Romances Completos

Romances Completos Graciliano Ramos

Resenhas - Romances Completos

Attalya 30/01/2024

Aceleração
Todos os romances começam devagar, chegam sem prometer nada, simples, avergonhados, despretensiosos. Se sua paciência lhe permitir vencer a metade da jornada, perceberá que a vagarosidade era na verdade uma ascensão de terreno íngreme para uma descida vertiginosa nas últimas páginas. Todos são assim, mas também não são equiparáveis uns aos outros. Caetés é marcado pela clara inexperiência do autor, não gostei, mas já ali é possível perceber as mesmas características que o autor evoluiria nos próximos. De Caetés para São Bernardo, o meu preferido pela temática, a evolução é gritante. Angústia é uma obra-prima, lembra Crime e Castigo, e não é recomendado para mentes aflitas. E de vidas secas não é preciso comentar.

Rodrigo Kimura 02/04/2024

Vai melhorando
O livro começa com Caetés, com personagens aleatórios que gera confusão, não gostei muito. Depois melhora com São Bernardo, lembrando um pouco de Dom Casmurro. Melhora mais com Angústia, descrevendo o fluxo de pensamentos do protagonista, lembrando um pouco o Raskolnikov de Crime e Castigo. Termina com o livro incrível Vidas Secas e a história da cachorrinha Baleia, muito triste, mas muito bom.

jojo 06/05/2024

Vidas secas
Esse último romance do livro que tem 4 romances principais de Graciliano Ramos
Vidas secas é sobre a história de uma família de retirantes fugindo da seca.
Apesar de ser escrito em 1938 ainda assim a gente continua vendo acontecer a miséria, fome e desigualdades sociais..
Uma vida triste dessa família, não há como sofrer junto e se compadecer
O capítulo da cachorro baleia é de cortar o coração e chorar.
Todos deveriam ler esta obra para entender a vida no sertão, aa dificuldades e a luta por uma vida melhor.

"Tinha um coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça"

Leandro.Vini 09/03/2024

Edição perfeita.
Caetés foi uma leitura bem chata.
São Bernardo foi bom.
Angústia bom, mas muito lento.
Vidas secas foi bom.

Lari 03/06/2024

Lindo
Livro maravilhoso. E essa edição que junta 4 lindas histórias de Graciliano Ramos não tem como ficar ruim.
Yasmim 03/06/2024minha estante
Vc poderia me falar quais são os romances que estão dentro do livro

DrepoZasou 01/06/2024

Talvez um ranking
Não comentarei as obras em específico, creio que vale a pena que cada um tire suas conclusões e explore os mundos criados por Graciliano Ramos. Este livro/box contém quatro romances do autor: Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas. Todos sendo bem melancólicos e de certa forma, "pesados", no sentido de que se necessita não apenas atenção aos detalhes que ficam nas entrelinhas, mas também um certo cuidado para não se apegar e entristecer-se junto ao rumo da história. Falo isso, mas é inevitável.
As obras são incríveis, vejo certas críticas direcionadas às antigas, como Caetés, mas aprecio todas elas sem dizer que são piores ou melhores, são apenas algumas mais experientes que outras. Caetés tem uma escrita um pouco confusa em relação a pontuação e atribuição das falas, nada que não seja entendível, e este foi o único aspecto que notei de "inexperiente" no romance. São livros envolventes, histórias que me fizeram querer saber mais, que me encaixaram junto dos personagens e me fizeram desejar estar no lugar deles para poder fazer algo que eles não faziam. Graciliano nos puxa a estes mundos de época que poderiam ser tão reais no início do século XX que chega a ser lastimável considerar a verdade dolorosa de um momento onde as questões existenciais vinham à tona ao pensamento humano. É isso o que se vê nas obras, personagens que vivenciam o absurdo da vida, que se vêem perdidos, angustiados, confusos. Um prato cheio de vida injusta.

Sobre o ranking: é pessoal. Mas creio que posso deixar assim a lista dos que mais apreciei:

1. Angústia
2. Vidas Secas