A lanterna das memórias perdidas

A lanterna das memórias perdidas Sanaka Hiiragi

Resenhas - A lanterna das memórias perdidas

Nicole Pazzini 28/05/2024

O livro se passa em um outro plano. Nele, Hirasaka é o responsável por recepcionar as pessoas que morreram, ele tem um estúdio de fotografia e cabe a ele auxiliar e guiar as pessoas na escolha de uma foto por ano, correspondente a cada ano de vida vivido.
Primeiramente, temos uma personagem que faleceu com noventa e dois anos, logo, ela possui o direito de escolher noventa e duas fotos, pois no fim da seleção Hirasaka transforma as fotos em uma pequeno filme.
É possível que se uma foto esteja ruim, se volte no dia em que ela foi tirada (sem alterar o futuro), para que possa tira-lá novamente. Eles voltam para um dia escolhido dessa personagem (pois uma foto especifíca tinha ficado ruim) e ela narra sua vida, informando que foi professora e ela descreve todo seu amor por essa profissão e todos os esforços que ela fez para ajudar a comunidade em que lecionava.
O segundo personagem é totalmente o oposto, é um homem brigão que foi assassinado. Ele também conta sua história e no fim, consegue concluir que seu jeito de ser reduziu sua expectativa de vida.
Temos uma terceira personagem, mas deixarei o mistério para quem for ler.

Vale destacar que Hirasaka possui apenas UMA foto da sua vida, ele não sabe nada sobre como foi sua vida na terra, o que nos leva a questionar o motivo disso.

O final é muito lindo, o livro todo em si é muito bonito. No final conseguimos entender o motivo do personagem principal só ter uma foto e sinceramente, foi um plot que eu não cogitei em nenhum momento. Até criei algumas teorias na cabeça, mas nenhuma foi o que de fato ocorreu.

Recomendo muito a leitura, o livro é muito bem escrito, com passagens que nos fazem parar para refletir.

Elizabeth 25/05/2024

Tentar
Três histórias interessantes. A importância de uma professora, um homem ruim que tem um pouco de bondade e um tentar de vida melhor.

Gleison 21/05/2024

Simples e reflexivo
História simples sobre pequenas lições de humanidade no dia a dia. Incrível a sensação da sala das fotos. Curti!

Raissa Azevedo 21/05/2024

Não Prometeu NADA, e entregou TUDO!
Não sabia muito o que esperar desse livro, a resenha que tive acesso me instigou a ler mas não me preparou para o que encontraria.
Esse livro traz uma perspectiva muito legal sobre o que acontece conosco durante a passagem da vida para a morte, e me fez pensar muito sobre ‘com quais fotos vou me deparar quando chegar a minha hora?’. Mas nada, nada me preparou para o plot final! Leitura leve, rápida, com narrativas muito bem amarradinhas.

amoreperlibri 20/05/2024

Um livro simples, que te cativa pela forma de escrita, mas também pela profundidade da leitura. Curto, mas que consegue passar a mensagem do quanto devemos valorizar os momentos simples das nossas vidas e que as memórias são tudo o que nos resta, afinal. Com certeza indicaria a leitura deste livro (inclusive, já indiquei pra algumas pessoas ao meu redor). ??

Net 19/05/2024

Lindo
Acompanhamos 3 histórias com personagens diferentes que se entrelaçam sutilmente e que deixam reflexões acerca da vida e da morte. Como estamos vivendo nossas vidas? Estamos mais preocupados em deixar legados ou em cultivar boas memórias?
Uma leitura fluída e gostosa que envolve do começo ao fim do livro. Recomendo demais.

Carolina165 06/05/2024

Eu adorei esse livro :-)
São três histórias, e o que gostei é que são histórias bem diferentes de pessoas bastante diferentes entre si, que se esbarram de um jeito muito sutil. A terceira história em particular é daquelas que quebra a gente em mil pedaços.

Mas por que Hirasaka, o responsável por guiar as pessoas na passagem da vida para a morte, é o único que possui apenas uma foto e não tem lembrança nenhuma da sua vida?

Bom, o Plot achei muito bem elaborado e perspicaz. Adorei a maneira que foi feito, me surpreendeu.

Eu adoraria que tivesse um segundo volume com mais histórias emocionantes e com uma continuação da história de certo personagem. Não que seja necessário, o final foi fechadinho e bem amarrado, mas que eu queria, queria! :-)

Livia Barini 07/05/2024minha estante
Unidas para descobrir quem era o menino do final kkkk

Carolina165 07/05/2024minha estante
Kkkkk, cheguei a conclusão que era um menino aleatório mesmo ?

Carmine.Antes 07/05/2024minha estante
Vou iniciar ele amanhã.

Carolina165 08/05/2024minha estante
Boa leitura Carmine!! ?

Fabio 11/05/2024minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!!!
Parabéns minha querida!???

Carolina165 11/05/2024minha estante
Obrigada Fábio querido!! ??

Paty 15/05/2024minha estante
Agora quero ler..

Fabi.Filippo 06/05/2024

Magnífico
Esse livro é um convite ao autoconhecimento. A quantidade de páginas é inversamente proporcional à sensibilidade e a profundidade do livro.

Na ante-sala da morte , os recém chegados são convidados a examinar sua vida por meio de fotos . Uma foto para cada dia vivido , e o indivíduo deve escolher uma foto por ano e pode reviver como expectador e fotografar novamente um dia de sua vida . As Fotos escolhidas são usadas para montar um caleidoscópio e ao fim a vida da pessoa passa em imagens na sua frente e por fim ela desaparece.

