Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Makme 19/08/2023

Bom mas idealista
Um livro bonito, muito poético mas demorei demais pra ler. Confesso que pulei alguns romances mas no geral bem legal

Ana 07/08/2023

Muito bom para quem curte história do Brasil
O Romanceiro da inconfidência, é um livro muito bom, que aborda com poemas profundos a história da inconfidência mineira.
Ele é muito bem escrito e eu me surpreendi com a criatividade da autora para escrever todos aqueles poemas sobre um único tema.
Porém, o único problema é que após um tempo a leitura começa a ficar maçante, já que alguns poemas são muito extensos. Outro fator ruim sobre o livro é a quantidade de poemas presentes, ao mesmo tempo que o número é impressionante, você fica entediado ao precisar ler todos aqueles poemas sobre a inconfidência mineira.
Mas para quem gosta da história do Brasil ou precisa começar a ler a lista da Fuvest e não sabe por qual livro iniciar, eu indicaria este aqui.

isaaoki 29/07/2023

Não sou muito fã de poema, mas gostei bastante da escrita da Cecília Meireles. Ela consegue fazer você se sentir imerso em Minas Gerais durante a inconfidência.
Achei algumas partes meio repetitivas porém gostei

Clio0 29/07/2023

É uma leitura surpreendentemente leve.

Os versos de Meireles são simples em formato, resultado de seus experimentos com variados estilos, mas não podem ser de forma alguma considerados simplistas. Eles têm uma beleza de emoções, próprios para serem recitados e não apenas lidos.

Os personagens históricos são moldados para assumirem determinados fios narrativos, Xica da Silva, por exemplo, apresenta tanto o papel de movimentadora social como o de incitadora, em alguns momentos, quase a dialogar com o leitor.

Recomendo.

mariana 28/07/2023

Romanceiro da inconfidência (Resumo fuvest)
- Modernismo segunda geração
- rompe ideias modernistas
- estrutura tradicional
- narrativa
- Romanceiro: tipo específico de texto da idade média
- aborda a inconfidência mineira (1789), mesmo ano da revolução francesa
- a maioria dos poemas são em redondinha maiores (7 sílabas poéticas) e menores (5 sílabas poéticas)
- linguagem extremamente formal e rimas
- 85 poemas divididos em 5 partes
Parte 1
- Romance 1 ao 19
- Início do ciclo do Ouro
- Ciclo do ouro em minas gerais
- abordando as alegrias e tristezas da descoberta do ouro (ganância )
Parte 2
- Romance 20 ao 47
- Nascimento da inconfidência mineira (Tiradentes, Cláudio Manuel da Costa e Tomás António Gonzaga)
- Reuniões
- bandeira mineira (liberdade ainda que tardia)
Parte 3
- Romance 48 ao 64
- Consolidação e desdobramentos da inconfidência mineira
- Morte Tiradentes e Cláudio Manuel da Costa
- Tiradentes como figura humana, dia a dia, extremamente leal aos outros inconfidentes
Parte 4
- Romance 65 ao 80
- Vida e o exílio em Moçambique do poeta português Tomas António Gonzaga (Marília de Dirceu)
Parte 5
- Romance 81 a 85
- Homenagem/exalta aos inconfidentes (épico)
- desdém pelos assassinos que tentaram impedir os inconfidentes
- "vcs que mataram não serão lembrados mas os inconfidentes serão!"

ana bueno 23/07/2023

Histórico
Achei incrível como cecília consegue colocar em redondilhas a história da inconfidência com tanta precisão
tenho mta dificuldades de ler poesia
confesso que se não tivesse seguido o canal da valquíria on-line que explica cada um dos poemas, eu não teria captado tantas referências históricas aos detalhes da inconfidência
muito bom

Kamyyyy 06/07/2023

Não sou muito fã de livros de poesia, mas esse aqui me conquistou. Tirando que eu enrolei muito para ler kkkk é muito gostoso de ler, o vocabulário não é complicado, as referências históricas são tragicamente reais, e rapidinho acaba. Muito bom!

leiturasdaursula 22/06/2023

Poemas que ensinam
Romanceiro da Inconfidência é uma obra-prima da literatura brasileira escrita pela renomada poetisa e escritora Cecília Meireles. Publicado pela primeira vez em 1953, o livro é uma reinterpretação poética da história da Inconfidência Mineira, um importante movimento de rebelião ocorrido no século XVIII na então capitania de Minas Gerais, no Brasil.

Através da poesia, Cecília Meireles recria os eventos e personagens históricos desse período conturbado, trazendo à vida os sentimentos, as angústias e os ideais dos inconfidentes. O Romanceiro da Inconfidência é composto por uma série de poemas que formam uma narrativa fragmentada, mas poderosa, entrelaçando a poesia com a história.

A grandeza dessa obra reside na habilidade de Cecília Meireles em capturar a essência dos personagens e eventos históricos, ao mesmo tempo em que traz sua sensibilidade poética para enriquecer a narrativa. Os poemas exploram temas como liberdade, justiça, amor, traição e sacrifício, revelando a complexidade moral e emocional dos protagonistas e dos tempos em que viveram.

Cecília Meireles demonstra sua maestria literária ao combinar a tradição do romanceiro espanhol com a realidade brasileira, criando um estilo único e original. Ela utiliza recursos poéticos como a repetição de versos, ritmos marcantes e imagens vívidas para construir uma atmosfera épica e melancólica ao mesmo tempo.

Além de retratar figuras históricas conhecidas, como Tiradentes e Tomás Antônio Gonzaga, a autora também dá voz a personagens menos conhecidos, explorando as histórias das mulheres envolvidas na Inconfidência, como Bárbara Heliodora e Marília de Dirceu. Essa inclusão amplia a perspectiva da narrativa e traz à tona questões de gênero e poder.

