Amora

Amora Natalia Borges Polesso

Resenhas - Amora

brielly 21/12/2023

Esse livro traz vivências e perspectivas tão lindas, tão reais!! nessa edição a autora conta sobre o processo criativo do livro e o momento pelo qual ela estava passando durante o mesmo, e eu achei que isso cria uma intimidade maior entre o livro e o leitor, nunca tinha lido um livro onde isso acontece mas gostaria que todos trouxessem um insight assim, muito legal!! os destaques pra mim foram: "flor, flores, ferro retorcido", "como te extraño, clara", "diáspora lésbica", "amora", "Deus me livre", "molotov" e "o gosto da ausência". esse livro é importantíssimo e tem uma representatividade gigantesca!! orgulho da literatura contemporânea brasileira ?

mare 19/12/2023

Uma leitura que abraça
Tive o prazer de conhecer pessoalmente essa autora maravilhosa e ouvir sobre a sua jornada na escrita. O livro Amora foi um abraço, com personagens cotidianos que parecem comigo, com minhas amigas ou com meninas com quem já me relacionei. Mas também, são mais do que lésbicas ou sáficas, são pessoas reais com suas loucuras e problemas reais. As personagens tomam vida com a caracterização feita pela Natalia, tudo parece tão particular e pessoal que sinto como se realmente estivesse na cabeça delas e, sinceramente, me senti menos maluca. Ri, chorei e me apaixonei por cada conto. Foi uma leitura muito leve, mas que mexeu profundamente comigo.

stella 30/11/2023

Ler este livro me trouxe um conforto inexplicável, mais pessoas deveriam conhecer os trabalhos da Natália Polesso

Luiz 13/11/2023

O feminino de amor
Amora é ao mesmo tempo doce e amargo, quente e frio, leve e pesado. É difícil resumir a série de contos que a Nathalia Polesso nos presenteia. Mas saiba que a grande maioria deixa a gente com aquele gostinho de quero mais. A sensação que tenho é que cada conto daquele tem potencial de virar um grande romance. Também tem os contos curtos que mais parecem tiros. Você pisca e o conto acaba, a mensagem passa por você e aquilo transborda nos seus pensamentos. E o que eu quero dizer com ?aquilo?? Não tenho como expressar. É mais um sentimento inexplicável que vem, ao ler. Aqueles contos são vida pura!

Marina 29/10/2023

Mulher + mulher
A autora traz a perspectiva de várias mulheres lésbicas ou que se relacionam com outras mulheres de maneira intensa, mas leve. Com a naturalidade que deveria se ter dentro da sociedade. Em cada conto passamos pela ansiedade, pelo desejo, pela primeira vez, pelo tesão, pelo conflito, pela dor, por vários sentimentos e situações que permeiam qualquer relação afetiva/sexual, mas que muito raramente são escritos em livros na perspectiva mulher + mulher, justamente por vivermos numa sociedade heteronormativa.

Ana 10/09/2023

Eu li aquele o trecho de "Vó, a senhora é lésbica?" no Enem, e desde então espero ansiosamente para ler esse livro.

Ele foi tudo que eu esperava. E também foi diferente de tudo que imaginei. Os contos contam histórias diferentes mas igualmente grandiosas. Os contos que não contam nada, te fazem sentir as coisas coisas grandiosas.

Foi avassalador. É uma escrita envolvente e linda e tão viva.

Obrigada Amoras, por existirem.

Maria 07/09/2023

O amor feminino
Eu proibi a mim mesma de ler este livro de uma vez só. Sabia que teriam contos difíceis de engolir e contos suaves como comer uma comer amora. Me forcei a ler um conto por noite e levei em torno de 6 meses pra ler a obra toda? em meio à intervalos de leitura, claro. Não me arrependo de ter levado meu tempo com esse livro. Teria sido um desperdício ler tudo de uma vez. Não é possível absorver todas as informações e nuances lendo rapidamente. Houveram contos que eu sequer consegui voltar a ler no dia seguinte, desejando mais tempo para processar, e contos em que quase quebrei minha promessa de ler um por dia. Amora é um livro surpreendente e ordinário no sentido de mostrar o amor feminino nas suas formas mais excitantes, bem como medíocres. Nunca tinha lido tantas histórias de amor entre mulheres com enredos realistas e pouco dolorosos como em Amora. É um livro que tem a dose certa de felicidade, dor, tristeza, luto, tédio, tesão, surpresa e amor. O que me resta agora é desejar esquecer todas as histórias desse livro para que possa ler pela primeira vez de novo. Aqui vai um fragmento de um dos meus contos favoritos do livro, ??Marília acorda.?? que sintetiza todos os sentimentos que descrevi nessa breve resenha:
?Ela aperta meus ombros com muita força, porque mesmo depois de todos esses anos, não descobriu a medida certa do carinho. Eu gosto. Porque entendo que naquele ato, naquela força está o nosso carinho.?

