A Ruína de Um Reino

A Ruína de Um Reino Alexandra Christo

Resenhas - A Ruína De Um Reino

isabelli 11/01/2023

Eu, meu navio, e uma garota com o oceano em seus olhos.
Enemies to lovers com sereias e piratas, A Ruína de um Reino é um livro repleto de reviravoltas, amor e traição. Confesso que estava bem ansiosa para ler esse livro, porém esperei ele vir para o Brasil. Quando eu vi o anúncio fiquei toda animada e corri pra ler logo. E sério, não me decepcionei. É um ótimo livro pra quem gosta de um bom enimes to lovers e essa vibe de mar, areia, sereias e piratas. Vale ressaltar que não é um livro perfeito, ele deixa a desejar em alguns pontos, mas num todo é muito bom.

'EU TENHO UM CORAÇÃO para cada ano de vida.'

Lira é uma lenda entre as sereias. Conhecida como A Maldição dos Príncipes, ela já coleciona 17 corações de príncipes humanos, um para cada ano de sua vida. Após desobedecer às ordens de sua mãe, a infame rainha do mar, Lira recebe uma punição: transformada em humana, ela deve trazer o coração do famoso caçador de sereias e também príncipe, Elian, até o solstício de inverno. Caso contrário, permanecerá como humana para sempre.

Príncipe herdeiro do reino mais poderoso do mundo, pirata, caçador de sereias. Elian coleciona muitos títulos. Porém ser capitão de seu navio e navegar com a missão de caçar sereias é sua verdadeira vocação. É no mar que seu coração mora. Tudo muda quando ele resgata uma bela e misteriosa mulher no meio do mar, sem nada e nem ninguém em volta. Ela tem apenas a promessa de ajudar a encontrar um objeto capaz de acabar com todas as sereias do mundo e um sorriso traiçoeiro. Será que ela realmente ajudará ou irá por toda a missão em risco?

'Nesse momento tudo o que existe sou eu, meu navio, e uma garota com o oceano em seus olhos.'

Baseado no clássico A Pequena Sereia, o livro traz, na minha opinião, uma leitura fluída e envolvente. Os protagonistas me cativaram bastante, amei a Lira. Gostei bastante de como ela, após se transformar em humana, pode mostrar seu lado frágil e provar que realmente se importava de verdade seu reino. O Elian também me conquistou bastante, amei a vibe dele, príncipe pirata. Aff perfeito.

O livro é dividido em capítulos com povs dos dois personagens principais (gostei bastante disso, achei que deu um ótimo desenvolvimento para a história). Porém, fiquei bem triste por conta das migalhas de romance. Queria ver mais desenvolvimento do casal, mas vida que segue né. Sobre o plot, até foi bom. Achei que foi pouco previsível. O final foi um tiquinho corrido, mas teve uma boa finalização.

Resumindo: livro bom, porém não perfeito. Ótima indicação para quem é fã de fantasias com piratas e sereias.

4 estrelas

'- Veneno?- Eu pergunto - Você estava mantendo isso para sua futura esposa?
- Não é letal - diz Elian. Para um assassino, ele parece estranhamente ofendido com a ideia. - E não. - Ele faz uma pausa, então se vira para mim com um meio sorriso. - A menos que você fosse minha esposa.
- Se eu fosse sua esposa, então eu tomaria isso.'
Rebeca 11/01/2023minha estante
Caramba ameiii

isabelli 11/01/2023minha estante
Obrigada amggg

Renata_ Pandora 29/04/2023minha estante
Esse livro vai ter continuação?

isabelli 29/04/2023minha estante
é livro único amg :)

Queria Estar Lendo 12/11/2022

Resenha: A Ruína de um Reino
O novo título que a Editora Literalize chegou em cortesia e está trazendo pra cá é um queridinho do TikTok. A Ruína de um Reino - To Kill a Kingdom, em inglês - é uma releitura sombria e carismática de A Pequena Sereia. Hoje, a resenha é pra falar dessa história que roubou meu coração.

O livro de Alexandra Christo é dividido em dois pontos de vista. De um lado, conhecemos Lira; ela é uma ninfa, uma criatura mortífera que vive no mar e caça humanos para colecionar seus corações. Conhecida como a Maldição dos Príncipes pela caça impiedosa, Lira é filha da Rainha do Mar, uma bruxa ainda mais terrível que, em toda sua crueldade, castiga a filha quando ela desobedece suas ordens.

O castigo? Lira é transformada em humana, e é forçada a andar por terra em busca do coração de um príncipe até o solstício do inverno. Do contrário, permanecerá humana para sempre.

