Bruxas

Bruxas Brenda Lozano




Resenhas - Bruxas


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Pati 17/05/2024

Bruxas
Bruxas, de Brenda Lozano, traz a narrativa de encontro de mundos, do tradicional e do moderno, tecendo o misticismo e o poder feminino como ponto de partida.

Feliciana é a curandeira com o poder da Linguagem, é aquela que não sabe ler mas sabe como usar as ervas para resolver os diferentes males da pequena serra de San Felipe. Primeira mulher de sua linhagem, fica famosa em todo o México e ao redor do mundo.

Zoé é a jornalista de cidade grande, que vem a entrevistar Feliciana em ocasião da morte de sua amiga Paloma, fazendo com que suas realidades se mesclem e a narrativa se torna uma tapeçaria tecida a duas vozes.

As vivências são pessoais, os temas sobre pertencimento e poder feminino, contudo, vão se alternando. A violência sofrida por Paloma ( que nasceu Gaspar, e sofreu e morreu por crimes de ódio) no interior de San José; reverbera no mundo no Zoé, a jornalista. As questões mais atuais são trazidas de modo a alertar o leitor sobre como o poder feminino é visto no mundo moderno, e como esta realidade ainda está longe de ser ideal
comentários(0)comente



Danilo Barbosa Escritor 13/05/2024

Feliz é aquele quem escreve e transforma as palavras em torrente. Brinca com elas, as embaralha, converte em fluxo e sentimento. Converte diferenças em igualdades, fragilidade em força e quebra estereótipos.
Quem imagina encontrar em “Bruxas”, da escritora mexicana Brenda Lozano, relatos fantásticos e personagens demarcados por rótulos, engana-se. Em sua obra ela retrata a mulher, a feiticeira, a sábia, a sobrevivente em seus mais amplos sentidos. Seja com Feliciana, a primeira curandeira de uma linhagem de homens; seja com Zoé, uma jornalista da capital que vai até um povoado entre as montanhas para cobrir um assassinato de ódio; seja com Paloma, a muxe, aquela que só quer ser vista e amada por si mesma… Três personagens tão díspares em seus comportamentos, linguagens e pontos de vista, mas que passam pelos mesmos preconceitos, crimes e dores. Muitas vezes vencendo e, assim, sobrevivendo… Apesar de nem sempre.
O grande feito da autora é usar de recursos diferentes para nos mostrar as vidas dessas personagens. De uma para a outra, a língua deixa de ser do governo para tornar-se do povo, deixando de ser compreendida e regrada. Coesões e coerências, tão presentes em uma, se tornam um fluxo de pensamento da outra, mas a dor da misoginia, a força do ser mulher parece se completar entre as personagens, tornando-se algo intrínseco, único e apaixonante.
“Bruxas” é uma obra íntima, para se ler, refletir e pensar. Sem grandes reviravoltas ou encerramentos, mas sim capaz de desnudar de forma incrível, no eterno confronto entre cidade e campo, sagrado e profano, aquilo que há de mais belo e massacrado no feminino com todo seu poder. E como flores que brotam em meio ao árido asfalto, o protagonismo do ser mulher sempre irá prevalecer.

comentários(0)comente



Gabriel Perez Torres 13/04/2024

"Bruxas", de Brenda Lozano, é um livro que mergulha nas profundezas do misticismo e realidade, entrelaçando as vidas de personagens envolvidas em práticas de cura e tradições esotéricas em um cenário contemporâneo marcado por violência de gênero e conflitos sociais. A narrativa é construída através de múltiplas perspectivas, mas centraliza-se em Feliciana, uma curandeira com habilidades extraordinárias, e a jornalista que busca entender não apenas o assassinato de Paloma, uma figura central na vida de Feliciana, mas também o próprio misticismo que envolve essas práticas ancestrais.

O livro é fascinante em sua capacidade de tecer uma tapeçaria rica em detalhes culturais e espirituais, destacando o papel das mulheres como portadoras de conhecimento tradicional e como vítimas de uma sociedade ainda patriarcal e muitas vezes brutal. A autora habilmente usa a linguagem para criar uma atmosfera quase palpável, onde o leitor sente-se transportado para os cenários descritos, seja na serra de San Felipe ou nas interações intensas entre os personagens.

Em suma, "Bruxas" é uma leitura enriquecedora e provocante. Lozano desafia o leitor a reconsiderar não só a natureza do poder feminino e a relevância das tradições ancestrais em um mundo moderno, mas também como essas histórias são contadas e quem tem o direito de contá-las. A integração do realismo mágico com questões contemporâneas é habilmente realizada, tornando "Bruxas" uma obra memorável e perturbadora.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR