A Ruína de Um Reino

A Ruína de Um Reino Alexandra Christo

Resenhas - A Ruína De Um Reino

jamesceliast 06/01/2023

fé nas malucas
eu gostei bastante da forma como me prendeu. Assim, o começo, como toda fantasia, é confuso, mas dps que eu entende a leitura flui bem mais.

Eu amei os personagens, por mais q eles não tenham AQUELE aprofundamento, eles são mt fofos e me vi querendo fazer parte do Saad tmb.

Achei a evolução da Lira bem interessante, de uma assassina sangrenta tesuda pra uma assassina sarcástica e n tão sangrenta. mi amarrei demajs

Simplesmente Elian e Lira. mas podia ter eu no meio

amanda.sf 17/12/2023

“A Ruína de Um Reino", ou "To Kill A Kingdom", na versão original, é uma fantasia standalone (livro único) que reconta a história da pequena sereia, porém com várias mudanças.

Aqui, as sereias são seres mais monstros do que humanos, e além delas também temos as ninfas do mar, uma espécie um pouco mais encantadora, mas também mais mortífera. A nossa protagonista, Lira, na verdade é uma ninfa do mar, e é a filha da rainha do mar. Lira é conhecida como A Maldição dos Príncipes, porque ela mata príncipes e rouba os seus corações.

Já Elian, o nosso mocinho, é um príncipe, pirata e caçador de ninfas. O seu maior alvo é a Maldição dos Príncipes, que vem atacando a realeza e assassinando os seus amigos. E é claro que logo Elian também se torna o principal alvo de Lira, já que ele está caçando a sua espécie.

De cara, já achei essa sinopse muito boa, e o livro me atraiu bastante. Eu diria que o ponto alto aqui são os protagonistas. Eles funcionam muito bem isoladamente (mas nem tanto juntos, como vou falar a seguir), e ambos são extremamente ferozes, espertos e carismáticos. Eu imaginava que algum lado dessa relação estaria mais desequilibrado, mas não. Os dois são muito inteligentes e não fazem o papel de bobos, como é tão comum vermos em histórias em que temos algum tipo de fingimento ou mentiras, como temos aqui - já que Lira precisa se passar por humana para esconder a verdade, e Elian tem seus próprios segredos a esconder.

Porém, não achei a dinâmica deles como casal tão boa quanto eu esperava. Os diálogos são sem graça e muitas vezes infantis. Frequentemente, eles estavam discutindo e se provocando de maneira tão estúpida que me fazia revirar os olhos. Além disso, como dá para perceber pela sinopse, os dois são inimigos mortais. Sendo Lira a única que conhece a verdade, eu esperava que ela demorasse bem mais para se apaixonar do que Elian, mas foi o contrário. Logo ela estava caidinha por ele, ignorando todas as ninfas que ele já havia caçado e matado, e ignorando o seu próprio desprezo por humanos, que ela foi ensinada a ter. Não acho que isso seria algo impossível de acontecer, mas foi mostrada muito pouca interação entre eles para chegar ao ponto em que ela literalmente estava dando sua vida por Elian. Enfim, o romance me decepcionou muito. Foi um instalove fantasiado de enemies to lovers.

No mais, gostei um pouco de alguns personagens secundários, como Madrid e Kye, mas eles também não tinham nada de muito especial.

A mitologia também é extremamente rasa, e parecida com o que teríamos em qualquer livro YA. Foi a parte mais chata do livro, e as cenas de batalha não me cativaram nem um pouco. O mundo não é muito expandido, e temos poucos personagens. Em vários momentos foi descrito que tínhamos uma população de 100 pessoas no navio, mas só eram descritas falas e reações dos mesmos cinco personagens. Li Tress do Brandon Sanderson recentemente, e foi impossível não comparar.

A escrita também é bem típica de livros YA, com diálogos cringy (especialmente os dos vilões), o que me desanimou em vários momentos. No geral, te dá a mesma sensação de assistir a um filme da Disney ou a uma série da CW, apenas mais sangrento.

Por fim, também chamo a atenção para outro ponto que vem me incomodando em todos os livros da Literalize: a tradução. Esse é o terceiro livro que leio da editora, e em todos encontrei o mesmo problema. Diálogos estranhos, expressões que não fazem sentido e parecem ter sido traduzidas literalmente, erros de ortografia. Tudo bem que é uma editora menor, mas ainda é um absurdo, especialmente considerando o preço que eles cobram por esses livros. Vou pensar duas vezes antes de comprar qualquer coisa deles novamente.