Do outro lado, conhecemos Elian; ele é o príncipe do reino de Midas, herdeiro ao trono. Porém, Elian tem outros planos para seu futuro. Ele é conhecido por ser um caçador de ninfas, o terror ao horror que elas impõem sobre os mares. No mar é que está seu coração; antes de ser um príncipe, ele é um capitão pirata. E Elian sabe que existe uma maneira de deter esses monstros de uma vez por todas. Com um cristal encantado que fica no topo da montanha mais gelada daquele mundo.

Ele não esperava, no entanto, uma ajuda inusitada nessa viagem. Uma garota misteriosa que eles encontram naufragada no mar, e que parece saber mais sobre ninfas do que qualquer outra pessoa poderia saber. Lira entra no caminho de Elian, e Elian no de Lira. Mas, em meio à segredos e traições, será a ninfa capaz de arrancar o coração do príncipe que deseja matá-la?

A Ruína de um Reino tem absolutamente tudo que eu mais amo em uma história: personagens carismáticos, uma trama concisa e cativante, mistério e fantasia na medida certa, uma construção de universo impecável, enemies to lovers com faca na garganta e ameaças à vida, "do ódio ao amor" de bônus, e um romance proibido.

Quer mais ou tá pouco? Não é a toa que eu simplesmente devorei essa leitura, sem conseguir parar até chegar ao fim.

A Ruína de um Reino tem uma daquelas narrativas gostosinhas, sabe? Não dá vontade de parar de ler. Alexandra Christo - e a tradução de Mariana C. Dias - conta uma história tão emocionante, sombria e curiosa que você não pode fazer mais nada além de mergulhar nesse universo.

Seus protagonistas, Lira e Elian, são incríveis. Eu gostei demais das personalidades dos dois, das picuinhas que nasceram entre eles quando se encontraram, e daquele clima de "somos tão diferentes, mas tão iguais" que eles carregam.

Lira é indomável como o mar. A Maldição dos Príncipes, e a ninfa, representam esse seu lado cruel e mortífero, construído a duras penas e sacrifícios. O oceano é implacável e, para sobreviver a ele e à sua mãe, Lira se tornou o que há de pior.

"Eu me acostumei tanto a ser brutal que quase me esqueci de que isso não começou por escolha, mas por obrigação."

Quando é forçada a se transformar em humana, no entanto, vemos o lado frágil e quebradiço da garota. A humanidade intrínseca em seu novo coração e sua nova forma acabam influenciando, lentamente, quem Lira era e quem pode se tornar, se abraçar esse seu lado. É um constrate interessante e muito bem desenvolvido pela narrativa; sentimos o conflito, o medo e a entrega dela. Vemos seu crescimento como protagonista, através da história que ela está trilhando.

A Ruína de um Reino é muito sobre a humanidade de seus personagens principais, sobre a fantasia desse universo e as possibilidades que o fim de uma guerra pode oferecer. Mas quem levantaria a bandeira branca primeiro? Os monstros do mar, ou os monstros da terra?

Elian, ao contrário de Lira, está fazendo tudo pelo seu povo e pelos outros reinos. Como caçador e pirata, ele entende o perigo que o mar carrega; ele já viu e perdeu demais para as ninfas. Elian faz parte do mar, e em seu navio Saad que reside seu verdadeiro lar. Por isso, todo sacrifício e batalha é bem-vindo para proteger seu mundo, sua família e sua tripulação - sua segunda família.

Pense num personagem que logo na primeira cena rouba o seu coração. Foi esse desgraçado desse menino. Elian é puro carisma e charme, todo sarcástico e afiado. É um pirata com coração de ouro, um príncipe que não funciona na corte, mas na lábia. Eu simplesmente quero morder esse personagem de tão perfeito que ele é.

"Corações sempre são feridos pela nossa verdadeira natureza."

Por isso, justamente, quando ele e a Lira se encontram e quando começam a conviver a bordo do navio, a implicância é natural. Elian odeia a raça de Lira, mas quem ela era no mar principalmente, e não faz ideia de que tem a Maldição dos Príncipes à bordo. Lira sabe quem Elian é, e o que tem que fazer para recuperar seu lugar na corte da mãe; mas planeja algo ainda maior.

Eu passei mal, chorei, sorri, fiquei abububle das ideias com o ship se formando entre os dois. É aquela coisa "eu te odeio mais que tudo no mundo" misturado com as ameaças às vidas um do outro, se desenvolvendo lentamente em um companheirismo e compreensão mútuos.

"- Lira, você faria a gentileza de traduzir?
- Eu nunca fui acusada de ser gentil."

Gostei também como A Ruína de um Reino traz coadjuvantes interessantes; tanto os que conhecemos pouco, como a princesa Sakura e os governantes de Midas, quanto os tripulantes do Saad e a antagonista da história. A Rainha do Mar é avassaladora como o oceano, e um terror por si só. No navio, Madrid, Torik e Kye são personagens maravilhosos. Os melhores amigos e companheiros de Elian, com histórias e personalidades que se destacam na narrativa.

O universo de Alexandra Christo é rico em detalhes e criatividade. Os reinos que conhecemos têm peculiaridades e perigos; os mares são um mundo à parte. A história se move através das ondas, das ninfas, dos piratas e da aventura em busca de um poder maior para destronar o mal que se move sob o oceano.

"Elian e eu não somos tão diferentes. Dois reinos que trazem consigo responsabilidades que cada um de nós tem dificuldade em carregar. Ele, as correntes de estar preso a uma terra e a uma vida. Eu, presa nos confins do legado assassino de minha mãe. E tem o oceano, que chama por nós dois. Uma canção de liberdade e de anseio."

A Literalize já se consolidou como uma das minhas editoras favoritas. Traz edições impecáveis, com detalhes maravilhosos e que valem cada centavo. A edição de A Ruína de um Reino não foge ao padrão; é linda, daquelas que a gente quer expor na estante. Tem um acabamento ótimo, diagramação confortável e páginas de qualidade. Em relação à revisão e tradução, perfeição pura.

Uma coisa que eu vi uns surtos desnecessário a respeito tem a ver com a palavra escolhida pras "sirens", como são chamadas as ninfas em inglês. E, gente, respira fundo, tá? Faz sentido. Ninfas também existem nas águas, e combina com a espécie que a Alexandra Christo desenvolve na história. Existem sereias, e elas são diferentes. Ninfa foi uma escolha interessante e cabível para essa outra raça. Ou seja, nas palavras da sábia Taylor Swift: vocês precisam se acalmar.

A Ruína de um Reino faz jus à chamada de "uma releitura sombria de A Pequena Sereia", mas vai muito além. É de uma criatividade sem tamanho, de uma riqueza de detalhes e cuidado que te faz amar o livro logo nas primeiras páginas.

Com seus protagonistas cativantes e trama cheia de ação e aventura, A Ruína de um Reino é um favorito para roubar o seu coração, assim como fazem as ninfas desse oceano.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/11/resenha-ruina-de-um-reino-alexandra.html
Bruna 12/11/2022minha estante
É série ou único?

Queria Estar Lendo 12/11/2022minha estante
Livro único!

Carolina 31/01/2023

um livro que tinha tudo pra ser bom mas...
"To Kill a Kingdom" tem uma proposta super legal e promete uma aventura muito doida, antes de ler você cria toda uma vibe na sia cabeça, mas, na hora de ler, não é bem assim.

Esse livro é uma prova de que o que sustenta uma história são os personagens, não o enredo. E, por melhor que ele seja, se os personagens forem ruin, não dá pra seguir adiante.

Continuei o livro com dificuldades, querendo que acabasse. Alguns momentos e cenas até salvaram, mas, no geral, não recomendo muito.
Carolina 31/01/2023minha estante
ruins*** erros em paris

honeyisa 02/05/2024

Fiquei bem empolgada no começo da leitura porque AMO histórias envolvendo piratas principalmente sendo enemies to lovers porém mesmo segurando essa empolgação por uns 40%/50% da leitura, tudo ficou muito morno e com pouco sentido.
Incômodo forte: premissa maravilhosa e mal aproveitada; química inventada e um tantinho forçada entre os dois.
Pontos bons: PIRATAS, sereias, protagonistas desbocados e sarcásticos o que torna uma leitura gostosa apesar dos apesares.
Recomendo, é uma leitura interessante e rápida até.

Yascaz 17/07/2023

A ruína de um reino.
Faz um tempinho que eu li esse, porém, irei fazer uma resenha agora.
Esse livro mostrou ser bem legal desde o início, me prendeu bastante, a trama, os personagens, achei tudo bem legal. É um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler, a ambientação, enfim. Inclusive para quem gosta de Pequena Sereia, acho que vai gostar desse livro, é bem parecido. Super recomendo!

