Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Laise 20/04/2024

Gostei do livro, da história, mas não sei explicar o motivo, achei que faltou um pouco de sentimento.
Talvez em mais páginas poderia ter aprofundado melhor a história. O começo foi incrível, e continuou bom, mas poderia ter sido melhor, na minha concepção.
Gostei principalmente de abordar a homossexualidade em uma realidade de proibição, também deles terem diferentes perspectivas sobre como contornar isso.

florflorflor 20/04/2024

Quis ler esse depois de uma menina no tiktok contar que ela foi o motivo por ele ser publicado no brasil, achei mto maneiro! e eh um livro super legal de ler, apesar de nao ser oq eu normalmente leio. eu adorei! nao tenho nenhuma crítica sobre ele, se voces tiverem a chance leiam (ta no skeelo alias :))

Joana 20/04/2024

Nem tudo é como queremos
Gostei muito da experiência que essa leitura me trouxe. Principalmente por se passar em um país com cultura, idioma e política totalmente diferentes. Ver a realidade de ser governado por soviéticos naquela época é bem duro, mostra uma falsa liberdade, quando não se pode de fato ser o que se é.

@emcadacapa 19/04/2024

Romântico e doloroso
Uma jornada romântica e trágica em meio a conflitos políticos reais e perigosos. Em uma escrita poética e sedutora.

A história de Nadando no Escuro não se passa no período atual, ela começa lá atrás indo até parte dos anos 80. A narrativa se dá como se o protagonista estivesse contando ao seu grande amor como ele se lembra do passado. Dirigindo-se sempre por você, é como se o leitor estivesse fazendo parte daquela história.

?Você já teve alguém assim? Alguém que amou em vão quando era mais novo? Já sentiu algo parecido com minha vergonha? Eu sempre presumi que sim, que não é possível que tenha passado pela vida tão despreocupadamente como insinuou.?

Vários dos relatos aqui são fortes e emocionalmente difíceis de se ler. A questão sobre viver em constante medo, tanto medo político quanto medo por ser quem se é, amar. Então saiba, o romance aqui é daquele trágico, bonito, sensual, mas dolorido.

A escrita do autor é bem poética, não de uma forma difícil de se ler, mas daquela maneira que te faz viajar nas suas linhas.

?Naquele momento, percebi que aquilo era a única coisa que importava. Todo o restante jamais existira. Apenas nossos lábios, quadris e suspiros. Caí em outras galáxias através de você, sua boca, uma escotilha que levava a um universo melhor...?

São 240 páginas que você acaba lendo bem rápido, alguns capítulos são bem extensos e em alguns poucos momentos eu me senti desconectado da história, mas na maior parte do tempo eu estava atento aos relatos de Ludwik.

Natasmi Cortez 18/04/2024

Amar também é um ato político
A grandiosidade da obra está em delinear de forma brilhante e poética as diferenças sociais que nos atravessam e o quanto elas moldam nossa relação com o meio. Classificar Nadando no Escuro como uma obra puramente romântica é subestimar a riqueza de um trabalho que fala de identidade e mostra a trajetória do amadurecimento do pensamento político. O texto de Jedrowski transcende qualquer história piegas de amor e nos presenteia com uma experiência única.
O paralelo criado pelo autor, para falar de política e liberdade, ao narrar o envolvimento entre Ludwick e Janusz, é tão sutil quanto uma carícia. Separados fisicamente pelo Partido, mas separados emocionalmente pelas crenças impostas, os jovens buscam o ponto de equilíbrio para manter a salvo uma relação que desde o início esteve fadada ao fracasso. Para Ludwick, a liberdade é muito mais do que ter poder econômico para viver uma vida confortável, Janusz se contenta em manter os contatos certos e viver de favores e mentiras. Ludwick não aceita a opressão e a injustiça praticadas pelo Partido, Janusz parece acreditar que vencer é estar sob os braços seguros desse Ente absoluto.

Na minha livre interpretação, Janusz é o doce-amargo de Ludwick. Superficialmente alcançável, Janusz proporciona para Ludwick dias lúdicos de uma paixão livre. A princípio, o que ele encontra é o pertencimento, o alívio do desejo consumado. E então, o amor impossível, os encontros furtivos, o medo.
A relação que Ludwick mantém com Janusz é tal qual a relação desse primeiro com o Partido. De um lado a promessa de felicidade, de segurança, mas de outro a faca fria da realidade destruindo a esperança, os sonhos e o futuro.
Amar Janusz exige um preço, preço esse endossado pelo Partido: abrir mão da liberdade em troca da felicidade. Mas existe felicidade no cativeiro? E ainda é liberdade quando apenas você pode desfrutar dela? O paradoxo é construído desde a primeira página.

