Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

bonthefckjour 15/04/2024

Fiquei apaixonada pela escrita do Tomasz, é tudo tão bem escrito a sensação é de que to com o Ludwik tomando um café enquanto ele me conta sua história. Terminei o livro morta de tristeza mas conformada de que acabou como deveria acabar.

Luiza3339 15/04/2024

Muito muito interessante
O livro tem informações históricas muito legais, e que deixam aquela vontade de pesquisar tudo sobre o contexto histórico da época que se passa. Eu adorei tudo, e apesar de não ter sido o final que eu esperava, foi o final que o autor quis entregar, e que foi o mais real possível.

Edkarl 14/04/2024

Faz jus
Uma leitura fácil, forte, contemplativa, reflexiva, apesar de simples, pesada e poética, me senti abraçada por finalmente ler um livro que transmite a beleza e tristeza da capa, faz jus ao que se propoe, amei a escrita do autor, com certeza leria outras coisas dele. Trás um contexto histórico e politico que me agrada, e por fim, ainda é um drama que incomoda na medida certa, adorei mesmo.

"buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar..."

Felipe774 14/04/2024

Criei muita expectativa
O livro é bom, mas é morno demais, os personagens não são cativantes, muito pelo contrário! A história não me prendeu, fiquei me forçando a terminar o tempo inteiro!

ygorrenato 13/04/2024

A escuridão era como um conforto
"Nadando no Escuro" é um livro lindo, melancólico, que te abraça, cheio de amor. Ao mesmo tempo bastante simples, é como se você tivesse sentado no quarto juntamente com o Ludwik em um sábado a tarde e ouvisse ele contando uma das suas histórias de amor, é um livro rapidinho de ler, acredito que ler sem colocar nenhuma expectativa seja a melhor opção. Por ser um livro rápido, na minha opinião, não é um livro que dá tempo de se apegar tanto aos personagens. Por fim, achei uma leitura gostosa de final de semana, vale a pena.

AllanR 13/04/2024

Curto e forte
Uma história de amor e perda, uma dimensão verdadeiramente política,através de dois jovens adultos, conhecemos duas formas distintas de olhar para um regime totalitário e opressor. Um livro maravilhoso e belo que mexe com nossos sentimentos e com um final bem emocionante também. 5?

Emily 13/04/2024

Fui surpreendida
?[?] buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim.? tadinho do Lud.

itsfabiantunes 13/04/2024

Sobre ultrapassar a si mesmo e viver uma vida mentiras
É sem dúvidas uma leitura facíl e tranquila mas que não deixa de proporcionar reflexões sobre guerra, politíca, sociedade e da própria existência.

Mais do que retratar uma história de amor, o livro aborda com clareza o que ocorre ao redor de um país enquanto enfrenta diversos problemas sociais e econômicos.

A pressão sobre uma juventude faz com que elas ultrapassem o próprio ser para viver uma vida de mentiras.

O romance é ótimo, recomendo muito.

spwdergirl 12/04/2024

Nadando No Escuro
Achei um livro muito bem escrito e apesar de seu drama, é muito lindo e reflexivo. Aqui acompanhamos Ludwik em uma narrativa de primeira pessoa, mas ele está como se fosse contando/falando com alguém já no atual presente, entendemos quem é futuramente, mas descobrimos toda sua história de descoberta a aceitação da sua sexualidade, mas para piorar isso tudo se passa entre as décadas de 60 e 80, então sabemos que ser LGBT não era fácil, além de tudo isso, ele vive em um regime muito autoritário, ou seja, muita censura, proibindo até certos livros, que no caso aqui o mais usado é o ?Quarto de Giovanni, contendo várias referências e citações dele (ainda não li esse). Aqui além de acompanhar a trajetória do protagonista, acompanhamos um romance, entre ele e o Janusz, mas infelizmente eles vivem naquela de se privar de mostrar o amor deles, algo bem triste, mas tem o embate entre o Ludwik que quer mostrar oque ele é, e o Janusz esconder tudo aqui, infelizmente sabemos que não era fácil viver ali, mas também entendo seu lado que era sua forma de ?sobreviver?, então de alguma forma nesse quesito não tem um lado certo ou errado, mas obviamente já sabia onde tudo ia dar. Algo que me questionei muito foi o fato de até onde devemos ir pela nossa liberdade? Mas apesar de sentir sua solidão, senti como um peso das costas dele após um longo desabafo, como se ele de fato se livrou da âncora de seu passado. De longe é um livro fofinho ou leve, é realista, então se você está atrás de um final feliz ou conto de fadas, fique longe desse aqui, oque na verdade já é explícito em sua sinopse. Por fim, achei um livro bem interessante e lerei mais do autor caso ele lance futuramente, admito que me lembro um pouco de my policeman, mas achei até melhor, gostaria de ter me conectado mais com o par romântico do protagonista, mas de fato só me conectei a ele.

Sol! 12/04/2024

Puramente humano
Uma das experiências mais humanas e sensíveis que já experimentei com a leitura. É um livro profundo e duramente real que agradeço infinitamente por conhecer. A realidade retratada e o contexto histórico são lindamente escritos e perfeitamente ligados à trama, mantendo meu interesse durante todo o desenrolar da história.
Porém, para um livro vendido como um romance, não senti simpatia pelo casal. Não consegui me conectar com o relacionamento deles o suficiente para me importar com a relação deles. O livro foi, para mim, uma história sobre Ludwik e sua formação e autoaceitação.
Recomendo muito para os que admiram a sensibilidade e leem com a alma

mapadlivros 12/04/2024

Uma história melancólica e profundamente tocante
Nadando no escuro conta a história do jovem Ludwik, de seu primeiro amor inocente até aquele que o marcou de uma forma impossível de apagar. Ludwik e Janusz são dois opostos que, mesmo em meio à onda de incerteza e violência que acometeu o país em 1980, ainda se apaixonam.

