Se você pudesse ver o sol Ann Liang

Resenhas - Se Você Pudesse Ver o Sol

1 | 2 | 3 | 4

Jenni 23/03/2024

"Passei toda a minha vida desejando ser vista..."
"Se Você Pudesse Ver o Sol", da renomada autora Ann Liang, foi uma descoberta que me impactou profundamente. Desde o primeiro momento em que me deparei com a história de Alice, senti uma conexão imediata com sua jornada de autodescoberta e superação.
A trama gira em torno de Alice Sun, uma estudante bolsista em um prestigioso internato em Pequim, onde se sente invisível entre a elite estudantil. No entanto, sua vida dá uma reviravolta inesperada quando ela adquire o poder de ficar literalmente invisível. Usando essa habilidade como uma vantagem financeira, Alice oferece seus serviços para descobrir segredos dos colegas em troca de pagamento, mas logo se vê envolvida em situações cada vez mais complicadas, especialmente ao se associar com seu rival acadêmico, Henry.
A história, embora envolva elementos sobrenaturais, é profundamente enraizada em questões de identidade, ambição e relacionamentos. A jornada de Alice para se aceitar e reconhecer seu próprio valor é uma jornada que ressoa com muitos leitores, incluindo eu mesma. Sua luta para encontrar seu lugar em um mundo que parece determinado a mantê-la invisível é uma metáfora poderosa para os desafios que muitos enfrentam ao tentar se destacar em meio à pressão social e econômica. À medida que ela descobria que sua verdadeira identidade não estava ligada apenas ao seu desempenho acadêmico, mas sim à sua essência como pessoa, eu também fui confrontada com minhas próprias noções preconcebidas de sucesso e realização.
Apesar da premissa inicialmente intrigante de um romance "enemies to loves" entre Alice e Henry, o desenvolvimento de seu relacionamento é mais sutil e focado em sua jornada de crescimento pessoal. Sua dinâmica evoluiu de uma competição feroz para uma parceria inesperada, repleta de momentos de vulnerabilidade e crescimento mútuo.
Os personagens são habilmente construídos, com camadas de complexidade que os tornam cativantes e autênticos. A escrita de Ann Liang é envolvente, me manteve imersa na história, mesmo quando a trama não era repleta de ação.
Em suma, "Se Você Pudesse Ver o Sol" é uma leitura que vai além das expectativas de um romance contemporâneo, oferecendo uma reflexão profunda sobre a natureza da identidade e do valor pessoal. Embora minha conexão pessoal com a história possa ter influenciado minha opinião, acredito que qualquer pessoa que se sinta invisível ou lutando para encontrar seu lugar no mundo encontrará algo para se identificar nesta obra inspiradora.
?"?Para viver bem, você deve aprender a se ver primeiro. Entende o que quero dizer?"
emysants 23/03/2024minha estante
amei a resenha! tô ansiosa pra ler esse ?

Cris_Weber 23/03/2024minha estante
Oii! Gostei da tua resenha e colo arei na minha wishlist esse livro

Cris_Weber 23/03/2024minha estante
*colocarei ( quando o corretor não ajuda rsrsr)

Sâmialagares 23/03/2024minha estante
Já tava querendo ler esse livro, depois dessa resenha tenho certeza

@emysants Obrigada ?? Leia sim

Jenni 23/03/2024minha estante
@Cris_Weber Obrigada, põem sim ??

Jenni 23/03/2024minha estante
@Sâmialagares Vale a pena dar uma chance sim ??

Grimtar 03/05/2024minha estante
li sua resenha e no ponto em que expos sua opiniao sobre a obra me identifiquei total, esse livro é simplesmente perfeito

e belissima escrita amg!

Jenni 04/05/2024minha estante
@Grimtar Ele é maravilhoso mesmo, obrigada ??

Helô 03/05/2024

~I was so ahead of the curve, the curve became a sphere~
De todas as coisas no mundo que me poderiam fazer enxergar e compreender algo, essa foi a mais forte.

