O Jogador de Xadrez

O Jogador de Xadrez Stefan Zweig

Resenhas - O Jogador de Xadrez

Bruno sorriso 24/03/2024

Mais uma prova de talento do zweig
Terceiro livro em seguida que leio do Zweig e como sempre sensacional. Achei o livro meio sem final , talvez pela vontade que a história não terminasse.
Boa leitura

Ednaldo.Samuel 26/11/2023

Mais um livro incrível escrito por Zweig!
O jogador de Xadrez é um livro eletrizante com personagens únicos.
Acho que Stefan Zweig conseguiu pegar uma história que poderia ir para um lado mais comum e transforma em algo inesperado. Apesar de um final um pouco seco, Zweig ao decorrer da história cria um belo enredo para o livro. E por isso, acho que até minhas frustrações com esta obra contribuiram para me encantar por ela.

Não dialogando somente com o jogo xadrez, ele relata algo importante que acontece no período no qual tivemos o nazismo.

Zweig me encantou a colocar dois personagens que eu pensei que surtariam no final.
Não entro em mais detalhes para não trazer spoilers.

milton_rocha 29/09/2023

Leve, gostoso e cativante
Esse livro me surpreendeu pela leveza e o quanto me cativou. Apesar de ser um livro curto, é interessante como ele te surpreende na trama, ao mesmo tempo que entrega um contexto histórico e descreve, de forma vívida, os absurdos vividos durante o Holocausto.

Muito interessante para quem gosta de história e está procurando um livro curto ou algo mais simples de se ler.

divacr 23/07/2023

Emocionante, boa escrita, bom enredo, me deixou completamente imersiva na história. Meu primeiro contato com o Zweig foi incrível!

Marcos5813 02/01/2023

Jogadores do absurdo
Formidável livro em formato de Novela do escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, um país do futuro". Exilou-se no Brasil depois de declarada a Segunda Guerra Mundial, cometendo suicídio 1942, aos 60 anos de idade. A Novela "O Jogador de Xadrez" descreve como pessoas podem chegarem a tal nível de loucura por um jogo sem limites de proezas, onde temos espaços para os diletantes, os tipos obscuros, assim como os jogadores do absurdo, que ganham habilidades fantásticas depois que seus limites mental e físicos dão espaço ao absurdo, abstraindo-se da razão em nome da dualidade da dúvida, via mestra para adquirir conhecimento e razão, sendo que num ciclo cego o absurdo impera como sentido. Excelente leitura.