Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Ana Beatriz Arruda 01/06/2024

Profundo, intenso e tão... real
Eu esperava que fosse um livro bom devido à sua reputação. mas eu não imaginei que fosse TÃO bom. eu amo livro envolvendo politica de forma REAL, na sua mais pura e crua desenvoltura e consequências.

o romance me deixou apaixonada, melancólica e tensa. devorei esse livro em menos de um dia e queria poder ler mais, ver mais e ter mais desses personagens tão singulares. a escrita do autor é única e magnifica. fazia tempo que eu não lia um livro estrangeiro com a escrita nesse nível de magnitude.

Milla 31/05/2024

Solidão, amor e política
Não tive facilidade em engatar esse romance. Na verdade, durante a leitura me perguntei algumas vezes se esse livro era, de fato, sobre um amor recíproco e no fim percebi que era sim. Mas a verdade é que cada um ama de sua forma. Como dito por Janusz: ?não podemos forçar as pessoas a nos amarem do jeito que queremos?.

A história de Ludwik e Janusz é justamente sobre isso? sobre um amor entre pessoas com vidas e ideologias diferentes, que enfrentam muitas barreiras, tendo como seus principais desafios a época e o sistema em que vivem.

O crescimento de Ludwik após encontrar o amor com Janusz foi mais do que nítido. Não só na forma de reduzir a enorme culpa e solidão que sentia, mas também para começar a se aceitar, a entender o que realmente queria e quem era. Já Janusz foi, desde o início, um personagem complexo que já sabia o que queria, independente de tudo. Senti falta de ter visto mais de Karolina.

Realmente, não consegui me conectar por inteiro com os personagens, mas o livro é tão bem escrito que me envolveu bastante, principalmente depois da metade. Eu preciso destacar a minha falta de conhecimento sobre a história da Polônia pós-guerra, que foi um dos pontos altos do livro pra mim. A história do país me intrigou muito e me fez pesquisar mais sobre.

Por fim, deixo minha crítica a romantização do capitalismo e dos Estados Unidos. Entendo de onde vem, mas o papo anticomunista foi demais pra mim. Janusz não me agradou em tudo, mas ele teve razão ao pontuar que a suposta liberdade trazida pelo capitalismo tem um custo alto.

Carolina.Milczanow 31/05/2024

Direto, Simples e Maravilhoso
Um livro com uma escrita direta e bem simples, mas ao mesmo tempo com uma história maravilhosa. Valeu cada minuto que me dediquei a essa leitura, o premissa de leve aqui é explorar a ditadura comunista da URSS na Polônia nos anos 80 pela visão de uma jovem gay normal, que não está envolvido com movimento estudantil e nem nada. Ele tenta viver da forma possível naquele país que não é pra ele. Recomendo demais!

Marta 30/05/2024

E eu tive a sensação de que algo morto e pesado dentro de mim tinha sido expelido, como se eu tivesse carregado um fantasma feito de chumbo junto de mim durante todo aquele tempo.

Nanatrib 30/05/2024

Não entendi o hype
Mas é um livro bom. Não consegui me conectar com os personagens, não me prendi tanto no enredo. Mas é fluido, bem amarrado.

Beatriz 29/05/2024

Lindo livro sobre amor e política. Gostei muito do protagonista, achei um personagem muito real, asim como a relação dele com o outro. Apesar de ser chato ler babacao de ovo dos EUA quando vc se coloca no lugar do personagem, entende o que ele sente e porque tem essa visão. Recomendo muito.

Brenno 29/05/2024

Botei muita expectativa nesse livro, não é um dos piores mas sem dúvidas não é tão cativante, ele te envolve em algumas partes mas você se perde em muitas.

Eddie.blathanna 28/05/2024

Perfeito.
Esse livro foi tudo demais. Bom demais, triste demais, bem escrito demais, emocionante e vibrante demais, e o único ponto "de menos" foi o tamanho. Poderia ter 2.000 páginas, pra que eu pudesse passar meses junto desses personagens.

alinepickles 28/05/2024

Não sei porque esse livro não me prendeu tanto. Não é ruim, mas a história não me cativou a ponto de ler avidamente. Achei um pouco arrastado, personagens sem profundidade e apesar da premissa ser boa, a trama é superficial, não explora nada do que propõe. Tinha potencial pra ser um bom livro, mas é apenas ok

Fred.Braga 27/05/2024

NADANDO NO ESCURO
"Nadando no escuro" é um livro que conversa com você nos trechos mais inesperados. A história se passa na década de 80, durante o declínio do partido comunista na Polônia. Acompanhamos o jovem personagem Ludwick... Sendo um recorte de como era ser homossexual durante esse período. Esse livro seria facilmente escrito por André Aciman. O que distingue a escrita de Aciman para a escrita de Jedrowski é que Jedrowski utiliza de muitas metáforas, te deixando imerso em um emaranhado de trechos extremamente poéticos, até mesmo descrevendo o simples ato de sair para caminhar pelo park, é surreal de lindo.

Ludwick e Janusz são dois tipos de jovens que um dia eu tive a felicidade de conhecer... o amor dos dois é mais que proibido, é impossível. O romance é algo lindo no início, esperançoso e frustante no meio e libertador no final. Do intoxicante primeiro amor até a dor do crescer, acho que nadando no escuro é o livro que mais "conversou" comigo em algum momento.
dupimmarcos 31/05/2024minha estante
quero muito ler esse!!

Fred.Braga 31/05/2024minha estante
Leia, muito bom!

lcsfagundes_ 27/05/2024

Me chame pelo seu nome, camarada.
Já tinha ouvido que é bem anti-comunista. Achei que não me incomodaria, que seria bem construído. O que não aconteceu. Pareceu ingênuo e simplista. Pintou uma imagem dos soviéticos como caricaturas vilanescas. Isso por si só não teria problema. Entendo que o stalinismo subjulgou alguns países e teve diversos defeitos. Mas acredito que faltou um contraponto. Pinta o socialismo como o vilão e idealisa o capitalismo e os Estados Unidos como livres e perfeitos.
Fora isso, o romance da primeira parte é fofo e lembrou me chame pelo seu nome.
No geral é um livro bem escrito.

@mariribe 26/05/2024

Eu esqueci de anotar a resenha desse livro ?

Mas, definitivamente da para entender a hype que ele tem. Os temas são um tanto delicados e são abordados em uma época complicada, e mesmo assim tudo foi tratado com bastante sensibilidade. Nem da para sentir raiva dos personagens por conta das circunstâncias, apesar de que no fundo no fundo queria mandar vários irem para PQP. Muito bom, eu adorei e me apeguei bastante ao personagem principal.

Avila 25/05/2024

Chatíssimo.
A premissa do livro é interessante, e eu estava procurando mesmo alguma obra com temática lgbtqiap+ pra ler, mas infelizmente não supriu as expectativas.
O livro começa bem, mas depois que se inicia alo desenrolar do ?romance? dos personagens principais tudo começa a desandar. Sem carisma, sem história, sem profundidade, nada. Apenas palavras sendo jogadas.
Fora a terrível propaganda anticomunista que o autor cospe para os leitores. Péssimo.
AliJu 25/05/2024minha estante
Simm, como se ser gay não fosse ilegal tipo na Austrália, por exemplo, até os anos 90.