A lanterna das memórias perdidas

A lanterna das memórias perdidas Sanaka Hiiragi

Resenhas - A lanterna das memórias perdidas

Clara 27/04/2024

Simplesmente perfeito
Ele é uma envolvente narrativa que mergulha no tema da identidade e memória. A história acompanha um personagem em sua jornada de autoconhecimento, enquanto ele busca desvendar os mistérios de seu passado e recuperar memórias perdidas. Ao longo do caminho, ele encontra desafios emocionais e enigmas intrigantes, que o levam a descobertas surpreendentes e transformadoras. Com uma escrita cativante e personagens bem desenvolvidos, o livro convida o leitor a refletir sobre a importância da memória e das experiências na construção de quem somos.

Mariana Dal Chico 28/04/2024

“A lanterna das memórias perdidas” de Sanaka Hiiragi com tradução de Leiko Gotoda e publicado pela @bertrandbrasil

Hirasaka não tem nenhuma lembrança de sua vida pregressa, ele está em uma loja de fotografias no entremundo, aonde as almas passam antes de seguir para a próxima dimensão. Ali, as almas precisam escolher uma fotografia por ano vivido, podem revisitar o dia de sua memória mais importante e Hirasaka é responsável por criar uma lanterna que vai lhes mostrar a própria vida passando diante de seus olhos.

A primeira pessoa que acompanhamos a história é uma professora que chegou aos 92 anos, depois um homem de 47 anos que faz parte da máfia e, por fim, uma criança.

A escolha de cada personagem me fez refletir sobre minhas próprias memórias e registros fotográficos.

Para mim, memória (voluntária e involuntária - olá madeleine e Proust) é um assunto fascinante, tanto para exploração ficcional quanto para estudo científico. Gosto, principalmente, do fator emotivo relacionado à memória, que pode acabar sendo idealizada ou demonizada de acordo com a emoções principal envolvida no momento.

A fotografia tem um papel importante na minha vida, eu amo registrar e imprimir para montar álbuns. Sim, eu ainda monto álbuns de fotografia e faço registros com câmeras analógicas, assim como os maias e os astecas, ops, assim como eu mesma fiz na infância e começo das adolescência.

Essa é uma leitura curta, de empatia, resiliência, com sentimentos agridoces, que me encantou no começo, me emocionou o meio, me fez refletir sobre quais seriam minhas próprias escolhas, mas me deixou esperando um pouco mais do final.

site: https://www.instagram.com/p/C6R3vtOvCEk/

Tathi (@Doidosporserieselivros) 23/03/2024

Olá queridos amigos leitores! Nesse sábado trago uma dica de livro da literatura asiática, escrito pela japonesa Sanaka Hiiragi baseado na crença da divindade Izanagi e a ladeira que ela percorreu para voltar do mundo dos mortos para o mundo real.

Nesse livro, conhecemos Hirasaka que é responsável por um estúdio fotográfico que na verdade é uma espécie de limbo onde as pessoas passam antes de ir para o além (não existe o conceito céu/inferno na obra).
Hirasaka os ajuda a escolher uma foto de sua vida por ano vivido, criando então um caleidoscópio de fotos que será exibido como o filme que passa em frente aos nossos olhos antes de morrer que as pessoas tanto falam.
Ele não se lembra o que aconteceu consigo mesmo, mas recebe três pessoas durante o enredo da trama que acabam por ajudar o leitor a esclarecer o passado do protagonista.
Na primeira história conhecemos uma velhinha de 92 anos que era professora da educação infantil, na segunda um senhor de meia idade que nos relata uma história com um funcionário com dificuldades mentais, na terceira e última a história triste e emocionante de uma menininha submetida a maus tratos.

Todas as histórias se unem para trazer ao leitor uma sensação de reflexão sobre a vida, quais momentos escolheríamos vivenciar ou ver uma última vez caso estivéssemos na mesma situação?
Quais os momentos significativos de cada ano de nossas vidas?

??? ? -Bem, a verdade é que, por mais poderosa ou rica que seja a pessoa, tudo que ela possui chegar aqui são apenas recordações.?

