A bala que errou o alvo

A bala que errou o alvo Richard Osman

Resenhas - A bala que errou o alvo

Anna Leticia 23/09/2023

Como sempre uma boa história
Ter uma turma de idosos que desvendam mistérios é uma ótima premissa para o livro, porém as reflexões que A Bala Que Errou o Alvo trazem sobre a vida são uma grata surpresa.
Um livro de fácil leitura é muito dinâmico. Com o aprofundamento do conhecimento dos personagens vamos percebendo que lições sobre o envelhecimento permeia a história de mistério.

Julia 17/09/2023

Urge a necessidade de morar em Cooper's Chase
Mais uma continuação deliciosa dos meus velhinhos favoritos, mas acho que o ponto mais chave desse livro foram os novos personagens que realmente agregam em toda a história pra ser fechada, amei como todos acabam de um jeito ou de outro sendo manipulados por 4 idosos carismáticos. Adorei como o Stephen teve mais destaque nesse livro, mesmo com coisas que me deixaram muito muito triste porque pegou um pouco do meu convívio pessoal, mas eu leria fácil mil livros só dele e da Elizabeth mais novos porque meu deus como eles são atemporais. Espero que os novos personagens continuem nos próximos livros porque eles apenas embarcaram a fofocaida que é se juntar numa sala de quebra-cabeça as quintas-feiras.

Menção honrosa para Alan, só consigo imaginar ele como um vira lata caramelo, mas ainda tenho esperança que ele vai morder a canela de algum assassino!

Horta 14/09/2023

Confesso que nao amei. eu amo o universo do livro, os personagens sao mto apaixonantes porém achei o plot fraco. o final me cativou mto principalmente o amor da Elizabeth pela Joyce claramente crescendo e ela casca grossa sem querer dar o braço a torcer. Quanto as relações pessoais, esse livro foi 10 qnt aos mistérios e desenrolar da história, dou uns 4

Coisas de Mineira 12/09/2023

A BALA QUE ERROU O ALVO TRAZ DE VOLTA O CLUBE DO CRIME DA QUINTAS FEIRAS
Quatro septuagenários que se reúnem às quintas feiras para resolver casos sem solução vão se deparar mais uma vez com um cadáver desaparecido – é confusão na certa!

A Bala que errou o alvo é o terceiro livro da série O Clube do Crime das Quintas Feiras, do autor Richard Osman, que foi escolhido como autor do ano pelo British Book Awards 2021, tendo alcançado a marca de 3 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. Seu trunfo? Quatro septuagenários que decidiram empregar o tempo na resolução de crimes antigos!

Vamos retornar à Coopers Chase, um retiro para pessoas na melhor idade, onde Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron criaram O Clube do Crime das Quintas-Feiras. O passatempo escolhido foi usar de suas habilidades para desvendar crimes antigos. Nas histórias anteriores, descobriram o assassinato do empreiteiro do lugar onde moram, desafiaram a máfia e participaram de um roubo de diamantes. Coisas simples…

O caso da vez é o desaparecimento sem pistas de uma jornalista local, ocorrido há dez anos. Bethany Waites era uma repórter de televisão que investigava uma enorme fraude fiscal quando o seu carro caiu de um penhasco a meio da noite e cujo corpo nunca foi encontrado. O único indício foi o carro que despencou em um precipício, e tinha marcas de sangue.

Em meio à investigação, Elizabeth é chantageada por um inimigo desconhecido que, em troca da segurança de Joyce, quer que a ex-agente elimine uma pessoa. Sendo assim, o Clube do Crime das Quintas Feiras se vê às voltas com mistérios envolvendo lavadores de dinheiro, bitcoin (Joyce fica particularmente fascinada) e um ex-KGB assassino de aluguel (talvez um ex-amante de Elizabeth).

"Estava tudo muito quieto nos últimos tempos. Um optometrista aposentado tinha batido numa árvore com sua scooter de mobilidade reduzida, acontecera uma briga por causa de garrafas de leite, mas, em termos de movimento, nada além disso. Esse negócio de vidinha simples é muito bom, mas, naquele momento, com um assassinato por investigar e mensagens ameaçadoras chegando todos os dias, Elizabeth percebe que estava sentindo falta de se meter numa encrenca."

RESENHA DO LIVRO A BALA QUE ERROU O ALVO DE RICHARD OSMAN

O livro de estreia do autor – O Clube do Crime das Quintas Feiras – foi um fenômeno editorial, tendo vendido milhões de cópias, levando Steven Spielberg a comprar os direitos para o filme. Depois tivemos a sequência – O homem que morreu duas vezes, que conseguiu manter o humor, as intrigas e as aventuras. Por tudo isso, estava ansiosa pela sequência.

