A arte de viver

A arte de viver Epicteto

Resenhas - A Arte de Viver

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luizvpovoas 09/01/2024

Livro de cabeceira para a vida inteira
É realmente um manual para a vida. O livro é dividido em 2 capítulos: "Um manual para a Vida" e "Ensinamentos essenciais sobre virtude, felicidade e tranquilidade". Sua dinâmica, ao tratar do estoicísmo, é instigante e bem objetiva. Pode estar facilmente na sua cabeceira para ao acordar abrir em qualquer página, consultar um tópico e refletir sobre atitudes ou se preparar para algum desafio.

Eu sempre tento pensar de forma positiva em diversas situações. Sempre consigo? não. Mas tudo bem, seguir tentando e buscar aprender em uma oportunidade que não está tão evidente é a essencia do estoicismo. E não é só sobre pensar positivo, mas sobre refletir, estar conciente sobre o presente, ser autosuficiente.

Foi interessante perceber que já vinha aplicando muito da filosofia do estoicismo há algum tempo e o quanto isso realmente me fez bem. Recomendo que todos possam ter contato com essa linha de pensamento e refletir sobre isso. Não temos controle sobre tudo, apenas ao que compete à nós mesmos.

O livro acaba e o autor cumpre o que promete: trazer pro leitor paz interior, tranquilidade e sensatez para lidar com as adversidades, ser grato e passar a refletir mais sobre as próprias ações e pensamentos. A partir de agora é que realmente começa o desafio. É um processo de reflexção constante e para atingir a felicidade, a virtude, tranquilidade.

"Precisamos parar de vez em quando e fazer um balanço. Sentar e determinar em nosso intimo o que tem realmente valor e o que não tem."

Nathaly97 30/12/2023

Um livro que dita, com base no estoicismo, algumas regras básicas para convivência é sobre como levar algumas situações com mais leveza, como um estoico faria para manter-se bem com os demais e consigo.

Diego 29/12/2023

Livro com base na filosofia estóica e que traz profunda análise do papel protagonista que o ser humano deve ter em suas ações e escolhas. Leitura que traz bastante reflexão

hannyzu 29/12/2023

Esperava mais, acho que por ter conhecimento prévio e consumir conteúdo a experiência não foi tão boa

fabiele :) 28/12/2023

Atual
Reflexões e dizeres de um tempo passado, mas que de certa maneira, se fazem muito atuais.
Vale a leitura e a reflexão sobre seus conhecimentos.

Pedralto 23/12/2023

Um dos pilares do estoicismo
O Encheiridion é uma espécie de manual para uma boa vida. É um livro curto, cerca de 40 páginas, mas denso ao extremo. Cada página contém conselhos estoicos incríveis e que, se transformados em ação, podem com certeza tornar sua vida mais tranquila, plena e equilibrada.

O principal ensinamento de Epiteto é a frase de abertura do livro: "Existem coisas que estão em nosso poder e outras que estão além do que podemos". Devemos deixar de desejar e evitar as coisas que estão além do nosso alcance (como a morte, doenças, desastres, prazeres, riquezas), aceitar que elas estão além do nosso poder e que são como são, e ao invés disso sempre buscar desejar e evitar as coisas que dependem de nós (nossa reação, desejo, opinião, palavras, conhecimento). Pois de acordo com ele próprio: "O mestre do próprio homem é aquele que lhe pode conferir ou remover tudo o que o homem procura ou evita", ou seja, o homem que deseja e evita o que é dele próprio, é seu próprio mestre, e aquele que deseja e evita o que é externo a ele, é um escravo.

Erick Simões 20/12/2023

Excelente leitura
Achei mais proveitoso que Meditações. Acredito que os princípios e maneira de viver dos estoicos é a que mais se aproxima do que eu realmente tenho como expectativa e meta.

Nogueira.docx 18/12/2023

Simples e didático
Incrível como um livro com milênios pode falar tão bem com o mundo atual, po mais que pareça que o mundo atual é extremamente distinto da Roma antiga vemos que os dilemas humanos continuam iguais.

Epíteto apresenta a linha do estoicismo, que é um completo antônimo da linha liinista, linha está tão difundida nos dias atuais.

O que acho engraçado é o fato de que os conceitos se aproximam muito do cristianismo, e aqueles não cristãos que buscam seguir o estoicismo p recebem claramente uma melhora em suas vidas.

Este é um daqueles livros que podem ser recomendados a todos.

Nitya0 16/12/2023

Até agora o melhor desse box, muiiito bom. vários ensinamentos pra viver a vida com mais paz, resumo? taca o fds pra td que tu não pode controlar e seja o melhor que vc pode pra si mesmo. leiam pra evoluir amores, bjo
((minhas resenhas são ótima ein

Procyon 09/12/2023

A arte de viver ? comentário
?Não exija que as coisas aconteçam como você deseja; mas deseje que aconteçam como devem acontecer, e você continuará bem.? (p. 17)

Com o domínio de Roma sobre a Grécia, a filosofia helênica deixou de focar na metafísica para se voltar ao homem comum e ao mundo físico. A arte de viver, de Epicuro, estabelece a filosofia deste pensador de Samos que pregava, assim como outros estoicos antes e depois dele, a austeridade, a temperança e a moderação. Segundo o estoicismo imperial (de Roma), precisamos encontrar nosso lugar no cosmos ? suportá-lo, não alterá-lo; suportá-lo, não compreendê-lo. No estoicismo epicurista, somos lembrados que nós somos mortais, que devemos prestar atenção às coisas que mais importam na vida (diferentememte de uma ?literatura? de autoajuda, onde o principal responsável pela nossa vida e felicidade somos nós; em que o ?eu? se faz como centro da vida, definidor do sucesso e da felicidade).