Eu comecei lendo achando que era um romance básico clichê fofo. Ele é isso, mas é muito mais.
O livro toca em tópicos delicados e tão reais que misturados com a fantasia delicada ficam perfeitos.

A importância que esse livro traz é enorme. Ele tocou na xenofobia que a Alice e seus pais sofreram no EUA, que me doeu tanto quando lia. Por conta que é real! Ela é tão verdadeira quanto minha existência a existência da vida. É tão ruim o quanto os humanos podem ser ruins, e serem adorados, como se fossem ouro.

O livro também tocou em diferença de classe; o livro inteiro a escola dizia que aceitava todos os alunos de todas as classes sociais. Mas, desse jeito? O tanto que os humanos (não em geral) adoram o dinheiro e o colocam como pilar principal de sua vida não é escrito. Doí pensar no quanto certas pessoas lutam por uma vida com dignidade, ficando noites sem dormir, trabalhando além do seu turno, sendo perfeccionistas, ouvindo críticas para chegar em casa e ver que pessoas ganham muito mais dinheiro do que elas dançando musicas ou falando baboseiras na internet.

A Alice coloca um peso enorme em suas costas, ela estuda, estuda e estuda. É como se tudo na sua vida dependesse de estudo, e, de uma forma até que o estudo depende. Mas as notas. A escola coloca um peso de que se você não tem notas você não vai ser nada na vida. E quando você não consegue isso você se sente horrível, como se fosse um objeto descartável.

Eu achei genial terem colocado como as pessoas são profundas, todos tem seus medos, seus sonhos e suas ambições. Infelizmente, muitas das pessoas querem viver tudo isso, não podem por conta de dinheiro, ou de tempo ou até mesmo de medo.

A Alice é uma protagonista extremamente forte e determinada. Ela estuda muito. Ela quer uma vida digna, quer ser conhecida. Ela quer ser vista. O livro é tão cru neste quesito que assusta. Ela quer tanto ser algo que esquece de viver. Ela esquece de sair, de conversar, de tudo. Por conta que ela colocou na cabeça dela que o estudo e as notas são tudo.

O Henry é extremamente fofo, ele foi uma ajuda importante para ela, ele a ajudou, esperou o tempo dela. (e a amou)

Os personagens são incríveis e reais. Duvido não se identificar com pelo menos uma característica deles, os problemas são reais e eu não duvidaria de encontrasse a Alice e o Henry em Pequim.
Eu amei este livro por completo. Ele me tocou, me fez refletir, me fez rir e me fez pensar sobre os assuntos dele. Talvez terei que reler para entender tudo nele. Toda sua profundidade.

Eu queria falar que: As notas não são você! Elas não determinam seu futuro, não determinam se você é esforçado ou não, e eu sei que doí quando você tira uma nota baixa, mas não torne isso sua visão de se mesmo, isso só vai lhe machucar.
Eu agradeço a todos que leram isso ate o final.

Beijos e comentem ideias para melhores resenhas.
gaabswz 03/05/2024minha estante
Vou ler não. Só quando estiver com paciência

Helô 03/05/2024minha estante
É pequeno mana, mas é incrível ?

Amanda S 03/05/2024minha estante
Amei a resenha!!! ???
Principalmente as críticas sociais e o conselho no final!

gaabswz 04/05/2024minha estante
Meu Deus, Helô! Que resenha perfeita e necessária. Obrigada por essa frase, no finalzinho! Ela é extremamente necessária na nossa vida. E na parte da desigualdade social, realmente, é algo que eu não consigo compreender... E as vezes até me pego em uma crise existencial por causa desse assunto! Acho que você viu, eu e a Fran conversando sobre isso um dia desses no grupo?

Helô 05/05/2024minha estante
@gabriely peixoto simm amiga, quando a gente conversou foi o mesmo dia que eu comecei a ler o livro. E obrigada pelo apoio ?

