Guerra, Adorável Guerra

Resenhas - Guerra, Adorável Guerra

1 | 2 | 3 | 4

Maria 16/06/2024

Guerra, Adorável Guerra
Meu primeiro romance histórico, eu AMEI!!!
Gosto de como os deuses aparecem como coadjuvantes e o foco principal é em mortais, simples.
Recomendo!

Bianca2570 16/06/2024

?Music is the language of love. It says what words cannot.?
Demorei mas finalizei. Tem uma narrativa mais lenta mas foi uma leitura bem legal. Os temas misturados são coisas que eu gosto: amor, guerra e mitologia grega. Muito legal.

amanda.sf 16/06/2024

"Guerra, adorável guerra” já é um dos meus favoritos de 2024. Tinha grandes expectativas para esse livro e, sendo sincera, ele as atendeu parcialmente, porém ainda assim valeu muito a pena.

Me apaixonei pela escrita da autora desde o início. Recomendo muito esse livro para quem quer sair de uma ressaca literária ou quer um livro de leitura rápida, porque apesar de ser relativamente extenso, os capítulos são muito curtos e dinâmicos. Aqui, a história é narrada por diferentes deuses gregos, predominantemente Afrodite, e cada um deles adiciona o seu toque especial na história. O livro tem passagens às vezes engraçadas, às vezes belíssimas, e a leitura é muito, muito gostosa, do início ao fim.

"Eram as covinhas. Impérios foram arruinados por muito menos."

Também fiquei muito feliz de ver a autora discutir temas importantes, como o racismo e o sexismo enfrentado pelas pessoas durante a época, além do impacto causado pela guerra na saúde mental dos soldados. Ela até mesmo adiciona seções no final do livro discutindo esse tema e nos trazendo recomendações de leituras para nos aprofundarmos no assunto.

Confesso que só não dei a nota máxima para esse livro por dois motivos: primeiro, porque ele é totalmente baseado em instalove, o que não me permitiu me sentir totalmente conectada a nenhum dos dois casais principais; e, segundo, porque ele me perdeu um pouco na metade final. Imaginava um fim um pouco mais impactante e surpreendente, até porque Afrodite decide contar essa história no "tribunal” do seu "julgamento", mas achei que tudo foi bastante tranquilo e tivemos um final bem feliz para duas histórias de amor que se passam durante a Primeira Guerra Mundial 😅

Enfim, de toda forma, achei que foi um livro doce, emocionante e que me tocou bastante. Com certeza é uma história que ficará comigo por muito tempo.

"Você deve estar se perguntando, como tantos outros antes, se foi uma gentileza ou uma crueldade permitir que eles se conhecessem tão perto da partida dele, com tão pouco tempo para se conhecerem. Mas os tormentos da perda não invalidam a benção do amor. Sobretudo quando se trata da guerra, da morte desenfreada com sua foice sangrenta. Você pode dizer que foi cruel da minha parte ter deixado que eles se encontrassem, já que três dias eram tudo que eles tinham. Não acho que tenha sido crueldade. Não pedirei desculpas."

Maria1691 14/06/2024

Porque você ainda não leu esse livro?
Esse livro é pura EMOÇÃO.
Senti raiva e impotência quando foi apontada as questões raciais;
Senti nojo e desprezo quando houve assédio e injustiças;
Senti tristeza e compaixão quando foram descritos os acontecimentos da guerra, as atrocidades, o luto e a neurose;
Senti felicidade, amor e anseio nos momentos românticos;
E me senti um pouco tola, por entender somente junto com Hefesto o que a Afrodite estava tentando passar contando aquelas histórias.
A autora fez muita, muita pesquisa mesmo, inclusive visitou trincheiras preservadas para escrever esse livro, então pode-se ter uma ideia de como é bem escrito.
Eu amei os personagens e suas histórias de amor (em especial Hazel e James, meus amores) amei a representação dos deuses gregos, em especiais Hades e Afrodite (nunca tive muito interesse nela na mitologia grega, mas o livro me trouxe uma nova visão sobre ela).
Esse é um daqueles livros que muda a nossa perspectiva de vida, sobre o que realmente importa.
Marquei muitas frases nesse livro, vou deixar aqui algumas que acho que passa a essência dessa obra incrível:

"Mas os tormentos da perda não invalidam a benção do amor."

"Nós enxergamos o que somos capazes de ver... Vai de cada um enxergar um rosto cheio de cicatrizes ou um amor para a vida toda."

"-Eu invejo seus mortais.
-Eles morrem, sabia?
- Morrem. Mas os sortudos vivem primeiro. Os sortudos passam um tempo com você."

"Sempre fico comovido ao conhecer almas cuja primeira grande preocupação não tem a ver com os anos que se esvaíram, mas com o luto que seus entes queridos viverão. Os corpos mais comuns são habitados por almas extraordinárias."

