Mihail

Mihail Eduardo Baka

Resenhas - Mihail

Carla.Floores 28/03/2024

Q
ESTE LIVRO CONTEM GATILHOS DE SU1C1D10 e VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.
Se me pedissem pra resumir este livro em uma palavra eu seria ainda mais sucinta, ‘Q’ seria minha resposta. Quem conhece o personagem de Star Trek chamado Q vai entender.
Vicent é um repórter que luta pra conquistar sua melhor matéria e como um bom jornalista não mede esforços para tal.
Diante de um cenário em que grandes potências dominam os países e estão em constante guerra para conquistar o maior território, leia-se pessoas, Vicent inusitadamente sobrevive a um grande ataque. Por causa disso se torna alvo de estudos e refém da Reatech, ou será da Gexin? Não sei.
É meio difícil falar do enredo sem dar spoilers, mas o fato é que a leitura é fluida e instigante; salvo algumas descrições que arrastam (quem não curte Senhor dos Anéis e afins pode penar aqui) e também contextualizações do diálogo; por exemplo, — fulano disse esticando o braço e apoiando-o na mesa, fitando o chão e pensando na fulana. Sinceramente eu prefiro diálogos mais dinâmicos, em que a conversa flui e o que tiver que ser entendido daquilo tem que estar embutido no trejeito de falar e nas palavras usadas. Quero deixar claro que isso é só uma preferência pessoal, não diminui em nada a qualidade da obra.
Justamente por ser uma obra, é o que é. Não existe pra agradar ninguém.
“A verdade é só um ponto de vista.”
Ghost in the Shell – uma rede de dados que pode ser acessada pelos cyber-cérebros dos soldados.
Foster, você já morreu (PKD) – venda de robôs, bunkers, vacinas, cursos
Blade Runner/Vanilla Sky – manipulação de lembranças
Star trek (Sem Fronteiras) – a forma como ele descreve Os Dutos Espaciais me lembrou Yorktown
Star trek (Além da Escuridão) – no início uma civilização tecnologicamente atrasada vê a nave indo contra as diretrizes da federação, esse povo passa a vê-la como uma divindade.
Star trek (Voyager T07 E19) – a humanização/individuação de robôs
Lucy – absorver uma quantidade ilimitada de informação levando à outra dimensão, noção de tempo e realidade (flip book)
Gattaca – manipulação genética e fertilização in vitro
The Last Question (Isaac Asimov)/2001: Uma Odisséia no Espaço(Arthur C. Clarke) – a evolução da inteligência artificial a ponto da divindade
Escolha a Catástrofe (Isaac Asimov): sobre a entropia chegar ao colapso e o universo se tornar um ovo cósmico.
Por que eu citei essas referências? Porque acredito que se não é coincidência o Eduardo ter escrito coisa tão parecida então ele bebeu dessas ou talvez de outras fontes.
Adorei a forma como a história foi de desenrolando como uma dança, no tempo certo. Na forma como Eduardo usou os tempos narrativos e tempos verbais. Indo e voltando no tempo.
Muito material para reflexão como: existencialismo, programação preditiva, consumismo, exploração de mão-de-obra, muito mas muito plástico mesmo, degradação do planeta, extinção de animais, COVID-19 e os antivacina, guerras e superpotências com suas responsabilidades para com o coletivo, inteligência artificial sapiente, religião e belas viagens dignas de LSD ou coisa que o valha (isso já no final).
Tem vários plots e o final é imprevisível.
Tem até romance e inclusive um romance homoafetivo. Bem suave, bem colocado, parabéns!
Infelizmente há a problemática de não avisar sobre o conteúdo sensível, a gente começa a ler pra se divertir e sai com cinco gatilhos pesando a cabeça. Mas no geral valeu a pena.
Encontrei alguns errinhos bobos de ortografia como, por exemplo, ‘ao Leste’ e ‘malsucedido’.
Fiquei sabendo do livro através canal do Eduardo no Youtube (Baka Gaijin), em que ele anda pelas ruas e becos de Tóquio filosofando e falando outras bobagens legais de ouvir e como o vídeo é dele andando parece que sou eu andando, acho bem relaxante.

ALERTA DE SPOILER DAQUI EM DIANTE:
Uma coisa que caracterizou Vicent em Q, foi que ele tinha dentro dele a IA, poderia usá-la como bem quisesse, mas isso não foi explorado, como se ele fosse mesmo um Jesus, que tem o poder mas não o usa.
Outra coisa foi quando ele enfiou na frente da bala pra salvar o Lucas e nada aconteceu. Como assim?
Uma coisa que não entendi foi Vicent falar que os pais morreram pelo vírus pré-histórico mas no final eles pularam de um prédio.
A entrega de Vicent a Reatech por Lucas só podia dar errado né, o cara com uma pistolinha de nada enfrentar os caras de hovercar, rifle e armadura biônica. Nada garantiria que ele entregando Vicent não o matariam em seguida. Achei ingênuo da parte dele.
E do nada o medinho que Vicent ficou de morrer, afinal ele já havia tentado antes e ficou naquela chorumela de que não tinha sentido pra viver. Acho que isso é bom numa narrativa pra gerar conflito ou dissociação no leitor, como surgiu em mim, coisa que marca.
Em algum momento senti como se os Dutos espaciais fossem o céu e os bunkers/Terra o inferno.