Um livro aparentemente inofensivo, que possui força para se tornar um clássico. O texto poético embala o leitor em uma narrativa íntima, reflexiva e atemporal. A comparação com os tempos atuais é inevitável. As muitas relações desfeitas no Brasil de 2018, durante a eleição presidencial, são a prova de que há amores que não resistem à guerra.

Maria 18/04/2024

História emocionante e linda ?
Uma história linda, emocionante e cruelmente real! Esse livro superou expectativas que eu nem sabia que existiam em relação ao livro. Acompanhar os pensamentos, sentimentos e descobertas que rodeiam a vida do Ludwik ao longo do livro é o ponto chave para a história se tornar mais emocionante, além das frases e diálogos que me marcaram profundamente. É um livro intenso, que fala sobre amor, família e crenças, e tem como pano de fundo a Polônia em meio a uma crise política nos anos 80. A escrita quase poética e simples do autor me prendeu desde a primeira página. Eu espero que um dia todos tenham a oportunidade de viver a experiência que é ler essa historia. Acho que eu nunca vou esquecer da sensação de tristeza e amor que senti lendo essa história. Se eu pudesse resumir o livro em apenas uma frase seria: um amor intenso, que teve começa e fim.

Louise133 17/04/2024

De uma sensibilidade
Não entendo as pessoas que leem esse livro e não entendem o seu contexto. Pra mim, são pessoas que não conseguem se distanciar do que acredita ser verdade universal, incapaz de perceberem nuances de realidades diferentes.
O final dele me pegou de um jeito
que eu não esperava.

Clara Fernandes 17/04/2024

Esse livro me marcou de uma forma muito profunda, não esperava o turbilhão de sentimentos que ele me causou, com uma escrita envolvente, poética e sensual, somos apresentados a Polônia dos anos 80 e a história de Ludwik e Janusz, que se inicia como uma inocente amizade evolui para uma paixão tórrida as escondidas, em meio ao cenário de caos, repressão da sociedade comunista e da própria igreja, o amor dos dois é algo impossível.

Ju Costa 17/04/2024

Esse livro me pegou de um jeito… ✨
“Nadando no escuro” é um dos últimos lançamentos da Astral Cultural, que já chegou aqui no Brasil com tudo! Eu estava muito ansiosa para conhecer a história do Ludwik e Janusz.

O livro é ambientado na Polônia, em 1980, o livro é narrado por Ludwik, ele escreve como se fosse uma carta para Janusz. Eles se conhecem em um acampamento agrícola, e ali se cria uma paixão entre os dois linda.

Ludwik traz toda sua história de descoberta como um homem gay e toda sua trajetória até encontrar Janusz.

Infelizmente, o cenário político da época é totalmente conservador e traz essa história de amor “proibida”, e chega uma parte do livro que Ludwik desabafa, falando que praticamente ele não pode demonstrar o que ele realmente é, por mais que ele quisesse… O Janusz tem medo, de se expor, da violência e tudo mais. 😔

A escrita de Tomasz Jedrowski é comovente e poética, foi totalmente diferente de tudo o que eu já li até hoje e valeu super a pena. Logo no prólogo você já sente a carga dramática do livro, e cada vez que passa a história, você fica com vontade de ler cada vez mais, para saber qual será o final do casal.

E reforçando, o contexto histórico destaca muito os desafios enfrentados pelos personagens em um momento de reforma política e social - o que é bem “legal” acompanhar, principalmente para quem gosta desse tipo de cenário.

Dei 5⭐, um ótimo livro que eu sai da zona de conforto, e por mais que me deu muitos apertos no coração - afinal, é um drama - e os capítulos sendo enooormes hahaha, eu recomendo super 🩵

Luisa.leituras 17/04/2024

Romance histórico
Gostei muito da retratação histórica desse livro, a escrita do autor torna tudo melhor com suas descrições poéticas

Maya61 15/04/2024

??
Que livro perfeito! A escrita magnífica, a forma que o autor detalha as pessoas, os lugares, tudo; é tão sutil na medida certa, te faz mergulhar para dentro da história, deixando o livro tão suave e bom de ler.O sentimentalismo transmitido por esse livro é tão bonito e lindo de se ler, é realmente um mergulho na história, nos pensamentos e em cada detalhe do personagem.

jmath 15/04/2024

Doloroso e Lindo.
O livro é doloroso e lindo. Tem profundidade não só no romance principal, mas o próprio conflito ao regime territorial agrega muito na história e no contexto que tudo acontece. Os personagens são extremamente bem aproveitados e mostram a dualidade de qualidades e defeitos existentes em todos nós. São personagens com atitudes comparáveis a realidade.