No geral, dei 3.5 estrelas (porém na verdade seria mais para menos, 3.25) porque foi um livro relativamente divertido, com protagonistas interessantes, e uma história que consegue estabelecer bem um começo, meio e fim. O plot não é nada muito especial, mas a autora consegue fechar o livro de forma satisfatória. Além disso, o twist de termos ninfas do mar assassinas e um príncipe pirata no lugar da história clássica da pequena sereia é bom demais.

anabiasalv 14/10/2023

Uma boa e cativante escrita, achei incrível e divertida essa releitura da pequena sereia, vale muito a leitura

Soares 15/02/2023

Eu, meu navio, e uma garota com o oceano em seus olhos.
Estava ansiosa para desfrutar essa leitura. Fantasia e releitura do conto da pequena sereia. Não tem como ser melhor.
Sempre vou amar personagens femininas que não são apenas donzelas frágeis e em perigo, sempre à espera de um príncipe pra salvá-la.
Lira é o completo oposto disso. Até mesmo porque, enquanto ninfa do mar, conhecida como A Maldição dos Príncipes, ela era realmente um pesadelo para todos eles. Letal.

? A tal bússola do Elian, que serve para delatar quando alguém está a mentir, para mim não passa de uma solução preguiçosa para certos eventos. Tanto é que ela é deixada de lado e esquecida por uns bons capítulos, e só volta a se usada tempos depois, quando convém.

? Nunca fui muito fã do romance e blá-blá-blá, mas assumo que ele se faz necessário em uma história de fantasia. Achei que faltou um pouco de presença de romance por aqui. Há muito mais Enemies do que Lovers. Demora um bom bocado até que a parte dos Amantes aconteça. E quando acontece, já estamos chegando ao final da história e do livro.

Bia Lara 31/12/2022

Já tinha ouvido falar desse livro lá na gringa quando estava procurando algo que tivesse piratas (tô esperando o hype até hoje) e finalmente saiu aqui no Brasil. Ele é muito fluido, você nem percebe as páginas passando.

Não vou dizer que morri de amores pelo casal. Eles são fofinhos juntos, mas demorei para sentir isso, bem lá no final do livro.

Bfw_kaah 14/01/2024

Amei
Eu amei esse livro, cada parte dele , a confiança q os dois personagens tem um no outro é de outro mundo,esse livro é a prova viva q a gente cresce sendo como somos por causa das nossas criações e foi extraordinário ver como os personagens evoluíram em relação a isso

Nina 01/04/2024

Gostei
Gosteis bastante da premissa do livro e ele me surpreendeu e me prendeu em várias partes, me diverti lendo e gostei de como tudo se desenvolveu n

Nacalar 23/01/2024

Releitura incrível
Livro maravilhoso, com uma história incrível e personagens muito bem desenvolvidos. Só de falar dá vontade de reler

"No meu mundo, Kahlia é o único remanescente da minha inocência perdida. A única prova de que há uma pequena parte de mim que eu não deixo minha mãe colocar as mãos. Eu não sei porquê, mas Elian evocou o mesmo sentimento feroz que costumava ser reservado apenas para ela. O desejo de permitir que faíscas de lealdade e humanidade toquem em mim. Nós somos iguais, ele e eu. Assim como olhar nos olhos de minha prima é como olhar para a memória de minha própria infância, estar perto de Elian parece estar em volta de uma versão alternativa de mim mesma. Reflexos um do outro em um reino diferente e uma vida diferente. Peças quebradas do mesmo espelho. Existem mundos entre nós, mas isso parece mais uma semântica do que uma evidência tangível de como somos diferentes."

Ralibô 22/12/2022

Sereia e Piratas do Caribe
Foi uma leitura arrastada, apesar de não ser ruim. Me incomoda na leitura é sobre a gerência de tempo mal construída, e esse livro tem uma ou outra que dá vontade de reescrever os textos. Foi bom ler essa nova versão de A pequena Sereia, os personagens secundários são bem construídos que dá vontade de saber mais sobre eles.