A Bala que Errou o Alvo volta com ação, porque mesmo o quarteto já estava cansado da falta de corpos, crimes e tentativas de homicídio… Eles escolhem um caso da repórter de televisão que desapareceu sem deixar vestígios enquanto investigava uma operação de fraude fiscal. Muitas perguntas seguem sem resposta: Quem Bethany visitou naquela noite fatídica? Que novas evidências ela descobriu? Quem era o passageiro do carro dela? E o mais importante de tudo: o que aconteceu com o corpo dela?

O Clube resolve se infiltrar, e cada um vai para um lado: Ibrahim visita a traficante de drogas Connie Johnson na prisão para pedir ajuda; Ron procura o mestre do crime Jack Mason; e Elizabeth e Joyce rastreiam Fiona Clemence, que ocupou o lugar de Bethany após sua morte. Cada interação rende momentos de tensão, e muitas risadas também!

"O corpo de Bethany jamais foi encontrado. E isso preocupa Elizabeth. Ela já leu romances policiais o bastante para saber que não se deve acreditar em assassinatos sem cadáver. Justiça seja feita, ela mesma forjara várias mortes ao longo dos anos."

MUITOS PERSONAGENS CARISMÁTICOS COMPÕEM ESSA HISTÓRIA

Com uma narrativa cheia de reviravoltas, o leitor fica preso às páginas acima de tudo pelos personagens, que vão ficando cheios de camadas a cada livro. Afinal, eles são muito diferentes, mas formam um grupo extremamente coeso: Elizabeth lidera o caminho, armada com o conhecimento adquirido em sua vida secreta anterior; Joyce transborda energia positiva – é completamente good vibes; o psiquiatra Ibrahim tem uma mente aguçada e é um ótimo ouvinte, e o ex-sindicalista Ron continua a lutar por justiça, mesmo que seu joelho não suporte muito a pressão.

Eu continuo achando os capítulos narrados por Joyce os mais divertidos, talvez pelo formato diferente, como um diário. Ela agora está às voltas com Alan, um pet que ajuda com a solidão, e que você pode conhecer no perfil @greatjoy69. Sim, o perfil existe, e as brincadeiras em relação ao nome rendem momentos hilários!

Novos personagens são acrescentados à história, mas os antigos também aparecem: adoro o romance inusitado entre Bogdan e Donna, bem como Chris e Patrice – que aparecerem menos, mas não foram esquecidos. O ponto dramático fica em torno da Stephen: Elizabeth sofre o marido cada vez mais sendo consumido pelo Alzheimer, mas conta com a amizade fiel de Bogdan, que está sempre por perto. Acho a amizade de Bogdan e Stephen uma das coisas mais lindas desse livro!

"O que transforma a afinidade em amizade não são montanhas-russas que nem arranha-céus, mas sim a soma de pequenos momentos."

UM COZY MISTERY DOS MAIS ACONCHEGANTES

Atualmente o termo ‘cozy’ tem sido aplicado a muitos gêneros literários, e para suspense e mistério não seria diferente. Ainda que os primeiros ‘cozy misteries’ sejam das antigas – quem aí já não se deliciou com os livros de Agatha Christie? – agora é que o termo tem sido amplamente utilizado, e os romances de Osman representam bem o subgênero porque, apesar de ter assassinatos, não há descrições gráficas, nem detalhamento nas cenas. O que salta à vista são as conversas, interações e reflexões sobre a vida e o envelhecer.

A Bala que errou o alvo é o menor dos três livros, com capítulos alternando entre os pontos de vista dos personagens. Não aconselho a ler fora da ordem, porque eles seguem a linha temporal, e discussões sobre os acontecimentos dos livros anteriores estão presentes. Osman continua com uma escrita fluida, e as conversas são tão boas que eu terminei o livro muito rápido. Felizmente há um quarto livro vindo aí… E, antes que me esqueça, preciso fazer um agradecimento ao tradutor – Jaime Biaggio – que insere algumas expressões brasileiras, deliciosas de ler!

"As mesas são bem afastadas umas das outras, mas próximas o suficiente para que seja possível ouvir os demais chorarem suas pitangas, caso se preste atenção na conversa alheia."

“O Clube do Crime das Quintas-Feiras”, primeiro livro da série, vai virar filme produzido pela Amblin Entertainment, empresa de Steven Spielberg. A obra será dirigida por Ol Parker (“O Exótico Hotel Marigold” e “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo”), produzida por Jennifer Todd (“Alice no País das Maravilhas”) e trará o autor Richard Osman como produtor executivo.

