entoa. Para os que viveram, os 10 serão eternamente fonte de inspiração e combustível para darem o melhor de si, honrando os sonhos daqueles que se foram (13 dos 16 sobreviventes se profissionalizaram). No entanto, ninguém apaga a injustiça, os erros e as consequências da ganância cega que para sempre serão uma mancha nefasta na história do clube e do futebol brasileiro.

O livro é emocionante, eu chorei litros. Não tem muito o que dizer. É uma obra de partir o coração, porém extremamente necessária. Leia. Leia para conhecer a histórias daqueles meninos, para saber seus nomes. Para se emocionar com suas trajetórias, com seus sonhos e com sua felicidade contagiante que era a luz, o sol, o núcleo de suas famílias que os criaram com tanto amor, carinho e afeto. Leia para honrar suas memórias, para não permitir que caiam no esquecimento. Para que todos saibam o que verdadeiramente aconteceu em 8 de fevereiro de 2019, para que isso não se repita.
comentários(0)comente



eduardo.holgado 04/03/2024

Daniela Arbex, mais uma vez nos conduz através das histórias das vítimas e suas famílias , os sonhos interrompidos, por uma tragédia, a dor de todos, e o descaso de quem devia acolher e cuidar.
comentários(0)comente



Manú 26/05/2024

Sonhos perdidos
A tragédia no ninho do urubu.
A autora conta a história de cada menino vítima do incêndio no CT do Flamengo.
10 garotos entre 14 e 17 anos morreram, sonhos interrompidos de maneira trágica.
comentários(0)comente



Lary 01/03/2024

?Nossos 10?
O que dizer de um livro cuja leitura te permite mergulhar e conhecer os confins da impunidade e da negligência de um Centro de Treinamento para jovens jogadores? O que falar da intensa dor de 10 famílias que viram os sonhos de seus jovens filhos serem dura e dolorosamente interrompidos?
Nem todos estavam dormindo no momento do incêndio, grande parte deles lutou pela vida o máximo que pode?e perderam-na? em meio ao calor e o desespero.
Em muitos momentos, parei pra respirar e chorar? pois os relatos são difíceis, e nesses instantes suspirei e pensei:-Nossa, quanta dor, meu Deus.?
Agora imaginem isso, sendo sentido pelos pais e amigos desses 10 meninos que tinham em sua maioria 14 anos e apenas um sonho comum.
Eis um verdadeiro e triste retrato da ganância e negligência de um Clube que pela sua fama e riqueza deveria ter pensado em uma maneira mais adequada e segura para alojar pessoas.
Vejo sempre sensibilidade com as famílias e com as vítimas, e as investigações dela são dignas de reflexão e reconhecimento. Daniela Arbex, trás uma pauta constante que é indispensável: -A necessidade de nunca esquecer uma tragédia, até que a Justiça tenha sido feita.
Então, fica minha indicação de leitura para que os meninos do ninho e suas famílias tenham a justiça a seu favor e que esse tipo negligência e descaso não mais se repitam.
comentários(0)comente



Janaina.Granado 08/03/2024

Triste
A escrita da Daniela é cativante e necessária, mas a história é muito sofrida, eu chorava a cada página lida, impossível não se comover com a história de vida desses meninos que tiveram a vida interrompida tão precocemente, só Deus pra aliviar o sofrimento dos familiares que ficaram
comentários(0)comente



Elisa.Binelli 21/02/2024

Um livro necessário
Todos os livros da Arbex tratam de temas muito importantes e necessários e ao mesmo tempo extremamente sensíveis e doloridos. Mas a autora, com toda sua humanidade nos guia pelas histórias que muitos preferem fechar os olhos e não ver.

Longe do ninho nos trás a verdadeira história dos jogadores de base do Flamengo que tiveram todos os seus sonhos interrompidos há cinco anos atrás, num incêndio que poderia ter sido facilmente evitado.

As histórias desses garotos me tocaram profundamente e me fizeram refletir sobre o valor da vida, os sonhos, o luto e sobre a impunidade dessa e de outras tantas violências cometidas nesse país.
comentários(0)comente



Junior.LOpes 20/03/2024

Um registro para nunca esquecer
Na minha opinião, essa é a maior tragédia da história do futebol brasileiro, maior até do que a da Chapecoense e não to falando pela quantidade de mortos e sim pelo completo descaso de toda a sociedade, me choca como o caso do Ninho não tem repercussão da mídia e como tentam encobrir ou desvincular a imagem do clube quando se fala dessa tragédia.

Por isso mesmo resolvi ler essa história e me deparo com a mesma impressão que a Daniela Arbex, ela conta no final do livro que não sabe nem o nome dos garotos e isso se deve pela proteção da grande mídia ao clube, que não é atual, vi alguns comentários dizendo que faltou profundidade, concordo mas relevo pois tudo o que vemos no livro é informação pública que já poderia ter tido repercussão na mídia e não tem.

É uma leitura muito pesada, em muitos momentos não consegui continuar e acho que tem que ser assim mesmo, temos que sentir o impacto que foi essa tragédia e não ser cúmplice como parte do poder público, a mídia e até torcedores tem agido para não sujar a imagem do clube, vale lembrar que a diretoria que abandonou e fez pouco caso das famílias das vítimas se reelegeu em 2021 sem nenhuma resistência de torcedores ou mídia.

E que esse livro sirva como documento de um dos clubes mais nefastos do mundo, que acumula atitudes antiéticas visando beneficio próprio que imaginaríamos que mudaria depois dessa tragédia e tem só se intensificado, acho até que faltou um pouco dessas contundência no livro, a tragédia só aconteceu pelo DNA de ganância do clube, eles foram o clube que furou as restrições de distanciamento para treinar antes de todo mundo na pandemia, eles tiveram ajuda do governo para quebrar contrato de TV que resultou numa perda enorme de receita de vários clubes de menores investimento, eles com ajuda do poder público dificultam o uso do lendário Maracanã para times que estão fazendo história como o Nova Iguaçu nesse ano (2024).

Daria pra escrever outro livro só pra enumerar como essa instituição tem atuado para reinar sob cinzas, mesmo que tenha que destruir tudo a sua volta para poder ter vantagem e esse livro é uma forma de contar pro mundo como o descaso, a paixão e a proteção podem custar vidas e que nunca mais se repita uma tragédia dessa.
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR