Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

Perla 20/02/2024

Já havia lido do Ailton Krenak O Amanhã não está à venda e é sempre bom demais lê-lo/ouvi-lo. Ailton consegue em poucas palavras nos fazer refletir sobre como temos errado como civilização, como coletivo e é um misto de esperança e desesperança, porque ele nos convida a fazer diferente, sugere caminhos, mas quando levantamos a cabeça, parecem coisas das quais nos distanciamos cada vez mais.
Ailton é contundente e firme, mas sem perder a ternura, sem esquecer o afeto, sem perder a poesia. Somos convidados a questionar a forma como educamos/formatamos nossas crianças, como olhamos para os rios, as florestas e a terra, como deturpamos o conceito de coletivo e principalmente em como pensamos em futuro querendo olhar apenas para o que há de vir, que é incerto (ou tragicamente certo do fim), e esquecemos de olhar para trás. Somos apresentados a conceitos (quase utópicos) de florestania (ao invés de cidadania) e confluências (que abraça mundos diversos que podem se afetar abrindo possibilidades para outros mundos). São tantos ensinamentos e reflexões importantes em tão poucas páginas!!
Pegue um chá, um cafezinho e se sente com Ailton Krenak para uma conversa das boas! Vale cada segundo da leitura!
Algumas citações do livro:

“(...) mas não podemos nos render à narrativa de fim de mundo que tem nos assombrado, porque ela serve para nos fazer desistir dos nossos sonhos, e dentro dos nossos sonhos estão as memórias da Terra e de nossos ancestrais.”

“Faz um tempo que nos convencemos de que somos essa coisa excelente chamada gente e ficamos sem querer nos espraiar em outros organismos para além dessa sanitária e higiênica figura humana. Essa configuração do corpo catada hoje por muitos é apenas uma instituição pobre fabricada por uma civilização sem imaginação.”

“Os brancos que me perdoem, mas eu não sei de onde vem essa mentalidade de que sofrimento ensina alguma coisa. Se ensinasse, os povos da diáspora, que passaram pela tragédia inenarrável da escravidão, estariam sendo premiados o século xxi. Eu não tenho nenhuma simpatia por essa ideia, não quero aprender nada às custas de sofrimento.”

“Hoje, na maior parte do tempo, o planejamento urbano é feito contra a paisagem.”

Elizangela 17/02/2024

Chá de realidade com afeto
Pegue um chá, sente-se de maneira confortável e aproveite as reflexões. O livro é um convite para repensar nossa lógica antropocentrica e grita: "oi, é vida que você quer? Então faça ela acontecer no agora, coletivamente."

Andressa 17/02/2024

Pequeno e com muitas coisas a dizer
É o segundo livro que leio do autor, e como é de praxe, em poucas páginas ele tem muita sabedoria para compartilhar. É tão rápido e fácil de ler que nem deu tempo de fazer o acompanhamento da leitura. ? E sobre o que o livro aborda, bom, corro o risco de adiantar depois sobre o que ele fala. Apenas reserve uma tarde na sua agenda e leia, vale a pena.

Denise 12/02/2024

🤬 #$%!& , um livro que explodiu minha cabeça! Curto, simples, mas muito bem escrito, o livro nos faz repensar em nós quanto ao indivíduo na sociedade atual, traz uma percepção de como vivemos, de como somos criados, educados e de como pensamos sendo da pólis, e como estes preceitos se chocam com os indígenas.

Eduarda 05/02/2024

Futuro Ancestral
Simplesmente fantástico, assim como todas as outras obras de Krenak que já li. Ele traz pontos de vista diversos, únicos e extremamente necessários. Uma leitura de extrema relevância.