Gabrielebn 17/07/2023

Ela era uma red flag, ele era daltônico
Em A Ruína de Um Reino, nós somos apresentados a Lira, uma ninfa do mar e filha de uma rainha cruel, e também a Elian, um príncipe que é mais pirada do que príncipe. Ela é uma assassina dos mares, matando príncipes e roubando os seus corações (em um sentido literal da coisa), ele é um caçador de ninfas, tendo matado em seu convés várias ninfas as quais ele considera monstros. Um dia, Lira comete um erro e como punição, é transformada em humana, e agora precisa arrancar o coração de Elian e dá-lo a sua mãe para ter a chance de restaurar o seu posto.

A história é envolvente e fácil de ler. Talvez a diagramação ajude um pouco, as letras são maiores, então antes que você perceba, já avançou bastante na leitura. Lira é uma personagem com uma bagagem bem pesada, ela tem uma dinâmica familiar no mínimo tóxica e não recebeu o apelido de ‘A Maldição dos Príncipes’ atoa. Em seus dezoito anos de vida, ela deixou uma trilha de príncipes mortos.

Eu ficava imaginando durante toda a narrativa, como é que posso esperar um final feliz para os dois? Considerando a bagagem de cada um, será mesmo possível? Elian e Lira se aproximam, sem que o príncipe saiba da verdade, e os dois passam por situações extremas, onde um salva a vida do outro e um elo se forma entre os dois. Eu torcia para que ficassem juntos, é claro, mas como isso ia acontecer?

Bem, devo dizer que apesar de ter sido uma leitura prazerosa, não posso negar que existam coisas a serem apontadas sobre a narrativa. Por vezes, alguns planos e soluções pareceram meio, tirados da cartola? Algo meio série da jovem da CW (inclusive eu super imaginei a CW fazendo uma série sobre esse livro), é divertido, tem umas soluções meio simplistas em vários momentos, mas hey, as vezes é tudo o que você precisa.

Eu fiz o exercício de imaginar se outro tipo de condução de narrativa tivesse sido usado aqui, o final teria sido o mesmo. Certamente GRRM daria um banho de sangue maior.

O mundo construindo é interessante e gostei tanto da Lira quanto do Elian. Não li muita coisa com temática de sereia, então foi bom encontrar algo divertido. Não é uma obra de arte da fantasia, mas nem tudo precisa ser. Acho que cumpriu seu papel de me entreter.
Naielly.Fernandes 17/07/2023minha estante
O título akakkakakkska

Priscila 08/03/2024

Esperava mais
No início estava curtindo, mas no decorrer da história acabou na me envolvendo muito e principalmente o romance que já a migalha das migalhas não tem química nenhuma. Porém ainda gostei dos personagens.

le.se.caliope 30/04/2023

Um bom bom?
O livro é um reconto interessante da pequena sereia e a decisão da autora de tratar o desenvolvimento dos protagonistas como indivíduos e não só como um casal foi fantástica.
Só achei o final muito corrido e a cena da ?guerra? confusa e até mal escrita.
Porém ainda sim é um livro legal que entrega o que promete.

shiggycatbooy 19/12/2023

'A Pequena Sereia' da melhor forma possível
Um ótimo livro, lindo e que dá pra sentir as emoções em cada página, a melhor releitura que já li!
Recentemente comprei 12 livros físicos, e de todos, este foi o único que tive receio de não gostar; e não poderia estar mais enganada!
Acho que foi pelo fato de ser uma releitura da história da Pequena Sereia, por ele ser um dos queridinhos do tiktok, ou até mesmo um preconceito meu à primeira vista por ter achado que os personagens seriam imaturos por serem jovens. Só sei que me enganei e muito bem.
A minha personagem favorita sem dúvidas foi nossa protagonista Lira, ela é forte, leal, intensa, inteligentíssima e engraçada. O relacionamento complexo que ela tem com a mãe até o final do livro é algo que consegui me identificar bastante e me fez torcer muito por ela.

kei.phity 29/08/2023

"Se eu não sou a Maldição dos Príncipes, então não sou nada"
A ruína de um reino, ou mais de um?
História muito boa, a fantasia é impecável, cheia de personagens interessantes e criativos.

O romance que é ele promete, ele só promete mesmo. Por que independente que eles em certos momentos tenham mostrado uma química, ela não foi muito desenvolvida. Tanto que eles se resolvem muito rápido por conta que já está quase no fim do livro.

Fora isso a história é muito boa, todo um contexto, toda uma lenda. Muito boa mesmo.

Nathalia 22/01/2023

Viciante
Narrativa viciante, rápida, para quem ama histórias no oceano, sereias, ninfas, toda uma fantasia marítima, essa história é para você!

