Pá de cal

Pá de cal Gustavo Ávila

Resenhas - Pá de cal

Evellyn.Laise 24/11/2022

O livro trouxe bastante reflexões e o posfácio me deixou um tanto assustada, adorei a história. Gostei de acompanhar os personagens e suas histórias. O livro difere bastante do outro que li do autor, mas a escrita é tão boa quanto, flui fácil a leitura.

Ana Clara 29/10/2022

O livro é bem bom e a história me prendeu muito, mas o final não foi tão bem estruturado e não teve a conexão de todos os núcleos de história, o que me incomodou um pouco.

Pri 16/10/2022

Para refletir...
Comecei essa leitura com a pretensão de ser um suspense mas aqui temos uma distopia extremamente real e possível que nos traz reflexões profundas sobre o que realmente importa na vida e como reagimos as dores.

Esse livro de escrita extremamente fluída vai nos envolvendo com os personagens e nos pegamos torcendo pelo desenrolar de cada um e torna impossível largar o livro.

Uma distopia necessária, real e impactante que vai mudar a nossa forma de ver a vida e os problemas no meio do caminho.

fabio.orlandini 09/10/2022

Escrita perfeita
Terminei o novo livro do Gustavo Ávila chamado Pá de Cal. Trata-se de uma distopia na qual 7 pessoas são colocadas em uma floresta e tem que lutar entre si para poderem ter a chance de recuperar sua memória. Paralelamente e se entrelaçando, temos a história de uma pandemia que assola o mundo na qual as pessoas são afetadas por uma síndrome que vai apagando suas memórias, tanto as boas como as más.
A ficção futurista sempre assusta um pouco, pois ficamos com medo de situações sem solução, finais abertos, mas Gustavo traz uma história que poderia estar acontecendo agora e que nos envolve da primeira à última página. Os personagens, são um capítulo à parte, muito bem construídos a ponto de nos sentirmos íntimos. Quanto à linguagem, acho a escrita do Gustavo fascinante, limpa, clara, ideias completas, um texto no qual a leitura flui.
Para terminar, quero colocar a questão da temática. Não há como ler o livro e não pensar para onde estamos conduzindo nossa sociedade. A pandemia da COVID que parecia que ia unir os seres humanos acabou reforçando as distâncias entre as pessoas, reforçando posturas egoístas e individualistas. Enfim, o livro, além de uma prazerosa leitura, é uma excelente reflexão para nossa vida em sociedade. RECOMENDO.