Amora

Amora Natalia Borges Polesso

Resenhas - Amora

Izabella.BaldoAno 07/05/2024

Nos contos de Amora eu passei por inúmeras avenidas de identificação. fiquei me perguntando como é que Natalia Borges Polesso constrói personagens tão verossímeis e bem exploradas em "espaços textuais" tão curtos e como é que ela me fez sentir tão perto do sentir de uma personagem criança e de uma personagem idosa ao mesmo tempo.

os textos falam muito de amor entre mulheres, mas amor no plural, livre de estereótipos. as personagens são muitas, muitas coisas para além dos rótulos. o que me fez identificar com muitas delas foi a própria complexidade e humanidade das personalidades e das histórias apresentadas. detalhes como o "depende" da compreensão da criança sobre si e sobre o outro, como uma mulher idosa que insiste na força da rotina, apesar do impacto dos anos.

a impressão que fica é a do cuidado de Natalia ao olhar pra os lados todos os dias e a sua potente capacidade de navegar entre o real e o imaginado. em poucas experiências de leitura senti que tinha em mãos um livro pra ser lido em qualquer fase da vida e por todas as pessoas, mas Amora foi desses.

Amora é um livro que sutilmente propõe uma reconfiguração da representação do amor e o faz pelas vias da naturalidade. os amores de Amora nascem e se criam nos rejuntes do cotidiano comum. eles vivem dentro do possível.

espero que todo mundo possa ler Amora em algum momento da vida. (e poxa, Natalia, quem é que faz um leitor chorar já no prefácio do livro?)

Joyce.Iorrane 27/04/2024

"um livro para falar do amor"
Fico confusa em alguns momentos pelo ambiente em que os contos se passam, meio distantes da realidade que conheço (Paris, centros de arte etc) mas é um livro que me pegou pela intensidade dos contos, e por eles serem curtos! A escrita é poética e muito bonita

angryd0ce 29/03/2024

Vivi muitos estados de espírito e sentimentos ao longo dessa leitura. Meu conto favorito foi Os demônios de Renfield, esse me surpreendeu bastante.

nxcecvx 01/03/2024

Amora!
Como eu queria que os contos todos tivessem fixado em mim! O livro é bonito, é especial por traduzir a vida de tantas, a experiência de viver a amora. Vou voltar daqui um tempo atrás de mais estrelas pra ele.

Eduarda.Peeters 24/02/2024

Incrível, sensível e envolvente
?Porque eu só quero fazer as coisas certas dessa vez e não dar margem para o destino me surrupiar a felicidade?

Carlos.Junior 31/01/2024

0/10
??Amora?? escrito por Natalia Borges Polesso é horrível como texto literário, horrível como texto lésbico e horrível como leitura. Sua proposta seria mostrar 33 contos que retratariam historias lésbicas ??diversas?? e que saisem do núcleo da autora de forma espontânea, porém é fato que a forçação de barra impera nas linhas e a falta de realidade material é gritante quando comparado a um texto mais sério (Na realide, qualquer texto mesmo que de comedia poderia ser uma melhor representação lesbica que esse exemplo) As dinâmicas representadas entre os parágrafos são canastronas, estereotipadas e sendo honesto poucos contos se salvam do conteúdo superficial que a autora tenta trazer a tona nas 256 páginas. É pouco para o que deveria representar.

Ler Audre Lorde valia mais a pena.

yas :) 29/01/2024

Minha Amora!
Esse livro explode em palavras tudo que é contido dentro de mim e eu amei muito ele por isso. A leitura foi bilhões de vezes mais especial para mim porque foi um presente da minha Amora particular e senti em cada conto um pouco desse amor. Obrigada, Fernanda.

Natalia Borges Polesso de alguma forma conseguiu captar tantos nuances e paixões envolvidas no encontro feminino que é até de se envergonhar a forma como as experiências são compartilhadas e expostas assim em uma página.

Eu amo amar mulheres, amo amar minha mulher, amo amar ser mulher, amo mulher.

