Cruzeiro de Mentirosos

Cruzeiro de Mentirosos Julie Pedrosa

Resenhas - Cruzeiro de mentirosos

Lorena 18/01/2024

Que nordestinos são esses?
Primeiramente, quanto ao talento da autora, este é inquestionável. Ela tem um bom malabarismo com as palavras. Dá para ver que ela nasceu com esse presente lindíssimo que é o dom da escrita. Também é uma pessoa muito carismática com quem tive a chance de desenvolver breves conversas. Merece ter muito sucesso em sua carreira, tanto é que me dói um pouquinho as duas estrelas que estou prestes a dar.

Por outro lado, no começo da estória, me envolvi bastante, gostei muito, mas depois fui vendo algumas coisas que costumam cair muito no meu conceito em relação a livros nacionais.

Sou totalmente a favor de incentivarmos autores conterrâneos, acontece que esses mesmos conterrâneos são, por vezes, incapazes de trazer uma representatividade autêntica. Julie Pedrosa, infelizmente, está nesse grupo.

Já perdi as contas de quantos livros nacionais americanizados vieram parar no meu Kindle, repletos de estereótipos nova iorquinos ou californianos com os quais eu não poderia me importar menos.

Geralmente, abandono esses livros antes mesmo de terminar o primeiro capítulo, mas devido a escrita envolvente de Julie, resolvi seguir até o final para ver onde ia dar.

Para um adolescente, esse livro deve estar incrível, afinal de contas é a faixa etária perfeita para se encantar por qualquer coisa piegas que lhe ofereçam.

A protagonista, Jade, em um dado momento, come panquecas em seu café da manhã em plena Recife. Uma das falhas mais conhecidas dos autores brasileiros que escrevem young adult. Sonho com o dia que o brasileiro não terá vergonha de valorizar seu pão com manteiga ou seu pratinho de cuscuz.

Menos mal que escritores como Clarice Lispector, Jorge Amado e Graciliano Ramos já faleceram e foram poupados de ver o que a literatura brasileira tem se tornado.

E eu nem vou falar sobre as referências a Titanic e Celine Dion. Repito, em plena Recife e com a cultura riquíssima que ela oferece.

Por fim, a insistência em chamar Rosaline de ruiva me fez querer arrancar os cabelos. Além de ser um recurso bastante utilizado nos livros ianques, é cansativo.

Os personagens têm a profundidade de um pires e a estória acontece tão rápido que comecei a desconfiar de que alguém estava apontando uma arma na cabeça dessa coitada pra ela escrever o mais rápido possível.

Não houve tempo nem espaço para nós conectarmos com os personagens, fazendo com que sejam artificiais.

O relacionamento de Jade com Rosaline é frio e entediante. O equilíbrio em abordar relacionamentos amorosos, principalmente sáfico, é uma árdua tarefa que deve ser levada em consideração. A autora acerta em cheio ao não sexualizar as personagens ou limitar cada uma ao fato de serem lésbicas, mas erra em cheio ao mostrar um relacionamento chato e pouco desenvolvido. As duas personagens parecem portas.

Enfim, gostei da escrita, não suportei a execução. Devo ressaltar que o final foi o que me fez não pensar que eu possa ter perdido meu tempo. Um final legal, coerente e amarradinho, sem deixar nenhum furo.
lely!! 18/01/2024minha estante
a parte das panquecas me quebrou KKKKKKKK justiça pelo cuscuz!!!

Ariel 18/01/2024minha estante
Importante o seu comentário! Tantos grandes escritores que tivemos no nosso Brasil e todos escrevendo uma autêntica literatura nacional.

No meu ponto de vista, falta esse olhar sobre a vida cotidiana dos brasileiros. Não é preciso se inspirar nem um pouco em costumes estrangeiros.

Sempre fico pensando: Somos formados por 26 estados e mais de 5.500 municípios! É tanta vida e cultura brasileira para servir de inspiração!

Ariel 18/01/2024minha estante
*escreveram em vez de escrevendo

Lorena 18/01/2024minha estante
É isso, Ariel. Que um dia possamos aprender a valorizar nossas raízes que são, como você disse, riquíssimas. Temos para dar e vender. Obrigada pelo comentário ?

almirante leite 16/02/2024minha estante
mds esse livro ta na minha lista aaaaa consegui ele de graça

Lorena 07/03/2024minha estante
Tbm consegui de graça no tt, a autora tava divulgando kk

almirante leite 08/03/2024minha estante
a autora foi muito marketeira kkkkk, ela contou uma história que parecia muito real e no final divulgou o livro dela, uma gênia

qual seu tt? vamo nos seguir lá

almirante leite 08/03/2024minha estante
meu perfil é @l3tty_chan

Lorena 14/03/2024minha estante
Te segui lá vida

rebeca1165 15/01/2024minha estante
kkkkk eu tb detestei a Jade, pra mim ela é o único defeito do livro bicha chata mas de resto eu amei principalmente a rosaline!

