A arte de viver

A arte de viver Epicteto

Resenhas - A Arte de Viver

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karynne.Santana 18/02/2024

"Men are disturbed not by things, but by the views which they take of things."
Meu primeiro contato com um livro que aborda filosofia e simplesmente amei!
Essa edição tem uma parte em português e outra em inglês, optei por ler em inglês para treinar. Embora tenha uma proposição que eu não concordei muito, pois achei extremamente pragmática e sem emoção alguma, eu amei esse livro e os ensinamentos dele.

MauroW 18/02/2024

Curto e bom
Todas as leis que são ditas no livro são, de algum modo, úteis e interessantes para alguma reflexão, não concordo com uma ou outra, mas boa parte delas me abriu a cabeça e me fez refletir um pouco.

Lêzinho 16/02/2024

Definitivamente um livro que te transforma, você entra com uma idéia e sai com outra totalmente diferente.

Nota: 9,8/10

Paulinha 10/02/2024

O filósofo vigia a si mesmo
É um livre simples e de uma leitura rápida. Junto a ele, li também o livro de Marco Aurélio focado na filosofia estoica.

Os ensinamentos são ótimos p enfrentar os desafios da vida e sinto cada vez mais necessidade de me aprofundar na leitura de outros autores.

danilocoutinhof 08/02/2024

Ensinamentos bons, escrita ruim
O conteúdo em si é ótimo.
Lições filosóficas básicas e de fácil entendimento para uma vida mais sábia, consciente e feliz.
É sempre incrível perceber como a sociedade grega era tão evoluída filosofica e politicamente enquanto as sociedades modernas, mesmo com tantas inovações tecnológicas, facilidades e conforto, retrocedeu séculos em sabedoria.

Porém, tem muitos erros gramaticais nessa edição, faltou cuidado com a produção e redação do texto.

Hiária 01/02/2024

Leitura rápida?
É um livro pra sentar, ler e levantar.

A escrita é curta e objetiva, além do que está em Português e Inglês. Então se quiser treinar o inglês é um ótimo livro!

Agnaldo 31/01/2024

Manual sobre a vida
Literalmente um manual sobre como viver e se portar em certas situações.
Interessante a forma como Epiteto guia o seu raciocínio com o apego nos princípios.

Carlos.Tadeu 31/01/2024

Pratique gratidão!
Leitura envolvente e reflexiva. Os ensinamentos de Epiteto não apenas ressaltam a importância da gratidão diante do que possuímos e conquistamos, mas também ilustram, de maneira variada e inspiradora, como a prática da gratidão contribui para uma vida plena.

skuser02844 25/01/2024

A arte de viver
Meu primeiro contato com a filosofia estoica e já me apaixonei . São ensinamentos da antiguidade que se encaixam perfeitamente em nossa vida cotidiana .

É cada provocação que te leva a reflexões profundas e caem como uma luva , super aprovado e recomendado!

? O mundo é um eterno devir , nada ?é? tudo está por ?vir a ser ? em movimento. Não se banha duas vezes na água do mesmo rio , por que já é um outro rio. ?
Heráclito

Lívia Gomes 24/01/2024

"A arte de viver" é um livro que, segundo seu próprio autor, é um resumo do estoicismo teórico e aplicado. Esse foi meu primeiro contato com um livro a respeito de uma doutrina filosófica e posso dizer que gostei bastante da experiência.
Não quero me aprofundar falando sobre os princípios estoicos e correr o risco de errar por não ter conhecimento o suficiente sobre o assunto. Apesar de ter lido (e amado) esse livro, sinto que o que aprendi sobre o estoicismo é como uma gota d'água comparada ao oceano.
Apesar disso as poucas coisas que vi acabei gostando bastante.
O livro é breve, rápido e fácil de ler, e com ensinamentos valiosos. Me deparei com diversas instruções de como se portar nos relacionamentos, na sociedade e consigo mesmo, principalmente consigo mesmo.
O pensamento estoico nos induz a encararmos as coisas e as pessoas segundo sua verdadeira natureza, como elas realmente são, e não esperar nada além do que elas tem a oferecer, seja isso positivo ou não. Encarando a real natureza das coisas podemos evitar muita frustração, uma vez que não iremos criar expectativas que são incompatíveis com o que temos diante de nós. Além disso, buscar se importar somente com aquilo que está em nosso controle e dispensar todo gasto de energia inútil tentando mudar ou controlar coisas fora de nosso alcance.
Lendo esse livro tive a sensação de que o estoicismo busca uma forma de simplificar a vida, de minimizar o sofrimento através de uma visão mais objetiva acerca da natureza das coisas.
Os ensinamentos dessa obra são realmente muito úteis e mesmo antes de conhecê-los já havia começado a colocar em prática na minha vida alguns deles, agora conhecendo quero executar vários outros. Posso estar enganada, mas pelo pouco que pude ver achei que levar o estoicismo ao pé da letra pode ser algo rígido demais, a ponto de tirar a espontaneidade das pessoas. Mas a maioria do que ele ensina eu acredito que deveria ser divulgado aos quatro cantos do mundo e amplamente utilizado pelas pessoas porque com certeza evitaria muito transtorno desnecessário e simplificaria demais nossa vivência.
Espero poder ler e conhecer mais dessa filosofia com a qual eu tanto me identifiquei.

Krozax 24/01/2024

Perfeito
"Você só poderá ser ferido quando consentir ser ferido"

"Compreenda claramente que todo evento é indiferente e nada é para você"

Hugo Sales 24/01/2024

Ótima linha de pensamento
Sem dúvidas, as aulas do Epíteto nos ajudam a levar uma vida mais serena e confortável mesmo diante dos desafios. Há alguns pontos polêmicos, que discordo, mas esse diálogo também é muito útil às nossas reflexões.

Karen612 23/01/2024

"O Crito, If it thus pleases the gods, true let It be."
Epiteto acertou em cheio quando escreveu "A Arte de Viver"! Além de capítulos pequenos (grande maioria), é uma leitura fluida e repleta de ideias bacanas voltadas a uma reflexão incrível. A principal ideia é de que existem coisas que estão ao nosso alcance e coisas que não estão; ao nosso alcance está tudo o que é relacionado a nós mesmos e além de nós está tudo o que não é nosso, como a morte e a doença.
É interessante as analogias que o autor faz e este livro com certeza me ganhou! Não me arrependo nada de ter lido e sinceramente necessito conhecer mais livros do Epiteto. E lhe convido também, amigo leitor, você não se arrependerá.

"Ó Critão,se isso agrada aos deuses, deixe que assim seja."

Manuel63 22/01/2024

Bom livro
Relata sobre a Arte de viver, de se importar apenas com o que lhe é essencial, Viva focado em seus projetos e naquilo irá lhe acrescentar ao seu futuro, fale somente o que é vital, escute e não se intimide com a ignorância dos outros. Tudo lhe é dado e nada é seu, se perdeu algo diga que "foi restituído" dessa forma quando algo de ruim lhe acontecer, você já estará pronto para suportar. Deixe de lado a luxúria e viva naturalmente sem que precise se preocupar com os acontecimentos, Viva o agora! Pois o passado já virou história e o futuro é incerto.

Robert 12/01/2024

Viver para sí
Ótimos ensinamentos sobre a vida e muitos deles sendo base para a Psicologia.

Os ensinamentos do livro servem a todos e principalmente aqueles que desejam evoluir como pessoa.

Sobre a edição da Camelot é uma edição bonita mas nesse livro em específico tem umas partes do texto em destaque que a fonte ficou muito clara, causando uma certa dificuldade em se entender o que esta escrito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5