Nandabeth 05/02/2024

é até difícil comentar um livro tão bom pq você não sabe nem por onde começar e nem o quanto falar pra não estragar a experiência de ninguém, é tudo tão bom, todas as reflexões, todas as referências, como a leitura flui, tudo nesse livro é impecável, eu realmente não sei como tem gente que não gosta de filosofia quando obras como essa existem, apenas confia em mim e dá uma chance pra essa incrível obra de arte, eu tenho certeza que você não vai se decepcionar

skuser02844 05/02/2024

Mais um livro curto de Krenak, sobre natureza e momentos pandêmicos. Uma linguagem fácil e uma percepção única sobre nossos últimos anos na terra

Fer Paimel 04/02/2024

Provocativo
Krenak é uma grande liderança indígena brasileira. Suas falas são muito expressivas e impactantes. Ele dá voz a uma coletividade comumente silenciada; isso é impressionante.
Gosto muito dos seus escritos, sua forma poética de criticar. Entendo seus argumentos e concordo em grande maioria, mas vejo certa idealização de alguns pontos.
Adorei a reflexão de que as respostas para muitas perguntas existenciais nossas se encontra no passado, devendo haver uma procura pelos valores ancestrais.
Leitura rápida, mas cheia de provocações. Muito bom!

debsdoceu 02/02/2024

O futuro não existe
"Futuro ancestral", de Ailton Krenak, traz muitas reflexões sobre o mundo e da relação que os humanos têm com ele. De modo geral, somos levados a reflexões importantes sobre como ignoramos a terra e tudo que dela vem. A sociedade contemporânea passou a adorar tudo o que é "sanitário", "limpo", dando à terra o lugar da sujeira e do primitivo. Essa noção acaba nos moldando, tanto que passamos a destruir tudo o que vem da natureza todos os anos. Por isso o futuro é ancestral, não algo que possamos alcançar; é o conhecimento que formamos com o nosso contato com o mundo ao redor, nossas experiências com o mundo natural. Krenak apresenta muitas críticas a respeito da relação humana com o mundo, trazendo leituras filosóficas e histórias para dar luz ao seu posicionamento principal: vivemos no ritmo da terra, não o contrário.

Natalia 30/01/2024

Boa leitura
Krenak nos faz refletir onde nosso sistema neoliberal tem nos levado, acabando com nossos recursos esquecendo do futuro. Fala da importância da ancestralidade e o quanto ela nos dá sabedoria para seguir com boas decisões.

Fernandes83 28/01/2024

O Futuro já começou
É um livro sem igual, pequenino, mas com uma imensidão de conhecimento. Nele, Krenak, nos delicia com os seus conhecimentos sobre a terra, sobre os rios, não só os Brasileiros, mas os mais conhecidos ao longo do Globo. Ele nos traz a importância de nos mantermos atentos ao crescimento das cidades, a destruição causada pelo capitalismo voraz, a importância de se considerar o modo de vida indigena e principalmente de levar em consideração a ancestralidade. Além disso, Krenak também reflete sobre a educação contemporânea e seus desafios, remetendo as práticas indígenas. É um livro que funciona como um bate-papo com um amigo que tem muito a nos ensinar.

Anderson Son 27/01/2024

Sobre pensarmos e agirmos sobre o todo
O livro traz uma reflexão muito importante sobre o todo. Sobre nós como sociedade e o meio ambiente em que vivemos. Essa separação inclusive é o que ele não traz. Instiga a pensarmos que existe apenas o todo e somos parte disso. Quando revemos nossos valores alinhados a esse pensamento, toda a sociedade muda. Para melhor, na proposta do livro. Excelente leitura, principalmente nos capítulos sobre a criação e educação das crianças. Uma proposta para fazer diferente.

pollyhot100 25/01/2024

Futuro Ancestral mesmo
Que livro maravilhoso!!!! A escrita do Ailton Krenak é tão fluida e tão deliciosa, parece que você tá vendo ele conversando, e fica tão prazeroso ler os pensamentos do livro que deixa um vazio quando termina, querendo mais de tanta sabedoria.. como um cara tão inteligente pode existir meu deus? fascinada!!

Mr. Torres 18/01/2024

Sensacional
Sem dúvidas uma das melhores leituras que já realizei na vida. No decorrer da narrativa de Krenak, somos convidados a revisitar as deformações que o suposto progresso foi intrometendo em nossa mente e em nossas práticas diárias. O sonho se tornou pesadelo, o progresso fez retroceder e as perspectivas educacionais que prometeram um futuro brilhante, além de nos levar ao colapso, nos rouba uma identidade espontânea e criativa.
É necessário que voltemos o olhar para o simples, para o natural, para o ancestral, a forma de viver de maneira sustentável, não apenas sobreviver.