Romanceiro da Inconfidência é uma leitura envolvente e emocionante, que mergulha o leitor nas nuances da história e na profundidade dos sentimentos humanos. A obra é um exemplo brilhante da capacidade da literatura de resgatar o passado, revelar verdades escondidas e lançar luz sobre questões contemporâneas.

Cecília Meireles, com sua poesia lírica e evocativa, honra a memória dos inconfidentes, celebrando sua coragem e luta pela liberdade. Com uma linguagem poética rica e imersiva, ela convida os leitores a refletirem sobre a importância da memória histórica e os ideais que inspiraram aqueles que buscaram a transformação e a justiça.

Esta é uma obra fundamental da literatura brasileira, que continua relevante e impactante até os dias de hoje. Cecília Meireles nos presenteia com um mergulho profundo na história do Brasil e nos convida a refletir sobre as lutas e os valores que moldam nossa sociedade.
Raul.Coutinho 23/06/2023minha estante
Quero esse livro. Tô enrolando demais pra comprar. Dizem ser o melhor da Cecília Meireles

leiturasdaursula 23/06/2023minha estante
É uma leitura mais densa, mas maravilhosa! Recomendo muito!

Ziggy7 11/06/2023

É bom pra quem tem bastante dificuldade de lembrar dos nomes e da situação que o Brasil estava na época da Inconfidência Mineira, resumindo, os vestibulandos.
Eu gostei do jeito que ela escreve e a história é interessante do começo ao fim, os melhores poemas eram sobre a Marília e o Tiradentes, realmente, muito bons.

bellapants 11/06/2023

3.8?
É sim muito mais fácil e gostoso de ler do que Marília, tem um contexto histórico mais abrangente e "realista". A escrita da Cecília é extremamente fácil de se deixar envolver e sentir, maaaaas ainda é um fruto de sua época né.

poison ivy 10/06/2023

Melhor do que eu esperava
Li pois estava na lista do vestibular, e me surpreendi, pois achei que seria maçante e difícil de ler. No começo foi meio estranho pois nunca li um livro de poesia, mas a linguagem simples da Cecília ajuda demais!

Recomendo estudar um pouco sobre a Inconfidência mineira antes de começar a leitura, pra não ficar perdido que nem eu. Quando eu vi que não estava entendendo algumas coisas dei uma pesquisada, e mesmo assim fiquei meio perdida em alguns poemas rsrs pois ela fala muitos nomes específicos da revolta.

Luíza 28/05/2023

Confesso que não estava botando muita fé no começo, principalmente porque decidi ler por causa do vestibular. Mas finalmente essa prova me trouxe algo além de desepero.
Aliás, me trouxe algo muito bom mesmo. Eu conheci simplesmente uma grande e maravilhosa autora desse país.
Meu plano não era favoritar mais um livro esse ano, mas não pude deixar de incluir esse na minha lista. A escrita da Cecília Meireles é pura música. Quando você lê um poema, parece que tem uma voz cantando no seu ouvido, e tudo fica ainda mais lindo e mais trágico quando escutado dessa forma.
E, gente, ela chamou uma lágrima de "orvalho de sal". Tem coisa mais linda?? E toda vez que ela falava "Liberdade" com "L" maiúsculo, ou chama Minas Gerais de "país da Arcádia", eu me arrepiava inteira.
A escrita dela é fácil de entender, e todos os acontecimentos possuem um tom subjetivo muito emocionante. É um livro realmente muito lindo.

Helopes.s 19/05/2023

Romanceiro da Inconfidência
A história da Inconfidência Mineira contada em forma de poemas e de vários pontos distintos, com personagens históricos. Muito bem escrito.

Marcia 09/05/2023

Eu gostei muitíssimo dessa obra e recomendo! Fiquei encantada com tamanha beleza. Cecília escreveu esse livro inspirada numa viagem que fez a Ouro Preto. Bendita viagem pois nos trouxe maravilhosos poemas, riquíssimos de história, de emoções e muito aprendizado.
O livro é composto por 85 narrativas sobre a Inconfidência mineira, todas as 85 feitas em versos. O livro é composto pelad 85 narrativas feitas sao em versos, os Espaços, que são as descrições dos lugares para que o leitor melhor se ambiente e pelos comentários da escritora, que são as Falas.
Até sobre os cavalos Cecília nos conta. Que maravilha!!!
Claro que não da para falar de Inconfidência e não falar sobre Tiradentes. Sim, o herói desse movimento . Cecília mostra sua origem, sua vida e a sede de liberdade.
Como não nos emocionar perante a prisão dos inconfidentes e a brutalidade da morte de Tiradentes.
E quantos amores, quantos lares desfeitos....
Não ficamos ser ver sobre Tomás Antonio Gonzaga, líder dos inconfidentes, noivo de Marília , autor do famoso :Marília de Dirceu; tão lindo.
Gonzaga foi preso e depois exilado para Moçambique, nunca mais retornou ao Brasil, deixando Marília a sua espera.
Tanto sofrimento, tantas lutas por causa de riquezas e poder.
Espero um dia ver o ser humano menos materialista, mais voltado ao amor, a família, aos amigos...enfim, a vida!
Minas Gerais , assim como nosso Brasil, tão linda e seu povo tão sofrido
Ahhh, importante dizer qual poema foi mais marcante. Sim, seria, mas como?? Me envolvi com o livro todo, sem conseguir destacar nenhum.
Livro para ler e reler.
Esse vai ficar no meu acervo.