Se você pudesse ver o sol (eBook)

Se você pudesse ver o sol (eBook) Ann Liang




Resenhas - Se Você Pudesse Ver o Sol


56 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Ala_skx 05/05/2024

Bem adolescente
Confesso que li o livro pela capa a princípio, porém, com o tempo, não consegui parar de ler até acabar.
A história fala sobre uma menina com uma posição econômica não muito boa que estuda em uma escola de gente rica graças a uma bolsa de estudos de 50%. Por querer ser vista e conhecida, ela mergulha pra caramba nos estudos, ganhando prêmios e o reconhecimento dos professores, mas sempre fica em segundo lugar comparado ao número um Henry Li, seu rival, o qual odeia profundamente.

Em um certo dia, Alice Sun descobre que consegue ficar invisível e, por não conseguir pensar em nada, pede ajuda pra Henry e então cria uma parceria com ele.

Eu gostei bastante dessa leitura, mas algumas coisas me incomodaram um pouco, como o fato de não explicarem o desenvolverem a invisibilidade dela. A autora criou um sistema pra que isso possa ser usado (inclusive isso é o que faz o livro ter uma história), mas não explica nem por que ela é a única que consegue ficar invisível, nem nada, e foi algo que sumiu quando não foi mais usado. Outra coisa foi o título que eu achei que não combinou com o livro. De resto a história é boa, o casal é desenvolvido, você entende a protagonista, os conflitos são bons e a resolução é interessante.

Pra finalizar, uma frase:
"Tudo é temporário, Yan Yan. E essa é mais uma razão para aproveitar tudo o que está à sua frente enquanto ainda estiver lá."
comentários(0)comente



Helô 03/05/2024

~I was so ahead of the curve, the curve became a sphere~
De todas as coisas no mundo que me poderiam fazer enxergar e compreender algo, essa foi a mais forte.

Eu comecei lendo achando que era um romance básico clichê fofo. Ele é isso, mas é muito mais.
O livro toca em tópicos delicados e tão reais que misturados com a fantasia delicada ficam perfeitos.


A importância que esse livro traz é enorme. Ele tocou na xenofobia que a Alice e seus pais sofreram no EUA, que me doeu tanto quando lia. Por conta que é real! Ela é tão verdadeira quanto minha existência a existência da vida. É tão ruim o quanto os humanos podem ser ruins, e serem adorados, como se fossem ouro.



O livro também tocou em diferença de classe; o livro inteiro a escola dizia que aceitava todos os alunos de todas as classes sociais. Mas, desse jeito? O tanto que os humanos (não em geral) adoram o dinheiro e o colocam como pilar principal de sua vida não é escrito. Doí pensar no quanto certas pessoas lutam por uma vida com dignidade, ficando noites sem dormir, trabalhando além do seu turno, sendo perfeccionistas, ouvindo críticas para chegar em casa e ver que pessoas ganham muito mais dinheiro do que elas dançando musicas ou falando baboseiras na internet.



A Alice coloca um peso enorme em suas costas, ela estuda, estuda e estuda. É como se tudo na sua vida dependesse de estudo, e, de uma forma até que o estudo depende. Mas as notas. A escola coloca um peso de que se você não tem notas você não vai ser nada na vida. E quando você não consegue isso você se sente horrível, como se fosse um objeto descartável.



Eu achei genial terem colocado como as pessoas são profundas, todos tem seus medos, seus sonhos e suas ambições. Infelizmente, muitas das pessoas querem viver tudo isso, não podem por conta de dinheiro, ou de tempo ou até mesmo de medo.



A Alice é uma protagonista extremamente forte e determinada. Ela estuda muito. Ela quer uma vida digna, quer ser conhecida. Ela quer ser vista. O livro é tão cru neste quesito que assusta. Ela quer tanto ser algo que esquece de viver. Ela esquece de sair, de conversar, de tudo. Por conta que ela colocou na cabeça dela que o estudo e as notas são tudo.



O Henry é extremamente fofo, ele foi uma ajuda importante para ela, ele a ajudou, esperou o tempo dela. (e a amou)



Os personagens são incríveis e reais. Duvido não se identificar com pelo menos uma característica deles, os problemas são reais e eu não duvidaria de encontrasse a Alice e o Henry em Pequim.
Eu amei este livro por completo. Ele me tocou, me fez refletir, me fez rir e me fez pensar sobre os assuntos dele. Talvez terei que reler para entender tudo nele. Toda sua profundidade.