?Quando alguém se mostrar vaidoso por ser capaz de compreender e interpretar as obras de Crisipo, diga a si mesmo: ?A menos que Crisipo tivesse escrito de maneira obscura, ele não teria nada do que se envaidecer. Mas o que eu desejo? Para compreender a natureza e segui-la, eu me pergunto, quem a interpreta; e ouvindo que é Crisipo quem interpreta, eu recorro a ele. Mas, eu não entendo seus escritos. Eu procuro, então, alguém para explicá-los?. Até agora não há nada por que me vangloriar. E quando encontro um intérprete, resta fazer uso de suas instruções. Isso já é valioso. Mas se admiro apenas a interpretação, me torno um gramático em vez de um filósofo, exceto pelo fato de que em vez de Homero eu interpreto Crisipo? Quando alguém, portanto, deseja que eu interprete Crisipo para ele, ficarei envergonhado se não puder exibir ações que sejam adequadas e consonantes com seu discurso.? (p. 41).

Epicuro, este filósofo escravo do estoicismo romano, busca respostas materiais num mundo aparentemente destituído de sentido, repleto de caos e de aleatoriedade. Este ?cirurgião das paixões? impregna sua filosofia determinística no seu ?A arte de viver? através dos seguintes princípios: 1) uma concepção materialista de mundo; 2) a aceitação da busca do prazer como guia; e 3) a hierarquização dos prazeres. Para Epicuro, a filosofia (?amor à sabedoria?) serve como um antídoto para a alma. A resignação frente ao curso natural dos acontecimentos encontra-se numa cosmovisão que interliga física, lógica e ética, em que a conduta humana faz parte da harmonia do cosmos. Para ele, deve-se agir conforme a natureza, praticarmos ?memento mori? (lembrar-se da morte), e, uma vez que o mundo está determinado e a realidade é uma só, devemos praticar autarquia, uma noção de domínio de si.

?Nunca diga sobre nada: ?Eu o perdi?, mas, ?Eu o restituí.? Seu filho morreu? Ele foi restituído. Sus esposa morreu? Ela foi restituída. Sua propriedade lhe foi tirada? Ela também foi restituída. ?Mas foi um homem mau que a tomou.? O que isso diz para você? Através dele, aquele que a deu a pediu de volta. Enquanto ele permitir que você o possua, mantenha-os como algo que não é seu, como fazem os viajantes em uma estalagem.? (p. 18)

Sem interpretações, sem juízos falsos. Ao contrário do que diz o senso comum, a ignorância nos leva, para Epiteto, à infelicidade ? no entanto, levarmos em conta a filosofia como norte, adquirimos aquelas austeridade, temperança e moderação destacadas no início deste comentário, a tranquilidade e a paz de espírito que nos encaminham, cada vez mais, em direção à felicidade. Epicuro nos ensina, por fim, uma vida simples, de autodomínio e aceitação do que não depende de nós.

?Procure de imediato, portanto, ser capaz de dizer a tudo o que for imagem: ?Você é apenas uma imagem e de forma alguma a coisa real.? E então examine tudo pelas regras que você já conhece; e primeiro e principalmente por isto: se se refere às coisas que estão em nosso próprio poder ou àquelas que não estão; e se se referir a algo além de nosso poder, esteja preparado para dizer que isto não é para você.? (p. 14)

?[?] A morte não é terrível, do contrário teria parecido assim a Sócrates. Mas o terror consiste em nossa noção de morte, que é terrível. Quando, portanto, somos frustrados, perturbados ou aflitos, nunca devemos imputar isso aos outros, mas a nós mesmos ? isto é, à nossa própria percepção.? (p. 16)

Fernanda.Kaschuk 06/12/2023

Ethos como construção constante
Meu primeiro contato com o estoicismo me trouxe as reflexões sobre a simplicidade das sabedorias práticas, nossos valores primordiais não carregam tanta complexidade por conta própria mas exigem um comprometimento sério e diário.

Wesley 16/11/2023

Muito bacana
Um dos primeiros de filosofia que li e achei bem legal, tem alguns trechos que me fizeram refletir bastante. Achei interessante que essa versão é 2 em 1. Uma em português e outra em inglês. Recomendo.

Aioon 02/11/2023

Como perdemos tempo
De fato, é inimaginável como deixamos coisas pequenas e sem sentido afetar nossa existência, pensamentos reflexivos e certeiros como esses nós fazem refletir mais sobre tudo...

Leitor39 01/11/2023

A grande obra
Um livro atemporal que traz diversos ensinamentos e reflexões do filósofo grego Epiteto. Ler esta obra foi uma das melhores experiências que tive como leitor, a clareza e a simplicidade com que Epiteto apresenta suas ideias, é de tirar o chapéu, grande obra, grande filósofo.

Luiza 01/11/2023

Arte de viver
Aqui vemos de um modo breve e superficial, os conceitos relacionados à filosofia estoica. Particularmente adorei todas as partes, são curtas e dizem o que tem que dizer, claro, é um livro para quem quer conhecer mais dessa filosofia e não para aqueles que ja tem um conhecimento mais aprofundado. Ja havia lido Marco Aurelio e ambas as obras me cativaram de uma maneira inexplicável. Toda leitura minimamente filosofica que faço tende a ser longa mesmo que a obra seja curta, são tantas passagens especiais que as vezes me perco no tempo. Em geral, é um ótimo livro para quem quer conhecer a filosofia estoica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5