Kaiane.Rosa 21/08/2023

Obrigada por esse livro
Me deixou de coração quentinho, me fez chorar, sentir e me sentir representada

obrigada por esse livro natalia, não aguentava mais ler livro sáfico com finais tristes ??

carol 12/08/2023

Linda a literatura nacional
Lindo livro com contos muito muito bons recomendo a para todas as saficas desse país e do mundo! minhas únicas apontações sao a repetição de características/traços nas personagens (da a impressão de homogeneidade e talvez, mas exagerando vai, uma falta de diversidade dentro do grupo lgbtq) e as piadas ou referências em língua estrangeira que acabam por n ser acessível a todos

sofiaforster 12/06/2023

Amora
Fico tão tão feliz quando leio livros sáficos. É muito gratificante viver em uma época que existem livros onde eu consigo me ver dentro da história, mas mais que isso, ver as diferentes perspectivas do amor entre mulheres. Que vivam as amoras!

Angie Poggi 24/04/2023

4.25? Bom
Gostei como os contos eram apenas fragmentos da vida, alguns tinham desfechos, outros não. Natália explora muito bem os diversos aspectos da sexualidade e relações entre pessoas sáficas, e como elas se comportam em diferentes gerações, quadros sociais e idades. Tudo por meio de um fluxo de consciência e escrita lírica, além da maioria das protagonistas pensarem demais sobre as míseras coisas, o que me identifiquei muito rsrs.

Mas, o que não me permitiu dar 5? foi a falta de gatilhos no conto "Botinas", o qual descreve uma pessoa se suicidando e tudo o que ela faz pra isso, acredito que foi muito irresponsável e desnecessário. Também não fui muito fã da 2° parte do livro, com os contos mais curtos e muito mais líricos, para mim muitos deles ficaram líricos ao ponto de não conseguir entender o que acontecia. Não que isso seja algo ruim em si, apenas não é para mim.

Os meus contos favoritos foram "Flor, Flores, Ferro Retorcido", "Minha prima está na cidade" e "Marília Acorda".

Mawkitas 19/03/2023

É sempre um pouco estranho ler um livro lésbico ou que tenha personagens lésbicas. É tão familiar que parece algo que a minha esposa ou uma amiga inventaram. Às vezes tudo que está escrito soa incrivelmente banal e meio adolescente, mas de um jeito bom. Assim Amora soou para mim. Não sei explicar de outro jeito! É como passar a vida inteira assistindo filmes americanos cheios de casas de madeira com jardins sem cercas ou muros e pessoas estudando no high school e de repente, num susto, ver um filme que se passa em Minas Gerais, com gente comendo goiaba, morando em casas com cozinhas azulejadas e móveis antigos misturados com móveis novos, aquela estética brasileira, íntima, que a gente reconhece sem precisar de nenhuma explicação. E estou pouco acostumada a encontrar nos livros personagens como eu.

Um prazer e um acontecimento, isso é Amora. Vai morar na estante junto com Orlando e Grande Sertão: Veredas.

Dani 19/03/2023

Segunda amora
Eu li Amora ano passado. E reli agora para o encontro do clube @leiamulheresjundiai, dessa vez, li a nova edição lançada pela dublinense que traz mais 3 contos inéditos e vários textos que não tinham na edição anterior, entre eles um ótimo prefácio da autora.

Eu adoro conhecer um pouquinho das histórias por traz do livro, e Natália nos presenteia com várias delas. Do mesmo modo que nos da de presente também histórias que transbordam nosso coração de amor e me fizeram sorrir muitas vezes, e isso é tão bom!

Victoria 04/02/2023

lindo lindo lindo
basicamente, tudo que eu precisava.
sempre corri atrás de conteúdo sáfico, do qual o romance não acabasse em uma tragédia, ou com a garota tendo um final com um homem, tanto no cinema quanto na literatura.
e fico feliz pela diversidade que esse livro trás, contos felizes, alguns mais pesados e tristes, outros sobre autodescoberta, alguns sobre mulheres já estabelecidas... simplesmente perfeito.

Mabela 03/02/2023

Gostoso Demais
Ler Amora me trouxe romantismo, melancolia, sentimentos confusos, sentimentos cristalinos, amor, estranheza, criatividade. Um turbilhão de coisas deliciosas de se sentir. Cada final de conto é um gosto de quero mais e uma saciedade simultânea. Daqueles livros que você lê e tem vontade de escrever (e fazer uma sessão de terapia tb). Leitura obrigatória (não só pra saphicas).