Julieper Lee 28/05/2024

Até onde vamos pelo dinheiro?
"Sabia que Descartes estava errado quando disse que “para viver bem, deve-se viver sem ser visto”? Para viver bem, você deve aprender a se ver primeiro. Entende o que quero dizer?"

Serei sincera, e não esperava que o final fosse daquela maneira, envolvendo crimes. Mas foi um livro bom, legal e divertido, achei que poderia aprofundar mais o lance da invisibilidade. Alice saiu impune mesmo cometendo um crime só pq ela se arrependeu e usou o que criticou o livro todo: as influencias e dinheiro dos amigos.
Rafaaf 30/05/2024minha estante
tenho 13 anos, posso ler???

Mab 08/05/2024

Fofo e reflexivo!!!
A história é bem viciante e envolvente!! A gente quer descobrir como que a Alice começa a ficar invisível e tudo que ela pode descobrir!!! No final você ta torcendo tanto pro casal e para tudo dar certo pra ela na escola, que até acaba esquecendo sobre esse ponto KKKKKK incrível!! Amei!!! Alice e o Henry são muitoooooo fofinhos??
Mab 08/05/2024minha estante
( mas é sério, como que ela fica invisível?? Será que isso vai continuar acontecendo ou era só para ela se conhecer e se desenvolver??? ?

beca 22/03/2024

Henry li o primeiro swiftie do mundo
Isso tecnicamente é uma releitura, já que li o original em 2022 quando foi lançado na gringa. criei um carinho muito grande por esse livro quando o li pela primeira vez e agora dois anos mais tarde continuo completamente apaixonada nesse livro.

não só a escrita é divertida e fluída, como a história é bem estruturada e completa. os personagens também são muito bem feitos e interessantes.

me identifiquei muito com a alice e é muito bom ver o crescimento dela ao longo da história. o relacionamento dela com o henry também é um prato cheio pra mim que sou obcecada em rivais acadêmicos.

recomendo muito esse livro, porque além de ser de ótima qualidade também é muito fofo.

nelisa.magest 28/03/2024

AHHHHHH
Gente, eu amei!! AMEI! Comecei achando que eu ia ler um romance, mas não, é quase um manifesto comunista para adolescentes. O jeito que a autora aborda o abismo social causado pelo dinheiro, status, etc, a vontade de vencer que acaba te destruindo aos poucos. Muito bom! Vou ler mais livros da autora, com certeza

ðð 29/03/2024

"alguém note como eu estou tentando" - camden, gracie abrams
Alice Sun, bolsista de um internato super famoso e rodeada por pessoas ricas, se sente constantemente invisível. Mesmo ela sendo uma das melhores alunas da turma, nunca sente que se destacou o suficiente, até que ela literalmente fica invisível. Com o novo poder, Alice vai utilizar ele ao ser favor e para isso vai precisar do seu rival acadêmico, Henry. Será que isso vai dar certo?

O livro é totalmente diferente do que eu imaginei, esperava que fosse um livro de fantasia, porém gostei do mesmo jeito. A obra tem alguns furos durante a história, um grande exemplo é não explicar o porquê a Alice fica invisível.
O romance não é o foco principal, mas ganhou minha atenção, Henry é uma gracinha.
É um livro muito legal para passar o tempo, gostei.

naine 31/03/2024

QUE LIVROOOOOOOO
um enemies to lovers perfeito! que reflete a realidade das meninas que são obcecadas em validação acadêmica e que fariam de tudo por sucesso e um bom futuro!
Obs: tô necessitando de um Henry Li?

