O jovem

O jovem Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

Joyce463 18/06/2024

?O meu corpo deixara de ter idade. Era necessário o olhar fortemente reprovador dos clientes ao nosso lado num restaurante, para ela me ser devolvida. Olhar que, em vez de me envergonhar, reforçava a minha determinação de não esconder a relação com um homem «que podia ser meu filho», quando qualquer tipo de cinquenta anos se podia exibir com uma que visivelmente não era sua filha, sem suscitar qualquer reprovação.?

Eva Ev 10/06/2024

Sou simplesmente apaixonada pela escrita autobiográfica e autoficcional da Annie. Uma escrita que retrata suas experiências mais profundas enquanto faz uma análise social delas.

Essa é uma obra que, sim, retrata o relacionamento dela com um homem 30 anos mais homem, mas não apenas isso: é um livro que fala do nosso estranho desejo de viver o passado, de nos alimentarmos do que já foi por medo de admitirmos o que somos e nessa busca infundada, repetitiva, nos perdermos de nós, morrermos enquanto vivemos.

Além disso tudo, achei incrível saber que foi esse romance que fez com que ela tivesse o impulso necessário pra escrever ?o acontecimento?, primeiro livro dela que li e que é viceral em seu relato.

oiinatalia 10/06/2024

Eu vou elaborar sobre o que achei do livro quando eu tiver condições psicológicas e voltar a pronunciar qualquer coisa que não seja fungados e lamúrias; leituras atravessam ?

balaodeaniversr 09/06/2024

Estou muito satisfeita de ter descoberto essa autora. todo livro dela que termino eu saio muito maravilhada com sua escrita.

Polly 07/06/2024

Meu primeiro contato com a autora, mesmo não achando nada demais o livro (apenas relatos de um relacionamento com um homem mais novo e certas memórias talvez dolorosas), é bem claro que ela, realmente, é extremamente talentosa.

Cacau 06/06/2024

Não é pra mim agora.
Não me conectei muito com a história. Tinha expectativas melhores, li um pequeno trecho antes de iniciar a leitura e senti empoderamento, e realmente ela é empoderada, porém mesmo assim não me causou grande impacto.

Danielle.Nasser 02/06/2024

O livro é bom, embora muito curto. Diversas vezes me peguei refletindo e relembrando como é estar com alguém que te lembra seu passado. Mesmo que nunca tenha vivido alho como a escritora narra, refleti muito sobre.

Juliana 29/05/2024

Simples e reflexivo
Livro beeem curtinho. Gostei das reflexões que a autora trouxe sobre seu relacionamento com um homem mais jovem e sobre como isso a fazia olhar de formas diferentes para o passado, presente e futuro. Ficou o gostinho de quero mais pra ler outras obras dela.

Isabelle.Prall 29/05/2024

Achei nostálgico e poético, foi um texto que me deixou viajando pelo tempo e os acontecimentos! amei a leitura !!

carlosmanoelt 25/05/2024

?Ele era minha morte.?
?Ele era o portador da memória do meu mundo de origem. Ele concretizava o meu passado. Com ele eu percorria todas as épocas da vida, da minha vida?.

Para além das reflexões sobre a percepção da sociedade francesa acerca do relacionamento entre um homem mais jovem e uma mulher mais velha ? e sobre como o jogo se subverte quando trocam-se os gêneros e as gerações, um homem mais velho com uma mulher consideravelmente mais jovem ? Annie nos diz ainda mais.

?O jovem? discute também sobre as relações de poder e as diferenças de classe que marcam a breve relação. Ela nos diz entender que havia uma espécie de conveniência: em troca do prazer e da possibilidade de reviver experiências que nunca imaginaria repetir, ela lhe possibilitava viagens e lhe poupava a busca por um emprego.

Neste tópico há um ponto interessante: se para ele, o trabalho era uma obrigação à qual não queria se submeter ? mantendo-se, digamos, independente das engrenagens do mundo ? para ela foi justamente o trabalho que possibilitou a independência, uma condição para sua liberdade.

É um contato aparentemente fugaz com a escrita de Annie Ernaux. Mas não se engane, há tanto para formular e refletir em suas poucas páginas, no passeio pela vida e pela obra da escritora francesa, num olhar único sobre o sexo, os afetos, o tempo e a memória.

marianamnese 21/05/2024

Sensível mas grotesco
Primeiro livro que li da Annie Ernaux e foi como eu esperava: sensível e estranho, desconfortável. Achei as reflexões sobre ser uma mulher envelhecendo e tendo situações da vida repetidas muito interessante. Me esforcei pra não julgar a narradora e seu relacionamento mas, assim como ocorre no livro, não consegui. Porém, escrita muito boa.

Roberta.Justel 17/05/2024

O jovem
20/2024

Nunca tinha lido nada de Annie Ernaux e escolhi ?O jovem? pra iniciar minha experiência com a autora, que nesse livro narra seu breve, porém intenso relacionamento com um jovem décadas mais novo.

Os temas que emergem da leitura são intrigantes e fundamentais às mulheres: misoginia, etarismo, machismo e o tema universal - o amor!

Gostei do fato de ser curtinho, rápido, ágil. Contudo, não se engane, a leitura é cheia de nuances e despertares sobre as complexas questões do ser mulher na nossa sociedade!

Gostei!

Elizabeth 16/05/2024

Leveza
Uma mulher em um romance com um homem mais novo. Sem amarras, preconceito só dos outros. A leveza de ser.

Ceres_Lima 13/05/2024

Queria mais!
Li em uma sentada, quando estava me envolvendo de fato com a história o livro acaba! Mas entendo que essa é justamente a intenção da Annie Ernaux, simples e direito, mas visceral.
Quero ler e saber mais dos trabalhos dela!