Eu queria falar que: As notas não são você! Elas não determinam seu futuro, não determinam se você é esforçado ou não, e eu sei que doí quando você tira uma nota baixa, mas não torne isso sua visão de se mesmo, isso só vai lhe machucar.
Eu agradeço a todos que leram isso ate o final.



Beijos e comentem ideias para melhores resenhas.
gaabswz 03/05/2024minha estante
Vou ler não. Só quando estiver com paciência


Helô 03/05/2024minha estante
É pequeno mana, mas é incrível ?


Amanda S 03/05/2024minha estante
Amei a resenha!!! ???
Principalmente as críticas sociais e o conselho no final!


gaabswz 04/05/2024minha estante
Meu Deus, Helô! Que resenha perfeita e necessária. Obrigada por essa frase, no finalzinho! Ela é extremamente necessária na nossa vida. E na parte da desigualdade social, realmente, é algo que eu não consigo compreender... E as vezes até me pego em uma crise existencial por causa desse assunto! Acho que você viu, eu e a Fran conversando sobre isso um dia desses no grupo?


Helô 05/05/2024minha estante
@gabriely peixoto simm amiga, quando a gente conversou foi o mesmo dia que eu comecei a ler o livro. E obrigada pelo apoio ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



MissCaixeta 02/05/2024

Que descoberta de livro
Achei o livro por acaso e como estava entediada, comecei a ler. O começo foi muito arrastado, cansativo, mas depois que peguei o embalo, não consegui mais largar. Ele tem uma pegada de livros teen, porém, foi uma leitura bem gostosinha de ler.
Esse livro não é um dos gêneros que estou acostumada a ler, mas sair da bolha de conforto é sempre bom pelo motivo de novas experiências, conhecer novas culturas, novas histórias, personagens com problemas diferentes. Ai eu amei esse livro, leiam
comentários(0)comente



tokkiyeon1 02/05/2024

Massa
Achei legal, muito bom. o livro é muito legal, achei engraçado como no fil a protagonista se safou. tudo bem, gosto de trambiqueiras
comentários(0)comente



leaoliterario 01/05/2024

?Sim, é a resposta óbvia. Eu te odeio. Eu odeio tudo em você. Eu te odeio tanto que sempre que estou perto de você, mal consigo pensar direito. Eu mal consigo respirar.?
comentários(0)comente



Alan (@coracaodeleitor) 30/04/2024

Alice Sun é uma aluna bolsista em um internato de elite em Pequim. Ela se esforça para honrar o sacrifício que seus pais fazem para mante-la ali e assim garantir um bom futuro para sua família.

Alice sempre se sentiu invisível ali naquele meio. Porém com o tempo ela descobre que ela consegue ficar invisível de verdade.

E em dado momento seus pais falam para ela que eles não tem mais condições de manter ela no Internato. Então para se manter ali ela cria uma estratégia.

Ela vai usar seu poder a seu favor. E ela vai começar a cobrar para descobrir segredos que são muito bem guardados. Porém as coisas irão se complicar e ela irá descobrir coisas muito piores do que imaginava. E ainda terá uma pessoa no seu caminho.

?

Adorei essa leitura. É um livro curto porém que carrega tópicos muito pertinentes e interessantes. Acho que um dos grandes pontos aqui é sobre a diferença de classes. A disparidade que há entre os nascidos ricos e os que precisam lutar dia após dia pelo básico.

Temos uma relação muito interessante aqui entre Alice e Henry que é meio que um ?rival? para ela. E eles dois são muito bem escritos.

Além do que nós temos aquele toque cultural por ser um livro que se passa na China. E apesar de não ser o foco acho muito legal poder vivenciar isso um pouco dentro da leitura.

Terminei amando o livro achando ele um ponto fora da curva dos livros que foi bem gratificante.
comentários(0)comente



kjoonart 30/04/2024

Me surpreendeu
Já tinha visto algumas reviews gringas sobre esse aqui que tinha me deixado curiosa pra ler. gostei bastante da história, aborda assuntos sérios de uma maneira que nos deixa presos na narrativa, uma mistura de fantasia, com críticas sociais e uma pitada de romance (trope de rivais acadêmicos que eu amo!
comentários(0)comente



Tia Lur 26/04/2024

Tudo em um livro só
Mesmo sendo um livro com uma temática diferente ele não deixa de ser simplesmente incrível. Mostrando como uma adolescente carente sobrevive no meio da elite e o que ela faz para ganhar poder e dinheiro, mas ao mesmo tempo mostra os valores que ela tem e que nem sempre as coisas tem o final que esperamos e ainda tem um romance no meio que deixa tudo colorido.
comentários(0)comente



Ste 25/04/2024

Fofo
Que livro bonitinho...
Leitura super fluída, fácil, confortável, história contagiante, tudo.

