A loteria e outros contos

A loteria e outros contos Shirley Jackson

Resenhas - A loteria e outros contos

Rute31 02/05/2024

Que leitura boa, que contos bons. Gosto muito da escrita de Shirley Jackson e achei esse livro muito gostoso. Os contos podem ser classificados em 4 tipos, de acordo com os conjuntos que o livro forma. Na parte I, os personagens vivem outra vida, nem que seja por um instante. Ele atuam. Foi a parte (como conjunto) que mais gostei. Na parte II, a autora foca mais em histórias envolvendo crianças e adolescentes, assim como na III esse enfoque recai sobre mulheres. A ultima parte, tão boa quanto a primeira, é mais psicológica - alucinações e coisas insólitas acontecem mais aí.

Adorei a leitura e recomendo demais.

Marinus0 26/04/2024

Nunca tinha lido nenhuma obra da Shirley Jackson até agora, mas foi necessário apenas o primeiro conto para amar ela.

É uma antologia extensa, a maioria dos contos dela são curtíssimos e todos fáceis de ler. Mesmo assim, ler vários diretos tornava a leitura densa. Tinha que ler de pouco em pouco.

Existe uma genialidade na escrita dela que me deixou bobo de ver. Poucos dessa antologia exploram o terror em si (diferente do que é divulgado inclusive na própria capa), mas ela retrata a sociedade de uma maneira tão crítica e sutil.

Ela expõe o funcionamento da sociedade e suas perversidades, o machismo/violência contra a mulher, racismo, inveja, competitividade e as vezes o dia comum de alguém.

E mesmo esses contos não tendo muita história, eles são muito interessantes. Em nenhum momento não gostei de um ou senti tédio. Claro que tem os mais favoritos e menos, mas não consigo apontar um conto que realmente odiei. Fico feliz com isso, pois minhas experiências com antologias esse ano não foram positivas.

Eu inicialmente tinha comprado, pois era o único livro (além da adaptação em quadrinhos da darkside) onde iria achar a loteria. E essa edição deve reconhecer isso, pq deixaram para o final. E talvez seja pelo cansaço de final de livro ou realmente não profetiza oq é dito a respeito. A loteria sim é um conto bom, mas teve vários outros que gostei muito mais.

Dessa forma, é uma antologia perfeita e maravilhosa, mas quem for ler já preparo para as expectativas. É um terror sutil, muito mais associado ao comportamento humano em sociedade. Dito isso, Shirley Jackson certamente deveria ser mais apreciada e comentada.

anarontani 02/04/2024

Uma vibe bem kafkaniana, mas pro lado psicológico/social feminino.

me vi em muitas situações, com medo e receio, como as mulheres dos contos.

o conto q a mulher não consegue atravessar a rua me pegou bastante! agoniante.

o conto a loteria lembrou muito jogos vorazes?.
não sei se serviu de inspiração? mas por conhecer jogos vorazes já dava pra entender onde aquela loteria iria dar!

Clarissa 01/04/2024

A sutileza pode esconder a "navalha". Mas ela está lá.
É a minha primeira vez no universo da Shirley Jackson. Iniciei pelo conto "A loteria" e gostei muito. Como já havia comentado aqui qd li esse conto e a HQ dele, sugiro que nada saibam sobre o mesmo para que possam viver a experiência sem interferências. Bom... esse livro me parece que tem uns 23 contos, se não me engano. Gostei do livro como um todo, o horror está nas situações corriqueiras do cotidiano dos personagens, a maioria mulheres. A autora, ao meu ver, promove reflexões sobre como tendemos a naturalizar certas situações. É inclusive bem sutil como ela constrói as questões que envolvem os seus contos.
Senti falta nessa edição de um sumário e também de uma introdução contextualizando sobre a autora e falando um pouco sobre os contos em geral.
Bom... Shirley Jackson, ao meu ver, carrega uma "navalha" afiada, não se enganem com a sutileza da autora, quem avisa amigo é, a "navalha" está lá, acreditem. Ela não irá lhe entregar nada de mãos beijadas. Fica a dica. ?