A Lanterna das memórias perdidas é uma história bonita e profunda que nos ensina sobre costumes da cultura japonesa, e sobre as melhores câmeras fabricadas em nossa história.

A narrativa traz assuntos relevantes sobre o sistema educacional no Japão pós guerra, e as necessidades que muitos passaram pra prover uma educação básica a suas crianças.

A história da garotinha Mitsuru me cortou o coração e devo dizer que embora ela tenha um desfecho relativamente feliz, foi inevitável não chorar em uma certa parte e acredito que todas as mães terão esse sentimento.

Esse foi o primeiro livro de autoria de uma mulher japonesa que tive oportunidade de ler e fiquei positivamente surpresa, super recomendo a leitura!

ncamilafreitas 17/04/2024

Seja qual for o país, emoções se expressam da mesma maneira.
O título dessa resenha é um quote desse livro e acho que diz tanto sobre ele. eu amo livros com essa vibe que me faz pensar na vida, refletir, ressignificar e olhar para os detalhes com mais atenção.

com poucas páginas, ele é dividido em três histórias que vão de alguma forma se entrelaçar. esse livro foi um achado, vi na amazon e pela capa já tinha me ganhado, depois de ler me tem mais ainda.

a primeira história foi linda, a segunda história me fez chorar e a terceira me deixou sem palavras. é lindo, é doloroso e é a reflexão da vida, de como pequenas coisas mudam tudo.

meus momentos com esse livro sempre será um quentinho no coração gostoso de se lembrar.

obs: em paralelo a essa leitura, eu estava assistindo o kdrama ?the midnight studio? que também tem a temática de estúdio fotográfico e vida/morte. foi muito especial porque senti que se complementou, como se fosse a extensão de uma história só.

Jessica891 03/05/2024

História maravilhosas que nos fazem pensar no que temos feito, as lembranças e afetos que criamos. Quando morremos a única coisa que são eternas são nossas lembranças.
Todas as histórias me comoveram muito, principalmente a última.
Recomendo muito a leitura. E se quiser ler algo na mesma vibe o livro Antes que o café esfrie é tão bom quanto.

Silvia279 04/05/2024

É um livro muito original. Ainda não tinha lido nada como ele. Num momento em que a pessoa não está viva nem morta. . Ele fala das escolhas e de como cada um vive sua vida. A pessoa chega numa espécie de limbo. E neste lugar cada pessoa vai escolher uma fotografia da sua vida e das fotografias escolhidas, a pessoa terá um momento revivido. É um livro bonito, inquietante, surpreendente em alguma medida e com uma pitada, na medida certa, de drama.

Let Carvalho 06/04/2024

Esse livro me surpreendeu muito. Me fez refletir muito sobre a vida, memórias e amar ainda mais fotografia.

larissa3546 09/04/2024

A fotografia marca
Um livro fácil de ler, rápido e riquíssimo de qualidade.
confesso que não sabia o que esperar quando baixei mas adorei a capa e encarei (sim julguei pela capa)
achei incrível as três histórias e meu coração doeu demais no último principalmente quando ela fala que a mãe tá na casa, impossível não ficar com o coração apertado.
achei super legal eles falando de fotografia pq de fato são momentos eternizados que a gente nunca vai esquecer graças aos registros, o mais legal é ver a escolha de cada um baseado claramente na idade.
enfim, é um livro muito bom, recomendo demaissss

Brunareader 22/04/2024

Tão curtinho e tão bom!
Antes de ler eu achava que era um livro antigo e chato, mas é tão fluído e levinho.
Deixou meu coração quentinho. Adorei! ???

Jaderson.Felisberto 01/05/2024

Um livro para refletir o fim da vida ou início de uma.
Achei por si só, a ideia do livro perfeita.

A ideia de que nossos 3 personagens chegam a um estúdio fotográfico para escolher uma foto para representar cada ano de vida, a fim de montar o seu próprio filme antes da morte é maravilhosa.