ikissatoru 31/03/2024

Desejo tudo de bom para a alice e o henry
Eu queria ler muito esse livro desde que descobri sua existência, quando ele finalmente foi traduzido não perdi a oportunidade de comprar!
Eu criei muita expectativa nele e ele conseguiu me surpreender muito mais do que eu esperava.
O modo como ele não falava só do romance mas tratava de assunto que deveriam ser abordados mais, a diferença de classes, como os que tem mais poder saem melhor mesmo não merecendo, o modo que isso é tratado e como a alice lidou com isso.
Sinceramente, gostei muito da escrita, como a Ann Liang tem a escrita limpa e clara, fez a leitura correr muito bem ??
Pretendo no futuro reler esse livro, para sentir tudo novamente

Audry 20/06/2024

Ótimo para sair da ressaca
Uma experiência agradável para você que está saindo de uma leitura pesada e quer desligar um pouco o cérebro.
Bem juvenil e com momentos que você precisa não ter pensamento crítico, foi um livro que me acompanhou por alguns dias mas não será algo memorável.
Apenas mediano.

Vitória L. 04/04/2024

Se você pudesse ver o sol
Como vou saber que você que está lendo essa resenha e vai conseguir entender o que quero dizer sobre essa história? A resposta é que não vai. Porque tudo o que aprendi, senti, pensei sobre esse livro é muito além das palavras. Tem certos livros que são apenas sentimentos, e tudo bem não saber expressar o que eles foram para você.

"Acho que é isso: passei toda a minha vida desejando ser vista, mas também percebi que, quando as pessoas olham muito de perto, é inevitável que notem também as partes feias, como as discretas rachaduras em um vaso requintado, que só se consegue ver quando se observa com atenção."

Meuri 07/04/2024

"Acho que é isso: passei a minha vida desejando ser vista, mas também percebi que, quando as pessoas olham muito de perto, é inevitável que notem também as partes feias, como as discretas rachaduras em um vaso requintado, que só consegue ver quando se observa com atenção."

cyberenjeru 09/04/2024

Uma leitura rápida, envolvente e super carismática. Gostei da tradução da editora Alt, mantendo algumas palavras em chinês, acho que só faltou os tons e algumas notas de rodapé.

É uma história adolescente, um romance escolar com um toque de fantasia, e o poder de invisibilidade de Alice nada mais é do que como as pessoas de classe baixa se sentem na sociedade, e a Alice, como uma estudante bolsista em escola internacional de elite em Pequim, percebe as diferenças entre classes sociais de maneira intensa. Quem é pobre ou foi pobre durante a infância e adolescência vai se identificar com a protagonista, mesmo que as vivências e realidades sejam diferentes de um brasileiro, muito dos sentimentos dela são bem reais e comuns. E o fato dela querer crescer e mudar de vida através dos estudos é admirável, mesmo com todos os erros cometidos por ela durante a história, ainda sim é uma personagem inspiradora. Henry Li também é um ótimo personagem, fácil de cair em suas graças, a relação com entre eles é divertida de acompanhar, dá até vontade de ler mais um livro sobre eles, com eles adultos.

Recomendo muito, principalmente para fãs de doramas e cultura chinesa, o livro tem ótimas referências.

valkyries 14/04/2024

É uma leitura envolvente e divertida, mas já aviso que não tem tantas cenas de romances entre os personagens, o que (pra mim) não tornou a leitura ruim. Eu adorei a escrita da Ann Liang, eu adorei Alice e Henry, e dinâmica deles, principalmente a forma como a autora abordou as dificuldades, que uma pessoa de classe baixa têm para crescer na vida, em comparação com pessoas de classe média alta.

Simplesmente leiam!!!

Lanadeoutrodimensao 15/04/2024

Se você pudesse ver o sol
?-É pedir demais que pessoas como eu também tenham um pouco dessa luz??

?Os negligenciados, os azarados, os que querem mais do que recebem. Aqueles que tem rastejar, raspar e lutar para se erguer de baixo, que tem que manipular um sistema projetado contra eles. Sempre os primeiros a serem punidos e culpabilizados quando as coisas dão errado. Sempre os últimos a serem vistos, a serem salvos?.

1 | 2 | 3 | 4