Bekah Abreu 24/03/2024minha estante
hmmm, já li "Sempre vivemos no castelo" dela, agora fiquei com vontade de ler esse. Gostei da resenha!

Clarissa 24/03/2024minha estante
Obrigada, Bekah! Estou curiosa para conhecer um pouco mais da Shirley Jackson. Depois irei atrás do "Sempre vivemos no castelo".

Luiza 05/12/2023

1. O embriagado - ??
2. O amante diabo - ??
3. Como mamãe fazia - ??
4. Julgamento por combate - ?
5. A moça do Village - ?
6. Minha vida com R. H. Macy - ?
7. A bruxa - ??½
8. A renegada - ???
9. Primeiro você, meu caro Alphonse - ??½
10. Charles - ??
11. Tarde entre linhos - ??½
12. Jardim florido - ????
13. Dorothy e minha avó e os marinheiros - ??½
14. Colóquio - ???
15. Elizabeth - ??
16. Uma firma boa e tradicional - ?
17. O boneco - ???½
18. Sete tipos de ambiguidade - ??
19. Vem dançar comigo na Irlanda - ?
20. É claro - ??
21. Estátua de sal - ????
22. Homens e seus sapatos grandes - ??½
23. O dente - ???
24. Recebi uma carta do Jimmy - ??
25. A loteria - ???½

Yasmin O. 17/08/2023

Depois de ler (e amar) Assombração na casa da colina e Sempre vivemos no Castelo, conheci a Shirley contista. Aquele horror cotidiano, nas entrelinhas, inserido no dia-a-dia da classe média norte-americana em meados do século passado. A gente vai lendo, as coisas parecem estar indo bem, e de repente começam a ir muito mal rs. Alguns nem chegam a ser horror, mas deixam aquele incômodo, expondo as hipocrisias, pequenas maldades e mesquinharias cotidianas. E fiquei positivamente surpresa porque ela aborda questões de gênero e raça em vários dos contos. E eu não sei o que eu esperava do conto A loteria, o mais famoso da antologia, mas certamente não era aquilo rs. Adorei.

Na Tancredi 14/08/2023

Maravilhoso
Simplesmente perfeito. A estranha normalidade das histórias dela é minha paixão. Algumas são incomodas e não sei nem explicar o porque. Só é. As personagens são tão diferentes.

Mikael_13 13/08/2023

Confesso que esperava bem mais desse livro depois de ouvir falar tão bem dos contos da autora. Alguns contos são bons, pois conseguem transformar situações cotidianas em crises claustrofóbicas, mas num todo, os contos foram medianos.

Janaina 08/08/2023

Gostei, mas esperava outra coisa
Acredito que as minhas expectativas apontavam para a direção de A Assombração da Casa da Colina. Nesse sentido, foi frustrante, mas os contos entregaram mta coisa que eu curti. Uma crítica precisa da sociedade da época.

Andreia 14/03/2023

Este livro conta com 24 contos e um poema escritos pela autora estadunidense Shirley Jackson. São contos que mostram histórias cotidianas, a maioria tendo como protagonistas mulheres. As histórias apesar de mostrarem situações banais, sem nenhum aspecto sobrenatural, possuem uma atmosfera claustrofóbica e com grande tensão, que despertam angústia e ansiedade no leitor acerca do desfecho das histórias.

Tive uma boa experiência com outro livro da autora, Sempre Vivemos no Castelo, e, por isso, me interessei em ler este livro. Infelizmente, não tive uma boa experiência com A Loteria e Outros Contos. Acredito que para a época em que foi lançado, os temas abordados no livro possam ter sido relevantes e levantado diversas críticas pertinentes. Porém, para o momento atual, os temas não chamaram minha atenção e não consegui me conectar, tampouco me importar com os personagens de cada conto. A leitura do livro acabou sendo bastante enfadonha.

Apesar de não ter funcionado para mim, ainda assim, recomendo a leitura, pois o livro não funcionou para mim, mas pode funcionar para outro leitor. Além disso, Shirley Jackson é uma autora reconhecida e famosa, tendo influenciado diversos outros autores importantes.