Atípica 05/02/2024

Conto de fadas
Adorei! Achei bem contos de fadas mesmo mas um pouquinho mais sanguinário.
Fiquei incomodada com algumas coisas, por exemplo ela saber como era o cheiro de pão doces e coisas que são claramente do cotidiano humano e que não faz sentido ela estar tão familiarizada já que nunca tinha saído do oceano e comia bacalhau e tubarão branco das profundezas, sabe?
Mas o reconto em geral ficou bem legal e bonzinho de ler.

Ohara7 02/12/2023

Como me destruir, isso sim
QUE OBRA DE ARTE, AMEI ISSO.

Não quero nem saber, hater's sumam. Esse livro é maravilhoso, a Lira o Elian.

Quero um Kye sim, ele é demais. Madrid é uma lindona, encantadora.

A AUTORA FEZ UM ÓTIMO TRABALHO ME FAZENDO ODIAR MAIS TUBARÕES E POLVOS.

Lira meu bem, eita como pode, sempre torci por ti, okay? É que eu sou indecisa.

Elian, você é maluco? Meu deus, que criaturinha insolente. MEU GAROTO

(Estou estupefada. Não estou conseguindo fazer uma resenha boa, aceitável. E olha que eu terminei esse livro hoje cedo de manhã.)

Quero mais, faz te todas as princesas que eu leio, te imploro tia Dri!

mwnuzitta 28/07/2023

"Nesse momento tudo o que existe sou eu, meu navio, e uma garota com o oceano em seus olhos."
Baseado no clássico de "A pequena sereia", "A ruína de um reino" trás uma trama um pouco diferente.
Dessa vez, temos a Princesa Lira, uma lenda dos mares. A ninfa mais letal de todo o oceano. Colecionando o total de 17 corações humanos embaixo da sua cama, conhecida por terra e mar como "A maldição dos Príncipes". Após ser castigada pela terrível Rainha do Mar (sua mãe) Lira é transformada em humana e obrigada a conseguir o coração do Príncipe Elian. (da forma mais literal possível)
Elian, também tem sua fama, além de herdeiro do trono do reino de Midasan, ele também é o capitão pirata do Saad, seu barco, seu lar. E nas suas melhores horas, o maior assassino de ninfas, sendo o seu objetivo maior, derrotar a famosa "Maldição dos Príncipes". Obviamente, entre esses dois se desenrola um intenso enemies to lovers de respeito, onde a desconfiança reina tanto quanto o desejo.
O livro é divido em capítulos curtos e com o ponto de vista de ambos protagonistas, algo que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da história e envolvimento do leitor com os personagens. Alexandra Christo além de ambientar um universo extraordinário com lendas, rituais, mitos, crenças e diferentes culturas, também soube transparecer muito bem todo o sentimento de angústia, desconfiança, medo, relutância, afeição e desejo dos personagens. E eu não poderia jamais deixar de citar a eficiência na escrita dos personagens secundários, todos que apareceram tiveram sua personalidade bem imposta.
Ps: beijinhos para Madrid e Kye!!
Sem dúvidas uma leitura altamente prazerosa e envolvente, apesar que eu tenha me incomodando um pouco com o final, entendo que por ser um livro com a premissa de fantasia única, teve o seu final necessário apesar de corrido. E não acho que a ausência de plot twist's surreais ou inimagináveis foram um defeito atribuído a história, pelo contrário, acredito que ela tomou o rumo que deveria e apesar de "previsível" foi instigante e viciante.
Por fim, foi uma experiência única ler todo esse enredo, do tipo que deixa aquele sentimento de "Que pena que nunca mais vou ler isso pela primeira vez de novo"
Então você, caso não tenha lido, aproveite a oportunidade, e mergulhe nessa leitura.
ellen s 28/07/2023minha estante

(o livro e a resenha)

demais!!!

e obrigadinha

isalivs 28/07/2023minha estante
adorei a resenhaaaa!!! só discordo dos plots? acho q livro de fantasia tem q ter vários sabe pq eles literalmente podem tacar qualquer coisa pq é FANTASIA HAHAH tipo mano do nada um tubarão ataca o barco deles sabe ou coisa assim

mwnuzitta 28/07/2023minha estante
AKJSJAKSJDHWHAK você tem um ponto viu isa!! mas eu tava com medo da história tomar um rumo q eu não ia gostar, ent preferi oq teve msm? mas realmente, poderia ser melhor por isso tirei meia estrela.

hirna 24/09/2023minha estante
Sempre com as melhores palavras pra convencer alguém a ler

mwnuzitta 30/09/2023minha estante
amo que eu tenha conseguido fazer isso, nem que seja só um pouquinho!!!!