Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

lizwess 19/06/2024

?Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim.?
To completamente encantada com a escrita e a historia desse livro mas também muito triste com o final solitário que o personagem principal teve

jonmelancholy 19/06/2024

Aceitação do fim
?Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim.?

Walamo 18/06/2024

Curioso como uma obra pode ressoar tão forte com uma prosa tão dócil e sensível. Surpreendente que seja um romance de estreia.
Marcelo217 19/06/2024minha estante
Pensei a mesma coisa!

Gabriel.Coura 16/06/2024

É um livro curto, de rápida leitura e que termina deixando um buraco no seu coração. A gente, desde o início, já suspeita que o final não será do jeito que queríamos, mas acaba entendendo que os relacionamentos podem ter finais assim também. É uma história triste e feliz, com muito contexto histórico e sem ficar só num mundinho cor-de-rosa. Além disso tudo, nos mostra que nem toda experiência é individual (principalmente para os homens como o Janusz).

Melise 16/06/2024

Nadando no escuro
"Por todo esse tempo, quis lhe perguntar se você a amava. Era a única coisa que me arrependi de não ter perguntado. Percebo agora que isso nunca importou. Porque você tinha razão quando disse que as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas; que não é possivel pedi alguém que a ama de acordo com a sua vontade.

"Ninguém pode ser culpado lor isso. E as chances estavam contra nós desde o início: não tínhamos um manual, não tínhamos ninguém para nos mostrar o caminho. Como é iriamos saber o que fazer? Será que ao menos acreditávamos que mereciamos sair impunes por nossa felicidade?"

Alice 15/06/2024

Esse livro é sensibildade pura! Profundo, lindo, doloroso e tão bem escrito? Tudo ao mesmo tempo. Consegui mergulhar nos sentimentos dos personagens e sentir todas as angústias junto com eles.

Ganhou um lugar nos meus favoritos do ano!

Hugo373 15/06/2024

Bora de terapia!
Um back completo de realidade. A última página simplesmente entregando uma das melhores frases que eu já li:

"Eu me agarrei a ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando na verdade o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim"

Math 15/06/2024

Eu amei tanto que engoli ele em 3 dias
Eu amei! Uma história bem diferente do que eu estou acostumado a ler, mas que me prender tanto que eu não sosseguei até chegar no fim!

@sandraalmeidaeseuslivros 14/06/2024

Numa época onde ser gay era considerado uma doença, sofremos com Ludzio e Janusz.

Além do preconceito a história se passa na Polônia onde liberdade era uma esperança distante.

A escrita do autor é ?maravilhosa?, a forma como ele descreve os sentimentos é profunda e nos toca profundamente.

Um livro cheio de contrastes, metáforas muito bem construídas, preconceito, politica, vergonha, aceitação, coragem e muito amor.

Muitos quotes maravilhosos que merecem um post só pra eles. Farei em breve

lucasgsan 14/06/2024

Apaixonante, profundo e doloroso
Leitura muito especial.

A história de Ludwik e Janusz é linda e ao mesmo tempo dolorosa. Frente ao pano de fundo da Polônia dominada pela União Soviética e a ideologia socialista, surge um amor verdadeiro é impossível.

A escrita do autor é afiada e trata de assuntos delicados com bastante poesia e sensibilidade. Me identifiquei por diversas vezes com os sentimentos do Ludwik em relação ao mundo. É meio estranho pensar nisso, mas o puro fato de sermos homossexuais em uma sociedade bastante preconceituosa nos faz compartilhar dores e experiências comuns que machucam bastante.

Destaco mais uma vez o quão bem escrito o livro é, tanto na forma quanto em seus diálogos. Há aqui diversas intertextualidades com outras obras, como O Quarto de Giovanni, do James Baldwin, a música ?Heart of Glass?, da Blondie, e a tela do nascimento de Vênus, do Botticelli.

Você consegue sentir a dor dos personagens em seu estado mais puro. A cena do último encontro do Ludwik com o Janusz é completamente desconcertante. Você percebe toda a tensão no ar e a hesitação de ambos para poder botar todas suas aflições para fora?

Um livro para lá de real que já entrou na lista dos favoritos! Recomendo demais

mawvnn 13/06/2024

Que sabor de livro!!
Me tirou de um limbo terrível onde eu não conseguia terminar livro algum há meses. O que mais me pegou foi a escrita detalhadíssima sobre os sentimentos e o que se passava na cabeça do Ludwik, entendi e em algumas passagens até senti o que ele sentiu. Não fui com muitas expectativas, mas valeu super a pena ter dado uma chance.

Letícia 13/06/2024

happy pride month i guesss....
gente eu amei a escrita desse livro pareceu um amigo contando uma fofoca pra mim. e o personagem narrador toda hora falando "você" pra se referir ao carinha e eu assim ???? "eu???" kkkkkkk no final eu cheguei a conclusão como se o livro todo fosse uma carta pro janusz mesmo.

Herick 12/06/2024

Uma leitura rápida e gostosa, amei a parte política do livro, e como ela teve uma grande influência na história em si.

ysraaa 11/06/2024

Não me apeguei
Foi uma leitura ok, mas não me envolvi na história. Tem um hype tão grande nesse livro, que me apressei para comprar, porém minhas expectativas estavam altas demais. A escrita é bonita em alguns momentos ,mas apesar das poucas páginas, achei maçante ?

Não sei se li no momento errado ou se de fato é superestimado.