Farleyzinia 19/03/2023

Torne-se a rainha que precisamos que você seja.
O livro é bem "levinho" de ler. Todos os personagens são fáceis de gostar e fáceis de odiar. A jornada de descobrimento da Lira faz todo sentido pra mim, claramente o livro não se estende muito, dá pra entender que um bom tempo se passa no desenrolar dos fatos sem ser colocado na ponta do texto, então o amadurecimento da personagem fez sentido pelo menos pra mim!
Um bom livro pra distrair a mente um pouco e querer navegar.

taissa 11/01/2023

O príncipe com o coração da sereia
sério, esse livro superou as minhas expectativas demais, eu nem imaginei que um reconto da história da pequena sereia ia ser tão incrível.
Lira é conhecida como a maldição dos príncipes - todos os anos no seu aniversário a sirena pega o coração de um príncipe bobo o suficiente para se aventurar no mar. Depois de desobedecer uma das ordens da mãe, ela é sentenciada a permanecer na forma humana até que ela consiga o coração de Elian, o príncipe pirata caçador de sirenas. Mass, as coisas não saem como o planejado.
Assim, lindo demais. Eu amei o jeito que a autora fez a Lira adquirir umas noções de humanidade enquanto ela convive com a tripulação do saad, o Elian é um dos personagens mais legais que eu já vi, toda a premissa do livro é bem legal. E eu AMO uma fantasia de um livro só, delicinha demais.

shuntarosgf 22/09/2023

Livro bom pena que a tradutora prometeu tudo e entregou nada
Essa é a primeira resenha que eu escrevo no skoob, vinha evitando fazer resenhas mas sinto necessidade de escrever uma sobre esse livro, já que há pontos que eu gostei e desgostei e não vi muitas pessoas sobre.

O principal ponto negativo do livro, para mim, é o trabalho da tradutora e não do livro em si. Eu confesso que eu li o livro em um tempo considerável (menos de 3 dias), então os erros de concordância, digitação, etc, ficaram bem evidentes. Chega a ser um absurdo que o livro custe mais de 100 reais na amazon.

Duas vezes eu li na escrita a tradutora e quem revisou o livro deixando passar o detalhe de que tentaram escrever ?monstro? e trocaram para ?mostro?, em dois determinados momentos vi erros de concordância em que ocorriam silepse de gênero e silepse de número e, além disso, em uma das páginas fizeram a palhaçada de errar o nome do próprio personagem principal ao trocar ?Elian? para ?Elain?.

Outro ponto que eu criticaria é que o casal poderia ser melhor abordado, mas honestamente eu não me importei tanto por isso, já que o livro é interessante e me prendeu bastante.
Vi alguns criticando o fato de que o fim é apressado. Certamente, ele é, mas eu tive a impressão de que o fato da luta final não ter pausas e se passar rápido através de uma escrita caótica contribuiu pra que eu ficasse desesperada junto com os personagens, tanto que eu já estava esperando o pior desse livro quando alcancei 95% e só tinha desgraça acontecendo.

O livro em geral é bom, um entretenimento simples e bom, uma fantasia pra adolescente que cumpre o seu papel.
A escrita da autora aparenta ser boa ? desconsiderando a tradução e revisão ? e o livro flui facilmente, li em uma velocidade absurda porque eu sempre ficava pensando no que aconteceria nas próximas páginas. Passei um pouco de raiva pelos personagens e a história que eu lia se desenhava muito bem na minha mente.

Há a possibilidade de uma releitura, talvez algum dia eu leia a versão em inglês pra me poupar o sofrimento do trabalho realizado pela Literalize.

Irving Thaygo 26/03/2023

A Ruína de Um Reino
Ela começa o livro arrancando corações, cruel e sanguinolenta, mas depois não arranca mais nenhum.
É previsível em algumas partes, e sinceramente achei que não atrapalhou o andamento da história. Apesar de saber mais ou menos como terminaria.
Esperava um pouco mais de traições (já que dizia isso na sinopse), mas em resumo, é sim uma boa história de fantasia. Já existem livros parecidos, mas para ser melhor, esse poderia ter mais corações sendo arrancados.

Brandani 19/12/2022

Incrivel
Adorei a leitura desse livro
Gosto mto da Lira e do Elian
Acho que o livro poderia ter sido um pouco maior e ter mais cenas do relacionamento dos dois sendo trabalhado, mas tudo bem
Adorei o final, simplesmente perfeito.
A unica critica é que a revisão do livro deixou passar alguns erros de digitação, mas tudo bem.
E que a Lira é meio inconsequente, mas isso a gente releva também