Marquei meus contos favoritos com estrelinhas desenhadas no lápis: 'Vó, a senhora é lésbica?', 'O interior selvagem', 'Minha prima está na cidade', 'Dramaturga hermética', 'Marília acorda', 'Memória' e 'Profanação'.

Mas de toda forma amo tudo que tem aqui, leiam mesmo, leiam com o coração!!

itsmoon 20/01/2024

Queria ter gostado
A escrita é maravilhosa, isso eu não posso negar, porém não consegui realmente aproveitar a leitura.

Tem alguns contos bem legais mas a maioria pra mim foi mais do mesmo e outros simplesmente foram fracos.
A primeira parte do livro foi a que eu mais achei interessante.

E ainda que eu não tenha amado, recomendo a leitura dele.

Mari 13/01/2024

Gauchas também amam
Gosto muito de ler livros do Rio Grande do Sul. Não é por acaso que o Erico Verissimo é um dos meus escritores brasileiros favoritos. O Rio Grande do Sul tem essa fama (verdadeira) de ser um estado conservador, porém, eu gosto de ir descobrindo a história de resistência do estado, com as inúmeras guerras e amores escondidos. A Natalia escreve tão bem, ela não é cheia de rococó, é uma escritora direta, objetiva e bonita. Ela escreve sobre o amor entre mulheres de todas as idades, avós, tias, jovens. Ela é uma autora que traz um amor com cheiro de casa, que é tão íntimo, verdadeiro, que dá vontade de ler tudo. Esse livro é sinônimo de talento e cada prêmio desses é merecido. Livro lindo, acolhedor e criativo.

nani 11/01/2024

Literatura contemporânea LGBT de qualidade
Reler esse livro pra quem sabe usar ele no meu TCC foi sem dúvidas uma das melhores decisões que tive nas férias.

é um obra de contos sobre o amor, na sua mais pura forma, com discussões, idas e vindas, primeiras vezes, envelhecimento, revelações de quem se é, e quem quer ser e a partir disso se torna. quando chega nesse ponto, já era, não dá pra não ser mais, e sem dúvidas o conto "As tias" retrata isso.

a Natália escreve lindamente bem, é uma literatura intimista e verdadeira. um afago no peito com histórias do dia a dia na perspectiva lésbica. eu, com toda certeza, lerei mais obras dela e um viva a literatura nacional!!

luciopm 07/01/2024

Contos fascinantes
Um livro com inúmeros contos, pontos de vista e narrativas que te prendem e, de certa forma, deixam a vontade de conhecer mais de alguns personagens e narrativas. Inclusive, tem alguns desses contos que seriam ótimos episódios de uma série de TV, tipo antologia.

Quero conhecer mais livros da Natalia Borges Polesso! Já tenho outros dela e pretendo ler muito em breve.

brielly 21/12/2023

Esse livro traz vivências e perspectivas tão lindas, tão reais!! nessa edição a autora conta sobre o processo criativo do livro e o momento pelo qual ela estava passando durante o mesmo, e eu achei que isso cria uma intimidade maior entre o livro e o leitor, nunca tinha lido um livro onde isso acontece mas gostaria que todos trouxessem um insight assim, muito legal!! os destaques pra mim foram: "flor, flores, ferro retorcido", "como te extraño, clara", "diáspora lésbica", "amora", "Deus me livre", "molotov" e "o gosto da ausência". esse livro é importantíssimo e tem uma representatividade gigantesca!! orgulho da literatura contemporânea brasileira ?

mare 19/12/2023

Uma leitura que abraça
Tive o prazer de conhecer pessoalmente essa autora maravilhosa e ouvir sobre a sua jornada na escrita. O livro Amora foi um abraço, com personagens cotidianos que parecem comigo, com minhas amigas ou com meninas com quem já me relacionei. Mas também, são mais do que lésbicas ou sáficas, são pessoas reais com suas loucuras e problemas reais. As personagens tomam vida com a caracterização feita pela Natalia, tudo parece tão particular e pessoal que sinto como se realmente estivesse na cabeça delas e, sinceramente, me senti menos maluca. Ri, chorei e me apaixonei por cada conto. Foi uma leitura muito leve, mas que mexeu profundamente comigo.