Luiza Hülle 21/02/2024

Baka até que é autor
Sou suspeita pra falar como inscrita do Baka a um tempo porém a história desse livro é realmente muito boa!! A forma como ele desenvolveu sobre inteligência artificial acrescentando outros elementos foi sensacional.
Baka tu é um pouco esquizo mas sabe escrever um livro bom!!!
Giuh.Maya 21/02/2024minha estante
amei a resenha, vou ler

vickfornier 12/04/2024

Eu amo cyberpunk!
Acompanho o canal do Baka há algum tempo e posso dizer que ele é meu criador de conteúdo favorito. Portanto, tinha muitas expectativas para essa obra e posso garantir que foram supridas. Para um iniciante, Baka consegue desenvolver bem suas ideias por meio da escrita. "Mihail" pode ser um bom começo para quem está conhecendo o gênero cyberpunk agora. É sempre uma boa surpresa encontrar uma obra cyberpunk escrita por um brasileiro; acho que traz um tom de identificação para mim como leitora. Espero que este seja o primeiro de muitos projetos do Baka, com certeza tem muito potencial.

Sobre a história do livro em si, me prendeu bastante; tanto é que demorei demais para acabar, não queria terminar o livro rs. Vincent, ou Mihail, é um personagem muito interessante que desde o início nos confronta com seus questionamentos sobre a vida. Posso dizer que evoluí junto com o personagem, que, assim como o leitor, começa a história sem saber para onde está indo. A história de Vincent caminha de uma forma que nos faz enxergar que não existe um "protagonista"; tudo acontece apesar de você. Cada pessoa tem uma vida, e tudo depende da perspectiva. A forma como você vê e interpreta algo não é necessariamente verdade ou mentira; é apenas um reflexo de você mesmo e de como suas vivências influenciam na sua compreensão. "A natureza é que tudo move. Iludido pelo ego, o tolo abriga a percepção que diz 'fui eu quem fez isso'. Veda Vyasa, Bhagavadgita." O desfecho de Vincent é um reflexo da frase inicial do livro. Eu realmente não esperava que o final fosse por um caminho tão contemplativo da existência, trazendo conceitos realmente empolgantes que me fazem ter vontade de ler o livro mais de uma vez para absorver o máximo de detalhes. "Mihail" é um retrato de um futuro distópico não tão distante assim. Baka aborda temas políticos, filosóficos e religiosos de uma forma que facilita o entendimento do leitor sobre a problemática apresentada, que muitas vezes se assemelha à nossa própria realidade. O senso de identificação está por toda a trama. Amei!

(Uma observação: li o capítulo "O Barbante e Seus Nós" ouvindo "Piano Phase" de Steve Reich. Foi sensacional, recomendo!)

Fernanda.Recco 04/05/2024

Instigante
Que história boa Bakinha manda mais, o seu jeito de escrita me fez lembrar o Winston Smith do 1984 Orwell, eu não queria que acabasse reli várias partes, enrolei de propósito, muito bom mesmo, o senso de existência transmitido é muito loko, o final então incrível uma viagem ao desconhecido.
Super recomendo quem gosta de cyberpunk até o talo!!

Evenoom 17/05/2024

CyberFilosofico
Cara o Baka, para quem não é escritor, graduado em letras, etc, conseguiu desenvolver uma obra de um tema muito difícil, ser bem construída e entrelaçada. Acho que para quem não está acostumado com essa temática cyberpunk e futurista tem dificuldade para se ambientar um pouco na história, tanto para decifrar cenários/ambientes como para acontecimentos repentinos, mas ela te prende porque tu quer saber o motivo da vida desse cara (Vicent) ser tão desgraçada. Gostei de como religião, tecnologia, ciência, política se fizeram presentes na narrativa e me fez pensar diversas vezes sobre o rumo que a sociedade esta tomando, e o quanto o ser humano gosta de brincar de deus. Enfim, gostei da leitura.

Alice 24/02/2024

Super indico !!
Esse livro me surpreendeu, é excelente, instigante, maravilhoso! A história é muito envolvente, vale muito a pena a leitura.

Isaac267 21/03/2024

Um Neuromancer brasileiro
Acredito que mesmo que você não seja acostumado a ler livros de ficção científica, você acabe gostando de Mihail. Assim como qualquer livro de ficção científica estilo Cyberpunk, Mihail é um livro que busca transmitir uma perspectiva diferente a respeito da nossa vida e do futuro da humanidade, ou seja, pode espera muita filosofia, reflexões, tristeza e crise existencial.
O ritmo e a fluidez da leitura é um ponto positivo, você consegue compreender a narrativa, os diálogos, os detalhes e descrições muito bem. Os personagens são em certo ponto interessantes, cada um têm um certo grau de desenvolvimento, porém todos são importantes para narrativa fluir. O plot final eu senti que foi um pouco corrido, falto algo pra encaixar melhor.

Guilherme 31/03/2024

Um bom livro
Para quem curte um pouco de ficção científica, o livro vai agradar.

Mihail é um mistura de ficção científica interligada com o movimento cyberpunk, inteligências artificiais, religião, política, existencialismo. O autor consegue de forma agradável criar diálogos com uma narrativa fluída e imersiva.

De forma simples ele consegue entregar ótimos personagens e um bom enredo.