E por si só, isso parece já entregar todo o livro, mas pasmem, nada disso, muito pelo contrário. A autora foi incrível e criou um universo maravilhoso com um Plot Twist perfeito, na minha opinião.

Seguir nossos três personagem a refletirem nos seus últimos acontecimentos e reviver alguns outros antes da morte, nos faz refletir sobre a nossa própria vida.

Uma senha de 94 anos, ex professora de educação infantil
Um homem de 37 anos, vinculado a Yakusa.
E uma criança.

E tem lógico o nosso guia, o guia que auxiliar estes personagem a reviver alguma momento ( foto ) que por desgaste tenha ficado borrada.

Vale muito a leitura.

Larissa.Correa 25/04/2024

Um estúdio fotográfico situado entre a vida e a morte, onde quem está de passagem recebe uma fotografia de cada dia de sua vida e precisa escolher apenas uma para representar cada ano vivido e assim, formar o caleidoscópio de sua trajetória.

Quem diria que um livro do gênero ficção de cura fosse me causar tantas reflexões. A literatura oriental é sempre uma experiência quase extra corpórea pra mim. São tantos sentimentos conflitantes que me despertam!

Uma obra intensa, que em menos de 200 páginas te teletransporta para o estúdio fotográfico onde Hirisaka nos guia pela última visão da vida inteira.

Lele 29/04/2024

Não tenho palavras pra quão maravilhoso esse livro foi. Quem tiver a oportunidade, quem o achá-lo na livraria, no kindle, em PDF, qualquer que seja o meio de leitura, só leia! É maravilhoso!

Fabi.Filippo 06/05/2024

Magnífico
Esse livro é um convite ao autoconhecimento. A quantidade de páginas é inversamente proporcional à sensibilidade e a profundidade do livro.

Na ante-sala da morte , os recém chegados são convidados a examinar sua vida por meio de fotos . Uma foto para cada dia vivido , e o indivíduo deve escolher uma foto por ano e pode reviver como expectador e fotografar novamente um dia de sua vida . As Fotos escolhidas são usadas para montar um caleidoscópio e ao fim a vida da pessoa passa em imagens na sua frente e por fim ela desaparece.

A trama se passa com 4 personagens principais : Hirasaka que é o responsável pelo estúdio fotográfico pós mortem , uma senhora de 92 anos , um membro da máfia e uma criança. Cada um com sua história e suas vidas e um final surpreendente.

Agora convido você que chegou até aqui nessa resenha a pensar nos momentos da sua vida que merecem ser lembrados e refletir como está vivendo sua vida , de modo a colecionar momentos marcantes. Você está realmente vivendo ou levando tudo no automático ?

Agora deixo uma sugestão , leia o livro e me conta depois.

Carolina165 06/05/2024

Eu adorei esse livro :-)
São três histórias, e o que gostei é que são histórias bem diferentes de pessoas bastante diferentes entre si, que se esbarram de um jeito muito sutil. A terceira história em particular é daquelas que quebra a gente em mil pedaços.

Mas por que Hirasaka, o responsável por guiar as pessoas na passagem da vida para a morte, é o único que possui apenas uma foto e não tem lembrança nenhuma da sua vida?

Bom, o Plot achei muito bem elaborado e perspicaz. Adorei a maneira que foi feito, me surpreendeu.

Eu adoraria que tivesse um segundo volume com mais histórias emocionantes e com uma continuação da história de certo personagem. Não que seja necessário, o final foi fechadinho e bem amarrado, mas que eu queria, queria! :-)

Livia Barini 07/05/2024minha estante
Unidas para descobrir quem era o menino do final kkkk

Carolina165 07/05/2024minha estante
Kkkkk, cheguei a conclusão que era um menino aleatório mesmo ?

Carmine.Antes 07/05/2024minha estante
Vou iniciar ele amanhã.

Carolina165 08/05/2024minha estante
Boa leitura Carmine!! ?

Fabio 11/05/2024minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!!!
Parabéns minha querida!???

Carolina165 11/05/2024minha estante
Obrigada Fábio querido!! ??

Paty 15/05/2024minha estante
Agora quero ler..