Sasah30 15/01/2024minha estante
@rebeca1165 mds q bom q nn foi a única q nn gostei da Jade KKSKSKSKS sério, pra mim foi tão difícil aguentar ela mas tbm gostei bastante da Rosaline (o único "defeito" dela é gostar da Jade viu ksks

rebeca1165 15/01/2024minha estante
sim!!

Lorena 16/01/2024minha estante
Infelizmente a literatura brasileira atualmente está infestada pela cultura ianque. Uma pena que esses sejam os livros que chegam ao hype, tem muita gente talentosa dando visibilidade para a nossa cultura, que é riquíssima. Amei sua Review, abraço.

San 21/03/2024

Opinião 100% pessoal
Devo admitir que comecei a ler por conta do tweet que viralizou contando o plot da história. Por conta dele criei altas expectativas, mas algumas resenhas me fizeram baixar um pouco a bola pra aproveitar melhor a leitura.

Bem, sendo chata (e real comigo mesma), uma coisa que me incomodou foram alguns vícios de linguagem que não seguem a regra do português ("tenha pego" nao existe, é "tenha pegado").

Mas quanto ao conteúdo em si, eu gostei bastante. Algumas resenhas disseram que a historia focava demais no romance, mas considerando as inspirações em Titanic e Elite, é natural que o romance tome um grande espaço. Gostei da evolução do relacionamento ao longo do livro.

Achei tudo bem redondo e fechadinho pra não abrir muita brecha pra descobrir tudo ou destruir toda a narrativa por não ter encaixado. Gostei muito da construção.

Vale a pena ler!
San 21/03/2024minha estante
uma boa revisão salvaria os problemas que percebi!

juhprivatti 31/01/2024

Mais romance menos mortes, por favor!
Cruzeiro de Mentirosos é um livro que acerta muito quando o assunto é romance, mas não é tão assertivo quando falamos de suspense/mistério.

A primeira parte do livro realmente é um pouco difícil de ler, a protagonista consegue ser bem chatinha com seu pseudo drama familiar e acadêmico (desde quando gente rica tem problema com isso?), mas quando entramos no seu desenvolvimento amoroso é aí que ela ganha pontos junto com a narrativa que se torna bem mais interessante e envolvente.

Apesar de Jade e Rose terem conquistado meu coração, todo o mistério e investigação em volta do La Beatrice me perdem um pouco como leitora nos quesitos de desenvolvimento. As revelações em si não dão tão grandiosas nem tão surpreendentes, o que não seria um problema (pra mim) se o desenvolvimento tivesse compensado. Temos um "vilão" que surge de repente, junto com toda a cena de ação principal do livro, junto com explicações rasas e sucintas que não sustentam uma cena de tanto peso, caos e violência. Perguntas que não foram muito bem respondidas e um segundo plot bem óbvio e bobinho...

Conhecendo a fama da escritora esperava algo a mais, mas no geral não foi uma leitura ruim, mas acredito que pela fama dos outros livros dela eles devem entregar bem mais do suspense e mistério que se é esperado.

Enfim, o romance sustentou a história 100%
Maria 01/02/2024minha estante
CONCORDO COM TUDO

laura201 28/01/2024

Um bom suspense
Acabei lendo por um tweet de divulgação da autora e simplesmente amei, a história é bem construída, o suspense envolve muito e quando pensei que tinha entendido o plot twist antes dele acontecer, acontece outro logo em seguida. Também foi divertido ver o romance delas se desenvolver, e ver a protagonista se desenvolvendo.
O final foi BEM MAIS caótico do que eu estava esperando e eu realmente achei que tudo ia dar errado.
Recomendo pra quem quer um suspense mais rápido e com o bônus de um casal sáfico.
sailormarx 03/02/2024minha estante
acho que vimos o mesmo tweet kkkj

Gabiruu 03/01/2024

Tudo oque eu esperava e mais um pouco
A leitura foi bem fluida, fiquei a todo momento criando teorias do que estava acontecendo e fiquei chocada com o plot porque eu comecei a desconfiar só mais pro final mesmo. Personagens que cumprem com a personalidade de gente rica (não falando de um jeito ruim porque se encaixa perfeitamente com a proposta do livro)
No geral, gostei muito! Foi uma otima primeira leitura de 2024
Amanda S 03/01/2024minha estante
Acabei de "comprar" esse livro de graça na Amazon! ?? Sua resenha me deixou mais empolgada!