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2023/09/a-bala-que-errou-o-alvo-richard-osman-resenha-do-livro/

10/09/2023

Não tem como não gostar do clube do crime das quintas feiras. Recomendo. Ansiosa para o próximo livro

thrios 10/09/2023

Incrível! a forma como o escritor conduz a história é sensacional, humor e mistério, desde o primeiro livro me apaixonei pelos personagens, o desenrolar da amizade é muito gostoso de ler, todos com personalidades muito marcantes, me fazem sentir em casa. aconchego e amor é o sentimento pós termino de livro. ansiosa pelo próximo

luizamprates 04/09/2023

Incrível!
Amei me encontrar com a turma de novo e conhecer mais dois integrantes no caminho. Espero que eles apareçam no próximo livro.
O livro, como sempre, é muito bem humorado e cheio de pequenos mistérios. Este, em particular, não termina 100% resolvido, o autor deixou um grande rabo p trás (que acho que vai ser resolvido no próximo, ou vamos apenas imaginar).
Vale muito à pena, é maravilhoso, aproveitei cada segundo.

Lucas 31/08/2023

O mais fraco dos três. Parece que foi escrito às pressas para aproveitar o hype dos anteriores. Senti falta de uma história mais redondinha.

Marta 29/08/2023

"Melhor ter tudo o que se pode ter enquanto se pode. Como saber quando você nadará pela última vez, quando sairá para sua caminhada pela última vez, quando beijará pela última vez?”
Novamente Richard Osman nos brinda com uma excelente história do clube do crime das quintas-feiras. Posso dizer que desde que li o primeiro livro que foi o homem que morreu duas vezes (publiquei resenha dele aqui em meu Instagram) fiquei apaixonada pelos personagens. Se você gosta de aventura, então esse é o livro certo. Nesse terceiro livro da série o clube do crime das quintas-feiras se mete em mais uma confusão, desta vez envolvendo celebridades, um ex-espião e um esquema internacional de lavagem de dinheiro. Elizabeth, Ibrahim, Ron e Joyce, avançam em uma nova aventura repleta de intrigas, segredos obscuros e muito bom humor. Se você gosta de suspense e velhinhos que amam se meter em confusão, vai amar conhecer “A bala que errou o alvo”. São quatro amigos improváveis, um cadáver desaparecido e muita encrenca. É um livro extraordinariamente divertido que garante boas risadas, além de uma trama muito bem construída.

Nayara Moraes 27/08/2023

Melhor ter tudo que se pode ter enquanto se pode.
Para variar, mais um livro incrível sobre o Clube do crime das quintas-feiras! Eu sou completamente apaixonada por esses idosos. Eu amo o escritor e a forma como ele conduz a história, colocando, drama, ação e emoção, tudo ao mesmo tempo, o que faz com que a história seja melhor a cada página. Todos deveriam ler os livros do clube, são bons demaaaaaaaais!
Tenho o Ib, a Joyce, o Ron, a Elizabeth, o Bogdan, a Donna e o Chris como grandes amigos, tudo graças a escrita impecável do tio Osman. Mal posso esperar por uma nova aventura dessa galera!!

"Melhor ter tudo que se pode ter enquanto se pode. Como saber quando você nadará pela última vez, quando sairá para sua caminhada pela última vez, quando beijará pela última vez?"

Kenmily1 25/08/2023

Os velhinhos mais badalados
Já estava com saudades dessa turma!
Trama, intriga, mistério, amizades e tudo o que há de melhor. Essa turma do clube do crime das quintas feiras é o máximo!
Mal vejo a hora do próximo ??

Cecy Jarske 25/08/2023

A bala que errou o alvo
Confesso que este livro me fez perceber que estou sentindo mais falta desses velhinhos aposentados do que os crimes que o Clube do Crime das Quintas-feiras solucionam... Este livro, em particular, o caso em si deixou a desejar em alguns pontos na minha humilde opinião (houve alguns furos), a resolução foi um pouco água com açúcar, mas dou uma colher de chá por estar totalmente rendida a série.

Diferente dos livros anteriores, este aborda mais sobre os personagens... a gente mergulha mais na vida pessoal deles ainda que o foco seja solucionar crimes. Eu gosto desse estilo, me lembra vagamente sobre os livros do detetive Coroman Strike.... E claro que aguardo ansiosa pelo quarto volume!

A narrativa é fluída. Tirou risadas e me emocionou em alguns pontos relacionados a Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim. Mal posso esperar para encontra-los numa nova aventura investigativa!

KelenDZ 22/08/2023

Gostei de novamente acompanhar Joyce e sua turma desvendando mais um crime.
Achei este livro com mais toques de humor que os demais, e gostei.
Apesar de serem histórias independentes, os livros têm uma continuidade em relação aos personagens principais, que também me agrada.
Quanto ao crime principal, fiquei com uma pulguinha atrás da orelha desde o início, e minha desconfiança se fez real.

Nandito 21/08/2023

Então...
Esse livro foi o menos melhor da trilogia, porque ele repete MUITO dos outros dois livros, então eu avaliei ele com 4 estrelas, mesmo que o livro continue sendo muito bom e com muitos pontos fortes.

Na expectativa do quarto livro da coleção chegar no Brasil: "The Last Devil To Die".