As pequenas pinceladas de romance deu um charme a mais no livro, e não posso deixar de comentar da capa desse livro, QUE PERFEIÇÃO.

Gostei demais e super indicaria essa leitura para quem está de ressaca literária.
comentários(0)comente



Dudu    17/04/2024

Se você pudesse ver o sol, a luz, a esperança
Me surpreendi bastante com esse livro. Peguei pra ler numa madrugada e comecei sem nem mesmo saber a premissa da história ou quais assuntos ela abordaria. Gostaria de dizer que a escrita da autora e a forma como ela fez a divisão dos capítulos foi uma coisa genial. Comecei a ler, e apesar de não ser um livro exatamente pequeno, a leitura passa tão rápido que você sequer percebe.

O livro é muito interessante, do início ao fim, possui também metáforas muito boas. O título por si só se torna algo incrível quando você termina de ler.

Alice Sun é uma adolescente do ensino médio que estuda em uma escola super prestigiada em Pequim, uma escola internacional, ela é a única aluna com bolsa do colégio, e diferente dos seus colegas, Alice não vem de uma família rica ou influente, pelo contrário, vem de uma família humilde, onde seus pais trabalham duro para que possam pagar as mensalidades de sua escola.

Desse ponto, conhecemos como é o cotidiano de Alice, do quanto ela se esforça para ser uma aluna exemplar, das suas dificuldades e dos seus medos e sonhos. O livro em si, não é exatamente suspense, mas sinto que talvez tenha uma pitada de suspense, a escrita é tão boa que você fica ansioso, preso, pelos próximos acontecimentos. Também não é um livro que foca no romance, mas ao longo do livro recebemos algumas poucas migalhas dele, e são alguns pequenos detalhes assim que tornam essa história brilhante.
E por fim, é bom pontuar que o livro possui um leve, quase invisível, toque de fantasia.

É isso, a única coisa que digam é: leiam, esse livro é incrível, do início ao fim.
comentários(0)comente



Jessie.xw 15/04/2024

Gostei muito da escrita da autora e de como a história foi construída. É um livro leve e carismático e com uma metáfora muito boa.

O romance não não é lá muito desenvolvido e na verdade nem é o foco, mas não achei isso ruim pq acredito eu que o foco principal do livro é como as pessoas classes médias/baixas são vistas na sociedade em comparação com a classe alta e como a nossa geração se sente em relação a todo o mundo acadêmico nos últimos anos.

Acho só que o livro foi ficando meio perdido no meio. A autora parece que perdeu a mão e foi escrevendo umas coisas q fugiam muito da premissa do livro, o que fez perder um pouco do sentido.

No geral, é um livro bom e com uma crítica legal.
comentários(0)comente



boohuhsol 15/04/2024

é interessante a forma que a autora aborda a questão do dinheiro e classes sociais durante o livro, ele tece uma linha leve e bobinha até os últimos capítulos, onde eu senti que a autora se perdeu um pouco, o romance é deixado de lado, e o desenvolvimento bem fraco, mas as poucas cenas entre eles são divertidas
comentários(0)comente



Lanadeoutrodimensao 15/04/2024

Se você pudesse ver o sol
?-É pedir demais que pessoas como eu também tenham um pouco dessa luz??

?Os negligenciados, os azarados, os que querem mais do que recebem. Aqueles que tem rastejar, raspar e lutar para se erguer de baixo, que tem que manipular um sistema projetado contra eles. Sempre os primeiros a serem punidos e culpabilizados quando as coisas dão errado. Sempre os últimos a serem vistos, a serem salvos?.
comentários(0)comente



valkyries 14/04/2024

É uma leitura envolvente e divertida, mas já aviso que não tem tantas cenas de romances entre os personagens, o que (pra mim) não tornou a leitura ruim. Eu adorei a escrita da Ann Liang, eu adorei Alice e Henry, e dinâmica deles, principalmente a forma como a autora abordou as dificuldades, que uma pessoa de classe baixa têm para crescer na vida, em comparação com pessoas de classe média alta.

Simplesmente leiam!!!
comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR