Romanceiro da Inconfidência

Cecília Meireles

Resenhas - Romanceiro da Inconfidência

Lucas 27/12/2022

🤬 #$%!&
Pois tome uma história sobre todo um ocorrido real escrito em poemas 🤬 #$%!& que livro daora

Yasmin279 23/12/2022

Bom...
Poemas muito bons, com uma musicalidade que os torna bem fluidos! E, com eles, dá para entender bastante a Inconfidência Mineira.
A autora escreve muito bem e dá uma grande sensibilidade para os acontecimentos desse "evento".
Mais uma vez, um clássico lido pra fuvest (que inclusive já passou), mas que não é muito meu estilo de leitura, até pq tem sempre alguns poemas que eu fico meio perdida, sem entender.
Obs: a parte final (os textos de análise da obra que tem depois que acabam os poemas) é chataa, tive que pular pq não aguentava mais

Sophia.Campos 21/11/2022

Genial!
Eu adorei de mais essa leitura.
Sempre gostei da Cecília mas só tive contato com seus poemas intimistas, mas ao ler algo diferente dela, pude confirmar que essa mulher escreve bem qualquer coisa.

Esse livro conta a conjuração mineira de outra forma, conta detalhes que ela viu pesquisando por anos e esse livro choca e muda a literatura brasileira, até por ser escrito por uma mulher.

Li para vestibular mas acho que todos deveriam ler!

Niih 18/11/2022

Interessante
Talvez eu não tenha ficado tão fascinada pela questão de costume msm, mas achei incrível é uma experiência legal e sinceramente quero ler mais livros semelhantes

Alexandre 17/11/2022

Excelente
Gostei muito, achei um trabalho na Internet que explicava cada poema, ajudou muito a entender, os clássicos da literatura brasileira são excelentes, leitura obrigatória!

Ma Passos 11/11/2022

Uau...
Eu não estava tão animada para ler esse livro, pois eu precisava ler por causa do vestibular. Não significa que eu não gostei.

Mesmo que não tenha me prendido muito, eu li em poucos dias e achei uma leitura simples e que não precisa ficar tempos e tempos pensando no significado.

Não podia dar uma nota menor porque a Cecília foi genial ao escrever esse livro, a impressão que dá é que ela realmente viveu aquela época, é incrível.

Recomendo que pesquise sobre as personagens que o eu lírico menciona, uma pesquisa simples, mas que vai ajudar bastante no contexto.

Rafa 28/10/2022

Confesso que esperava mais, o começo foi mais interessante, mas com o passar dos capítulos eu não aguentava mais, além de em alguns poemas ter tido bastante dificuldade em entender a dinâmica dos acontecimentos mesmo com o contexto histórico.

clararh 16/10/2022

romanceiro da inconfidência
É maravilhoso mas bem complicado de ler. Foi uma leitura pra escola e eu não lembrava muito bem da Inconfidência Mineira mas deu tudo certo. Alguns poemas tocam no coração de um jeito maravilhoso, vale a pena ler ?

Nati Gimenez 12/10/2022

Adorei o livro! Achei os poemas muito bonitos e com sentimento. Não conhecia o trabalho da Cecília e esse foi um ótimo jeito de começar a conhecê-lo. Recomendo??

Taisa.Freire 06/10/2022

Muito Interessante!
Provavelmente difícil para quem não tem muita base de história e literatura, mas foi uma leitura que me prendeu um bocadinho. A a autora faz a gente refletir muitas coisas que ao estudar o contexto histórico, não levamos em conta. Realmente muito bom!

Raquel334 02/10/2022

Bonito, mas não esplêndido
Definitivamente para ler essa obra você precisa de duas coisas: conhecimento prévio da Inconfidência Mineira e, acima de tudo, concentração.
A forma como Cecília conseguiu contar a história em forma de poema foi muito engenhoso e, em alguns poemas, lindo e emocionante de se ler, entretanto, em muitos outros, chegava a ser maçante a leitura, apesar da inovação da escrita.
Logo, se deseja ler essa obra, seja por conta do vestibular (como é meu caso) ou por pura curiosidade, acredito que em algum momento você vai se emocionar e se cansar da obra. Além, é claro, de ser aconselhável você ver alguma análise da obra, porque a autora consegue ir além da história brasileira em muitos momentos.

Paiva 29/09/2022

Comecei a ler o livro para o vestibular, mas me surpreendi com o jeito que a história brasileira, a inconfidência mineira, é contada, por meio de poesia. Podemos até comparar com grandes clássicos da literatura mundial como a Odisseia e a Ilíada.
O livro é muito bem escrito, a autora consegue transportar o leitor para o Brasil da época da inconfidência.
Por fim, é muito importante para construção de uma nação obras que contêm a história nacional. Portanto, é sem dúvidas uma ótima indicação para todos mesmo que para quem não vai prestar vestibular.

Carolinad 22/09/2022

Romanceiro da Inconfidência
"Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda!"

Ambição humana. Traições. Necessidade de luta. Diálogo entre passado e presente. Não é a toa que Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil.

Gostei da leitura, a escrita é ótima e o livro é fiel ao momento histórico retratado. Em alguns momentos achei um pouco cansativo, mas nada que fosse um entrave para chegar até o fim da leitura ou algo que tornasse as páginas tediosas.

giovana 15/09/2022

os poemas são muito bonitos e de certa forma intensos, mas chega em um momento em que tudo fica muito cansativo. apesar de ter tido dificuldade em alguns momentos para entender e assimilar tudo, gostei da maneira em que a história, os fatos fluíram.

confesso que se não fosse pelo vestibular eu não leria esse livro, justamente por não fazer parte do meu estilo, já que não sou muito fã de poemas!

gi is.lost. 13/09/2022

eu li por vontade própria? não, mas obrigada fuvest
eu gostei muito desse livro achei, bem bom mesmo