"Colette quase desmaiou de tanto chorar. Ela se curvou, deslizou até o chão e chorou. A alegria é capaz de fazer isso. E pode doer tanto quanto a dor."

Gomor 13/06/2024

Afrodite e Ares, deuses do Olimpo, estavam tendo um caso. Hefesto, marido da deusa do amor, pegou os dois em flagrante. Imediatamente instaura um julgamento visando condená-la por seus atos. Afrodite aproveita o momento para expor duas lindas histórias de amor passadas durante a Primeira Grande Guerra Mundial. Os casais que se formam são puros, doces e encantadores. Hazel e James, Colette e Aubrey. Além disso, ela convida testemunhas como, Apolo e Hades para ajudar a explicar a situação. Adorei cada página desse livro. Texto delicioso de ler, com uma trama envolvente além de nos "fazer acreditar" na ação dos deuses em nossas vidas. E olha essa frase...
"Mas podemos escolher usar quaisquer meios que estejam ao nosso alcance para sermos agentes de cura, de esperança, de justiça, de fartura e, acima de tudo, de paz."
Valeu! Super recomendo!

MariSL 12/06/2024

Os mais sortudos o fazem
Deuses por mais que a deusa do amor ande pra lá e pra cá imortais não possuem esse sentimento, fazendo com que querendo ou não eles tenham um pouco de inveja dos mortais, eles morrem, mas antes vivem o mais sortudos dos sentimentos, o amor.
Em um julgamento de Ares e Afrodite, a deusa usa sua defesa para contar duas das suas melhores histórias de amor que juntou durante os séculos, e bom, a gente não espera menos da deusa, suas histórias são lindas e contam que mesmo com os desafios que o mundo possui, os personagens não deixam de se amar, suas almas são um só e delas nascem um dos melhores entendimentos da vida.
Enxergar a vida como algo bom mesmo em um ambiente que tem tudo pra dar errado é uma dádiva, e ter alguém esperando você em casa também.

Mii Lima 11/06/2024

Diferente...
Minhas expectativas estavam altíssimas por conta das avaliações que eu vi por aqui, todo mundo dando 5 estrelas, aí eu pensei que seria um dos melhores livros que eu leria na vida. Não foi bem assim.

Primeiramente, é muito diferente de tudo que eu já li, é um romance que se passa durante a 1° Guerra Mundial com 2 casais principais: Colette e Aubrey; Hazel e James, sendo que suas histórias são contadas pelos deuses gregos (Afrodite, Apolo, Ares, Hades, Hefesto).
Teria tudo pra ser bom mas eu achei o livro extremamente arrastado, tinha horas que eu tava lendo só por conta dos capítulos serem curtos, mas o início pra mim foi um esforço absurdo, eu quase que abandonei, aí eu comecei a ficar curiosa pra saber o que aconteceria com Hazel e James e isso foi o que me fez continuar com a leitura.
Tem pontos positivos, eu gostei muito que a Jullie Berry trouxe a temática do racismo e de como os negros que foram pra guerra eram tratados na época, gostei que ela se baseou em fatos reais e até alguns nomes são de pessoas que realmente exitiram.
A história do livro é triste e bonita, após não gostar de 70% do livro, os outros 30% realmente me prenderam e aí eu não consegui mais parar de ler até terminar tudo, o sofrimento que os soldados enfrentaram nas trincheiras foi retratado de uma forma muito dolorosa e realista, assim como o sentimento dos que não foram ao campo de batalha mas tinham pessoas queridas no Fronte, a apreensão sentida na chegada de cada carta foi muito bem passada pela escrita da autora.
Pra terminar, achei o romance bem construído (dos 2 casais) que após muitos problemas e desafios ainda tinham um no outro um lugar seguro pra se estar.
Recomendo a leitura, não se você estiver em uma ressaca literária, ele provavelmente não irá te tirar dela, apesar do início arrastado, não é um livro que me arrependi de ter lido, no fim valeu a pena.

poli 10/06/2024

Sem palavras, muitos sentimentos
Como é bom você terminar um livro pensando que ele é REALMENTE bom. terminar o livro e pensar ?caraca eu leria mais umas 400 páginas dessa história facilmente?. terminar o livro e falar ?meu deus eu vou indicar esse livro para TODO MUNDO!!!!!? e terminar o livro já triste porque eu nunca mais vou passar pela sensação de ler essa história pela primeira vez. que emocionante, lindo, muito bem escrito, triste e incrível que foi essa história! eu chorei descontroladamente no final quando finalmente terminei devo ter ficado olhando para o teto por belos 15 minutos tentando me recuperar da pedrada que recebi. estou sem palavras pra descrever o que eu senti lendo esse livro, muito obrigada deusa afrodite por tudo que vc faz pelo amor!!!!!!!!