A trama se passa com 4 personagens principais : Hirasaka que é o responsável pelo estúdio fotográfico pós mortem , uma senhora de 92 anos , um membro da máfia e uma criança. Cada um com sua história e suas vidas e um final surpreendente.

Agora convido você que chegou até aqui nessa resenha a pensar nos momentos da sua vida que merecem ser lembrados e refletir como está vivendo sua vida , de modo a colecionar momentos marcantes. Você está realmente vivendo ou levando tudo no automático ?

Agora deixo uma sugestão , leia o livro e me conta depois.

Silvia279 04/05/2024

É um livro muito original. Ainda não tinha lido nada como ele. Num momento em que a pessoa não está viva nem morta. . Ele fala das escolhas e de como cada um vive sua vida. A pessoa chega numa espécie de limbo. E neste lugar cada pessoa vai escolher uma fotografia da sua vida e das fotografias escolhidas, a pessoa terá um momento revivido. É um livro bonito, inquietante, surpreendente em alguma medida e com uma pitada, na medida certa, de drama.

Jessica891 03/05/2024

História maravilhosas que nos fazem pensar no que temos feito, as lembranças e afetos que criamos. Quando morremos a única coisa que são eternas são nossas lembranças.
Todas as histórias me comoveram muito, principalmente a última.
Recomendo muito a leitura. E se quiser ler algo na mesma vibe o livro Antes que o café esfrie é tão bom quanto.

Jaderson.Felisberto 01/05/2024

Um livro para refletir o fim da vida ou início de uma.
Achei por si só, a ideia do livro perfeita.

A ideia de que nossos 3 personagens chegam a um estúdio fotográfico para escolher uma foto para representar cada ano de vida, a fim de montar o seu próprio filme antes da morte é maravilhosa.

E por si só, isso parece já entregar todo o livro, mas pasmem, nada disso, muito pelo contrário. A autora foi incrível e criou um universo maravilhoso com um Plot Twist perfeito, na minha opinião.

Seguir nossos três personagem a refletirem nos seus últimos acontecimentos e reviver alguns outros antes da morte, nos faz refletir sobre a nossa própria vida.

Uma senha de 94 anos, ex professora de educação infantil
Um homem de 37 anos, vinculado a Yakusa.
E uma criança.

E tem lógico o nosso guia, o guia que auxiliar estes personagem a reviver alguma momento ( foto ) que por desgaste tenha ficado borrada.

Vale muito a leitura.

Leticia.Melo 29/04/2024

Não tenho palavras pra quão maravilhoso esse livro foi. Quem tiver a oportunidade, quem o achá-lo na livraria, no kindle, em PDF, qualquer que seja o meio de leitura, só leia! É maravilhoso!

Mariana Dal Chico 28/04/2024

“A lanterna das memórias perdidas” de Sanaka Hiiragi com tradução de Leiko Gotoda e publicado pela @bertrandbrasil

Hirasaka não tem nenhuma lembrança de sua vida pregressa, ele está em uma loja de fotografias no entremundo, aonde as almas passam antes de seguir para a próxima dimensão. Ali, as almas precisam escolher uma fotografia por ano vivido, podem revisitar o dia de sua memória mais importante e Hirasaka é responsável por criar uma lanterna que vai lhes mostrar a própria vida passando diante de seus olhos.

A primeira pessoa que acompanhamos a história é uma professora que chegou aos 92 anos, depois um homem de 47 anos que faz parte da máfia e, por fim, uma criança.

A escolha de cada personagem me fez refletir sobre minhas próprias memórias e registros fotográficos.

Para mim, memória (voluntária e involuntária - olá madeleine e Proust) é um assunto fascinante, tanto para exploração ficcional quanto para estudo científico. Gosto, principalmente, do fator emotivo relacionado à memória, que pode acabar sendo idealizada ou demonizada de acordo com a emoções principal envolvida no momento.

A fotografia tem um papel importante na minha vida, eu amo registrar e imprimir para montar álbuns. Sim, eu ainda monto álbuns de fotografia e faço registros com câmeras analógicas, assim como os maias e os astecas, ops, assim como eu mesma fiz na infância e começo das adolescência.

Essa é uma leitura curta, de empatia, resiliência, com sentimentos agridoces, que me encantou no começo, me emocionou o meio, me fez refletir sobre quais seriam minhas próprias escolhas, mas me deixou esperando um pouco mais do final.

site: https://www.instagram.com/p/C6R3vtOvCEk/

Clara 27/04/2024

Simplesmente perfeito
Ele é uma envolvente narrativa que mergulha no tema da identidade e memória. A história acompanha um personagem em sua jornada de autoconhecimento, enquanto ele busca desvendar os mistérios de seu passado e recuperar memórias perdidas. Ao longo do caminho, ele encontra desafios emocionais e enigmas intrigantes, que o levam a descobertas surpreendentes e transformadoras. Com uma escrita cativante e personagens bem desenvolvidos, o livro convida o leitor a refletir sobre a importância da memória e das experiências na construção de quem somos.

Larissa.Correa 25/04/2024

Um estúdio fotográfico situado entre a vida e a morte, onde quem está de passagem recebe uma fotografia de cada dia de sua vida e precisa escolher apenas uma para representar cada ano vivido e assim, formar o caleidoscópio de sua trajetória.

Quem diria que um livro do gênero ficção de cura fosse me causar tantas reflexões. A literatura oriental é sempre uma experiência quase extra corpórea pra mim. São tantos sentimentos conflitantes que me despertam!

Uma obra intensa, que em menos de 200 páginas te teletransporta para o estúdio fotográfico onde Hirisaka nos guia pela última visão da vida inteira.