Sens0 11/03/2023

Os terrores de ser mulher
Eu realmente gostei dessa leitura, uma mistura de contos, muitos fracos, entre outros bons, uma boa coletânea para conhecer a autora. Talvez ele seja vendido um pouco errado, apesar de ter um terror, a maior parte das histórias são críticas.

Todas os contos se baseiam em uma vida de dona de casa, dedicada ao marido, filhos ou a proteger sua reputação, as vezes as protagonistas são perversas, e em outros ficam até loucas, em um misto de sátiras e críticas a esse estilo de sociedade.

Alguns personagens e nomes se repetem bastante, o que era interessante pois eles sempre tinha a mesma índole do conto anterior.

Por motivos diferentes, mas entre os meus preferidos ficaram: ?Como mamãe fazia?, ?Primeiro você, meu caro Alphonse?, ?Dorothy e minha avó e os marinheiros?, ?O boneco?, ?Estátua de sal?, ?O dente? e por fim, a cereja do bolo, ?A loteria?.

Eu realmente gostei da autora, ela constrói boas narrativas de crítica dentro do contexto que ela viveu, e quero conhecer mais dela.

Luiz Pereira Júnior 24/02/2023

O horror nosso de cada dia...
Primeiro, uma observação já feita por muita gente: não há como ler o conto “A loteria” e não pensar em que ele foi uma das possíveis fontes de “Jogos Vorazes” (a sequência dos momentos que precedem o sorteio e o próprio sorteio em si de “Jogos Vorazes” e do conto “A loteria” são muito semelhantes, mas não chegaria ao exagero afirmar que Shirley Jackson foi plagiada). O mais impressionante talvez seja o fato de que o conto visivelmente tem uma inspiração bíblica em seu aspecto mais cruel (sem spoiler, mas leia o conto e compare-o com a narrativa bíblica do bode expiatório).

Uma citação na contracapa recomenda “A loteria e outros contos”, de Shirley Jackson, como apresentando alguns dos contos mais assustadores que a autora da citação já leu. Francamente, um exagero publicitário típico, mas com o dom de vender a um público que está em busca de outro tipo de narrativa que não as do livro. Se o leitor estiver procurando algo próximo a Stephen King ou a Lovecraft, certamente, dará com os burros n’água, usando uma frase antiga.

Melhor dizer que os contos de Shirley Jackson estão mais próximos de uma sutil (mas contundente ao mesmo tempo) crítica social e de costumes, abordando temas como a discriminação racial (“Um jardim florido”), a mudança de paradigma de gênero (“Como mamãe fazia”), o sonho de um status mais elevado (“A moça do Village”), a rotina absurda do trabalho comum (“Minha vida com R. H. Macy”), a imaginação infantil e a brutalidade do mundo adulto (“A bruxa”), a difícil arte de ser vizinho (“A renegada”), os transtornos infantis (“Charles”), a diferença entre futilidade e bom caráter (“O boneco”), a superficialidade das convenções sociais e sua relação com sentimentos mais profundos (“Uma firma boa e tradicional”), o amor pelos livros e o sonho alcançado após anos de profundo desejo (“Sete tipos de ambiguidade”)... enfim, para não me alongar muito, posso dizer que os contos giram em torno do que somos, do que aparentamos ser, do que gostaríamos de ser e de como nos relacionamos com os outros.

E nisso reside o maior mérito dos contos: a compreensão da intrincada rede de ideias e sentimentos de que todos nós somos formados...

Priih | Blog Infinitas Vidas 12/02/2023

Não tenho outra palavra que não seja "enfadonho"
O tema central dessa coletânea é destrinchar a prisão da mulher de classe média do início do século XX às situações familiares e cotidianas. A maior parte dos contos é protagonizada por mulheres na faixa dos 30 anos, e quase todas elas são donas de casa ou almejam ser. Para ser sincera, quando solicitei esse livro eu achava que encontraria contos de terror e suspense, devido às premissas dos outros livros de Shirley Jackson. Por isso, acabei um tanto frustrada com a repetição de temas e a monotonia deles, que refletem bem o cotidiano entediante dessas mulheres.