Carol 10/06/2024

Gostei muito da história, muito envolvente, o romance dessa história é lindo
pensei que feitos maiores iam acontecer, mortes inesperadas, mas foi tranquilo
o único ruim que achei foi que não conectei muito com os personagens, somente com os deuses que narram as histórias, por isso não achei tão triste os acontecimentos, estava esperando pior
mas é isso, um bom livro

Carolina3158 09/06/2024

O amor é a guerra andam juntos ?
????????????
Esse livro me ganhou na sua premissa: História de amor sendo narrada pelos Deuses, que genial isso !!!!!

A Autora além de nós fornecer essa premissa traz em seu texto uma delicadeza em narra a guerra, amor, e a segregação racial dos soldados afroamericanos, quando percorremos a história de 02 casais.

Cada passagem comandada pelo Ares é uma palpitação diferente, chegando as vezes ser imersiva. E a narração do Hades traz temas difíceis com delicadeza singular.

Afrodite naquela sala de interrogatório fez com que os deuses se apaixonassem e a gente também pelos personagens ali apresentados.

E ainda ao final ganhamos o melhor plot ??

Thamy 09/06/2024

Talvez o hype tenha me deixado esperando muito?
Claro, é um livro mto bom, triste, vai te arrancar algumas boas lágrimas.
A leitura é fluida e os capítulos curtos contribuem pra que seja uma leitura rápida.
Gostei? Muito.
Esperava mais? Também.
Talvez eu esteja ficando exigente?
??

Tatah09 09/06/2024

Guerra adorável guerra
Um livro muito importante. Abrange vários assuntos, arte, amor, guerra, racismo, morte, luto... É incrivelmente bem construído, escrita maravilhosa. Um pouco difícil e demorada pra mim, porém um livro maravilhoso e super necessário. Amei!

Nickie Dias 07/06/2024

Criativo, apaixonante e dramático na medida certa.
A deusa do amor e o Deus da guerra após cometerem adultério, são levados a julgamento por Hefesto marido de Afrodite e irmão de Ares. Hades e Apólo são chamados como testemunha, durante o julgamento, os deuses irão relembrar a história de amor de dois casais durante os eventos da Primeira Guerra Mundial, provando que amor e guerra sempre andaram juntos.
Confesso que no início, a história não me chamou muita atenção, até 25% da leitura estava achando tudo bem monótono.
Os capítulos são bem curtos, e o narrador muda conforme o assunto, Apólo sempre aparecia para contar a história quando se tratava de falar sobre música, assim cada deus surgiu para narrar dentro do seu domínio. Os capítulos narrados por Hades sempre me deixavam ansiosa, afinal foi nos trechos do deus do submundo que conheci os momentos mais sombrios dessa história.
Julie Berry traz para a luz a segregação racial e a luta silenciosa das mulheres durante um dos períodos mais tristes do século XX. Mas também nos trouxe essas duas lindas histórias de amor e superação de Hazel com James e de Colette com Aubrey, jovens corações que se encontraram e se separaram durante a Grande Guerra. Um relato de suas cicatrizes diante da fragilidade e brevidade da vida.
Um romance criativo, apaixonante e dramático na medida certa.

Hév 07/06/2024

Come home to me
Acho que fui com muita expectativa e acabou não atingindo tudo o que eu esperava por alguns motivos, mas, de qualquer forma, que história bonita de ler, o livro foi muito bem escrito e tem uma proposta única e bem cativante por si só. Acompanhar esses romances pelos pontos de vistas dos deuses do Olimpo foi uma ótima experiência, me fez vibrar toda vez que via o nome da Afrodite e pensar ?meu Deus, quem vai morrer agora????? toda vez que via o do Hades, embora ironicamente ele tenha sido um dos deuses que mais gostei aqui, todos os capítulos narrados e observações feitas por ele foram de uma delicadeza muito bonita. Enfim, tem um trabalho de pesquisa histórica muito bem feita por trás e retrata de forma adjacente ao romance questões muito importantes quando se fala da I Guerra Mundial, o racismo escancarado, o papel feminino na guerra e batalhas específicas que ocorreram no período, tudo isso envolto de uma narração lírica. O que minguou um pouco a experiência geral pra mim foi o instalove dos casais ?? compreensível pelo contexto, mas queria mais desenvolvimento, especialmente o início pra ambos foi bem corridinho, continuei torcendo bastante pra que ficassem juntos e me emocionei em momentos específicos, mas esperava ficar mais envolvida. Um segundo ponto é que em alguns momentos o fluxo de leitura ficava beeem lentinho, geralmente quando a narração de um conflito ou ida às trincheiras se alongava, mas isso é efeito de cenas de guerra muito bem feitas e detalhadas, então vai de gosto. No geral uma leitura única, gostei, mas não foi absolutamente inesquecível pra mim.
mariaclara.pb 08/06/2024minha estante
???

Hév 09/06/2024minha estante
Já leu, dyva?

mariaclara.pb 09/06/2024minha estante
Não, mas tenho expectativas

Hév 09/06/2024minha estante
Mas vale a pena de toda forma!!

1 | 2 | 3 | 4