Ariane Munhoz 31/12/2023

Um impacto profundo na sua mente!
Se tem uma palavra para definir Cruzeiro de Mentirosos é Impactante! Trazendo temas muito atuais como nossa insegurança ao fim do ensino medio, a ansiedade e a necessidade de constante validação pela sociedade e por aquilo que nossos pais jogam nos nossos ombros por expectativas, essa história é simplesmente fantástica. Além disso, temos personagens cheias de camadas e um casal que simplesmente nos encanta do início ao fim. Temos também outros temas importantes que deixarei que vocês descubram mergulhando dentro dessa aventura de tirar o fôlego! Apenas aproveitem e embarquem nessa! Mas cuidado para não afundarem hihi

skoobtina 01/01/2024

Eu também afundaria no titanic por ela!!
Amo os livros da Julie, então sou suspeita pra falar, mas esse aqui me surpreendeu. Já li todas as histórias dela e estou acostumada com suspenses mais pesados, com temas adultos e tudo mais, mas que surpresa boa ver que ela também domina perfeitamente o suspense jovem.

Fiquei super presa do início ao fim e a Rose e a Jade são minhas protegidas. Delicinha de livro, vale muito a pena ler.

Gabriela.Alvim 30/05/2024

Essa sempre me pega
Comecei arrependida de ter escolhido ele por parecer ser puro drama (e mimimi) adolescente, mas daí o enredo começou e me vi pensando "jamais teria pensado que ficaria tão bom assim!!".
O drama adolescente continua, só que agora em um tom mais baixo e com inghts que agregaram para mim, o principal é o alvoroço acontecendo no momento presente enquanto entendemos as personagens que chegaram até ali. Dessa vez acertei alguns plots, mas isso não tirou em nada a emoção.

Chris 01/01/2024

MARAVILHOSO
Ai esse suspense com um misto de romance foi simplesmente incrível, a leitura me prendeu do início ao fim e o mistério da história foi muito envolvente!!

Aninha 01/01/2024

Quase tão amaldiçoado quando o Cruzeiro do Neymar.
Olha...eu adoro uma boa história sobre adolescentes desgraçados que sofrem alguma catástrofe. É tão divertido de acompanhar todo caos proporcionando por eles.

Eu me surpreendi positivamente com esse livro- que pelo tamanho, é quase um conto- a ambientação foi bem desenvolvida, o suficiente para me deixar tensa em certos momentos, e dado o tema do livro, as sensações de incerteza e medo são muito bem vindos.

O único porém, é que é muita história pra pouca página. Existem alguns plot twists que são excelentes, mas que se perdem devido a pouca quantidade de capítulos.

Tinha muito potencial pra ser mais de 300 páginas, e seria muito bom se tivesse.

Recomendo muito. Terminei em poucas horas e foram muito bem gastas.

verô; 02/01/2024

Um cruzeiro de mentirosos
Minha primeira leitura do ano e admito que me surpreendeu de maneira positiva, comecei sem muitas expectativas e não consegui largar enquanto não terminei.

Embora algumas coisas sejam previsíveis, a história não deixa de ser envolvente e a escrita da autora é MUITO boa.

Karu. 02/01/2024

?Eu afundaria com o Titanic por você? ?
Primeira leitura do ano ??
Encontrei esse livro por acaso no twitter, com uma postagem da autora, e vi que estava de graça na amazon, achei meio coisa do destino então resolvi aproveitar pra ler. Gostei muito! Não tenho costume de ler suspenses, mas esse é um levinho, tem umas pitadinhas de romance também (amém) e é uma leitura super fluida.
Uma coisa meio titanic misturada com um de nós está mentindo.

Nataniel.Tubias 03/01/2024

Amei ??
Leitura boa e rápida. a autora consegue prender a tua atenção sendo quase impossível parar de ler. terminei o livro no mesmo dia. gostei do modo como ela finalizou o livro. os acontecimentos não são corridos mas não são arrastados também. incrível.

odramaverso 03/01/2024

QUE LIVRO MARAVILHOSO, MEUS AMIGOS. ?
A minha primeira leitura do ano se tornou mais um livro favorito da vida. Eu não tenho nem palavras para expressar o quanto esse livro me tocou, prendeu e me fez surtar ao mesmo tempo. Torci tanto pelo casal e sofri tanto ao mesmo tempo porque, conhecendo a reputação da escritora, eu pensei que alguém morreria. Bom, na verdade, muita gente morreu, mas isso é mero detalhe. O que importa é que um casal escrito por Julie chegou ao fim inteiro. ? Esse livro é maravilhoso, intrigante e muito envolvente. Tem uma escrita dinâmica e muito fluída. Eu estava desconfiada de uma pessoa e depois tirei da minha lista, mas nada era o que eu estava pensando e, no fim das contas, minha primeira suspeita tinha sim culpa em alguma coisa. E MINHA NOSSA, eu fiquei chocada com todas as reviravoltas desse livro. Sem dúvidas um dos meus livros favoritos da vida! ?