A história se passa na Polônia, em um contexto pós-guerra e sob um regime autoritário, oscilando entre as décadas de 60 e 80. O contexto histórico real é muito interessante de ser abordado, ainda mais aqui que todas as idas e vindas giram ao redor da política. Essa junção dá um ar ainda mais real a Nadando no escuro, de forma que faz o leitor se sentir em uma corda bamba até a última página do livro, tamanha a tensão do que pode ou não acontecer a Ludwik e Janusz.

A escrita foi o que mais me cativou nessa leitura. Jedrowski escreve de forma poética, a intensidade de emoções é tamanha que nos sentimos na pele de Ludwik, permeados por todo o seu medo, mas também por seu amor. A narrativa também é melancólica, com o narrador ? o próprio Ludwik ? contando uma história que já aconteceu. Sabemos que as coisas muito provavelmente deram errado, sabemos que o seu final feliz não aconteceu e, ainda assim, ficamos presos à história, ansiando por mais e por descobrir o seu desfecho.

Dado o contexto da obra e o teor romântico, devo dizer que esperava que Ludwik, que não concorda com o pensamento da época desde o início, tivesse um desenvolvimento melhor em relação a ir contra o sistema, o que fica implícito em alguns momentos, ainda mais quando ele debate com Janusz, que apoia esse regime em mais de uma vez. A ambientação histórica era muito rica e poderia ter sido melhor desenvolvida, assim com o romance, do qual esperava mais reviravoltas pelo hype do livro.

Ao final, fica a reflexão de até onde somos capazes de ir para salvar a nós mesmos, e do quanto daquilo que julgamos nos outros fazemos nessas mesmas situações. Li o livro em dois dias na companhia de um amigo, tamanha a fluidez da escrita. No final, partilhamos quase que as mesmas opiniões sobre os acontecimentos. É sempre bom poder ter essa troca e fazer um balanço final da leitura na companhia de alguém que também leu!

julia 12/04/2024

10/10
Comecei este livro no começo da semana, não consegui ler tanto por conta da faculdade e coisas do gênero mas ontem resolvi ler tudo de uma vez, sabia q ia adorar esse livro desde o primeiro parágrafo.
O jeito que o livro traz o amor, o sentimento é diferente e de uma forma única, me senti como se estivesse lendo uma carta, senti que a carta era para mim, era como se eu estivesse presente em cada momento e em cada sentimento do personagem. E uma coisa que gostei bastante também era como o livro trazia a cultura da Polônia, parecia q eu via todas as casas na minha frente e me fez ter um interesse maior por essa cultura.
Foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida.

olivinhaon 11/04/2024

Eu queria parar de existir. Queria deixar de ser.
A história de Ludwik evoca o mais profundo do que a mente humana pode fazer por amor, seja ele o real, o projetado ou o platônico. Evoca um pedido entre persistência e desconforto.

Clama por lágrimas que ora são suas, ora deviam ser de Ludwik e seu amor por Janusz. Clama por um tempo que sequer você viveu, ao passo em que deseja que o romance se desenrole no tempo em que você está.

Nadando no escuro te transporta para além de um lago, Varsóvia e a Polônia do século XX. Ele te afunda e se assenta nas entranhas do nosso próprio pensar, responde ao nosso sentir.

Um livro certamente avassalador, mas que jamais poderia deixar de existir.

Bia St James 11/04/2024

Que livro triste
Mas real
Nele vemos a história de um país q n é mt conhecido por mim: a polônia
Faz ANOS q eu queria ler, mas como não to cm o cursinho de inglês em dia tive q esperar sair a tradução
É triste, apaixonante e revoltante
Eu n tenho palavras p explicar oq foi esse livro
Se minha primeira leitura de abril foi uma bosta, essa aqui levantou todas as minhas expectativas de novo
E no fim
Mostrou que ser livre na vdd é bem solitário

Felipe Ogawa 11/04/2024

Leia se gostou de "O quarto de Giovanni"
Se você gostou de "O quarto de Giovanni", de James Baldwin, por conta do amor homossexual proibido, das reflexões de identidade, liberdade e lutas sociais, precisa ler "Nadando no escuro" de Tomasz Jedrowski pelos mesmos motivos. 🌈

Neste belíssimo e trágico romance aquiliano, conhecemos Ludwik e Janusz, homens homoafetivos que vivem na Polônia durante um turbulento período político. Não existe a possibilidade de o amor que eles sentem um pelo outro ser aceito pela época, então o sentimento precisa florescer no escuro. O que enriquece a obra é que, além da emoção à flor da pele, a narrativa foca nas tensões políticas e sociais, adicionando camadas de complexidade à trama.

Li "O quarto de Giovanni" unicamente para complementar a leitura de "Nadando no escuro" e foi uma experiência incrível. Vivendo em uma sociedade mais compassiva com a minha sexualidade, tenho privilégios que esses personagens só sonhavam em ter. Ler essas obras é refletir sobre nossas conquistas, mas sabendo que ainda falta muito para conquistarmos. E que o amor, mais do que tudo, é político!