Gostaria de dizer que fui cativada pelas problematizações e pela narrativa de Shirley Jackson, mas seria mentira. Comecei o livro entusiasmada por finalmente conhecê-la e, sem demora, me senti quase tão presa quanto as protagonistas dos contos. A verdade é que não existem bons plot twists nas histórias e grande parte delas mal parece ter sequer uma conclusão lógica. [...]

Existem alguns contos dos quais consegui tirar alguns pontos positivos, sendo eles: "O amante diabo", "A renegada", "Charles" e o conto que dá nome ao livro, "A loteria". O poema que encerra o livro também é bacana, e alguns outros contos tem uma ou outra tiradinha interessante, como "Estátua de sal" (que fala sobre ser esmagado pelo ritmo alucinante de uma cidade que não para e que parece se desfazer à plena vista) e "É claro" (que mostra como decisões masculinas imbecis podem alienar uma família). Além disso, existe ainda uma denúncia ao racismo, que aparece mais claramente no conto "Jardim florido".

Enfim, como mencionei no início da resenha, esse livro não me proporcionou uma boa experiência. Porém, enquanto escrevia esse post, fiquei contente por ter conseguido extrair alguns aspectos positivos dela. Acredito muito que a experiência de cada leitor é única e, por isso, as pessoas devem se arriscar nas leituras que façam sentido pra elas. Mas também não posso dizer que recomendo esse título, porque foi bastante desafiador chegar até a última página. Por isso, deixo por sua conta e risco se aventurar nas palavras de Shirley Jackson por meio de A Loteria e Outros Contos.

A resenha completa, na qual conto mais sobre os contos que gostei, espera por você no blog. =)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2023/02/12/resenha-a-loteria-e-outros-contos-shirley-jackson/
Nanda 06/03/2023minha estante
Oi, que pena que não gostou da obra.
O estilo da escrita da Shirley cria diferentes emoções
dependendo do leitor rs.

Ah, você planeja se desfazer do livro, já que não gostou?

Priih | Blog Infinitas Vidas 05/06/2023minha estante
Oi Nanda!
Pois é, acho que comecei com o pé esquerdo rs
Eu li em ebook cedido pela editora, então o livro tá direto no meu Kindle!

Jeane Tertuliano 09/02/2023

Singulares
Narrativas de excelente qualidade, gostei bastante de cada desfecho! Recomendo àqueles que gostam de sentir um frio na barriga de leve!

Ana 09/02/2023

Narrativas prosaicas com finais abruptos.
Esse livro é um conjunto de 25 contos da autora Estadunidense Shirley Jackson publicado em 1949. Temos aqui uma narrativa do cotidiano da sociedade Estadunidense do século XX. As estórias giram em torno de pessoas comuns, com vidas normais, porém aos poucos vão ganhando um ar de mistério, de estranheza e isso nos faz questionar como irá terminar. E esta aí um ponto para refletir porque a maioria dos contos termina de forma abrupta. Cria-se um clima de suspense que provoca expectativa, mas aí não se conclui. E fica aquela sensação de estar faltando algo. Um encerramento.
Não tem nada muito assustador ou elementos sobrenaturais aqui até porque a autora nao gostava desse estilo. O que encontramos é uma narrativa que começa de uma forma muito habitual e corriqueira que sua poucos vai ganhando uma ar de estranho, desconfortável como se algo fosse dar muito errado a qualquer momento. Gostei dos seguintes contos: O amante diabo, Julgamento por combate, A renegada, Charles e O dente. Mas o destaque é o conto A Loteria. Ele exemplifica bem como é a escrita da Jackson. Inicia de uma forma prosaica. Um grupo de vizinhos se reúne para fazer uma loteria. Da a entender que já fazem isso há muito tempo. Mas a medida que a estória evolui e vemos as reações das personagens percebemos que o prêmio não deve ser lá muito bom. Esse foi meu primeiro contato com essa autora e gostei.